Por onde atacar, na reta final

Vejo muita gente, correta e de boa-fé, esperando que os dias finais de campanha de Fernando Haddad sejam de conclamação à formação de uma frente antifascista.

Eu mesmo já acreditei nisso e estava errado.

Até poderiam ser, se os demais agentes políticos não estivessem tão entregues à necessidade de sobrevivência que pudessem prestar atenção a isso e não estivessem, fazendo, como fazem, o vergonhoso discurso do “precisamos nos livrar do extremismo”.

Discurso que tem sido água no moinho do fascismo e zero em crescimento para Ciro, Marina e Alckmin, que o fazem.

Diante da ameaça de implantação de uma ditadura no país, acenam até com uma “venezuelanização” do Brasil  que nunca esteve em pauta aqui?

Quer provas?  No auge de sua popularidade, passando de 80% de aprovação, Lula recusou a hipótese de um terceiro mandato. Nem mesmo sei se estava certo ao fazê-lo, pelo que se passou depois, mas isso foi uma evidente submissão às regras do jogo democrático-institucional.

Mas adianta dizer isso a uma classe média furiosa e irracional, que aceita, em maioria, uma volta à ditadura?

Adianta, subsidiariamente, mas não é o essencial.

O essencial é o eleitor popular, onde ainda há confusão e Haddad ainda está muito abaixo do que Lula tem.

Porque Lula dispensa explicações.

Lula é aumento do salário mínimo, é pleno emprego, é filho na Universidade, é Bolsa-Família, é Escola Técnica, é Luz para Todos, construção civil, é indústria, é poder de compra, é Mais Médicos,  é vida de gente.

E Bolsonaro não é nada.

Na última semana, o movimento da classe média, o do antifascimo, protagonizou a cena.

Se não dá para acreditar que tenha dado resultados negativos, empurrando para cima o fascismo, é plausível que tenha tirado do povão o protagonismo do debate.

É para este que devemos voltar nestes cinco dias decisivos.

Haddad é Lula e Lula o povão sabe o que é.

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

131 respostas

  1. Falar dessas pautas sociais do povão não resolve o problema das fake news da direita sobre pautas identitárias, que estão as satanizando. É preciso agir nas duas frentes (ou duas pautas), não atirando uma contra a outra. Não é hora de encampar o moralismo barato e marqueteiro dos evangélicos e responsabilizar as mulheres de vanguarda e movimentos de caráter liberal. Há um neofascismo latente nessas classes evangélicas, somadas às classes médias elitistas e privilegiadas, essas sim preocupadas materialmente pois com o PT o risco é maior de estarem expostas. O coração dessa camada popular neopentecostal é por temas moralizantes, não é por projetos sociais, eles pedem ajuda ao pastor ou político pastor quando o calo aperta. Os trunfos do PT atingem a classe trabalhadora sindicalizada, católicos e classe média tradicional de esquerda, que chamam de pequeno burguesa.

    1. Vc não deixa de ter razão, mas aqui em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, bairro onde 60% é evangélico, falar de emprego, renda, direitos, programas sociais, ainda vai direto no coração dessas pessoas. Se Deus ajudou a conquistar a casa, foi através do Minha Casa/Minha Vida. Se o irmão em Cristo glorifica a Deus por superar a fome, Deus tb ajudou através do Bolsa Família. Tudo isso, o Bolsonaro ojeriza. Isso pesa. Ah se pesa. E sabem que foi com o Lula que tudo isso veio. Basta saber dialogar. E Lula sempre citava e cita Deus. É importante tb lembrar disso.

    2. Há uma parcela da igreja católica muito atuante. Por exemplo, entre no Facebook de Eudes Duarte, ligado a Canção Nova e que tem muitos vídeos circulando por aqui (sertão baiano). Paralelamente vemos a mais completa omissão da CNBB

  2. Pergunto se os bolsonaros possuem amigos, parentes ou familiares que possuem negócios envolvendo armas, tais como a fabricacao, venda, clubes de tiro, etc.

  3. Perfeito. E eu tenho sentido falta exatamente desse discurso. Precisamos falar de salários, do preço da carne e da gasolina. Do Farmácia Popular. Do Fiéis e do ProUni. Lembrar que na época do Lula, aqui em Santa Cruz, subúrbio do Rio, a vizinhança fazia churrasco todo final de semana. Isso é a vida real. O emprego que não faltava. Vamos adiante, pois estamos do lado da verdade e do povo.

  4. Clac, clac, clac.. você é o cara!…
    Lúcido, atento!….
    Avante contra as Falanges do mal!…..

  5. Dia 7 é 13. Governo do povo. Até o dia 7 estarei relembrando as pessoas que conheço de todas as coisas boas do governo do PT. O povo está com Lula, Haddad e Manuela. E espero que o Rio Grande do Sul me surpreenda positivamente e escolha Rosseto como governador. Paim já está garantido no Senado. Espero que Abigail também.

  6. Tenho certeza que essas pesquisas publicadas agora fazem parte do golpe. Tentam reduzir o real crescimento e a situação eleitoral de Haddad. Elas não refletem a realidade porque os brasileiros mais humildes estão sobre pressão de patrões e amigos que conquistaram na classe média, através de serviços prestados e amizades passageiras. Não vão deixar Lula na mão porque sabem o que perderão. Além do mais, é necessário calma. Mesmo que Bolsonaro ganhe mais votos no 1º turno, haverá outra eleição que será o segundo turno. Ele terá que se expor, sua mediocridade ficará exposta, não terá propostas que atendam a maioria. Mesmo que minta muito, não conseguirá se livrar da imagem que criou. Bolsonaro é folha morta. Calma, gente!

  7. o merdinha do ciro batendo no Haddad e dando voto pro traste
    e aí vem os ciristas dizendo que é tudo culpa do PT

    1. Rita todas as eleições anteriores foram desse modo. Lembram da primeira eleição do Lula?? Pois é né! Foi uma guerra. Eu não posso acreditar que estas pesquisas são verdadeiras, porque no fundo o Haddad já está na frente do Coiso, mas a mídia (onde corre dinheiro grosso) ganha, e ganha muito pra inventar mentiras. Eu só acho que baseado em minhas pesquisas aqui do bairro o Haddad ganhará no primeiro turno.

      1. Pode ser. Essas duas últimas pesquisas melhoraram os números do mercado. Bolsa subiu, dólar caiu.

    2. Falou pouco, “merdinha”. O Ciro vai ganhar u q com isto????, Será que ele pensa em ir pro segundo turno?????? Mas, convenhamos, acreditamos que o Haddad e Lula vão levar isto ai e roldão e no primeiro turno.

    3. Lula decidiu levar sua candidatura até o limite do prazo legal, sabendo que não seria aprovada. Contava com a migração de sua intenção de votos para Haddad, o que ainda não ocorreu.
      Se vence Haddad, o mérito é de Lula.
      Se não vence Haddad, a culpa é exclusiva de Lula.
      Ciro nada tem a ver com a estratégia do PT. Aliás, bem antes da campanha começar alertava para o risco dela. Lula optou por isolar Ciro ao negociar com o PSB a neutralidade, sem qualquer benefício direto ao PT. Ao contrário, o PT sacrificou a candidatura ao governo do estado em Pernambuco para concluir a negociação com o PSB, que impediu sua candidatura ao governo do estado de Minas Gerais. Além do PSB, Lula atuou para que o PR e o PP não se coligassem ao PDT, evitando que Josué Alencar pudesse ser vice de Ciro. É do jogo político. Quem pode mais chora menos. Naquele momento, Lula e PT foram bem sucedidos.
      O foco dos petistas deve ser a transferência dos votos com que contavam e não aconteceu, antes de apontar culpados entre os adversários. Ciro, graças à estratégia do PT, conta com um dos menores tempos no horário eleitoral. Alckmin utiliza seus mais de 5 minutos para atacar PT e Bolsonaro. Ciro faz propostas de governo, pois não tem tempo a perder.
      Repito, se Haddad for eleito, Lula tem o mérito. Se não for, Lula é o único responsável.

      1. mas tem que ser muito idiota pra me escrever isso

        só vc. não se deu conta de que Ciro está batendo no PT desde sempre,
        ele não ganhou nada com isso
        e ainda perdeu voto pro Bolsonaro

        e voces ainda acham que devemos abandonar Haddad e votar nesse traste que tento se aliar ao centrão – foi buscar tempo de tV e ficou nanico

          1. disso eu sei
            tem mulheres ciristas nos grupos #EleNão pregando votar nulo no 2° turno pra não eleger Haddad

            pra vc. ver até onde vai a burrice cirista

          2. Eu votarei 12 no primeiro turno.
            Eu votarei 12 no segundo turno. Se houver…

          3. e se não tiver 12 no 2° turno? – vc. esqueceu de dizer porque?

          4. Votarei 12 no segundo turno, mesmo que ele não chegue lá.

          5. definitivamente vc. é uma besta

            1° – não terá essa opção
            2° – vc. vai votar nulo ajudando o traste

            viu como voces são escrotos?
            depois é o PT ?

          6. sim , claro!!! sempre dá pra ser imbecil – basta querer

          7. Essa é uma característica petista.
            Eu, democraticamente, votarei 12 nos dois turnos.

          8. vc. é t]ão idiota que nem vou continuar falando com vc

            faz o seguinte

            vote logo no traste – é bem mais honestoi

          9. Pois é. Parece que não compreendem que “não eleger Haddad” é eleger o Bozo.

          10. No Segundo turno, voces vão votar no coiso contra Haddad, então? Bom saber.

          11. Num segundo turno entre Bozo e Haddad, o eleitor do Ciro vota Haddad ou vota branco. Não acredito que eleitores do Ciro, que compraram o programa de governo do Ciro, vote em Bozo. Se assim for, esse eleitor do Ciro era na verdade um fascista travestido e envergonhado. Um fascista no armário.

          12. Meu voto era para o Lula.
            Agora, com seu afastamento e devido a gravidade do momento votarei no Haddad nos dois turnos, se tiver segundo turno. É voto útil mesmo.
            Estamos em um momento gravíssimo de nossa história. Esta eleição decidirá o futuro das próximas três gerações. Ou vamos para frente ou retornamos aos porões obscuros da ditadura, truculência e atraso.
            Não é momento para se esconder atrás de voto branco ou nulo.
            Como disse antes, a situação é grave.

        1. Concordo com você Rita.
          Mas o PT será derrotado. Foi um erro histórico substituir o Lula.
          Com isto legitimaram o golpe.

          Deviam deixar os golpistas do stfede sujarem as mãos e serem obrigados a afastar o Lula.
          Eles jamais cassariam a chapa pois precisavam de uma eleição que o PT disputasse e perdesse.
          Mas, a violência do afastamento a força do Lula da disputa poderia servir de combustível para o Haddad e aumentar a transferência de votos.
          O PT caiu na armadilha da direita golpista.

          1. Pera aí, eu não entendi. A substituição de Lula foi forçada. O que você defende, boicote das eleições, para garantir a vitória de Bolsonaro já no primeiro turno?

          2. Eu defendo que se deixasse o stf encobrir-se de lama sendo obrigado a afastar o Lula do pleito.
            Isto seria um constrangimento internacional para o Brasil e nosso judiciário bandido.
            Escancararia para todo mundo ver a perseguição de que o Lula é vitima.
            Tenho certeza que haveria repercussão mundial. Talvez até pressão para que fosse solto.
            Depois da substituição você ouviu mais alguém falar sobre o processo do Lula na ONU? A ONU ainda perderá tempo com isso depois de ser desrespeitada pelo governo brasileiro e até por aqueles que patrocinaram a ação?

            Mas, jamais cassariam a chapa porque os golpistas precisam de uma eleição com o PT sendo derrotado para legitimar o golpe.

            E é isso que vai acontecer.

            O PT será derrotado, o golpe legitimado e o Lula morrerá na cadeia.
            Vc acha que o “mito” vai permitir que o soltem?

          3. Fiz um comentário em resposta ao seu “não entendi” explicando minhas razões. Você não o publicou. Isto é censura.
            Você tem o direito de não concordar mas não de censurar.
            De qualquer maneira guarde-o e daqui a alguns meses leia-o novamente e compare com a realidade do momento que estaremos vivendo.

    4. Pois é. No segundo turno, esses que hoje batem no Haddad, mudarão o discurso. A própria Globo não vai ter coragem de apoiar um candidato apoiado pelo Bispo Edir Macedo.

  8. Voces estão se fiando muito nas pesquisas, quando estivermos na reta final vou ver todos com a brocha na mão…

  9. Quando aconteceu o prende-e-solta Lula, um desembargador ordenou a soltura dele e veio outro desembargador e cassou a ordem do primeiro. Depois veio o presidente do TRF e manteve a cassação e lula continua preso. Agora, um ministro do STF reconheceu o direito de Lula conceder entrevista e veio outro ministro e cassou a sentença dele. Em seguida, veio o presidente da corte e manteve a cassação. Alguma diferença, exceto que o preso é o mesmo? Lula é preso político sim senhor!

  10. o Haddad precisa urgentemente ser mais combativo e ir pra cima do Boçalnaro com tudo. Não tem outra alternativa Haddad tem que ser desse nivel : ” eu tenho força pra derrotar esses fascista ” a rejeição ao Haddad aumentou por causa dele não ter pulso FIRME contra o bozo. Isso e fato.

  11. Não existe fascismo propriamente dito, o que existe aqui é FALSISIMO, ARRIVISMO, BOVARISMO e acima de tudo AUTORITARISMO E OPORTUNISMO POLÍTICO. Idéias fora de lugar, postiças e mal empregadas, hiperideologização artificial da retórica política para justificar a falta de respeito e o desprezo para com a vontade popular e o simples funcionamento da democracia e a defesa de nosso apartheid social.
    Os tremeliques e as paranóias de setores dessa “classe” “média” são tão falso e postiço quanto seu patriotismo canarinho fajuta. São apenas uma abominação como explicou a filósofa. Agora seus patrões são realmente oligarcas e genocidas. Cidadão e cidadã, ordeira e educadamente, a verdadeira minoria silenciosa, às urnas de novo. Façamos a nossa parte civilizadamente, para ódio dos falsos fanáticos.

    1. Não dá pra acreditar que a mulherada dará uns votos pingados no “Coiso”. Só se for a mãe dele, mesma ela , creio que votará nele e tampará o nariz na hora de votar, A mãe do “coiso”, até pode ser, mas m a mulherada não!!!!!!!

  12. O dueto Datafolha e ibope junto com o bombardeio vindo da imprensa e do judiciário pode estar forçando a barra para criar uma situação de pressão máxima sobre Haddad e o pt de modo a que eles no 2º turno se houver, negociem com a imprensa e os empresários atenuando o discurso e programa. Algo como a carta aos brasileiros. Em troca a direita ficaria neutra, atacando, mas só um pouquinho. O pt é useiro e vezeiro em dar tapinha nas costas e beijar as mãos dos poderosos, nunca os enfrentou e não seria agora, com o clamor vindo lá do cárcere, que enfrentaria. Vejamos. Mais não critico porque não tenho o hábito, mesmo tendo razão pregressa, de chutar cachorro atropelado.

    1. Concordo. Haddad não pode virar um Macron brasileiro. Se é para descaracterizar a luta social, então é melhor que perca com dignidade e deixem essa Le Pen de calças se f…na ribalta. Não vai durar um ano.

    2. O Ibope e o Datafolha foram cirúrgicos na precisão dos resultados desta vez. Se superaram em tudo. Sempre houveram divergências razoáveis entre os números pois a metodologia diferente. Desta feita a única diferença entre Ibope e Datafolha foi o um por cento a mais para o COISO no DATAFOLHA. Vão combinar resultado assim lá na Caixa Prego. Tudo encomendado pela Rede Golpe de Televisão.

  13. Concordo plenamente, Brito!
    O Coiso sempre cresce no antagonismo. As curvas de intenção provam isso.
    Luz para Todos é um excelente exemplo de pauta. Será que a população está com saudade da época sem energia pra todos, sem transporte multimodal em que se fazia surfe ferroviário na ida da Baixada pro Centro?!

    1. É possível subir o tom sem abandonar o discurso propositivo.
      Vamos debater propostas dizendo como realizar, mas sem deixar de denunciar o que eles fazem de errado.

  14. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra??S??il e postando: Estou ansiosíssimo, contando os dias e as horas e cada minuto para estar na cabine de votação e votar 13 de ponta a ponta, votar 13 de Deputado(a) Federal/Estadual a Presidente da República/Vice-PresidentA da República… Será que a doce mas guerreira combativa Manuela vai também fazer questão de usar o nome do seu cargo (dela) no gênero feminino ? . . . …

    #Haddad13

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários (!??!!!????) em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, [consultado em 13-10-2016].)

    Poema(s) acróstico(s) para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos : Luiz Inácio LULA da Silva :

    L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor:
    U m homem simples, como as coisas boas da vida,
    Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor,
    Z elando sempre pelo bem da humanidade querida.

    I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
    N ascido do povo que muito o ama e admira,
    Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor,
    C onsciência plena de tudo que no mundo gira,
    I magem perfeita do homem de si senhor,
    O humano defensor de humana lira.

    L uz de nossa gente, lutador incansável,
    U m verdadeiro herói do povo brasileiro,
    L úcido e consciente do mais admirável
    A mor pelo ser humano e verdadeiro.

    D igno e sincero, fraterno e muito humano,
    A migo do povo, honesto e sempre lhano.

    S eja o meu/nosso canto para te louvar,
    I sso que a voz do povo já disse várias vezes:
    L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar,
    V itória da melhor sorte no número treze,
    A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
    ::
    Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( PoeTa anarcoexistencialista )
    .:.
    L uz do povo brasileiro,
    U m digno e fiel lutador,
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.
    .:.
    L ula livrou 36 milhões da pobreza,
    U m feito memorável, sem precedentes,
    L utando contra a mídia venal, teve e tem a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
    .:.
    L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
    U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
    .:. ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? * * * * * * * * * * * * * ? ? ? ? * * * * ? ? ? ? ?
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
    * * * * ? ? ? ? * * * * * * * * * * * * * ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? :: ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? :.:

  15. Para os progressistas que estão perplexos, eu digo: muita calma!
    Primeiramente porque esses resultados de pesquisas podem mudar. Com factoides, com vazamentos a favor dos fascistas, mas também conscientizando os indecisos, desmascarando notícias falsas, denunciando o favorecimento dos fascistas pela mídia, esclarecendo sobre os riscos do fascismo, debatendo dentro de um clima de respeito e de democracia. Na verdade, esses debates já deveriam ter ocorrido muito antes, mas o sistema eleitoral/mídia deixa isso para as últimas semanas. Isso deixa as eleições extremamente emocionais, quando deveriam ser realizadas num clima mais racional e de reflexão.
    Em segundo lugar porque estamos ainda no primeiro turno. Depois do primeiro turno naturalmente vão ocorrer composições tanto do lado fascista, como do lado progressista. Vamos ter algumas semanas para aprofundar os debates e decidir entre as duas opções que restarem para o segundo turno.
    Nada está decidido, exceto que estamos numa encruzilhada que pode gerar consequências dramáticas para o país. Talvez até piores do que o governo Collor.
    Além de calma, o lado progressista vai precisar de muita garra e sentimento. A racionalidade é importante, mas não devemos desprezar o lado emocional, para que possamos conquistar corações e mentes. Os fascistas de baseiam em argumentos absurdos, falsas verdades, emocionalismo/fanatismo e para desmontar isso não basta argumentação racional. O emocional é importante também.
    Por fim, concordo totalmente que temos que enfocar mais o povão sofrido. Não podemos ganhar as eleições só com as classes A e B.

  16. … Ainda sobre o ‘Por onde atacar, na reta final’ do Fernando Brito

    PARA A CAMPANHA DO FERNANDO HADDAD

    Ao que parece a ESTÓRIA “das 900 e tantas MPs com corrupção das 623 (sic) emitidas pelos governos dos presidentes Lula e Dilma” foram ‘DESmoroLIZADAS’ pela Folha de São Paulo!
    Desde ontem, o portal uol/Folha não traz uma referência sequer à patifaria engendrada pela dupla de mafiosos ‘mor(T)o’-puLLhoci!
    Até o ‘colonsta’ Elio Gaspari afirma que “a bala de prata atingiu o Moro”!
    Não seria a hora de a propaganda eleitoral do candidato Fernando LULA Haddad denunciar ao povo mais este fake news do infame juizeco de piso da sórdida, lesa pátria e nazigolpista ‘panela de Curitiba’?!
    Se não houver em tempo este antídoto, a segunda parte da “delação combinada” (sic) poderá eleger “O Coiso/ele NÃO” no primeiro turno da edição do jornal ‘NAZIonal’ do próximo sábado à noite!
    Plim plim!

    1. … Eu tapei as narinas e passei as vistas no portal do G1:
      pelo menos nas manchetes principais, nadica de nada a respeito da infame delação combinada” (sic) perpetrada pela dupla de mafiosos ‘mor(T)o’-puLLhoci sendo torturado!
      Pasme, na página principal do site do Estadão também não há sequer uma referência à sórdida e criminosa “delação combinada” (sic) perpetrada pela dupla de mafiosos ‘mor(T)o’-puLLhoci sendo torturado!
      Flanco aberto?
      A campanha do Haddad irá explorá-lo ou a campanha do homem cordial seguirá a rota rumo ao abismo do fascismo batendo às nossas portas e lombos?
      A conferir!

      1. E ATENÇÃO
        O que as tais “pesquisas” do DataFRAUDE do I-Golpe ou vice-versa (sic) só dizem nas entrelinhas!…

        ***

        ‘1/3 dos eleitores ainda não cita candidato. A eleição está aberta’, diz diretora do Ibope

        Entrevista com Marcia Cavallari, diretora executiva do Ibope

        Por jornalista Daniel Bramatti, O Estado de S.Paulo
        03 Outubro 2018 | 05h00

        (…)
        Na pesquisa espontânea, ainda há um terço dos eleitores que não cita nenhum nome. Há 19% de indecisos e mais 14% que votam branco e nulo. Esses 33%, ao longo dessa última semana, podem tomar decisões diferenciadas, o que deixa a eleição ainda aberta.
        (…)

        FONTE: https://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,13-dos-eleitores-ainda-nao-cita-candidato-a-eleicao-esta-aberta-diz-diretora-do-ibope,70002530185

  17. ATENÇãO :

    Está no ConversaAfiada, do também prezado “ansioso blogueiro” progressista PHA, Paulo Henrique Amorim : “Lewandowski manda Sul21 entrevistar Lula”… E envia sonora banana a Moradia Fux e Dias Gaspari Toffoli :

    https://www.conversaafiada.com.br/brasil/lewandowski-manda-sul21-entrevistar-lula–

    Será que agora vai / sai ? Vamos ver (o que os golpistas farão)…

    Continuo achando que o ministro Lewandowski é o menos golpista dos golpistas . . . …

    #Haddad13 #13noprimeiroeúnicoedefinitivoturno

  18. Então, se Haddad é Lula e Lula o povão sabe o que é, que se diga ao povão : Haddad é aumento do salário mínimo, é pleno emprego, é filho na Universidade, é Bolsa-Família, é Escola Técnica, é Luz para Todos,
    construção civil, é indústria, é poder de compra, é Mais Médicos, é vida de gente.

    Admiro muitíssimo a filósofa Marilena Chauí, e ainda mais depois do que ela teve a coragem de dizer, pois eu também odeio a classe média, sobretudo porque a classe média é classe mé(R)dia, a classe média é sabuja suja das pretensas elites (“elites”, ou, elite$$), e assim eu também odeio a classe média, apesar de aparentemente fazer parte dela.

    Então, que se enfatize e reforce que, se Haddad é Lula e Lula o povão sabe o que é, que se diga ao povão : Haddad é aumento do salário mínimo, é pleno emprego, é filho na Universidade, é Bolsa-Família, é Escola Técnica, é Luz para Todos, construção civil, é indústria, é poder de compra, é Mais Médicos, é vida de gente.

    #Haddad13 #13noprimeiroeunicoedefinitivoturno #Haddad13noprimeiroeunicoedefinitivoturno

  19. Estou desanimada. As pessoas de minha comunidade que tiveram Ascenção no governo lula nao votam mais. Eles falam o mesmo discurso da globo, puro ódio e partem pra cima chamando de petista fanático. Essa questão da democratização da mídia e essencial para o país

  20. O grande problema aqui é fazer exatamente aquilo que elegeu o Trump: essa psicologia de guerrilha online da esquerda apenas fortalece os adversário. Ódio se alimenta de ódio. Parabéns, extrema direita, com ajuda da esquerda, está elegendo Bolsonaro.

  21. Ninguém esperava que o grupo globo tivesse, ainda, o poder de decidir uma eleição. Mas observem o que o grupo fez na semana: apoiou ou fez acordo com o Bozo, bateu palmas para a decisão do stf de calar Lula, não mostrou o grande protesto #EleNão e recolocou o árbitro de Curitiba em cena, de novo, com a delação do Paloci (tomou alguns minutos do JN). No dia seguinte ao protesto #EleNão, o jornal publicou uma foto, mostrando o pequeno protesto a favor do Bozo na Paulista, mas a manchete escrita dizia que ela estava tomada de gente. Isso mostra que eles possuem um grupo para pensar o que fazer para evitar a volta do PT ao poder. Já o PT parece não possuir uma equipe para pensar, estrategicamente, ações contra essa nefasta direita. Tá feia a coisa.

  22. eu vou votar PT 13 , porque é um passado de luz , POR A MÍDIA ESCONDE ISSO???????????/12469/-vai-investigar-ligacao-entre-neonazistas-de-mg-e-bolsonaro-

  23. Simplesmente me recuso a acreditar, sob o esgrimir de qualquer argumento, que um cidadão classe média abra mão de receber o décimo-terceiro salário ou pagar mais imposto apenas para evitar que o inimigo politico ganhe uma eleição. Todo raciocínio tem uma parede que limita sua abrangência; o quê de tão ruim e irreversível vou perder se Haddad ganhar a eleição, a ponto de eu aceitar trabalhar de graça para meu patrão e o Governo? Que quimera moral foi enfiada cérebro acima da população, tão aterradora que permito uma violência inominável contra mim para que o PT não vença a eleição? O mais interessante é que a grande massa de eleitores de Bolsonaro viveu os anos Lula, mas parece que foi violentada por ele moral e economicamente, como se falsas lembranças tivessem sido implantados em suas cacholas… o Brasil é de longe o maior caso de lavagem cerebral que a Humanidade já viu, deve passar por estudos por gerações de cientistas futuramente. O principal culpado é a Rede Globo e sua tecnologia de manipulação vinda diretamente dos laboratórios da CIA, não tenho dúvida nenhuma depois da excelente explicação que Fernando Brito deu anteontem. Esperança de vitória? Se Lula ganhar o Prêmio Nobel da Paz sexta-feira, teremos um terremoto, e divino. Vamos ver…

    1. Primeiro tiramos a Dilma – operação “Toma na Tarraqueta 1.0”;

      Depois elegemos o mito – operação “Toma na Tarraqueta 2.0”

      Lamento pelos inocentes – mas essa turma de coxinhas tem mais é enfartar, que nem muitos fizeram no confisco do Collor – aquele que ia livrar o Brasil dos que comiam criancinhas.

      Aos sensatos e que têm condições para tal, apenas digo: Preparem-se para a tempestade.

      1. Daqui a um ano, quando o caos estiver campeando no país, se este traste for eleito, vamos procurar os eleitores dele e será difícil de achar.

        1. Há anos que não vejo aquele adesivo ” Não tenho culpa, eu votei no aécio”.
          Estes imbecis tem culpa pela ruína do Brasil sim.

          E o pior é que TODOS votam em bolsonaro. São burros comprovados.

        2. Vou estar com minha consciência tranquila e direi a esses coxinhas: quem foram os energúmenos que botaram esse bosta no poder? Vão ter que engolir em seco.

    2. Possibilidade remota Lula nobel da Paz. Mas se receber a Globo vai tratar de desvaloriza-lo totalmente. Ou omitir a informação.

      1. Vai falar que é um premiozinho dado por uma entidade qualquer… diferente do prêmio faz a merda diferente que ela distribui para corruptos todo ano ….

    3. Orgulho é phoda, né? Mas vamos ver quais serão os botoes, que eles vao apertar, na privacidade da urna.

    4. na verdade eles não acreditam. dizem que não é bem assim. são os mesmos idiotas que acreditaram que cobrando bagagem no avião quem não levasse pagaria passagem menor, é o mesmo pessoal que acreditou que não pagando o sindicato receberia um salário maior. é o pessoa que reclamou de 3,50 gasolina 45 gás e agora paga tudo em dobro caladinho.

      são os idiotas que tem como bússola a imprensa tradicional do país.

      1. Realidade na veia, o eterno retorno da classe média… me lembra uma cena dos Simpsons onde a Lisa descobre que um hamster desiste na primeira tentativa de comer um doce que dá choques, mas o irmão Bart fica insistindo enésimas vezes… esse é o coxinha.

    5. O paulistano votou em Dória e hoje é considerado o pior prefeito de SP. A população elegeu FHC duas vezes. Primeiro a classe média se estrubica, depois aprende a cagada que fez. Existe racionalidade nessa eleição, mas o nível de irracionalidade (ódio ao PT) é muitíssimo maior. São anos e anos de manipulação. Não me admirará involuirmos 50 anos nessas eleições.

    6. O problema está na primeira frase. Os esquerdistas precisam parar de chamar os coxinhas fascistas de classe média. Isso ofende toda a classe média, inclusive a que não é coxinha e não é fascista.

      O PT é formado de gente da classe média, o PDT também, o PSB também, o PC do B idem. Só vejo classe média nas manifestações, Pobres só os do MST e MTST.

      Parem de falar mal da classe média, isso atira muita gente no colo da direita. É um péssimo marketing. Principalmente, porque no Brasil quase todo mundo acha que é classe média.

      Vamos falar do que interessa, dinheiro na mão de todo mundo, inclusive da classe média. Que os bilionários paguem a conta. https://uploads.disquscdn.com/images/f7214b9482691f5466ed9045e48656b798bb309eb0236ff66f3f6e7bd6122ebb.jpg

      1. A classe média precisa entender que são apenas “peões” com um salário melhor.

        Quanto aos pobres não irem nas manifestações, isso custa muito $$$$ para eles.

  24. Concordo plenamente com o Fernando Brito.
    O foco das forças progressistas precisa ser agora o povão. Ele tem pouco acesso à Internet e é envenenado diariamente pela rede Goebbels. Vamos precisar de mais esforço junto aos menos favorecidos. Só com a classe média consciente não vamos chegar lá.
    A pauta fundamental para o povão é emprego, salário, casa, saúde, escola, assistência.
    O povo sofrido tem sido pautado pela mídia a achar que o maior problema deles é a corrupção, mas enquanto isso está perdendo emprego, salário, assistência, saúde etc.
    As forças progressistas precisam se concentrar nisso.

  25. A experiência mostra que ao fim das guerras, quando o inimigo está quase derrotado, todas as forças que o apoiavam de maneira disfarçada ou oculta então aparecem. A luta que se está travando é contra um inimigo que tem várias cabeças e um só corpo. A ascensão de Bolsonaro já é sinal de que as outras cabeças foram cortadas e que só resta esta última, a mais bestial, para ser decepada pela vontade democrática do povo.

    A súbita convergência de apoios na mídia, no empresariado, no judiciário, é apenas a aparição do que sempre existiu e que estava escondido. A alma da elite mandona sempre foi fascista, ninguém se admire agora do aparecimento final de sua cara feia. Bolsonaro, Alckmin, Meirelles, Temer, Aécio, sempre foram cabeças fraternas de um mesmo monstro, apenas acontece que uma é mais zangada que a outra. Os truques vergonhosos, como esta publicação de uma “delação” que foi oficialmente considerada mentirosa e assim rejeitada, ou como os últimos estertores de auxílio extra-legal do próprio Supremo Tribunal, são os sinais de desespero diante de uma guerra perdida.

    Não se deve procurar união de coisa alguma, porque isso é sinal de uma fraqueza que não existe. Pelo contrário. A permanência firme na posição conquistada é sinal de uma segurança que atrai naturalmente os aliados. Vamos para as urnas com a espada do voto na mão, porque a Hidra está acossada e esbraveja apavorada por sua ultima cabeça fascista. Vamos cortar esta última cabeça e salvar o Brasil do pesadelo que este monstro trouxe ao nosso país. Vamos à frente, democratas! Vamos vencer!

    1. Vamos de Lula e Haddad , Haddad é Lula, logo no primeiro turno. Vamos afastar com nossos voto estes fascistas para sempre. Haddad é Lula,

      1. Não vai acontecer.

        Já estão até preparando o terreno para a vitória de Bolso no primeiro turno. As pesquisas eleitorais confirmam isto.
        O TSE dará a garantia. Aquele mesmo que afastou o Lula da disputa.

        1. É normal que depois de subir nas pesquisas o grupo que lidera se encha de esperanças. Não se criou uma onda Bozo. As urnas devem nos levar a um segundo turno.

  26. Mas o povão não foi esquecido pelo Haddad. Conforme foi sugerido neste mesmo blog, ele vem valorizando bastante as mulheres do povo em seus discursos e programas. Nos últimos dias, Haddad vem subindo o tom contra as propostas do Bozo de forma assertiva. A verdade é que ódio disseminado pela mídia vem dando frutos e estamos em pleno processo de criação de exércitos de fascistas que perpassam todas as classes sociais, prioritariamente na classe média que cultiva valores escravocratas.

  27. A probabilidade de haver segundo turno e próxima de cem por cento. O PT deve fazer governador no CE, PI, BA além de senadores e pode disputar governo em SC e RN. Tem apoio do MA, PE, PB… Algum governador vai se arriscar e virar bolsonarista do nada? PSL não deve fazer governador nem senador
    . . Isso deve pesar

    1. É o que eu digo. O segundo turno é outra eleição. Teremos deputados, senadores e governadores eleitos pelo PT para trabalhar para o Haddad. E o coiso terá quem? O PSL não elege um governador, nenhum senador, pouquissimos deputados. É o velho ditado: Quem ri por último, ri melhor. Ha ha ha ha ha ha dad.

  28. A fuga do comunismo, sempre foi o subterfúgio do ricos(e dos que se acham ricos), para disfarçar o real motivo do anti-petismo/anti-esquerda deles: EGOíSMO. Que raça.

  29. Bozzo diz que a Amazônia não é Brasileira e bate continência pra bandeira Americana. O cagalhão é entreguista e covarde. Tem que bater aí.
    O Golpe já entregou 75% do Petróleo e da Energia Elétrica para roubar dinheiro do povo. Isso é que causa revolta.

  30. Mulher que votar no “Coiso” é por ser uma mulher que gosta de apanhar na cara todos dias.
    “Gosto é Gosto”

  31. Segundo o DATAFOLHA e IBOPE, a alta do Bolsonaro ocorreu no segmento de mulheres que ganham até dois salários mínimos e são evangélicas.
    O #ELENAO, tinha como pano de fundo, mulheres mais libertas, com relacionamento afetivo menos conservador, e, principalmente, no tratamento recebido pelo seu companheiro, o que, claramente, não podemos dizer ser verdadeiro, pelo menos, na mesma intensidade, do conjunto de mulheres, agora, apoiador de Bolsonaro…
    Além disso, para evitar qualquer dúvida, o Bispo Macedo e outros líderes evangélicos, MANDARAM votar no dito cujo..
    Assim, é fundamental que a estratégia da candidatura do Haddad mude, falando mais de economia para essas mulheres, em especial, ATRAVÉS da futura primeira-dama…
    Para conquistar essas mulheres, precisamos ser um pouco mais conservadores…

  32. Calma gente. Não vamos entrar em pânico. Esta onda de pesquisas é falsa e esta tentando criar um clima pro Bolsonaro. Já, já a verdade vira a tona e no segundo turno teremos uma nova eleição. O coiso tera que mostrar a cara e coloca-la pra bater. Por ora ele é só um vulto e as pessoas desinformadas e sedentas de ódio votarão no escuro no primeiro turno contra o PT. De domingo em diante as coisas voltar ao ao normal e com certeza estaremos na dianteira outra vez.

    1. Sobre os apoios de peso (sic) ao Bostanossauros do jumento de carga!
      No final do debate de ontem à noite, o candidato a governador pelo DEM do canalha nazigolpista ACMalvadeza Neto, surpreendentemente, anunciou o apoio dele ao Bolsonaro, “dando uma rotunda banana” ao DEMoTucano “Santo Alckmin Padroeiro do Merendão”!
      NOTA FÚNEBRE: na Bahia, o candidato neobolsonarista do DEM que apoia Alckmin (sic) tem 10% de intenção de votos; o adversário e atual governador Rui Costa (PT), 61%!
      Pano [não tão] rápido!
      .

    2. Concordo. Essa eleição não tem comparação com nenhuma outra. As urnas podem surpreender positiva ou negativamente para ambos os lados.

    3. Venda na alta e depois que as pesquisas voltarem ao normal, recompre na baixa. O mercado está se esbaldando.

  33. Essas manifestações dá moral e bons costumes para Bolsonaro, é identica à marcha da familia com Deus pela liberdade, que nos levou à 21 anos de atrassos, escuridão e trevas. E o pior ê que as pessoas com sua raiva delirante, não estão enxergando um caminho obscuro e de retrocesso para o Brasil, á única coisa que podemos fazer, é campanha contra.

  34. Caro Brito, acho que uma hipótese para os agentes políticos como Ciro, Marina e Alckmin estarem com esse discurso de evitar os extremos é para voltarem daqui a 4 anos (não apenas para manterem-se firmes nos seus discursos de candidatos nessa eleição). Se #EleNão ganhar, o país vai afundar ainda mais e eles estarão pautados para as próximas eleições. O PT corre um risco seríssimo de virar passado, Haddad e sua campanha precisam dar uma reviravolta, mas não sei como. obs.: são muito esquisitos esses resultados que estancaram absurdamente uma tendência forte de crescimento de Haddad de uma hora pra outra. Esquisitíssimo.

  35. A subida do coiso e a parada no crescimento do Haddad mostra duas coisas: pelo menos um terço da população assumiu seu lado fascista em contraposição aos protestos do Ele Não, ajudado pelo contra ataque das igrejas e o ataque ridículo do Alkimin e Ciro ao PT que tá alimentando o antipetismo e não acrescentando nada a eles. Daqui pra frente, inclusive no segundo turno, temos que focar na incompetência do coiso pra tirar o país do caos, e explorar os ataques dele aos direitos trabalhistas. Isso o povao entende. Eu presenciei uma conversa numa fila de banco onde uma pessoa dizia pra outra que “Lula e Dilma roubaram, mas fizeram coisa pro povo, o outro quer tirar nosso 13o”. E material pra isso tem aos montes. E nos debates abordar temas técnicos, pra ele se enrolar todo e deixar patente sua incompetência, como fez o Reinado Azevedo no debate da Rede TV.

  36. Creio que nessas eleições está em jogo muito mais do que o futuro do Brasil. Está em curso um plano de completa subjugação da América Latina, com o objetivo de alcançar o completo controle dos recursos minerais de nosso continente(leia-se petróleo). Caso Bolsonaro seja eleito, algo me diz que o Brasil será protagonista de um grande farsa deste início de século. Podem esperar um plano de invasão da Venezuela que está sendo gestado nos EUA e que será executado pelo capanga do Trump. O pretexto já está mais que feito(contenção da imigração venezuelana em Roraima) e jorrar sangue é questão de tempo. Enquanto isso o aprofundamento do estado liberal, criminalização dos movimentos sociais, uso da força repressiva do estado contra opositores e extinção dos direitos sociais serão a tônica desse período. Tempos sombrios se avizinham. Espero estar errado.

  37. Parabéns ! Excelente artigo !!! É isso mesmo, não se ganham ELEIÇÕES correndo de um lado para o outro como baratas tontas….temos é que MANTER o FOCO, e batalhar por votos !!!! VAI DAR VERMELHO de NOVO !!!! VAI DAR 13 !!!
    A gente já sabe que toda a imprensa tradicional – patronal – sempre luta contra a ESQUERDA… isso não pode mais nos surpreender…pesquisa é apenas pesquisa, ELEIÇÕES se ganham é nos votos… Vamos à luta com mais força ainda !!!!
    É 13 !!! É HADDAD e MANUELA 13 !!!!
    É VERMELHO de NOVO !!!! Força povão !!!

  38. Ninguém apresentou uma explicação para o crescimento do fascista. Pois eu penso que entendi e quero compartilhar.

    No sábado, multidões fizeram a manifestação #EleNão.
    Eleitores associaram o movimento ao voto no PT (o outro polo)
    Para impedir a volta do PT, decidiram votar no fascista.
    O ódio antipetista alimenta o fascismo.
    Penso que somente uma terceira via derrotará o fascismo.

    1. ‘Ainda por onde atacar’ do Fernando Brito

      Vote no Bolsonaro e dê adeus às suas férias!
      Vote no Bolsonaro e dê adeus ao seu décimo terceiro salário!
      Vote no Bolsonaro e diga sim ao fim do emprego com carteira assinada!
      Vote no Bolsonaro e dê adeus definitivo à Justiça do Trabalho!
      Vote no Bolsonaro e diga sim ao trabalho escravo!
      Vote no Bolsonaro e coloque os militares torturadores para sovar o seu lombo!
      “Pai e mãe, se o Bolsonaro ganhar eu vou estudar em um colégio militar?”
      Vote no Bolsonaro e diga sim ao fim das cotas nas universidades públicas!
      Vote no Bolsonaro e diga sim à Escola com Partido’, o Partido PUN (Partido Único Nazista)!
      Vote no Bolsonaro e diga amém aos torturadores!
      Vote no Bolsonaro e dê adeus ao Bolsa Família!
      Vote no Bolsonaro e diga sim ao ódio aos pobres!
      Vote no Bolsonaro e diga sim ao fim do emprego com carteira assinada!
      Vote no Bolsonaro e diga sim à matança aos índios!
      Mulheres, votem no Bolsonaro e ganhe a metade do salário dos homens!
      Vote no Bolsonaro e ganhe do governo um revólver para o seu filhinho levar para a escola e para o parquinho! Ou um fuzil, se for do seu melhor agrado!
      Vote no Bolsonaro e diga sim ao Temer e ao Aécio!
      Vote no Bolsonaro e diga sim ao nazismo!
      Gestante, vote no Bolsonaro e reze para que o rebento seja macho! Mulher nem pensar!
      Vote no Bolsonaro e pague 20% de IR igualzinho a um milionário!
      (…)

      1. É mais fácil tirar uma foto do Saci Pererê cruzando as pernas que milionário pagar 20% de IR, sobretudo no governo do Boçal.

  39. Ainda acredito que na solidão da cabine eleitoral, muitos que em grupo entram na onda Bozo farão uma última análise no seu voto e perderão parte da coragem de votar em um maluco fascista.

  40. Lamento que tudo isso esteja acontecendo. Estava empolgada com a pesquisa da CNT de domingo, achando que Haddad poderia passar o outro ao decorrer da semana, mas aí veio o Ibope (de surpresa) na segunda-feira e estraga tudo. No dia seguinte, vem a DataFolha e joga outro balde de gelo. De um lado eu não entendo o porque disso, mas ao mesmo tempo sim. Não entendo porque houve vários fatos negativos para o Bozo, incluindo a manifestação de sábado. Depois de tudo isso, ele vem e me cresce quatro pontos? Seria ideal se ficasse estagnado ou descesse um ponto, mas aí me aparecer com quatro pontos acima??? Incompreensível. Entendo também pq também houve fatos que atrapalharam a campanha do Haddad, como a fala mal interpretada do Dirceu, aquela reportagem descarada da Istoé falando como Lula coordenava a campanha da prisão, e também a postura passiva do Haddad. Sei que isso talvez seja dele, de querer expor mais as propostas do que ficar caluniando os adversários, só que o eleitor espera ação e reação do candidato. No debate da Record, eles foram duros com Haddad, e ele quase não tinha reação. Pra uma disputa presidencial, isso não pode acontecer. O candidato não pode ser tão passivo assim. Isso já deu problemas em sua campanha pra reeleição da prefeitura de SP, em que Doria deitou e rolou em cima dele e ele não fazia nada. E agora pra ajudar, Moro ressurge pra dar um empurrão com essa delação do Palocci que nem presta mais.

    Espero que para o debate na Globo, a postura do Haddad seja revista.

    1. “Eu usava um apartamento funcional para comer gente!” Impropério dirigido a uma jornalista

      E “O Coiso ‘elle’ NÃO” se diz não estuprador, não adúltero!
      Viva a família puritana brasileira bolsonariana!

  41. Paulo Henrique Amorim, no Conversaafiada, ataca pesadamente Lula, acusando de culpado na criação de Bolsonaro, e tenta cooptar eleitores para Ciro, a base de medo, dizendo que só Ciro vence Bolsonaro. Nessa reta final, os ataques vem de todos os lados.

    Lula Livre

  42. Penso comigo… Se o golpe prosperar, e Bolsonaro chegar a presidência… O que nos resta além de luta armada ou, o mais provável, sair do país? Viver com um sujeito desses no poder, e meu nome na lista de filiados do PT, me parece, arriscar ser Judeu na Alemanha Nazista.

    * Me pergunto o que aconteceria com pessoas como Fernando Brito, no regime “Bolsonaro / Mourão”…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *