Pesquisa Ibope é autoengano para Aécio. Mas é bom que ele creia em vitória em vez de golpe

pesqufalsaepoca

A pesquisa Ibope-Estadão que ocupa as manchetes dos sites dos grandes jornais, agora à noite, faz parte apenas do campo da propaganda.

Não apenas qualquer pesquisa feita mais de três anos antes de eleições já é, por si, pouco reveladora do que podem ser as tendências do eleitor quando chegar este “futuro distante” em matéria eleitoral.

Tanto é assim que o próprio Ibope, em março de 2013 – portanto com um ano e meio de antecedência sobre as eleições de 2014 – dava, naquele momento, uma diferença de 58% a 9% em favor de Dilma Rousseff sobre Aécio Neves e o resultado final foi apertado, ao ponto de, até agora, Aécio praticamente se proclamar “presidente dos brasileiros”.

Metade, portanto, da antecedência desta.

Menos de um ano antes da eleição de 2006, em dezembro, Serra, que nem foi candidato, ficava à frente de Lula na preferência dos eleitores, segundo o Datafolha, numa simulação de segundo turno:  50% a 36% a favor do tucano.

São fatos, não opiniões, que revelam a falta de densidade de pesquisas assim.

Isso quando não chegam á impunidade com que algumas manipulam dados, como a que reproduzo aí em cima, divulgada pela revista Época, duas semanas antes do 2º turno das eleições do ano passado, num episódio que, até hoje, não trouxe nenhuma consequencia para os autores do estelionato estatístico.

Ao contrário o que se propaga, o que este levantamento  atesta é que o prestígio de Lula no eleitorado continua extremamente forte, mesmo com toda a artilharia que se despeja obre o ex-presidente, porque ele – mesmo com o incrível peso que arrasta da imensa perda de popularidade do Governo Dilma, continua com um ponto de partida solidíssimo em um terço dos eleitores.

Outros 20% por cento dos eleitores, mesmo colocados diante de uma disputa de segundo turno, permanecem indecisos

É obvio que a situação de Lula já foi muito melhor.

Mas é um engano achar que Aécio Neves teria “disparado”.

Absolutamente, não: a pesquisa lhe atribui 48% dos votos totais numa simulação de 2º turno. Na eleição de outubro passado, seu percentual foi de 45,5%, que subiram a 48,3% dos votos em candidatos, com o expurgo dos brancos e nulos, que foram 6,%, não os 20 por cento que esta pesquisa registra. Assim, chegou-se ao resultado que lhe deu 48,3% dos votos.

O crescimento de Aécio foi, assim, de 2,5%,  não apenas dentro da margem de erro da pesquisa como, em qualquer hipótese, pouco, muito pouco para aquele que deveria ser o beneficiário maior do profundo desgaste de Dilma.

Mas existe um outro fator a considerar: embora Lula esteja preso a compromissos de solidariedade a Dilma, o eleitor faz o “descolamento” da figura de Lula do quadro conjuntural do Governo.

O jogo sucessório começa, de fato, ano que vem, seja com a reorientação do Governo Dilma após um ano de arrocho e persistente paralisia política, com Lula  ou, no caso da manutenção de políticas recessivas e da abulia política, sem ele.

Os tucanos, Aécio e Alckmin, sabem que este “resultado” eleitoral do Ibope é frágil e de pouco sentido.

Embora não fosse de todo mau que Aécio passasse a considerar a eleição e não o “tapetão judicial”  o seu melhor caminho para o incontrolável sonho de menino mimado, o de ser Presidente do Brasil.

Ao menos sonharia sem fazer o Brasil se preocupar com pesadelos golpistas.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

  1. A única forma do Aécio manter-se vivo politicamente é permanecer na campanha. Esta pesquisa é um consolo para ele. Rolaram a bola para ele amanhã dar uma entrevista coletiva, agradecer à população e conclamá-la para continuar apoiando suas propostas (sic), suas calúnias e outras demagogias mais.

  2. AVISOS TRIVIAIS PARA O INSTITUTO I-GOLPE:

    se as eleições presidenciais fossem hoje, eu teria 54 anos incompletos;
    o referido pleito seria realizado em julho – ao invés de outubro;
    o(a) presidente eleito(a) ainda não saberia o clube campeão do Brasileirão 2015;
    (…)

    Ah que sono de tédio que dá!…

  3. Segundo os institutos, Aécio disparou nas pesquisas dois dias antes das eleições de 2014, pouco antes de perder para Dilma, pelo mesmo placar. Aécio já perdeu, pro Alkmin.

  4. Vamos a realidade chega de ilusao, e hora de trabalhar, se, se, se… nos estamos em julho, o Aecio e maluco mas a realidade e outra, ninguem aguenta mais!

  5. O sonho de Aécio e do PSDB é iniciar o processo de impeachment em agosto, colocando Cunha num governo provisório de 3 meses, até as eleições em novembro ou dezembro, quando Aécio largaria com grande vantagem.

    Essa pesquisa não trata de 2018, portanto, mas de 2015.

    1. Até o mundo mineral está careca de saber que Cunha não larga o osso depois de chegar a presidência pelo golpe. Dá outro golpe, o golpe parlamentarista, deixando os tucanos com as penas na mão e a ver navios.

  6. A classe mérdia me causa espanto.

    Nos governos patrocinados pela direita, pela casa grande e pelo pig, a grande massa de trabalhadores perdeu seus empregos, a indústria foi severamente sucateada, o estado doou para os amigos íntimos grandes e lucrativas empresas geradoras de riqueza dos brasileiros e fizeram tantas outras coisas odiosas mais.

    Só o puro masoquismo pode levar a votar nesses crápulas.

  7. http://www.viomundo.com.br/politica/dilma-derrotada-no-primeiro-turno.html
    Carlos Augusto Montenegro à revista Veja, em 26/08/2009, na reportagem “Lula não fará seu sucessor”:

    Veja: Porém já existem pesquisas que colocam Dilma Rousseff na casa dos 20% das intenções de voto.
    Montenegro: A Dilma, em qualquer situação, teria 1% dos votos. Com o apoio de Lula, seu índice sobe para esse patamar já demonstrado pelas pesquisas, entre 15% e 20%. Esse talvez seja o teto dela. A transferência de votos ocorre apenas no eleitorado mais humilde. Mas isso não vai decidir a eleição. Foi-se o tempo em que um líder muito popular elegia um poste. Isso acontecia quando não havia reeleição. Os eleitores achavam que quatro anos era pouco e queriam mais. Aí votavam em quem o governante bem avaliado indicava, esperando mais quatro anos de sucesso.

    1. Bobagem. Sem credibilidade. Pesquisa eleitoral dá muitos foras e essa é extemporânea. Mas tem um efeito que pode ter sido o objetivo do contratante: apresentar ao público a queda da Dilma praticamente como fato.

  8. Sinto muito senhores golpistas, mas a pesquisa mostra que Lula vai vencer as eleições. Digam qual outro político brasileiro apresentaria os mesmos índices se recebessem os tiros, porradas e bombas lançadas diariamente sobre Lula? Nenhum. Eles estão desesperados. É Lula de novo, com a força do povo!

  9. É o PIG bancando o ” arregão pateta do Rio , o machão do Leblon ( só para bater em mulher ) “.
    Tudo a ver .

  10. O machão do Leblon quando a coisa aperta ele precisa da barra da saia da irmã para se esconder.

  11. pesquisa faz etrago no PSDB, ghá uma disputa ferrenha pra ver quem será o protagonista do partido para aa próxima eleição.
    O AlkimIn se apresenta como mais preparado dentro do partido para a próxima empreitada.
    ]O erra já tá babando o ovo das multinacionais para ter muito dinheiro e surfar .Ele aposta no poder econômico pra chegar na frente.
    O menino do Rio tá se estrebuchando sozinho.
    pesquisa provoca tanta ciumeira que se tora contraproducente pro PSDB.
    O PIOR CIUME DO MUNDO É CIÚME ENTRE HOMENS.

  12. “Ô dó! Tadinho” Falou J. Simão. Trata-se de um modo golpista de dar recados, que o “minino” achou, pois até a INveja e e sua correlata a “Èbrica” já estão deixando a barca:

    e

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *