Otimismo na economia, sem base real, dura uma semana

parada

Se você acompanha as notícias e os comentaristas de economia, deve ter acompanhado os ensaios de “otimismo” da semana passada, que descartavam os dados terríveis da indústria, comércio e serviços divulgados pelo IBGE dizendo que eram coisa do “retrovisor”.

Só que não.

Hoje, a Fundação Getúlio Vargas divulgou a prévia de sua sondagem industrial de fevereiro e o resultado das expectativas do setor caiu, devolvendo parte da alta que registrara em dezembro. O número contraria o discurso da Confederação Nacional da Indústria e devolve à análise econômica – ou deveria devolver – a serenidade de ver que estamos distantes de poder afirmar que o pior já passou.

A injeção de recursos do FGTS, já se mostrou aqui, terá efeito mínimo sobre o consumo e se refletirá muito mais no sistema financeiro.

O crédito, mostra hoje o Valor ao revelar que o BNDES está “sentado” sobre um caixa de R$ 100 bilhões, parte porque ele retém operações e, parte maior ainda, porque faltam tomadores para linhas que visem a produção, porque a capacidade ociosa da indústria anda na casa de 25%.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

8 respostas

  1. Eles creem em tudo,desde que não se inclua nas tais CREDULIDADES,os interesses do povo pobre.São meros propagandistas,da BURGUESIA.

  2. A mídia representa um perigo sem dimensão para a democracia brasileira com a sua sordidez, manipulando as noticias.

  3. Esta patranha vai durar até eles concluírem o “saque”.
    O problema é se o saco desta turma não tiver fundo….Aí, vai complicar.
    O Brasil está sendo saqueado igualzinho o foi no segundo mandato de FHC e, se não houver uma reação, vai quebrar pela 4ª vez.
    O consolo?… Os mamutes do Plim-plim também pagarão a fatura…

    1. Pessoalmente, acho que os irmãos Marinho devem ter muitos recursos aplicados em títulos do governo.

      Por isso que seus “papagaios amestrados” repetem o tempo todo a necessidade de juros altos (juros não se baixam por decreto, inflação está perigosamente acima 0,01% da meta…e outras ladainhas).

      Eles faturam com os nossos impostos, sejam pelas verbas publicitárias do governo, ou pelo rentismo. É por isso que não interessa a eles nehuma mudança no país.

  4. Ha tempos nao vejo a Roubo. O problema, é que nao temos opçoes. A Band News, desde o inicio de Janeiro, faz de tudo para o povo acreditar que o Pais esta um paraiso. As vezes, alguns segundos a noticia é desmentida, ate pela grande midia.

  5. antonio celso, sinto dizer que concordo contigo em tudo que disseste e tua linha de raciocínio. E lá na frente haverá aliados de hoje que se sentirão perdedores. E podem buscar novas alianças.

  6. Caro Brito,

    Outro dia, em pé, num corredor de um shopping center, era possível ver, apenas naquele trecho, seis lojas fechadas.

    Pelas avenidas de Salvador, algo que nunca havia visto: outdoors sem qualquer anúncio (e não são poucos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *