PGR atribui a Moreira Franco crime que Palocci atribuiu a Dilma

arosavo

Ricardo Mendonça, no Valor, registra uma contradição que mostra como, no depoimento de Antonio Palocci a Sérgio Moro, no afã de “agradar”, ele atribuiu a Dilma Rousseff um crime que na delação de Lúcio Funaro fica claramente descrito como tendo sido praticado por Moreira Franco, versão que a Procuradoria Geral da República acatou e subscreveu:

 Na denúncia contra o presidente Michel Temer, a Procuradoria-Geral da República sustenta que o ministro Moreira Franco (Secretaria-Geral) favoreceu a Odebrecht na concessão do aeroporto do Galeão, no Rio. Em troca, ele teria recebido R$ 4 milhões da empreiteira, valor que, segundo o documento, foi entregue ao também ministro Eliseu Padilha (Casa Civil)”

Adiante, Ricardo ressalta que “falando sobre a mesma rodada de concessão a Sergio Moro, Palocci não mencionou Moreira Franco. Mas falou em favorecimento à Odebrecht e atribuiu a corrupção à Dilma”.

Quando Moro pediu ao ex-ministro um exemplo de episódio de corrupção no governo,  Palocci disse que “a Odebrecht desejava muito, nas concessões de aeroportos, ter um aeroporto de porte sob seu comando na medida em que o governo privatizou os aeroportos”. Como primeira rodada de concessões, que tratava dos aeroportos de Guarulhos, de Campinas e de Brasília, não ganhou,  “entrou com um recurso contra o consórcio vencedor de Campinas (Triunfo e UTC) e pediu a ele que intercedesse para mudar o resultado, o que não foi aceito”.

É a partir desse momento que Palocci envolve Dilma: “Eu fui à presidente Dilma e ela disse que eles deveriam ficar calmos, que numa próxima licitação ela cuidaria desse assunto. Aí eles retiraram o recurso que eles tinham na Anac e foram beneficiados na licitação do Galeão, no Rio de Janeiro. Como foram beneficiados? Houve uma cláusula nessa licitação que impedia o vencedor da licitação de Cumbica de participar do aeroporto do Galeão”, afirmou.

O repórter conta que, na delação, Funaro relata que os executivos da Odebrecht é que  “foram recebidos por Moreira Franco, na época ministro da Aviação Civil, para tratar desses assuntos”.

E obtiveram sucesso nas reivindicações. As cláusulas do edital foram mantidas. A Odebrecht disputou e conquistou a concessão do Galeão.

E que Moreira, segundo o delator, contrariando o que afirmou Palocci, “que teria pedido e recebido R$ 4 milhões da Odebrecht” que, segundo a PGR, teriam sido recebidos  por Eliseu Padilha.

O “pulo do gato”, malandro, da Lava jato é que, como Palocci é réu no processo – como era Léo Pinheiro no caso do triplex – e, por isso, pode mentir sem consequências jurídicas. Tecnicamente o que diz deveria valer muito pouco ou nada, se desacompanhado de provas.

Provas, como se sabe, são aquelas coisas do direito do passado, que os acusadores deveriam produzir mas que, agora, no direito morano (não confunda com o romano) devem ser apresentadas pelo acusado.
contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

21 respostas

  1. Esse direito morano está destruindo tudo o que o Pt fez de bom pelo país. Quando o brasileiro vai acordar? Que merda de povo somos?

    1. explico a merda de povo que somos:
      numa avenida movimentada, manhã, uma pessoa resolve uma pendenga com cinco tiros em seu desafeto. após o sucesso, calmamente, caminha um pouco até um ponto de transporte público, espera passar uma van, embarca e vai pra casa.

  2. PGR atribui a Moreira Franco crime que Palocci atribuiu a Dilma

    Curto-circuirto no enredo nazigolpista!
    … O golpe vagabundíssimo começa a dar sinais de que não é tão perfeito assim!
    Fio desencampado!
    Sigamos…

    … E bem que ‘nois’ poderíamos já estar há muito tempo… Nas RUAS!

      1. E como fica o Janot do Boteco da ‘Friboy’?
        Janot é o líder do Alto Comando do golpe [vagabundíssmo]!
        O tal atual procurador parcial (sic) desta ‘Republiqueta do CUnha do mundo’ pode entender bem só se for de mercado!

  3. governar com “a da participação popular nas decisões do governo.” Lembram-se do decreto do governo Dilma que criavam os conselhos populares e submetiam os projetos para suas analises e manifestações? Teve de ser revogado por pressão politica de congressistas, oriundos das elites e das
    bancadas rentistas.Não havia outra forma de governar, senão de cooptação partidária, todavia, faltou aos governos de esquerda não ter se apoiado, seletivamente, em alguns militares legalistas principalmente, aqueles de origens pobres, de cor (preta,morena,caboré, etc) mais verdadeiramente nacionalistas.Ascendê-los a cargos dentro do Estado Maior das Forças Armadas. A ter mudado o status da Policia Federal como policia judiciária e administrativa e transferir para a Força de Segurança Nacional a parte operacional das ações policiais. Ter tido o dominio e o controle das finanças públicas com criações de carreiras e funçoes como cargos de estado. Vou parar, estou sabendo que o Janot enviou ao STF pedido de anulação do impeachtment da Dilma.

  4. … E quem será o próximo acidentando fatalmente “Teori(a) da Conspiração Zavascki”?
    conhttps://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=uwJSJfqqSXo

      1. A justi$$$a não gosta de quem delata tucano gordo…chamaram o ecim de bandidão;
        Dias antes da prisão o garotinho havida feito um vídeo comentando a delação do funaro e questões de delações do PMDB do rio.
        A mafia nazifascista desgoverno a república da banana.

      2. Os batistas achavam que tinha a manhã para se meter com a gang marginal neoliberal do mercado financeiro e do complexo midiático.
        Cresceram enquanto a empresa era enxuta e familiar, abriram a empresa para os acionistas urubus e sifú. viraram “reféns” da mega bandidagem.

  5. No direito morano, após a convicção escolher o culpado, conforme o lado (amigo ou inimigo) e se vem ou não ao caso, se crime de morte existe a possibilidade de safar-se da condenação, apresentando a vítima viva, mas não sendo crime de morte, aí a porca torce o rabo se for o condenado final desejado, caso contrário, é fácil safar-se, basta fazer delação à moda “Contador do Al Capone”:
    Conta-se que entrevistando candidatos a contador, Al Capone passava uma série de notas ao candidato e perguntava-lhe, qual o resultado contábil? Os candidatos faziam os lançamentos e anunciavam o resultado e eram reprovados, até que o escolhido, após receber as notas e ser perguntado sobre o resultado contábil, de pronto respondeu, “qual o resultado que deseja que eu lance?”

  6. Será difícil para os golpistas tentar levar a sério a delação do Palocci. Está desmoralizada por inverossimilhança que por vezes chega ao desespero.

  7. Agora entendemos por que os “congressistas” se queixavam que a Dilma não os recebia. Ao contrário de Temer, ela não sabe lidar com bandidos. Mas o Temer provou que ele não só sabe lidar com bandidos…

  8. Gostaria de saber porque esses juízes e tribunais querem condenar o Lula, sem provas materiais. Ora é um absurdo um juiz alegar que registro de imóvel não vale mais nada e sim sua convicção. Ora condenar por convicção também deveria ser crime já que não existem provas materiais.

  9. Como se essa turma de corruptos odobrecheiros só atuasse numa ponta apenas. O petismo no afã de defender corrupto faz transparecer que Moreira Franco era ministro de algum país africano e não da Dilma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *