Na eleição passada, certamente no cumprimento de seus deveres jornalísticos, Merval Pereira andou tomando uns cafezinhos na embaixada americana, trocando idéias sobre apenas aquilo que ele próprio já escrevia no jornal, é claro.
Desta vez, porém, parece que não repetiram o convite, talvez por se convencerem que as análises de Merval são não apenas ruins como, em geral, furadas.
Vejam como ele garantia que Marina estava sólida, há apenas três dias:
“Ao contrário do que anunciavam os blogs petistas e seus “trackings” imaginários, a candidata Marina Silva do PSB continua onde sempre esteve nas últimas semanas, na casa dos 30% das intenções de voto, mantendo uma razoável, e diria mesmo quase insuperável, distância do terceiro colocado, o tucano Aécio Neves, que depois de ter dado uma crescida alentadora, estacionou nos 19% dos votos.
Chega a ser engraçada, se não patética, a tentativa de institutos de pesquisa ligados ao PT de dar uma esperança ao candidato do PSDB, anunciando um “derretimento” da candidatura de Marina que não aconteceu segundo o Ibope. “
Como atenuante, Merval admite que houve recuperação de Dilma em relação à pesquisa em que Marina surgiu como um foguete , “mas essa recuperação aconteceu logo na pesquisa seguinte, pois há três semanas os números estão parados no mesmo lugar, com alternância de posições entre as duas dentro da margem de erro”
72 horas depois, após uma traulitada de 13 pontos de diferença no Datafolha, Merval se agarra no incrível e não dá o bigode a torcer:
“A propaganda eleitoral pelo rádio e televisão aparentemente não alavancou a candidatura de Dilma, que na semana anterior ao início do horário eleitoral tinha 36% dos votos e hoje chegou aos 40%. Também Aécio Neves continua na mesma situação em que entrou, tinha 20% e hoje tem 18%. Já Marina foi a única que cresceu, de 21% para 27%.”
Mas até Merval, o estóico, acaba por reconhecer que “a única que cresceu” agora, “na reta final da eleição sua trajetória é de queda”.
Dá para ver, com essa capacidade de antevisão e análise, porque os gringos resolveram economizar o café.
E, coitado, a desorientação é tanta que não consegue nem mesmo observar que, ao contrário do que diz, a tendência não é os eleitores tucanos abandonarem Aécio para darem “voto útil” a Marina mas a de Marina perder votos originalmente tucanos à medida em que vai se mostrando mais fraca.
Deviam chamar o feroz acadêmico. Afinal, Merval Pereira de marinista empedernido é um espetáculo que vale um café dos melhores.
63 respostas
Brito, continue postando as opiniões do Merval, pois, nada como uma leitura do que ele escreve para divertir a gente. Merval é a própria piada.
Concordo em gênero, número e grau!!
Tb acho…. Vamos fazer as análises deste acadêmico de creolina
Estas visitas a Embaixada não são para falar e sim escutar.
Descobriram que o merval é um analista político cabalístico que fala o que deseja que aconteça como se fosse verdade, acreditando que assim possa tornar realidade as suas palavras.
Fernado, não sei como fazer.
Mas ontem a noite, bem a noite, o SBT
Mostrava um gráfico que 40,3 éra maior que 40,8.
Obvio contra a Dilma.
Num outro gráfico mostrava duas variaveis diferentes.
Como intenção de votos e rejeição a Marina.
É obvio que a Marina Sobe…
Isto é permitido por lei???
Renato é que é no Sistema Bosta de Tv,…aí pode!
Ah! Que saudades do Carlos Zéfiro!
Existem muitos jornalistas iguais ao Merval . Sentados nos gabinetes com ar condicionado se julgam donos da verdade . Não andam pelas periferias. Só conversam com os que possuem opinião idêntica . São seres de outro planeta . Dogmáticos . Desconhecem a realidade da nação .
Para merval e asseclas ; ” Não adote a desonestidade como princípio ético ou moral : ela acabará por esmagá-los “. Anônimo .
Nilo, concordo inteiramente, inclusive, já fiz posts a respeito. Essa turma não tira a bunda da cadeira, não anda pelas estradas, não vai na padaria e nem no açougue. Eles não conversam com as pessoas comuns.
E se acham o máximo, e assim, fazem os seus escritos baseados no mundinho deles. Na verdade são uns vigaristas, travestidos de jornalistas.
Merval não passa de um sabujo mau caráter.
desculpem meus queridos companheiros/as de viagem, achar que o “grande irmão do norte”, com suas frotas de mariners, com sua surveillance global/NSA, os que dominam 80% comércio de armas, precisam do merval para alguma coisa, é acreditar que eles, os do norte, querem paz ou semeiam democracia.
Bider, bem, acho que você não entendeu: Os USA precisam de um ajudante-de-ordens, um mordomo local para assuntos aleatórios, entende? E aí o Merval cabe bem nesse figurino, indo de lá pra cá levando os recados e ordens da chefia. Como jornalista ele é um excelente “guardinha”, que me desculpem os guardinhas.
Esse cara é insignificante,,não perca tempo com essa gente.
Eu fico imaginando o constrangimento dos “imortais” sentados ao lado do imortal de nenhuma publicação, a se regalarem, no “chá das cinco”.
Pelo tamanho da boca do jacaré, o que vai dar de jornalista desempregado no PIG após as eleições, não será brincadeira.
Se fosse no tempo do voto em sédula de papel a Marina já podia comprar o vestido de posse, mas a urna eletrônica mudou esta história de ganhar eleição no grito e na mão grande. Ninguém com um mínimo de juízo vai trocar o que já conhece de bom e voltar aos tempos dos companheiros de Marina que quebraram o Brasil por três vezes, quebraram os estados e prefeituras que governaram. É só fazer uma comparação entre o Estado de São Paulo e a cidade de São Paulo. A cidade de São Paulo todas as vezes que elegeu o PSDB/DEM, os últimos foram Serra e Cassab, quebraram a cara, é por isso que o atual prefeito é do PT.
Ele já pensou em se dedicar ao humor?
“trackings imaginários”, hein, Merdal?!?
KKKKKKkkkk! Mistura de Mãe Dinah com Walter Mercado!
O pior é que eu tenho que ler,ver e ouvir artigos desse pulha,do Noblat,do Jabor,Míriam e de outros canalhas da Globo Rio em nosso Jornais,TVs e rádios.Acabaram com o Jornalismo Regional no Espírito Santo.Nossos pseudo Jornalistas capixabas repetem apenas o que esses medíocres escrevem, e se não repetirem, os papagaios curupaco papaco nativos alienados são despedidos na hora.MUDANÇAS JÁ…
Hélio
O caminho é não ler mais esses caras. Agente não vai mudá-los, gente que pensa assim pensará dessa forma para sempre. Figuras como Merval, Miriam e outros são os maiores exemplos de que as estruturas de poder centrado na imprensa de antigamente está se esgotando, e se acabando. Quanto mais diminuem, eles ficam mais virulentos. Cada vez mais, a grande imprensa, como é o caso da veja, só consegue falar para gente conservadora. E esse será o nicho de mercado para esses colunistas. Daqui a quatro anos, essa grande imprensa será apenas a velha e chata pequena imprensa de sempre.
Não se pode confundir análise com desejo!
”A propaganda eleitoral pelo rádio e televisão aparentemente não alavancou a candidatura de Dilma, que na semana anterior ao início do horário eleitoral tinha 36% dos votos e hoje chegou aos 40%”. Não entendi essa frase do merval pereira. Em apenas três linhas ele consegue se contradizer ao torturar seu próprio raciocínio que contradiz sua própria opinião, ao afirmar e negar ao mesmo tempo ó sentido que pretende atingir. Parece com que os filósofos da linguagem denominam de contradição performativa. O exemplo clássico é o seguinte: “Um grego afirma que todo grego sempre mente”. Aí vc pergunta. Essa frase, dita por um grego, é verdadeira ou falsa? Se for verdadeira, ela se mostra ao mesmo tempo falsa porque ela se contradiz entre o que afirma (todo grego mente) e o fato de pretender ser verdadeira, mostrando assim ser falsa. Sei que usar desse exemplo é muita areia para o caminhão do raciocínio do Merval. Fazer o que?
Saudações, caro Dilmar. Na verdade não se pode esperar que o cérebro do Merval chegue até essas conjecturas cretenses, já que queria ele apenas expressar que o crescimento de Dilma neste intervalo de tempo seria mínimo, pequeno, irrisório. Isto está longe de ser verdadeiro, já que são quatro alentados pontos, embicando para cima no último intervalo de tempo com o dobro do ângulo dos outros intervalos. Merval busca abstrair estas observações, mas não por faltar-lhe delas a consciência. É uma desajeitada forma de tentar alimentar seus famintos leitores e seguidores com algum naco de ilusória esperança.
Dilmar, seu exemplo é raciocínio lógico. Isso nem de longe chega ao cérebro do invertebrado Merdal.
A Blá-blá tinha 30% e aí “cresceu de 21 para 27%” ?!!
O Merval, além de ser um escritor (perdão escritores) medíocre também é ruim nas continhas de chegada.
Esse boneco de ventríloco é o detrito de maré baixa do cavalo do bandido. Não sabe nada de nada. Mas ganha bem, tem prestígio na empresa que trabalha e se acha no direito de escrever asneiras. Nunca li nada do que ele escreveu e estou feliz por isso. Ele não tem nada a acrescentar.
Essa RATAZANA,se assemelha ao torcedor do Olaria,que agora sim,vai ser campeão brasileiro da série A.claro que o Olaria não tem nada que ver com a torcida desse PÉ-FRIO!
Eu não sei o porque de compararem o MERVAL,ao asno clássico.Primeiro por que o ASNO CLÁSSICO,não é tão burro,e segundo por não ser PUXA-SACOS.Coitado do ASNO!
Com a palavra, meu mestre Darcy Ribeiro em Aos Trancos e Barrancos.“ Desejo apenas que este livro faça algum jovem pensar que é tempo de tomar este país nas mãos. Para construir aqui a beleza de nação que podemos ser. Havemos de ser! Para tanto, é indispensável impedir o passado de construir o futuro: quero dizer, tirar da gente que nos regeu e infelicitou através dos séculos o poder de continuar conformando-deformando nosso destino”. Dilma é Lula, Lula é Dilma 13! 2014.
A Embaixada Americana vai condená-lo por informações mentirosas.Lá traíra no mínimo é perpétua.
Esses senhores tabacudos não colocam em risco o PT, mas toda uma nação. É essencial para uma democracia que as pessoas tenham acesso à informação. Esses senhores são o resquício do pensamento ditatorial, fascista, oligárquico, entre outros. Usam sua inteligência para distorcer e ocultar a realidade. Mas seus esforços chegaram ao limite do ridículo.
Hahahahahahahahaha…Essa de economizar o café foi ótima! Agora o Imortal vai ter que se contentar em tomar chá e discutir literatura com o Sarney.
Mas são caras como ele que mantem o cotidiano mais alegre mesmo em momentos de turbulência econômica e bombardeio midiático. Merval, com sua pinta de ministro da primeira república, murchando -eleição após eleição- no decorrer do dia de apuração de votos é quase que um patrimônio nacional! Começa todo animadinho com os votos dos Jardins ou do Sudeste…E vai murchando….Murchando…
É DILMA DE NOVO COM A FORÇA DO POVO!!!!!!!!!!!
NO PRIMEIRO TURNO…CHORA TUCANALHA!!!!
O BRASIL É DO POVO!!!!
who the fuck is Merval?
hahahh!
An asshole!
Houve um filme brasileiro que se chamava “Mervalda Carne”…. rsrsrs
Escuto a CBN regularmente. É incrível como, apesar da subida notória de Dilma, eles, com seus analistas, continuam dizendo que Dilma não mostra subida nas pesquisas, que a campanha do PT é equivocada, que Marina continua firme, que segundo turno é outra campanha.
Esse Merval junto com o tal Sardemberg são patéticos.
Seria mais bonito eles dizerem: fazemos campanha contra o PT.Mas falarem em alto e bom som.
Coitado do Merval, vai ter que se contentar com o chazinho com os velhinhos da ABL
Me lembra de “Ali, o comediante” que nada mais foi o Sr. Mohamed Said Al-Sahaf, último ministro de Sadam Hussein, que aparecia na telinha da TV anunciando as “vitórias” fantásticas do exército do Iraque, em detrimento das forças da coligação EUA/Inglaterra, e outros. Merval, o cômico.
Isto é normal com os marginais americanos. Quando os bandidos não serve mais eles os descarta.
Ele pode não mais interessar, mas continua produzindo baixarias em profusão.
O novo escândalo do PIG é uma investigação contra a osmarina farinha e ovo.
Fico imaginando como esses marginais do PIG são resilientes, afastam a cada dia mais e mais leitores com tanta baixaria eleitoreira.
MORTE AO PIG !
Que saudade do Dr. Leonel de Moura Brizola.
Será que resta alguma dúvida que a rede gRobo não tem o mínimo amor/nacionalismo/consideração ao BRASIL, lugar onde ganham o pão de cada dia. Repito, TODOS, não importa por onde começar se é pelo Merdal, Bonner, Leitão, Garcia, Neubarth, Sardenberg, … etc, são todos APÁTRIDAS. Vendem a alma ao diabo por salários porque TODAS as críticas não são construtivas para os Brasileiros; são sim: 1) Degradar o PT; 2) Defender interesses da banca internacional anglo-sionista; 3) Obedecer a imprensa-empresa-press_tituta anglo-sionista; 4) Escamotear notícia, omitir notícia, tornar candidatos reféns dos interesses dessa turma anglo-sionista; 5) Fomentar discórdias com notícias meia-verdades; 6) ….; 7) …. etc. Pergunto: O que se faz com um traidor da Pátria, como esse Merdal? Pior que não só ele, teve um senador do Piauí que foi a embaixada dos EUA solicitar que os mesmos invadissem a Venezuela (o senador é um gordo que tem a língua PLEZA). E aí Bolsonaro? Também não na embaixada dos EUA tomar cafezinho e defender a matança de iSSrael na Palestina? Então esse Merdal atualmente já não está causando muita surpresa em trair o BRASIL. Querem mais que MaUrina? Pergunto: Quem dentro do GAFE+rede Bunderantes torce pelo BRASIL? NINGUÉM! Olha até o enrustido-direitinha Boechat criticou o discurso da DILMA na ONU. Se o mesmo pelo menos entendesse aquela situação causada/criada pela Arábia Maudita/EUA/Catar não abriria a matraca para pichar a DILMAR e defender o bandido do Bobama. Isto é o mínimo, do mínimo da ponta do icerberg que rola contra o BRASIL que anda por aí a raspadar gargantas para enganar os trouxas. ” O Que Não Presta Para o BRASIL Passa Na gRobo”. Bando de … .
Não sei é como ele se segura nesse canal, será por serem farinha do mesmo saco? deve ser.
Este Merval, se trabalha-se em uma empresa que fise-se jornalismo e não política partidária da pior espécie, já teria ” dançado ” a muito tempo. É de uma incapacidade intelectual abismal. É tão tendencioso que enrola-se em sua própria arrogância. Se a embaixada americana dependesse dele, estava em maus lençóis.
Quem escreve o que manda o patrão corre estes riscos. Quem é pragmático prevê o que está na cara, claro… No dia 25 a 27 de agosto todos consideravam a eleição da Dilma muito ameaçada. Depois da missa as coisas se assentaram e houve a recuperação. Mas o Merval teve que continuar no seu discurso apesar das evidências contrárias.
É por esta e outras que o seu emprego está garantido.
Alguém falou que a posição “política” do Merval é manifestação de ódio.
Mas, será só ódio? Penso que mais do que ódio o que o move seja a cega e já comum práxis midiática de desconstrução da realidade.
A propósito, o ódio é contra tudo e todos que possam contribuir para que o Brasil supere sua tragédia histórica. Ou seja: o injustificável e humilhante capitalismo selvagem. É essa a razão de tanta bronca contra o ex-presidente Lula; de tanta ódio contra o PT e tanta falácia contra a presidenta Dilma.
Quem é esse Merval?!?!?
Em primeiro lugar, o post é ótimo pelo humor e sagacidade. Os comentários, melhores que tudo. Mas acho que a gente se preocupa demais com esses personagens. Só eles e seu círculo mais íntimo acham que ainda têm alguma influência na sociedade. Já perderam TRÊS eleições seguidas (vamos reconhecer que não foi por falta de manobras e torcida. Foi falta de voto mesmo!)e ainda se acham analistas de alguma coisa. Deixa eles pra lá. Não tem nenhuma importância mesmo…
Como é que é? Institutos ligados ao PT? Hummmmm o ibope,um tal de Datafolha,são ligados a quem mesmo? Patéticos são os que mentem,caluniam,inventam factoides só para agradar a patrões e entreguistas tucanos.Patético é,porque ganhou um fardão no ajeito,achar que realmente é seja inteligente e “acadêmico”.Patético é manipular fatos para tentar enganar os incautos afim de que lobos travestidos em santinhos,éticos etc ganhem votos.
Merval é um zero à esquerda. Aliás, é a única vez que fica à esquerda de alguma coisa.
Quer dizer que Merdal vai comer na mão de Ayalde?
A agente da CIA?
Isso não é análise, é torcida. O cara torce, torce, mas torce tanto para que o seu candidato consiga pelo menos chegar ao segundo turno ou a Marina, para ter uma possibilidade de tirar o PT do governo. Essa torcida é tamanha que cai no ridículo.
Esse Merval eu ainda não sei porque cargas d’água faz parte da academia brasileira de letras(minúsculo mesmo). Vai entender. Se lá, têm o Sarney lá, FHC e mais algumas figuras, então, é possível entender. Mas fazendo uma comparação à Idade Média, quando os burgueses tinham ascensão econômica, mas não tinham o reconhecimento político e aceitação nos palácios que os nobres tinham. Esse burgueses para adquirir o mesmo reconhecimento começaram a comprar títulos de nobreza. Não estou dizendo que o Merval comprou a cadeira da ABL, com o FHC na reeleição, que depois eleito para a ABL, não sei se também comprou, mas é aquela coisa da vaidade muito maior do que o talento que faz o sujeito acreditar que merece tal homenagem. Ele acredita que entrará para a história como letrado da ABL mas, certamente, aqueles que estudam de fato e pesquisam sobre poesia e demais artes nem saberão quem foi Merval…Merval o que?
Merval nunca significou nada para brasil , povo, teleespectaores,e a literatura pois e uma fraude cultural deve-se submeter a academia de letras a uma auditoria se existe gente digna la nessa coisa eles tem que rever esta cadeira dada a merval.
Obs.estes caras nunca aprovaram grande escritor mario quintana para tal academia, alhas ele mesmo nao queria pois certa vez disse que lah nao era lugar de gente descente.
Esse Merval eu ainda não sei porque cargas d’água faz parte da academia brasileira de letras(minúsculo mesmo). Vai entender. Se lá, têm o Sarney lá, FHC e mais algumas figuras, então, é possível entender. Mas fazendo uma comparação à Idade Média, quando os burgueses tinham ascensão econômica, mas não tinham o reconhecimento político e aceitação nos palácios que os nobres tinham. Esse burgueses para adquirir o mesmo reconhecimento começaram a comprar títulos de nobreza. Não estou dizendo que o Merval comprou a cadeira da ABL, com o FHC na reeleição, que depois eleito para a ABL, não sei se também comprou, mas é aquela coisa da vaidade muito maior do que o talento que faz o sujeito acreditar que merece tal homenagem. Ele acredita que entrará para a história como letrad
Como o processo eleitoral de 2014 tornou-se bastante complexo, os amadores foram perdendo a vez.
Por mais que os chamados jornalistas da chamada grande imprensa disponham de púlpitos – às vezes trono – para deitar falação sobre tudo: política, economia, educação, saúde, meio ambiente, segurança pública e quetais, eles abusam da utilização desse espaço e confundem seus fiéis leitores com análises políticas totalmente despropositadas. E sempre, tratando os seus seguidores como fiéis idiotas.
Com o advento da tribuna livre da internet esses analistas se complicam cada vez mais. E cada vez mais se evidencia a sua incompetência e incorrigível desonestidade intelectual. Eles mostram exatamente o que são: simples serviçais dos seus exigentes patrões.
O grande patético é ele próprio,que chamava o leve aumento do Aécio, de “alentador”. Alentador pra ele? Quer dizer que ele e seus trackings são ligados ao Aécio e à Marina e são maravilhosos,mas os trackings que davam crescimento da Dilma,eram ligados ao PT, e por isso espúrios,nefastos??
O cara é 100% um beócio.
Espero que apos as eleições a zelite entreguista brasileira continuem aturando pobre andando de avião, fazendo faculdade, empregos com carteira assinada e por ai vai.
hahahahahahahahahahaha Esse senhor é uma comédia…..coitado, deve pensar que seus delirios são uma extensão da realidade. Pobre Merval.
O desespero é grande na casa grade a Globo está apavorada com ley dos medios, vai acabar com oligopólio e o monopólio da mídia no Brasil. Vão ter que vender metade dos seus ativo. Eu só quero vê é o fim da Globo no Brasil.
Para quem quase não vê a grobo… quem é esse Merval?