Os “ricos” e “cultos” começam a se enrolar

Há algumas semanas, os brasileiros leram uma notícia quase inacreditável na coluna do Ilimar Franco. Manifestantes médicos cantavam um refrão pra lá de estranho:

Na boca do povo – Um grupo de médicos protestava ontem na frente do Ministério da Saúde contra o programa Mais Médicos, que abre postos de trabalho para médicos estrangeiros. O grito de guerra: “Somos ricos, somos cultos. Fora os imbecis corruptos”.

Pois é, não foram apenas essas surpresas negativas. Descobriu-se que um dos críticos mais ferozes da importação de médicos, o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul, Paulo Argollo Mendes, tinha dois filhos formados em Medicina em… Cuba. E para validar o diploma dos filhos, havia escrito uma declaração atestando a qualidade da medicina cubana.

Depois ficamos sabendo, através do Viomundo, de que alguns médicos contrários ao programa estavam tentando, criminosamente, fraudá-lo.

Nesta sexta-feira, após o anúncio de que o governo importará 4 mil médicos cubanos, o presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, João Batista Gomes Soares, aparece em toda imprensa dizendo que vai mandar a polícia pegar os médicos cubanos. E vai além. Afirmou que “orientará seus médicos a não socorrerem os erros de médicos cubanos”. A assertiva é uma estultice e um crime. Qualquer médico pode cometer erros, e todo médico deve, por obrigação profissional, socorrer um paciente vítima desse erro.

Em entrevista ao Viomundo, o mesmo médico tenta explicar o que disse, mas acaba se enrolando ainda mais. A conclusão de seu raciocínio dá náuseas.

Como esse indivíduo [o médico cubano] vai indenizar civilmente o paciente se ele não tem patrimônio?

É muito baixo. Então é por isso que os médicos são “ricos”? Para indenizar os pacientes quando erram? Nessa toada, o governo brasileiro jamais poderá levar adiante programas de expansão dos cursos de medicina, com foco nos estudantes mais pobres, porque estes jamais terão, ao menos em início de carreira, “patrimônio” para indenizar seus pacientes.

A frase de Batista revela a visão comercialesca que domina setores da medicina brasileira.

Mas é bom que tudo isto esteja vindo à tôna. Agora vemos a conjuntura dos problemas da saúde pública.

Desemaranhar esse novelo que mistura egoísmo, corrupção, falta de investimento, falta de médicos, é uma tarefa complexa mas que devemos executar com a urgência necessária. As declarações desencontradas de Batista mostram que eles mesmos, os coxinhas de jaleco, começam a se enrolar.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

29 respostas

  1. Existem médicos excelentes no Brasil e muitos são honestos, mas esses comentários (maldosos de alguns médicos) acabam denegrindo a imagem da classe. Que sejam bem vindos os médicos estrangeiros.

  2. Simples: Quem não quiser ser tratado por médico cubano, que procure um médico brasileiro. O que não pode é ainda termos populações em cantos remotos do país onde os médicos tupiniquins se recusam a trabalhar.

  3. Chegou a hora de cair as máscaras, o último baile foi agora na vinda dos médicos cubanos que colocaram em xeque o brincar de médico no Brasil atual.

  4. alo, assessores do min. padrilha- contatem alguns medicos americanos que sejam hispanos e falem bem espanhol e convidem-nos para um contrato de tres anos. Pequena arapuca para pegar CRM-Pig.

  5. Esse cara, esse João Batista presidente do Sindicato Máfia dos Médicos de MG, parece ter o nome errado. Nome dele não será FULGENCIO Batista?

  6. Vila Santo Agostinho, bairro de pessoas humildes e Boa Vista distrito rural de Virginópolis, MG, minha cidade. Dois lugares onde faz muita falta a presença constante de um medico, nao sei se o prefeito inscreveu a cidade no programa…

  7. Eu espero com a maior tranquilidade que venham pelo menos uns 100 médicos para o Piauí e para minha cidade em especial, Campo Maior, pelo menos uns 10 Cubanos. O que se ver aqui em nosso país é uma cumplicidade entre médicos e Laboratórios Famosos, empurrando no povo remédios caros e sem eficácia.

  8. “Porque, do contrário, o saber vira arrogância e os sentimentos, indiferença. E o coração, como na música de Mercedes Sosa, una mala palabra.”

    Depois de um texto desses, Fernando, vou escrever mais o que? Obrigada, por colocar em palavras o que muitos brasileiros, principalmente do meu Nordeste, gostariam de dizer aos doutores brasileiros.

  9. Vamos valorizar o profissional BRASILEIRO. estudar e se formar por aqui não está fácil para ninguém. Os médicos Cubanos são bem vindos mas nunca deverão ser colocados a frente de quem É DAQUI

  10. PIOR DO QUE O TOFOLI É ESSE JOAQUIM BARBOSA QUE ESTÁ JOGANDO POR TERRA TUDO O QUE SE APRENDE NUMA FACULDADE DE DIREITO. SÃO RAROS OS ADVOGADOS QUE AFIRMAM QUE JB ESTÁ CORRETO.

  11. Vamos valorizar o profissional BRASILEIRO. estudar e se formar por aqui não está fácil para ninguém. Os médicos Cubanos são bem vindos mas nunca deverão ser colocados a frente de quem É DAQUI

    1. Carlos, a questão não é valorizar esse ou aquele em detrimento de outro. A questão é emergencial, pois alguns “falsos” medicos não estão cumprindo o juramento que fazem ao receberem seus diplomas e escolhem onde trabalhar.

  12. Vamos valorizar o profissional BRASILEIRO. estudar e se formar por aqui não está fácil para ninguém. Os médicos Cubanos são bem vindos mas nunca deverão ser colocados a frente de quem É DAQUI

  13. Vamos valorizar o profissional BRASILEIRO. estudar e se formar por aqui não está fácil para ninguém. Os médicos Cubanos são bem vindos mas nunca deverão ser colocados a frente de quem É DAQUI

  14. Vamos valorizar o profissional BRASILEIRO. estudar e se formar por aqui não está fácil para ninguém. Os médicos Cubanos são bem vindos mas nunca deverão ser colocados a frente de quem É DAQUI

  15. Vamos valorizar o profissional BRASILEIRO. estudar e se formar por aqui não está fácil para ninguém. Os médicos Cubanos são bem vindos mas nunca deverão ser colocados a frente de quem É DAQUI

  16. Vamos valorizar o profissional BRASILEIRO. estudar e se formar por aqui não está fácil para ninguém. Os médicos Cubanos são bem vindos mas nunca deverão ser colocados a frente de quem É DAQUI

  17. Vamos valorizar o profissional BRASILEIRO. estudar e se formar por aqui não está fácil para ninguém. Os médicos Cubanos são bem vindos mas nunca deverão ser colocados a frente de quem É DAQUI

  18. Vamos valorizar o profissional BRASILEIRO. estudar e se formar por aqui não está fácil para ninguém. Os médicos Cubanos são bem vindos mas nunca deverão ser colocados a frente de quem É DAQUI

  19. Vamos valorizar o profissional BRASILEIRO. estudar e se formar por aqui não está fácil para ninguém. Os médicos Cubanos são bem vindos mas nunca deverão ser colocados a frente de quem É DAQUI

  20. Vamos valorizar o profissional BRASILEIRO. estudar e se formar por aqui não está fácil para ninguém. Os médicos Cubanos são bem vindos mas nunca deverão ser colocados a frente de quem É DAQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *