Panelas, panelaços e o sentimento de ser um povo

copacopa

A foto aí de cima, da Reuters, mostra a comemoração, na praia de Copacabana, da conquista da realização das Olimpíadas no Rio, uma festa como a que aconteceu ,em 2007, com a escolha do nosso país como sede da Copa do Mundo.

Será que éramos mais ricos e, por isso, mais felizes ?

O salário mínimo era de 380 reais, ou 190 dólares à cotação de então. Menos do que é hoje, mesmo com a disparada do dólar nos últimos dias: mesmo com a moeda americana a R$ 3,50, os R$ 788 são 225 dólares. Sem os efeitos da onda de especulação deste agosto, ao valor médio de julho, são 245 dólares.

Esqueça o 7 a 1, o apagão futebolístico daquele Mineirão fatídico e pense no que mudou para pior entre nós.

O que levou estas pessoas felizes da classe média de 2007 a, em 2013, gritarem “não vai ter Copa” e a bater panelas como fez ontem nos bairros mais ricos?

Porque na periferia, onde a crise não deixa as panelas vazias – ao menos, ainda não – não se bateu panelas, como registrou reportagem da Folha.

Claro que já havia, naquela época, os ranzinzas, as elites preconceituosas, os que se recusavam a ver pobres, nordestinos, desdentados, operários, camelôs, mulatos e negros como seus iguais.

Havia Bolsonaros, Felicianos, Cunhas e tucanos, havia toda a vasta fauna humana e desumana que há hoje.

A corrupção, também havia e é de lembrar que não fazia muito das revelações do “mensalão”, inclusive com cenas humilhantes, como a do Land Rover de Silvio Pereira,  nada menos que, então, Secretário-Geral do PT.

A Veja já era a Veja de hoje e a mídia já pertencia á meia-dúzia de famílias milionárias e, como desde sempre, se dizia e se fazia de dona da opinião pública.

É verdade que o mundo crescia mais – e o Brasil com ele – mas é igualmente verdade que, no ano seguinte, a bolha estouraria, ameaçando um tsunami que, entre nós, virou marolinha.

O que mudou, então, para sermos o país soturno, desgraçado, sem jeito mesmo que se lê nos jornais e, é verdade, percebe-se nas ruas entre os que falam e no silencio recolhido dos que calam, por falta de forças para reagir?

Na minha pequenina opinião, mudou a ideia que nos animou a nos enxergarmos como um povo, como um país com destino próprio, como uma nação destinada a ser gigante.

E um dos fatores decisivos para esta mudança foi o fato de que, sem Lula, perdemos o símbolo de que era o próprio povo, na sua simplicidade, sabedoria e amor pela vida e pelo Brasil quem promovia tamanha transformação.

Dilma, por sua natureza pessoal – o que em nada a desmerece como ser humano – é avessa à política, à polêmica, à informalidade, ao improviso, ao insight e tudo o mais que sobra em Lula.

Com as melhores intenções – ideológicas, inclusive –  e a austeridade pessoal que é sua marca, aceitou a ideia de que seu papel era mesmo o de “gerentona” e “faxineira”  que a mídia apressou-se em lançar como “isca” para transformar o que a classe média que torcia o nariz a Lula queria naquilo que o Brasil queria.

E o Brasil foi perdendo a alegria; a seguir, foi perdendo a fé e, afinal, perdeu a festa, que é a própria tolerância no viver social, aquilo que Leonardo Boff, em seu livro O Sacramento da Vida e a Vida dos Sacramentos, chamou de “o tempo forte da vida, onde os homens dizem sim a todas as coisas”.

Mas por que diabos este renitente ateu, a esta hora da manhã, está delirando, falando de soluções para a crise que não incluem o superávit primário e o sagrado “tripé macro-econômico”, santa trindade à qual até Marina Silva se converteu?

Porque é de pensamentos assim que precisamos nesta hora de dificuldades e fraqueza dentro da política que não tem polêmica, onde a “sabedoria” de juízes, promotores, meganhas, delatores, senadores, deputados e de toda a gente que vive no sombrio mundo da “autoridade” nos vem impondo.

Entender que este país é seu povo e que só nele se pode esperar encontrar a força para voltar a sermos o que, por breves anos, experimentamos.

E que vem sendo suplantado há dois anos, desde as decantadas “jornadas de junho” – tolamente saudadas como expressão de um “eu quero mais” da população que viria ao nosso encontro, como ainda ontem se repetiu no (bom) programa de TV do PT – pelo histórico e atávico sentimento de que “o Brasil é uma m…” e que não tem jeito, senão à força (e a forca autoritária).

Mais que ao Governo – e a ele, por conta disso – o que temos a proteger, agora, é o símbolo do que pode produzir a força do povo, inclusive na forma de líderes políticos.

É Lula, e é contra Lula que se move o monstro impiedoso da reação, da elite, do Brasil de poucos.

E é por ele e com ele, para desespero dos tecnocratas e “punhos de renda” que criaram a palavra  populismo para definir com nojo tudo aquilo que provém e se destina ao povo, que este país vai acabar botando o retrato do velho outra vez, botar no mesmo lugar.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

48 respostas

  1. Veja só, Fernando, abri seu site, mas logo pensei: bobagem, Fernando ainda está dormindo. Eis que, me surpreendo com esta injeção de ânimo que você nos apresenta, numa manhã de sexta-feira. Gostei, acho que muitos vão aproveitar o final de semana para pensar um pouco mais no nosso Brasil e no nosso povo.

    1. Ao final da reportagem que anunciava, via ANFAVEA, na figura de seus presidente, a retomada e estabilização do volume de produção e vendas de carros no País, um repórter da Globo de São Paulo, demonstrava TRISTEZA, como demonstrou sua expressão facial ao dizer que em 2016, o emprego no setor, a retomada da produção com crescimento será uma realidade. Enquanto ele fazia ‘beicinho’, eu ri. De alegria! 2015; baixo ou zero crescimento, 2016; estabilização, 2017; VOLTA DO CRESCIMENTO e 2018; vamos pro abraço, LULA DE NOVO, COM A FORÇA DO POVO! Obrigado Fernando pela injeção de ânimo. Tamo junto, na luta!

  2. Ta ruim? O salario minimo desse governo, se formos colocar em dolares é 4 vezes maior que o salario minimo do governo de Fernando Henrique.
    A inflacao disparou, esta muito alta? Ta bom, mas é menor que a inflaçao que Fernando Henrique entrgou a Lula, que foi de “só” 12,57% isso depois de 8 anos “organizando” a economia, segundo a midia . Talvez eles queiram o FMI “organizando” a economia, junto com Pedro Malan e Fernando Henrique.

  3. Esqueça o povo. Tô perto da periferia de SP, aqui um monte de asnos que foi beneficiado pelas políticas de Lula/Dilma foi pra janela (nem varanda os pombais de classe média remediada tem por aqui) bater panela. Mandei um monte de gente à merda pelo facebook. Tem que parar com esta mania de pensar no “povo”. Tem que fazer as coisas necessárias pelo progresso do Brasil pelo simples fato de que queremos ver o país se desenvolvendo. O “povo” será beneficiado, sim, mas não devemos nos esquecer que desde as histórias da Bíblia a gente ouve falar que o “povo” escolheu Barrabás em vez de Cristo. Muiiiiito tempo depois é que Jesus Cristo virou Superstar. Portanto colocar o “povo” como força inspiradora dos projetos para o Brasil é o mesmo que dar pérolas aos porcos. Vai demorar muito ainda até que o “povo” brasileiro crie vergonha na cara e comece a pensar com a própria cabeça.

      1. Na mosca Carlos. Até porque povo que acredita no que um boneco papagaio é interlocutor de uma burguesa empalhada…é porque está com a criatividade -que era marca registrada- lá na cola da cadela.
        A nossa guerra é não deixar os bandidos do congresso e da mídia tocarem nas questões estratégicas para a NAÇÃO. Petrobrás, Usinas, Estaleiros, e também nas comunicações. Parece velho o post abaixo, mas se o “povo” quiser ler e se instruir e se alimentar de NOÇÃO DE NAÇÃO, ao invés de bater panela pra imitar a turma do Luiz Vuitton,
        vale à pena pra ver o quanto VIRA-LATAS é o Sr. FHC que infelizmente presidiu este GRANDE PAÍS CHAMADO BRASIL.
        http://www.defesaaereanaval.com.br/nas-cercanias-do-palacio/

        1. Ajudaria se o governo, Estado, tivesse um pouquinho de eficiência em gerir nossos recursos. Assim nao estaríamos sempre as voltas com a iniciativa privada privativa privatária

    1. Exatamente isso que queremos, inclusive eu que não votei na Dilma. Pense no país, faça políticas para a nação se transformar e não pensando somente numa determinada parcela da população, criando assim curral eleitoral.

  4. Sabe quem tem a resposta do que ta acontecendo no pais hoje alem dos maus perdedores uma parte minima da população que nao aceita e nunca vao aceitar a prosperidade de todo o povo e PRICIPALMENTE OS MARINHOS OS FRIAS OS MESQUITA OS CIVITA E OUTROS E JORNALISTAS MARIA VAI COM AS OUTRAS

  5. BRI-LHAN-TE !!!!
    Obrigado Fernando por esta injeção de ÂNIMO que meu coração precisava por estar sofrendo essa opressão dessa névoa infernal da mídia esgoto nacional.
    Por mais que a Folha do Estado Comatoso de São Paulo ou a Veja o Valor Sonegado da Globo nos tentem jogar para baixo, Lula é a luz do fim do túnel em 2018…
    Graças ao min. Gilmar Mendes que sentou em cima do financiamento empresarial de campanhas políticas temos este congresso venal atrelada ao interesse empresarial e da Casa Grande. Totalmente desvinculado do POVO e teremos que atravessar estes 4 anos de Idade Média Legislativa mantendo a integridade do Lula e conseguir que as regras mudem para retirar o apoio empresarial à política.

    E nenhum dos dois objetivos será fácil de conseguir. Vamos a LUTA….

  6. A roubalheira nas estatais não têm nada de poético.
    Getúlio Vargas assassino de esquerdistas e corrupto de marca maior é a pior referência que alguém possa evocar.
    Dilma é só uma extensão do Lula, que por sua vez é garçon chapa dos patrimonialistas.
    Populismo é termo da ciência política para explicar aberrações como Vargas, Odorico Paraguaçu e outras aberrações de governantes da ‘festiva’ e desgraçada de corrupta África.
    Nada salva o lulismo.
    Dá seus últimos suspiros em um ou outro blogue.
    Mas a fonte está secando e os ravengares, sacerdotes, gladiadores e goliardos não trabalham de graça, já já a vassalagem muda de Senhor.
    Macunaíma e Pedro Malazarte só é bonitinho na literatura não na política.
    O culto à marota bandidagem perdeu espaço. Essa estória de ‘o meu bandido preferido é mais carismático do que o seu’ não cola.
    O Brasil está aprendendo que espaço de bandido é na cadeia.
    Menos poesia, mais rigor.

    1. Serra, 18 processos, nenhuma prisão.
      Dirceu, 2 processos 2 prisões e por falar em bandidos cadê a turma que gatunou o metrô de SP, estão todos na cadeia, mas cadeia de rádio e televisão e internet enganado trochas como você.

      1. Até agora Dirceu teve uma condenação no Supremo por 8X2.
        Até parece que os tucanos são tão poderosos o quanto a petralha malandramente picha.
        Quer dizer que mesmo fora do poder federal por 13 anos ainda têm influência política para ficarem impunes?!
        Mesmo que o STF tenha 8 dos 11 ministros nomeados pela petralha?
        ….
        É tanta catimba, mas tanta catimba que os petistas do Paraná entraram com pedido de impeachment contra Beto Richa e quando é com Dilma dizem é que é ‘golpe’!!!!
        …..
        Qual seria a política de combate á corrupção caso Lula fosse para o seu quinto mandato?!

    2. Cloves, sua preocupação é Lula em 2018. Por isso tentam de tudo para envolver Lula em alguma falcatrua. Vocês têm tentado desde o primeiro mandato de Lula desacreditá-lo, impingindo acusações falsas para inviabilizar sua candidatura em 2018. Até hoje, apesar da campanha incessante da mídia conservadora e quatrocentona não conseguiram. Preparem os lenços, em 2018 não tem para ninguém. Vão amargar mais uma derrota.
      Vai bater panelinha.

      1. Vc Fernandes é muito simplista, resume política a ganhar ou perder eleiçao.
        Vc deve ser do tipo que se arroga de cidadão porque vai votar de quatro em quatro anos para presidente e seu candidato sempre ganha e depois zoa os derrotados.
        Bela criticidade sua.
        A cobrança diária aos governantes de plantão é ato de cidadania.
        Político não é para ser idolatrado é para ser exigido, cobrado, confrontado para que governe dentro da lei e da decência.
        Apoiar incondicionalmente político é coisa de cegueiras de seguidores de gente como Mussolini, Hitler e etc.

        Saiba Fernandes que Lula perdeu três eleições consecutivas, e as duas últimas bem feio, no primeiro turno para o FHC. Quando Lula perdedor invicto foi adotado pelo capital para fazer o seu serviço sujo e tolerado pelos barões da mídia e com a campanha mais cara ganhou a primeira eleição. Tanto que a primeira reforma encetada pelo seu grande Líder de esquerda foi a da Previdência. fora outras traições de classe foi uma mãe com o capital financeiro. Do bolsa família fez curral eleitoral e de mensalões e petrolões e com proveitoso morde-e-assopra da mídia ganhou as outras eleições, sempre montado na grana preta nunca no carisma que na verdade nunca teve.
        Não faça do Brasil o Show de Truman.
        Seu otimismo lulanóide não resiste um minuto de realística reflexão de um garoto de 10 anos.

        1. 1) Estamos no Brasil, ex-colônia do ex-império português até 1822, e desde 1964 até 2003 sob estrita dominação do imperialismo anglo-saxão, que o quer, do ponto de vista social, eternamente subdesenvolvido e como elemento de geopolítica de como reserva de valor;
          2) “Uma coisa é conquistar o governo, outra coisa – muito diferente – é conquistar o poder.” (Plínio de A. Sampaio);
          3- Uma coisa é o poder de direito, democrático/constitucional; outra coisa é PODER de FATO, semifeudal, oligárquico e escravagista.

          1. Sr.Mário com seus três aforismos seria eleito presidente da República se tivesse a campanha mais abarrotada em bilhões de pixulecos.
            Basta cair nas graças da elite.
            A elite não liga muito para quem está no Executivo Federal, pode ser qualquer um, contanto que não mexam no seu queijo.
            E Lula e Dilma nunca mexeram no queijo da elite, ao contrário, só aumenta esse queijinho noite e dia, olha os banqueiros falaram que se soubessem que Lula seria tão bom para o capital financeiro ele já teria sido eleito há muito tempo.
            Para elite capitalista exploradora é até interessante ter um operário camarada tirando onda de protetor da patuléia, anestesiando o conflito de classes, conciliando o inconciliável onde é impossível elite e povo’ganharem’ ao mesmo tempo.
            Com Lula na presidência abafar a tensão social, e sem esse necessário atrito a efetiva mudança social se estagna. Vive-se no mundo do faz-de-conta, nada é sustentável tudo é efêmero. ´´
            É o simulacro brasileiro representado por torneiro mecânico aposentado aos trinta e oito anos de idades, hoje milionário, mas operário se conveniente for para servir aos interesses dos seus patrões.
            Lula, o mucaminho da Casa Grande.

    3. Klaus, bateu panelinha ontem? Estava bom? Se divertiu? Hoje ela já está cheiiinha para o almoço? Vai comer o quê, depois de se fartar com as informações da Veja, da Globo, da Folha?
      Para não piorar sua saúde física e mental, peça pra não fazerem lula – aquele molusco cheio de pernas que vive no mar – pois você já está engasgado pelo ódio ao ex-presidente Lula.

      1. Não tenho ódio do Lula.
        Acredito que lulismo é nocivo.
        A crise de hoje é resultado de políticas erráticas, populistas e irresponsáveis dele e de sua extensão Dilma.
        Para vocês A Vida é Bela.
        Mas quebrar a carteirinha do Plano de Saúde e viver de SUS ninguém quer né?
        Tirar o filho da creche particular para botar nas prometéicas da tia Dilma ninguém tira né?
        Lula e Dilma, duas faces da mesma moeda, alimentam o Estado do Mal-Estar Social.
        Sob o ponto de vista ético, sem comentários.
        Do ponto de vista político, esgotaram o fisiologismo e clientelismo e hoje estão na bica do pênalti, um fracasso.
        Do econômico, tem-se rombo nas contas públicas, inflação estourando, desemprego, crescimento nulo, recessão daí para pior.
        A Vida é Bela para os petófilos.
        Para a esmagadora maioria do ingrato povo brasileiro não é.
        Querem o banimento da dupla Lula-dilma da política.

        1. klaus ou Cloves

          Não almoçou ainda, né?
          Só isso justifica toda essa fome por ofensas a quem não conhece e vai logo etiquetando de petófilo.
          E, antes que me esqueça, o filme que indicou – “A vida é bela” – é realmente ótimo. Obrigada pela dica.

          1. Não sabia que petofilia era algo depreciativo, desculpe o Cloves.
            De fato, até agora não mostrou a que veio. Talvez isso aqui seja muito profundo para você.

    4. Êta moço bão de retórica sô, aposto que é bão de memória e de honestidade política também, ele lembra direitinho como o Brasil era um paraíso feito de ética, desenvolvimento e bem-estar social em 2002. Juro por Deus que ele lembra que os políticos que ele defende eram MARAVILHOSOS e sempre protegeram e defenderam e lutaram em favor dos trabalhadores deste país!!!

      Ô paneleiro hipócrita e cínico conheço a sua laia faz 35 anos, você e os da sua laia é que são o câncer do Brasil, vá para os eua lavar privada e deixe nos em paz, lá tem o que você gosta: capitalismo puro, “democrático” e eficiente!

      1. Sr. Mônica sem arroubos emocionais por favor.
        O Brasil tem 513 anos de vida. Lula ‘governou’ oito. E o seu governo só foi possível com as alianças a começar pelo seu vice o bilionário José de Alencar. Sem o PMDB, JAMAIS teria sido eleito.
        Seria infantil ou insano atribui todo o pouco de avanço que o país teve a esse curtíssimo período e ao voluntarismo e brilhantismo do Luiz Inácio.
        Desde Brasil-Colônia até hoje sempre houve natural melhora nas condições de vida do brasileiro. Muito mais pelas conjunturas de inúmeras variáveis do que personalismo de presidente do Executivo.
        Agora numa perspectiva de socialismo, o Lula é nefasto a esse projeto. Só protela mais um país voltado para o combate a desigualdade social.
        Dourar pílula, pelegar é coisa que qualquer cara de pau faz.
        Mas atacar efetivamente a concentração da renda, compartilhar as riquezas nacionais com todos, diminuir o fosso educacional não é tarefa para garganteiro.
        Pergunta se o Lula prefere a companhia de Zé Ninguém ou de um Marcelinho Odebrecht?
        Lula nasceu pobre, explorado contanto sua ideologia é da classe dominante, virou capataz abafador de verdadeiras rebeliões sociais.
        Numa ótica transformadora, o Brasil precisa de ruptura e radicalidade e Lula no meio do caminho só retarda esse momento.

  7. Grande Fernando Brito, voce e especial, sem criticas a Dilma, ( basta as da oposicao, so faltava entrarmos no jogo) a conspiracao e isso mesmo desanimar o povo e desnortear a Dilma, mas esqueceram que Dilma e a prova de tudo, nao se abateu e vai governando, nao esmorece ( os machistas querem verga-la, nao conseguirao ) como essa midia e a Globo repetem vergonhosamente toda e qualquer noticia desfavoravel, repetidamente ninguem aguenta ( ontem o jornal nacional foi anunciado varias vezes sempre negativo a Dilma, continuadamente repetidamente, da asco e e subliminar, mas nem a oposicao aguenta e um ataque cansativo que faz parte da conspiracao, aliaz e todos os dias a mesma coisa ) estao sabotando o Brasi, mas estao desde sempre e principalmente apoz as eleicoes ,mas o tiro vai sair pela culatra pois os politicos canalhas sedentos de poder , querem porque querem o poder vale tudo. a midia e os jornalistas irresponsaveis serao levados junto com suas familias pela crise alimentada por eles. vao experimentar do proprio veneno! O Brasil vai cobrar. Poderia ser tudo bem maior e melhor!

  8. Grande Fernando Brito, voce e especial, sem criticas a Dilma, ( basta as da oposicao, so faltava entrarmos no jogo) a conspiracao e isso mesmo desanimar o povo e desnortear a Dilma, mas esqueceram que Dilma e a prova de tudo, nao se abateu e vai governando, nao esmorece ( os machistas querem verga-la, nao conseguirao ) como essa midia e a Globo repetem vergonhosamente toda e qualquer noticia desfavoravel, aumentada e repetidamente ninguem aguenta ( ontem o jornal nacional foi anunciado varias vezes sempre negativo a Dilma, continuadamente , da asco e e subliminar, mas nem a oposicao aguenta e um ataque cansativo que faz parte da conspiracao, aliaz e todos os dias a mesma coisa ) estao sabotando o Brasi, mas estao desde sempre e principalmente apoz as eleicoes ,mas o tiro vai sair pela culatra pois os politicos canalhas sedentos de poder , querem porque querem o poder vale tudo. a midia e os jornalistas irresponsaveis serao levados junto com suas familias pela crise alimentada por eles. vao experimentar do proprio veneno! O Brasil vai cobrar. Poderia ser tudo bem maior e melhor!

    1. Maria do Carmo, minhas críticas a Dilma, espero que tenha ficado claro, não são ao caráter, à honradez ou aos compromissos ideológicos que reconheço sempre que lhe sobram. É à despolitização que, em Lula, está como a poção mágica do Obelix, dos quadrinhos. Ele nem precisa dela, está nela desde que nasceu.

  9. Tijolaço, este governo é tão ruim que está transformando os seguidores em BI POLAR. Chega hora que gente não sabe se apoia ou não. Gente se PMDB e outros partidos não quer apoiar, varre e deixa acontecer, os maiores ladões da Lava Jato até então são é o PP e PMDB, O golpe foi dado, pedimos apenas que se defenda atacando também, esse acanhamento e a frouxura é que incomoda e tem outra em minha cidade de mais de 600 mil habitantes e não houve nenhuma panela batendo.O que acontece é que quando há golpe a mídia tem lado, mas o governo não responde vira isso que estamos vendo de quatro, só esperando..

  10. Fernando, há anos defendo a tese de que a imprensa brasileira é aquela mãe que cria o filho dizendo que ele é um merda. Não adianta o cara crescer, se tornar um rapagão forte fisicamente, bonito e desejado pelas garotas. Ele vai sempre se sentir um merda. Brizola, o verdadeiro gênio da política, tinha 220% por cento de razão quando disse, várias vezes, que seu primeiro ato como presidente seria acabar com as redes de tv. Nenhum país resiste a anos de pau puro diário em cima da sua imagem, do seu valor, do seu poder.

  11. A pergunta:

    “O que mudou, então, para sermos o país soturno, desgraçado, sem jeito mesmo que se lê nos jornais e, é verdade, percebe-se nas ruas entre os que falam e no silencio recolhido dos que calam, por falta de forças para reagir?”

    Antes da resposta:

    ‘Claro que já havia, naquela época, os ranzinzas, as elites preconceituosas, os que se recusavam a ver pobres, nordestinos, desdentados, operários, camelôs, mulatos e negros como seus iguais.”

    Poisé, taí. Os citados nunca foram “iguais” às elites. As elites têm e sempre tiveram RENDA, e os citados tinham CRÉDITO.

    Acontece que essa liquidez não é eterna (imprimir dinheiro gera inflação) e, em algum momento (tempos atuais) essa política de crédito (que movimenta o mercado interno) tem seu fim.

    Cabe ao governo com sua imensa máquina de custos bilionários efetivar nova política para recuperar o país.

  12. Onde chegamos por causa de R$ 0,20? não foi este o valor do aumento na passagem de ônibus que desencadeou as famigeradas manifestações de 2013?
    Quantos anos vamos demorar para nos recuperar dos danos economicos daquelas jornadas? terá valido a pena?
    E dos prejuízos causados a boa convivência entre pessoas de pensamentos e sentimentos diferentes? Destes, talvez demore décadas ou gerações.
    O que vemos hoje no brasil é o resultado puro e simples do ódio daqueles que nõa admitem em hipótese alguma que um operário semi analfabeto fez um governo muito melhor do que todos os doutores que o antecederam, principalemtne o último.
    É isto que não conseguem engolir e por este motivo conspiram dia e noite para destruir a imagem daquel que deveria ser motivo de orgulho a todos os brasileiros.
    Penso que se derrubarem a dilma veremos neste país o que nunca vimos antes, seja em termos de crise política, econômica, ódio e o que mais de ruim puder.

    1. Concordo com você. Conhecendo as figuras que querem derrubar a presidenta Dilma, fica fácil imaginar o abismo onde lançarão o Brasil.

  13. A esquerda tijolante acha que governar é vencer o campeonato de retórica popular…o povo não é bobo, vocês serão atropelados pela história que será instrumentalizada na próxima eleição.

    1. Pois é, meu caro. Governar é uma ciência humana, não exata. Nela funciona técnica, motivação, desejo, utopia, sensibilidade, agregação, emoção, identidade coletiva. É por isso que isso não é para gente estéril, que não tem a mente fervilhando, o coração em chamas e a cabeça fria. A esquerda não tem medo de eleição, em compensação a direita morre tanto de medo da esquerda em eleições que chegou a dos deixar sem elas por duas décadas

    2. Clemer, que tal desenvolver sua tese relativa às próximas eleições esclarecendo melhor a dicotomia entre “história instrumentalizada” (pela direita?) X “retórica popular da esquerda tijolante”? Para tanto, é importante aprofundar os conceitos envolvidos. Comece rápido porque 2018 está logo ali. AH! Claro que retórica não vale, tá?

      1. Fiquem nessa retórica fuleira e os resultados estão aqui e agora assim:
        a) Dilma a presidente mais impopular da história, 70% querem o impeachment, só 8% lhe avaliam positivo, alguns estão aqui;
        b) Os partidos da base estão caindo fora, PDT, PTB e creio que o PSOL vai descolar de vez na próxima semana;
        c) Processos contra Dilma no TSE, TCU e JF in e diretamente;
        d) Quatro petistas presos: Duque, Vacari, Dirceu e André Vargas;
        e) Petistas hostilizados e vaiados pelos profissionais liberais sobretudo e classe trabalhadora que não engoliu até hoje porque só eles tem que bancar o ‘ajustes’ da incompetência lulista e dilmista;
        f) Lula processado no MPF do DF e prestes a ser delatado na Lava-Jato por tanta gente e por conseguinte preso;
        g) vários deputados e senadores petistas denunciados no petrolão, alguns, Mentor, Vacareza, Lindbergh, Gleisi e Mercadante.
        h) o Partido PT pode ter suspenso o fundo partidário e o seu registro cassado;
        i) os governos estaduais do PT, BA, PI, AC, CE e MG estão mal avaliados sendo que o último o Fernando Pimentel a um passo da cadeia.
        j) Dilma na beira do Impeachment, lembrando que Dilma-Lula-PT é um só lixo;
        …..
        Como percebe pelo pontos expostos acima palavras vãs e ocas não alteram realidades.
        Quando derem por si, seus ídolos estarão disputando à esquerda do pavilhão da Papuda.
        Lembre-se aqueles que enchem o peito para falar de 54 milhoes de votos, que mais de oitenta milhoes não votaram nessa raça.
        Se fosse respeitada a maioria absoluta, essa raça nunca subiria essa rampa.

    3. A única esquerda que não gosta de eleições é a de Cuba onde os Castros governam com sensibilidade e emoção há cinquenta anos!
      A esquerdinha tupiniquim é muito vagabunda e pelega. Ou melhor, as esquerdinhas.
      Esquerdinha Petralha.
      No meio de um país com a maior concentração de renda do mundo, um dos IDHs mais baixos do mundo, a maior carga tributaria do mundo com os piores serviços públicos do mundo ficam por aí de braços dados com bandidos travestidos de capitalistas viajando em jatinho particular regado ao bom vinho tinto francês fazendo maracatuaia.
      Essa falsa esquerda que pregava a luta armada passou a gostar de eleição depois de descobrir a fórmula de fraudar as urnas, roubar pixulecos com a falsa direita, falso centro e outras coisas sem rumo.

  14. Naquela época a oposição era bem mais civilizada e acreditava que poderia chegar ao poder pelo voto, e não pelo golpe contra a democracia, como hoje ela acredita.

  15. Concordo com o Benedito Carvalho. Essa letra azul é terrível. Quanto ao texto, só acredito numa reação verdadeira quando formos às ruas, mobilizados contra coxinhas, fascistas, imprensa golpista etc. etc. etc.

  16. FERNANDO, preciso de uma resposta pra um dado que me deixou ESTARRECIDO, e que depõe justamente contra o governo para o povo.
    Seguinte, segundo a ONU, caímos 14 posições no ranking que mede o IDH mundial. Vc pode comentar isso? Obrigado de antemão.

      1. Oi Fernando. Não expliquei bem. A queda no ranking IDH é desde 2003. 14 posições. Consultei os próprios relatórios da ONU.

  17. Ainda sobre panelas e buzinas.
    Hoje tive acesso a uma destas correntes de calúnia e difamação que circulam pelas ditas redes sociais contra a presidenta Dilma.
    A coisa, cujo resultado final se expressa sob forma de buzinaços e coxinaços, lembra festa de alucinados, e é feia. Nem queiram ver. E, detalhe, como correias de transmissão, usam-se qualquer um@, desde completos analfabetos em Política e História do Brasil a golpistas convictos e cabos eleitorais de partidos derrotados nas urnas.
    _______________________________
    Haja dialética pra dar conta de tão extravagante processo.

  18. Crise política acontece quando Fernando Brito, que faz análises políticas certeiras como ninguém, fica na planície tentando no varejo resistir na luta e ao mesmo tempo batalhar a sobrevivência pessoal e da família com sacrifícios, Franklin Martins ocupa-se de lançar seu livro, por sinal criativo e nota dez, e no planalto refestelam-se como planejadores do governo, os pífios Mercadante, Zé Cardozo, Edinho, Berzoíne e outros de mesma inapetência e competência. Não pode dar certo, é muita cegueira ou teimosia suicida, para uma só pessoa.
    Acorda, Dilma!

  19. O Brasil não é uma m….! M…. são os “políticos” da oposição(e falsa base), parte da justiça, da pf, do mp, tcu, tse e essa mídia corrupta que desinforma os incautos com suas mentiras e distorções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *