Reproduzo, porque é histórico, o discurso de Dilma Rousseff em sua posse, no Congresso.
Afirmação e reafirmação dos compromissos assumidos não apenas durante a campanha, mas por toda a vida de uma mulher a quem os mais agudos críticos não podem negar coragem, valor e honradez pessoais e coerência.
Uma vida, como disse ela, de quem tem “um coração valente que não tem medo da luta”.
Fé aos descrentes, força aos que fraquejam, paciência aos que têm dificuldades em esperar reunir as forças para que mudanças se solidifiquem e as percepções se limpem de tanto veneno que nos lançaram.
Leia e compartilhe os sentimentos que nos inspiram para resistir a todas as dificuldades.
Se desejar, coloco ao final o link para o vídeo.
O Discurso de Posse de Dilma Rousseff
Senhoras e Senhores,
Volto a esta casa com a alma cheia de alegria, de responsabilidade e de esperança.
Sinto alegria por ter vencido desafios e honrado o nome da mulher brasileira.
O nome de milhões de guerreiras anônimas que, voltam a ocupar, encarnadas na minha figura, o mais alto posto de nossa grande nação.
Encarno outra alma coletiva que amplia ainda mais a minha responsabilidade e a minha esperança.
O projeto de nação que é detentor do mais profundo e duradouro apoio popular da nossa história democrática.
Este projeto de nação triunfou e permanece, devido aos grandes resultados que conseguiu até agora, e porque o povo entendeu que este é um projeto coletivo de longo prazo.
Este projeto pertence ao povo brasileiro e, mais que nunca, é para o povo e com o povo que vamos governar.
A partir do extraordinário trabalho iniciado pelo governo do presidente Lula e continuado por nós, temos hoje a primeira geração de brasileiros que não vivenciou a tragédia da fome.
Resgatamos 36 milhões da extrema pobreza, 22 milhões apenas em meu primeiro governo.
Nunca tantos brasileiros ascenderam às classes médias.
Nunca tantos brasileiros conquistaram tantos empregos com carteira assinada.
Nunca o salário mínimo e os demais salários se valorizaram por tanto tempo e com tanto vigor.
Nunca tantos brasileiros se tornaram donos de suas próprias casas.
Nunca tantos brasileiros tiveram acesso ao ensino técnico e à universidade.
Nunca o Brasil viveu um período tão longo sem crises institucionais.
Nunca as instituições foram tão fortalecidas e respeitadas, e nunca se apurou e puniu com tanta transparência a corrupção.
Em nossos governos, cumprimos o compromisso fundamental de oferecer, a uma população enorme de excluídos, os direitos básicos que devem ser assegurados a qualquer cidadão.
O direito de trabalhar, de alimentar a família, de educar e acreditar em um futuro melhor para seus filhos.
Isso que era tanto para uma população que tinha tão pouco, tornou-se pouco para uma população que conheceu, enfim, governos que a respeitam e que realmente se esforçam para protegê-la.
A população quis que ficássemos porque viu o resultado do nosso trabalho, compreendeu as limitações que o tempo nos impôs e concluiu que poderemos fazer muito mais.
O recado que o povo nos mandou não foi só de reconhecimento e confiança, foi também um recado de quem quer mais e melhor.
Por isso, a palavra mais repetida na campanha foi mudança, e o tema mais invocado foi reforma.
Por isso, eu repito hoje, nesta solenidade de posse: fui reconduzida à Presidência para continuar as grandes mudanças do país e não trairei este chamado.
O povo brasileiro quer mudanças, quer avançar, quer mais.
É isso que também quero!
É isso que vou fazer, com destemor mas com humildade, contando com o apoio desta Casa e com a força do povo.
Este ato de posse é, antes de tudo, uma cerimônia de reafirmação e ampliação de compromissos. É a inauguração de uma nova etapa neste processo histórico de mudanças sociais do Brasil.
Faço questão, também, de renovar, nesta Casa, meu compromisso de defesa permanente e obstinada da Constituição, das leis, das liberdades individuais, dos direitos democráticos, da mais ampla liberdade de expressão e dos direitos humanos.
Queridos brasileiros e queridas brasileiras,
Em meu primeiro mandato, o Brasil alcançou um feito histórico: superamos a extrema pobreza.
Mas como eu disse – e sei que é expectativa de todos os brasileiros – o fim da miséria é só um começo.
Agora, é a hora de prosseguir com o nosso projeto, de perseguir novos objetivos. É hora de melhorar o que está bom, corrigir o que é preciso e fazer o que o povo espera de nós.
Sim, neste momento, ao invés de simplesmente garantir o mínimo necessário, temos que lutar para oferecer o máximo possível. Vamos precisar, governo e sociedade de paciência, coragem, persistência, equilíbrio e humildade para vencer os obstáculos. E venceremos
O povo brasileiro quer democratizar, cada vez mais a renda, o conhecimento e o poder.
O povo brasileiro quer educação, saúde, e segurança de mais qualidade.
O povo brasileiro quer ainda mais transparência e mais combate a todos os tipos de crimes, especialmente a corrupção – e quer que o braço da justiça alcance a todos de forma igualitária.
Eu não tenho medo de encarar estes desafios, até porque sei que não vou enfrentar esta luta sozinha.
Sei que conto com o apoio dos senhores e das senhoras parlamentares, legítimos representantes do povo neste Congresso Nacional.
Sei que conto com o apoio do meu querido vice-presidente, Michel Temer, parceiro de todas as horas.
Sei que conto com o esforço dos homens e mulheres do Judiciário.
Sei que conto com o forte apoio da minha base aliada, de cada liderança partidária de nossa base e com os ministros e ministras que estarão, a partir de hoje, trabalhando ao meu lado pelo Brasil.
Sei que conto com o apoio de cada militante do meu partido, o PT, e da militância de cada partido da base aliada, representados aqui pelo mais destacado militante e maior líder popular da nossa história, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Sei que conto com o apoio dos movimentos sociais e dos sindicatos; e sei o quanto estou disposta a mobilizar todo povo brasileiro neste esforço para uma nova arrancada do nosso querido Brasil.
Assim como provamos que é possível crescer e distribuir renda, vamos provar que se pode fazer ajustes na economia sem revogar direitos conquistados ou trair nossos compromissos sociais.
Vamos provar que depois de fazermos políticas sociais que surpreenderam o mundo, é possível corrigir eventuais distorções e torná-las ainda melhores.
É inadiável, também, implantarmos práticas políticas mais modernas e éticas e por isso mesmo mais saudáveis.
É isso que torna urgente e necessária a reforma política.
Uma reforma profunda que é responsabilidade constitucional desta Casa, mas que deve mobilizar toda a sociedade na busca de novos métodos e novos caminhos para nossa vida democrática. Reforma política que estimule o povo brasileiro a retomar seu gosto e sua admiração pela política.
Queridas brasileiras e queridos brasileiros,
Neste momento solene de posse é importante que eu detalhe algumas ações e atitudes concretas que vão nortear nosso segundo mandato.
As mudanças que o país espera para os próximos quatro anos dependem muito da estabilidade e da credibilidade da economia.
Isso, para mim, não é novidade.
Sempre orientei minhas ações pela convicção sobre o valor da estabilidade econômica, a centralidade do controle da inflação, o imperativo da disciplina fiscal e a necessidade de conquistar e merecer a confiança dos trabalhadores e dos empresários.
Mesmo em meio a um ambiente internacional de extrema instabilidade e incerteza econômica, o respeito a esses fundamentos econômicos nos permitiu colher resultados positivos.
Em todos os anos do meu primeiro mandato, a inflação permaneceu abaixo do teto da meta e assim vai continuar.
Na economia, temos com o quê nos preocupar, mas também temos o que comemorar.
O Brasil é hoje a 7ª economia do mundo, o 2º maior produtor e exportador agrícola, o 3º maior exportador de minérios, o 5º país que mais atrai investimentos estrangeiros, o 7º em acúmulo de reservas cambiais e o 3º maior usuário de internet.
Além disso, a dívida líquida do setor público é hoje menor do que no início do meu mandato.
As reservas internacionais estão em patamar histórico, na casa dos 370 bilhões de dólares.
Os investimentos estrangeiros diretos atingiram, nos últimos quatro anos, volumes recordes.
Mais importante: a taxa de desemprego está nos menores patamares já vivenciados na história de nosso país.
Geramos 5 milhões e 800 mil empregos formais em um período em que o mundo submergia em desemprego.
Porém queremos avançar ainda mais e precisamos fazer mais e melhor!
Por isso, no novo mandato vamos criar, por meio de ação firme e sóbria na economia, um ambiente ainda mais favorável aos negócios, à atividade produtiva, ao investimento, à inovação, à competitividade e ao crescimento sustentável. Combateremos sem tréguas a burocracia.
Tudo isso voltado para o que é mais importante e mais prioritário: a manutenção do emprego e a valorização do salário, muito especialmente, a política de valorização do salário mínimo que continuaremos assegurando.
Mais que ninguém sei que o Brasil precisa voltar a crescer.
Os primeiros passos desta caminhada passam por um ajuste nas contas públicas, um aumento na poupança interna, a ampliação do investimento e a elevação da produtividade da economia.
Faremos isso com o menor sacrifício possível para a população, em especial para os mais necessitados.
Reafirmo meu profundo compromisso com a manutenção de todos os direitos trabalhistas e previdenciários.
Temos consciência que a ampliação e a sustentabilidade das políticas sociais exige equidade e correção permanente de distorções e eventuais excessos.
Vamos mais uma vez derrotar a falsa tese que afirma existir um conflito entre a estabilidade econômica e o investimento social e em infraestrutura.
Ao falar dos desafios da nossa economia, faço questão de deixar uma palavra aos milhões de micro e pequenos empreendedores do Brasil.
Em meu primeiro mandato, aprimoramos e universalizamos o Simples e ampliamos a oferta de crédito para os pequenos empreendedores.
Quero, neste novo mandato, avançar ainda mais. Pretendo encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de lei criando um mecanismo de transição entre as categorias do Simples e os demais regimes tributários.
Vamos acabar com o abismo tributário que faz os pequenos negócios terem medo de crescer. Porque se o pequeno negócio não cresce, o país também não cresce.
Nos dedicaremos, ainda, a ampliar a competitividade do nosso país e das nossas empresas.
Daremos prioridade ao desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação, estimulando e fortalecendo as parcerias entre o setor produtivo e nossos centros de pesquisa e universidades.
Um Brasil mais competitivo está nascendo também, a partir dos maciços investimentos em infraestrutura, energia e logística.
Desde 2007, foram duas edições do Programa de Aceleração do Crescimento –o PAC-1 e o PAC-2– que totalizaram cerca de 1 trilhão e 600 bilhões de reais em investimentos em milhares de kms de rodovias, de ferrovias; em obras nos portos, terminais hidroviários e em aeroportos. Na expansão da geração e da rede de transmissão de energia. Em obras de saneamento e ligações de energia do Luz para Todos.
Com o Programa de Investimentos em Logística, demos um passo adiante, construindo parcerias com o setor privado, implementando um novo modelo de concessões que acelerou a expansão e permitiu um salto de qualidade de nossa logística.
Asseguramos a concessão de aeroportos e de milhares de km de rodovias e a autorização para dezenas de novos terminais portuários de uso privado.
Agora, vamos lançar o PAC 3 e o Programa de Investimento em Logística 2. Assim, a partir de 2015 iniciaremos a implantação de uma nova carteira de investimento em logística, energia, infraestrutura social e urbana, combinando investimento públicos e parcerias privadas.
Vamos o aprimorar os modelos de regulação, o mercado privado de crédito de longo prazo, as garantias para financiamento de projetos de grande vulto.
Reafirmo ainda meu compromisso de apoiar Estados e municípios na tão desejada expansão da infraestrutura de transporte coletivo em nossas cidades.
Está em andamento uma carteira de 143 bilhões de reais em obras de mobilidade urbana por todo o Brasil.
Assinalo que, neste novo mandato, daremos especial atenção à infraestrutura que vai nos conduzir ao Brasil do futuro: a rede de internet em banda larga.
Em 2014, em um esforço conjunto com este Congresso Nacional, demos ao Brasil uma das legislações mais modernas do mundo na área da internet, o Marco Civil da Internet.
Reitero aqui meu compromisso de, nos próximos quatro anos, promover a universalização do acesso a um serviço de internet em banda larga barato, rápido e seguro.
Quero reafirmar o compromisso de continuar reduzindo os desequilíbrios regionais, impulsionando políticas transversais e projetos estruturantes, especialmente no Nordeste e na região Amazônica. Foi decisivo mitigar o impacto desta prolongada seca no semi-árido nordestino, mas mais importante será a conclusão da nova e transformadora infraestrutura de recursos hídricos perenizando 1.000 km de rios, combinada com o importante investimento social em mais de um milhão de cisternas.
Senhoras e Senhores
Gostaria de anunciar agora o novo lema do meu governo.
Ele é simples, direto e mobilizador.
Reflete com clareza qual será a nossa grande prioridade e sinaliza para qual setor deve convergir o esforço de todas as áreas de governo.
Nosso lema será: Brasil, pátria educadora!
Trata-se de lema com duplo significado. Ao bradarmos “Brasil, pátria educadora” estamos dizendo que a educação será a prioridade das prioridades, mas também que devemos buscar, em todas as ações do governo, um sentido formador, uma prática cidadã, um compromisso de ética e sentimento republicano.
Só a educação liberta um povo e lhe abre as portas de um futuro próspero.
Democratizar o conhecimento significa universalizar o acesso a um ensino de qualidade em todos os níveis –da creche à pós-graduação; para todos os segmentos da população– dos mais marginalizados, os negros, as mulheres e todos os brasileiros.
Ao longo deste novo mandato, a educação começará a receber volumes mais expressivos de recursos oriundos dos royalties do petróleo e do fundo social do pré-sal.
Assim, à nossa determinação política se somarão mais recursos, mais investimentos.
Vamos continuar expandindo o acesso às creches e pré-escolas para todos, garantindo o cumprimento da meta de universalizar, até 2016, o acesso de todas as crianças de 4 e 5 anos à pré-escola.
Daremos sequência à implantação da alfabetização na idade certa e da educação em tempo integral.
Ênfase especial daremos ao ensino médio, buscando em parceria com os Estados efetivar mudanças curriculares e o aprimoramento da formação dos professores.
O Pronatec oferecerá, até 2018, 12 milhões de vagas para que nossos jovens, trabalhadores e trabalhadoras tenham mais oportunidades de conquistar melhores empregos e possam contribuir ainda mais para o aumento da competitividade da economia brasileira.
Darei especial atenção ao Pronatec Jovem Aprendiz, que permitirá às micro e pequenas empresas contratarem um jovem para atuar em seu estabelecimento.
Vamos continuar apoiando nossas universidades e estimulando sua aproximação com os setores mais dinâmicos da nossa economia.
O Ciência Sem Fronteiras vai continuar garantindo bolsas de estudo nas melhores universidades do mundo para 100 mil jovens brasileiros.
Queridas brasileiras e queridos brasileiros.
O Brasil vai continuar como o país lider, no mundo, em políticas sociais transformadoras.
Aos beneficiários do Bolsa Família continuaremos assegurando o acesso às políticas sociais e a novas oportunidades de renda. Destaque será dado à formação profissional dos beneficiários adultos e à educação das crianças e dos jovens.
Com a terceira fase do Minha Casa Minha Vida contrataremos mais 3 milhões de novas moradias, que se somam às 2 milhões de casas entregues até 2014 e às 1 milhão e 750 mil moradias em construção, que serão entregues neste segundo mandato.
Na saúde, reafirmo nosso compromisso de fortalecer o SUS.
Sem dúvida, a marca mais importante de meu primeiro mandato foi a implantação do Mais Médicos, levando atendimento básico de saúde a 50 milhões de brasileiros que não tinham acesso, nas áreas mais vulneráveis do nosso país.
Persistiremos ampliando as vagas em graduação e em residência médica, para que cada vez mais jovens brasileiros possam se tornar médicos e assegurar atendimento ao povo brasileiro.
Neste segundo mandato, vou implantar o Mais Especialidades para garantir o acesso resolutivo e em tempo oportuno aos pacientes que necessitem de consulta com especialista, exames e os respectivos procedimentos.
Meus amigos e minhas amigas,
Assumo com todas as brasileiras e brasileiros o compromisso de redobrar nossos esforços para mudar o quadro da segurança pública em nosso País.
Instalaremos centros de comando e controle em todas as capitais, ampliando a capacidade de ação de nossas polícias e a integração dos órgãos de inteligência e das forças de segurança pública.
Reforçaremos as ações e a nossa presença nas fronteiras para o combate ao tráfico de drogas e de armas com o Programa Estratégico de Fronteiras.
Vou propor ao Congresso Nacional alterar a Constituição Federal, para tratar a segurança pública como atividade comum de todos os entes federados, permitindo à União estabelecer diretrizes e normas gerais válidas para todo o território nacional, para induzir políticas uniformes no país e disseminar a adoção de boas práticas na área policial.
Senhoras e senhores,
Investimos muito e em todo o País sem abdicar, um só momento, de nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental do nosso desenvolvimento.
Um dado explicita este compromisso: alcançamos, nos quatro anos de meu primeiro mandato, as quatro menores taxas de desmatamento da Amazônia.
Nos últimos 4 anos, o Congresso Nacional aprovou um novo Código Florestal e implementamos o Cadastro Ambiental Rural – CAR. Vamos aprofundar a modernização de nossa legislação ambiental e, já a partir deste ano, nos engajaremos fortemente nas negociações climáticas internacionais para que nossos interesses sejam contemplados no processo de estabelecimento dos parâmetros globais de redução de emissões.
Nossa inserção soberana na política internacional continuará sendo marcada pela defesa da democracia, pelo princípio de não-intervenção e respeito à soberania das nações, pela solução negociada dos conflitos, pela defesa dos Direitos Humanos, pelo combate à pobreza e às desigualdades, pela preservação do meio ambiente e pelo multilateralismo.
Insistiremos na luta pela reforma dos principais organismos multilaterais, cuja governança hoje não reflete a atual correlação de forças global.
Manteremos a prioridade à América do Sul, América Latina e Caribe, que se traduzirá no empenho em fortalecer o Mercosul, a Unasul e a Comunidade dos Países da América Latina e Caribe (CELAC), sem discriminação de ordem ideológica.
Da mesma forma será dada ênfase a nossas relações com a África, com os países asiáticos e com o mundo árabe.
Com os BRICS, nossos parceiros estratégicos globais –China, Índia, Rússia e África do Sul– avançaremos no comércio, na parceria científica e tecnológica, nas ações diplomáticas e na implementação do Banco de desenvolvimento e na implementação do acordo contingente de reservas.
É de grande relevância aprimorarmos nosso relacionamento com os Estados Unidos, por sua importância econômica, política científica e tecnológica, sem falar no volume de nosso comércio bilateral.
O mesmo é válido para nossas relações com a União Européia e com o Japão, com os quais temos laços fecundos.
Em 2016, os olhos do mundo estarão mais uma vez voltados para o Brasil, com a realização das Olimpíadas.
Temos certeza que mais vez, como na Copa, vamos mostrar a capacidade de organização dos brasileiros e, agora, numa das mais belas cidades do mundo o nosso Rio de Janeiro.
Brasileiros e Brasileiras,
Tudo que estamos dizendo, tudo que estamos propondo converge para um grande objetivo: ampliar e fortalecer a democracia, democratizando verdadeiramente o poder.
Democratizar o poder significa lutar pela reforma política, ouvir com atenção a sociedade e os movimentos sociais e buscar a opinião do povo para reforçar a legitimidade das ações do Executivo.
Democratizar o poder significa combater energicamente a corrupção.
A corrupção rouba o poder legítimo do povo. A corrupção ofende e humilha os trabalhadores, os empresários e os brasileiros honestos e de bem.
A corrupção deve ser extirpada.
O Brasil sabe que jamais compactuei com qualquer ilícito ou malfeito. Meu governo foi o que mais apoiou o combate à corrupção, por meio da criação de leis mais severas, pela ação incisiva e livre de amarras dos órgãos de controle interno, pela autonomia da Polícia Federal como instituição de Estado, e pela independência assegurada ao Ministério Público.
Os governos e a justiça estarão cumprindo os papéis que se espera deles se punirem exemplarmente os corruptos e corruptores.
A luta que vimos empreendendo contra a corrupção, e principalmente contra a impunidade de corruptos e corruptores, ganhará ainda mais força com um pacote de medidas que me comprometo a submeter à apreciação do Congresso Nacional ainda no primeiro semestre.
São cinco medidas: transformar em crime e punir com rigor os agentes públicos que enriquecem sem justificativa ou não demonstrem a origem dos seus ganhos; modificar a legislação eleitoral para transformar em crime a prática de caixa 2; criar uma nova espécie de ação judicial que permita o confisco dos bens adquiridos de forma ilícita ou sem comprovação; alterar a legislação para agilizar o julgamento de processos envolvendo o desvio de recursos públicos; e criar uma nova estrutura no Poder Judiciário que dê maior agilidade e eficiência às investigações e processos movidos contra aqueles que possuem foro privilegiado.
Em sua essência, essas medidas têm o objetivo de garantir processos e julgamentos mais rápidos e punições mais duras, mas jamais poderão agredir o amplo direito de defesa e o contraditório.
Estou propondo um grande pacto nacional contra a corrupção, que envolve todas as esferas de governo e todos os núcleos de poder, tanto no ambiente público como no ambiente privado.
Senhoras e Senhores,
Como fiz na minha diplomação, quero agora me referir a nossa Petrobrás, uma empresa com 86 mil empregados dedicados e honestos que teve, lamentavelmente, alguns servidores que não souberam honrá-la, sendo atingidos pelo combate à corrupção.
A Petrobrás já vinha passando por um vigoroso processo de aprimoramento de gestão. A realidade atual só faz reforçar nossa determinação de implantar, na Petrobrás, a mais eficiente e rigorosa estrutura de governança e controle que uma empresa já teve no Brasil.
A Petrobrás é capaz disso e muito mais. Ela se tornou a maior empresa do mundo em capacitação técnica para a prospecção em águas profundas. Daí resultou a maior descoberta de petróleo deste início de século – as jazidas do pré-sal, cuja exploração, que já é realidade, vai tornar o Brasil um dos maiores produtores do planeta.
Temos muitos motivos para preservar e defender a Petrobrás de predadores internos e de seus inimigos externos.
Por isso, vamos apurar com rigor tudo de errado que foi feito e fortalecê-la cada vez mais.
Vamos, principalmente, criar mecanismos que evitem que fatos como estes possam voltar a ocorrer.
O saudável empenho da justiça de investigar e punir deve também nos permitir reconhecer que a Petrobrás é a empresa mais estratégica para o Brasil e a que mais contrata e investe no país.
Temos, assim, que saber apurar e saber punir, sem enfraquecer a Petrobrás, nem diminuir a sua importância para o presente e para o futuro.
Não podemos permitir que a Petrobrás seja alvo de um cerco especulativo dos interesses contrariados com a adoção do regime de partilha e da política de conteúdo local, que asseguraram ao nosso povo, o controle sobre nossas riquezas petrolíferas.
A Petrobrás é maior do que quaisquer crises e, por isso tem capacidade de superá-las e delas sair mais forte.
Queridos brasileiros e queridas brasileiras,
O Brasil não será sempre um país em desenvolvimento.
Seu destino é ser um país desenvolvido e justo, e é este destino que estamos construindo.
Uma nação em que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades: de estudar, trabalhar, viver em condições dignas na cidade e no campo.
Um país que respeita e preserva o meio ambiente e onde todas as pessoas possam ter os mesmos direitos: à liberdade de informação e de opinião, à cultura, ao consumo, à dignidade, à igualdade independentemente de raça, credo, gênero ou sexualidade.
Dedicarei obstinadamente todos os meus esforços para levar o Brasil a iniciar um novo ciclo histórico de mudanças, de oportunidades e de prosperidade, alicerçado no fortalecimento de uma política econômica estável, sólida, intolerante com a inflação, e que nos leve a retomar uma fase de crescimento robusto e sustentável, com mais qualidade nos serviços públicos.
Assumo aqui um compromisso com o Brasil que produz e com o Brasil que trabalha.
Reafirmo também o meu respeito e a minha confiança no Poder Judiciário, no Congresso Nacional, nos partidos e nos representantes do povo brasileiro.
Reafirmo minha fé na política que transforma para melhor a vida do povo.
Peço aos senhores e as senhoras parlamentares que juntemos as mãos em favor do Brasil, porque a maioria das mudanças que o povo exige tem que nascer aqui, na grande casa do povo.
Meus amigos e minhas amigas,
Já estive algumas vezes perto da morte e destas situações saí uma pessoa melhor e mais forte.
Sou ex-opositora de um regime de força que provocou em mim dor e me deixou cicatrizes, mas que jamais destruiu em mim o sonho de viver num país democrático e a vontade de lutar e construir este sonho.
Por isso, me emociono ao dizer que sou uma sobrevivente.
Se me permitem, quero dizer mais: pertenço a uma geração vencedora.
Duas características que me aproximam do povo brasileiro – ele também, um sobrevivente e um vitorioso, que jamais abdica de seus sonhos.
Deus colocou em meu peito um coração cheio de amor pelas pessoas e por minha pátria.
Mas antes de tudo um coração valente que não tem medo da luta.
Um coração, sim, que dispara no peito com a energia do amor, do sonho e da esperança.
Um coração tão cheio de fé no Brasil que não tem medo de proclamar: vamos vencer todas dificuldades, porque temos a chave para isso.
Esta chave pode ser resumida num verso com sabor de oração:
“O impossível se faz já; só os milagres ficam para depois”.
Muito Obrigada.
Viva o Brasil! Viva o Povo Brasileiro!
56 respostas
Enquanto isso Rolando Lero, continua fazendo merda. EM VÍDEO NA FAZENDA DE CLÁUDIO, AÉCIO PEDE: “NÃO VAMOS NOS DISPERSAR”
predadores internos, nada mais revelador….. deve ter dado choque em determinadas “espinhas”…..
Pois então, aos 36:32, quando Dilma fala “Predadores internos e inimigos externos” o vídeo trava e não rola mais . . . . . .
Eu por exemplo gostei do discurso do governador de Minas Gerais, que vai fazer uma auditoria interna em todas as pastas da gestão anterior, pra que o povo meneiro saiba quem é realmente os politicos que geriam o Estado, com o propalado choque de getão que segundo dizem foi a maoior falacia de Aécio e seu sucessores, de resto todo governo novo deveria fazer o mesmo porque nós sabemos que quando se trata de PSDB no que se refere as privatizações o caso foi escabroso, foi um entreguismo desavergonhado sem precedentes, e o Lula deveria ter feito o que vai fazer por exemplo o Fernando Pimentel.
Eu sinceramente ainda estou com medo desse boato de abertura do capital da caixa, coisa q vejo pouca gente falando, pq quem disse essas coisas foram os outros…
Boa noite,
sou petista desde criança, mas já passou dá hora do “PT” cravado na imagem do presidente da republica por uma basta na imoralidade que é esse congresso, caso precise vá a tv e convoque a população. Chega de tanto desmando das casas, dos deputados e senadores. Tá na hora de mudanças profundas e passa por essa instituição que é o congresso nacional. Só haverá queda de juros se ouve menos corrupção, só haverá menos desigualdade se tivermos menos corrupção e só haverá crescimento do Brasil como nação com menos desigualdade com zero de corrupção. Essa é a verdade, um Brasil justo com toda suas cores que faz seu povo em berço esplêndido. Chegar de morar as margens do Brasil e só sermos lembrados em época de voto ou de discurso. Quero o que é por direito nosso, nossa casa o Brasil que embala nossa gente e cobre em verde e amarelo nosso povo. Precisamos já de medidas enérgicas que tem o povo no apoio e o exercito, pois esse nos últimos 16 anos foi o mais contemplado com armamentos de ultima geração. Também na na hora do exercito brasileiro escolher o que ele quer, um país forte e soberano ou o quintal da mãe Joana. Já passou da hora só desenvolvimento da Bomba Atômica pela marinha brasileira com o ITA com o foguete VLS. Só seremos soberanos em nossas vontades e desejosos em posse do medo daqueles que quer um povo como seus escravos. A AMÉRICA PARA OS AMERICANOS, MAS O BRASIL PARA NOSSO POVO!!!
Assisti a transmissão da posse pela Globo News (casa de um amigo) e gostei muito do discurso da Presidenta, integralmente. Logo após vieram os comentaristas (que entendem de tudo!) e dê-lhe críticas. Quase tive náuseas.
Eles são pagos pra isso. Não sei até quando os “empresários” da Globo vão suportar, porque o comentaristas não dão resultado. Há 12 anos eles tentam tirar o PT do poder e não conseguem. E é sabido: quem não apresenta resultados, rua! Veja os casos de Fernando Rodrigues, da Eliane Tucanhede, ambos da Folha. Os da Globo também estão entrando nesse patamar. Sem resultado, rua!
Eu mudei imediatamente de canal depois do primeiro comentário ridículo do Alexandre Garcia e consegui assistir serenamente a posse.
Aqui em casa, não assistimos mais a Globo e cancelamos a assinatura dos jornalões. Temos o TIJOLAÇO e outros blogs sujos para nos informar de forma reflexiva e crítica. A depender de mim, Cristiana Lobo, Miriam Porcão e Sardenberg, ficarão no esquecimentos. Quanto ao Alexandre Garcia, o menino de recado da ditadura, isso é um infeliz.
Ivoni, como imaginei a canalhice que seria as transmissões dos canais abertos, fui para a internet e puxei a “posse”. Abri três canais, a TV NBR que faz parte das minhas preferidas, a bobo news e a G(lobo). Em três minutos descartei a G(lobo) – vergonhosa apesar da excelente imagem. Como a bobo news estava com a transmissão a uns 30 segundos atrasada, a mantive aberta para ouvir seus comentários em momentos de maior energia. Como sempre jorraram fofocas, impressões particularizadas, adivinhações e aberrações, tudo dando a clara impressão ter o intuito de diminuir o momento, o ato histórico, enfim diminuir o pais. Tudo partindo de um ajuntamento de profissionais de conhecimento ecléticos (pois sabem tudo de tudo – eu disse sabem, e não manjam) inclusive está comprovado que neste grupo cabe o lobilho, pela sua sabedo-ria. Covarde a missão que estes senhores estão direcionados fazer ao com o Brasil e com nós brasileiros. Mas, vi respostas no discurso. Exitem canais alternativos, a TV NBR tem que ser mais valorizada e mais difundida. Optei por assistir por ela e fiquei muito satisfeito, nenhum daqueles sáaaaabiiioooos teve a oportunidade de me atrapalhar e mexer com meu humor.
E o ZÉro à esquerda (o lento) continuou… Porque será?
Vida longa para Dilma a Magnífica ! Viva o Povo Brasileiro !
Pessoal, vamos deixar de falar, comentar sobre os jornalistas do PIG mencionando os respectivos nomes. Toda vez que postamos os nomes destes senhores, como: Merval, Fernando Rodrigues, Cantanhede, Dora Kramer, Camarotti, Reinaldo, Arnaldo Jabor, Miriam Leitão e outros estamos valorizando toda esta cambada oposicionistas(PSDB). De agora em diante devemos falar, comentar sem informar os nomes destes”senhores”, exemplo: o jornalista da folha escreveu…o da Globo, do Estadão, da Veja… assim por diante. Não devemos promover esta cambada direitista.
Ok, recordando dos livros do Harry Potter, os citarei como “os vcs sabem quem”? :P creio q nem o nome do jornal/revista deveria/m ser lembrado/s… kkk abaixo pig!
Assim que os comentaristas da Globo News começaram a falar merda, mudei de canal. Quem acredita ainda ou dá ouvidos aos comentários desses imbecis?Vade retro1
Mesmo com a alegria da vitória de Dilma, tinha calafrios de ansiedade e terror virtual só de pensar do que nos livramos, do Aécio subindo aquela rampa do planalto.
O susto do Henrique Alves com o primeiro tiro de canhão é muito engraçado. Depois do susto ele imediatamente olha para a Presidente Dilma. Será que ele pensou que era um atentado?
Isso foi mesmo engraçado. O tal deputado quase cai de susto e a Dilma nem piscou. Coração valente essa Dilma!
kkkkkkkkkkkkkk Gerson, isso foi o melhor, eu e minha irmã rimos muito aqui em casa nessa.
Minha irmã é policial, ai ela até brincou, se falasse ali na hora pega ladrão, o Alves ia correr e muito.
Quanto ao discurso da Dilma, genérico demais e sem mostrar uma direção forte e firme para onde irá o segundo governo dela.
O playboy deve ter usado o aeroporto de Cláudio hoje para beber umas pingas de sua produção particular. Nem uma única notinha a respeito do rapaz.
VAMOS DILMA CORAÇAO VALENTE
COMO NOS BRIZOLISTAS FICAMOS FELIZES COM ESSA POSSE
Assisti na NBR.
O discurso foi firme, contundente.
Tremeu as bases dos inimigos de dentro e de fora.
Também assisti pela NBR. Estou evitando, ao máximo dar audiência ao PIG. Não tive nenhum de sabor com os comentaristas piguentos. Gostei do discurso, ela mostrou a que veio. Deus permita que ela possa realizar esses projetos para o bem de todos os brasileiros. Viva a democracia brasileira. “Brasil, pátria educadora.”
Dilma falou grosso com os vira-latas.
Ano começou muito bem!!!
Predadores internos da Petrobras: o globo e os jornaloes. Inimigos externos: os que dão ordem ao globo e aos jornalões. São eles.
FFBB, Educação, tomara! Passada a fase do Consumo, a Educação como prioridade. Repetimos, tomara! Pimentel foi muito bem quando disse: ” Minas Gerais não tem dono, não tem rei, não tem imperador.” http://refazenda2010.blogspot.com.br/
Vi toda a cerimônia de posse. Gostei muito do discurso. Gostei mais ainda quando ela falou da Petrobrás. Muita coragem e mais garra ainda para nossa presidenta no 2o. mandato. So não entendi muito bem aquele discurso do Renan.Será que quis roubar a cena? Reformas e complexidades, revolução tecnológica e instantaneidade na resolução de problemas, sociedade que exige ser ouvida com mais assiduidade e ser atendida,palavras não são suficientes nos dias atuais, elogio a Sarney (alguém falou mal dele?, oposição (maioria ausente)… E o projeto de participação popular? Por que não foi atendido, sr. Renan? Por que não fomos atendidos?
Eis o tipo de notícia que não se verá no PIG: “Copa do Mundo deixou um sintoma positivo no futebol brasileiro. Dois estádios que sediaram partidas do Mundial foram classificados pelo jornal espanhol Marca entre os mais importantes do futebol atual…
Palco da final da Copa entre Alemanha x Argentina, o Maracanã, no Rio de Janeiro, consta na lista de 25 arenas ao redor do planeta. O outro representante tupiniquim é o Mané Garrincha, em Brasília, famoso por sua bela arquitetura.
O top do Marca tem também estádios míticos como Wembley, em Londres; o Santiago Bernabéu, em Madri, e a Bombonera, em Buenos Aires.”
Fonte: Blog do Sombra
RESPONDER
Também tenho toda certa que por pior que seja o governo Dilma, vai ser mesmo, se qualquer outro ganhasse faria pior ainda.
O PIG como sempre fez tudo para detonar a posse dizendo que havia um ” esvaziamento” de pessoas na posse. Quem esteve lá como eu é que assistiu todas as posses desde Lula, viu uma multidão de pessoas com suas faixas e bandeiras em apoio à Dilma. Um espetáculo emocionante. Com um sol incrivelmente escaldante, todas as árvores estavam estavam tomadas por pessoas que procuram abrigo nas sombras. Havia também aqueles milhares de abnegados que se postaram por horas em frente ao Palácio Planalto, debaixo de um sol que queimava a pele, só para ouvir o discurso de Dilma no parlatório. Falar de ” esvaziamento” é muita má fé, havia sim uma multidão dispersa ao abrigo das sombras que, juntas, encheria com folga toda a praça do Palácio do Planalto. A oposição como sempre, raivosa e lúgubre, soltou uns balõezinhos pretos tentando manchar o brilho do sol, motivo de muitos risos é piadas. O luto, na verdade, era para o golpe que quiseram promover com todas as forças do mal e resultou numa imensa dor de cotovelo.
Quando ela falou em Pátria Educadora, despenquei. Sempre tive clara noção do quanto a ditadura atrasou o país nesse aspecto. Antes dela nossas escolas públicas e nossos professores eram de ótima qualidade. E depois, e até hoje, não conseguimos retomar nosso processo educacional. Não sei o que aconteceu, o discurso mexeu com algo lá atrás da época da ditadura e chorei como criança. Estou cheia de esperança nessa Pátria Educadora, educação é a maior dignidade, é a maior via de igualdade de oportunidade e por isso o cerne da democracia.
Só para completar – entendi que ‘pátria educadora’ foi um lema colocado além da questão da escola, em contexto amplo, um lema que norteia inclusive as ações do Estado e dos representantes, em termos de ética, compromisso, etc. É isso aí.
Sou ex opositora, foi um erro causado pela pressa.
Luta povo,senão,não vai acontecer nada disso.
Discurso excelente, com final emocionante!
Fiquei emocionado com o Discurso de nossa Presidente! Quando Dilma ganhou, foi como uma final de Copa do Mundo!
Espero que consigamos nos próximos 4 anos, vencer parte das pessoas que não querem que o Brasil caminhe adiante, e que nunca se preocuparam com os mais pobres e desfavorecidos. Espero que essas pessoas, que há anos afetam o desempenho do governo, venham a abrir os olhos, e ajudar efetivamente o povo brasileiro.
Brasil, Pátria Educadora!
Que consigamos Educar e nos Reeducar! E que o brasileiro deixe de ser aquele que só quer se dar bem, e passe a pensar em seu país de forma mais coletiva!
Eu confio em meu país e o Amo de coração! Luto confiante, a cada dia de trabalho para que este siga adiante, para um presente saudável e um futuro cada vez mais belo!
… Magnífico, o discurso de posse da Magnífica!
Competência, reafirmação [literal] dos compromissos de campanha, demonstração absoluta de coerência, coragem e autenticidade!
BRASIL NAÇÃO – em homenagem à presidente Dilma Rousseff, A Magnífica, ao [eterno] presidente Lula e ao sapiente, leal, generoso, impávido e honesto povo trabalhador brasileiro!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo
“Temos muitos motivos para preservar e defender a Petrobrás de predadores internos e de seus inimigos externos.”
Se tivesse dito apenas isto já teria valido a pena ouvir.
Não podemos deixar a Presidenta Dilma sozinha quando dos ataques do PIG e dos eleitores que são influenciados por eles. O discurso da presidenta é factível, mas precisará da nossa luta. Se faz necessário muita união de nós militantes de esquerda, petista ou não, e não fazermos o famoso “fogo amigo”.
Saber diferenciar fogo amigo de apoio crítico será fundamental com esse congresso altamente conservador.
Ela pediu explicitamente o apoio do povo e isso não é à toa. Lula, Boulos, PSOL, etc.estão preparando uma frente de esquerda, vamos ver como vai ser conduzida e embarcar nela. Quanto mais nos aproximarmos de 2018, mais eles atacarão.
Dilma: “A educação será a prioridade das prioridades; só a educação liberta um povo”
RESCALDO: os dias do PIG estão contados!
“Quem sair por último que desligue os transmissores – e as máquinas de impressão!”
Uma personagem de Chico Anísio, que fazia o papel de um político, costumava afirmar que “palavras são palavras, nada mais do que palavras”. Como sigo, a sério, esta mesma linha de pensamento, o discurso de Dilma ter-me-ia enchido plenamente de confiança, se algumas atitudes, não sinalizassem exatamente, o contrário, a meu ver. Ela falou, por exemplo, em “nenhum passo atrás”, mas avançar sobre o valor das pensões das viúvas é o quê? Manter na SECOM o responsável pela total inépcia da comunicação governamental, aliás, pela alimentação com fartos recursos da mídia oposicionista não é o avanço que todo o mundo julgava e julga imprescindível. A manutenção na Justiça do mesmo ministro e na PF no mesmo diretor é aprovar a campanha explicitamente oposicionista representada pelos inaceitáveis vazamentos de informações, sempre em desfavor do governo e seus aliados. Nem seria preciso citar o Ministério da Relações Exteriores (Vai continuar parado? Voltaremos a nos subordinar às vontades do “Norte”?). Espero, por fim, que a confiança que o discurso tentou nos passar quanto à Petrobras se reflita nos fatos.
Só vou responder a um argumento seu. O ministro nomeado para o Itamaraty (pesquisei) é pessoa ligada ao Celso Amorim, que levou o Brasil, com Lula, ao destaque internacional. Lembremos da negociação que desenvolveu, ao lado da Siria, para mediar a briga com as inexistentes “armas atômicas” iranianas e que os Estados Unidos desautorizaram, para depois fazer exatamente o que o Basil propôs. E não convém esquecer todo o movimento de aproximação da Am. Latina, com Mercosul, Unasul e Celac. Dilma, após errar nomeando aquele patriota e um figueiredo que não tinha garra, finalmente se volta para o grupo mais progressista.
Ele é, sim, ligado a Celso Amorim, Maria Helena. O próprio melhor ministro das relações exteriores que tivemos, ao menos nos últimos vinte anos, declarou isso. Por esse motivo, apenas indaguei como ficará nossa política externa, dando um crédito de confiança ao nomeado. Mas, a meu ver, se Dilma quisesse mesmo uma política externa no nível do que você citou, teria convidado o próprio Celso Amorim. Talvez, pela extrema qualificação do ex-ministro, sua indicação não seria confortável para o atual conselheiro mor (imagine onde chegamos), que continua na Casa Civil. Um Feliz Ano Novo e obrigado pela intervenção.
Tentei ver pela Globonews para rir, mas acabei quase vomitando. Foi demais para o meu estômago, os “âncoras” e os “comentaristas”, falavam que estava vazio a posse, para a presidentar dar os nomes, que o governo vai para um lado e a opinião dos seus ministros de outro…kkkkk. Mas o melhor, foi ver as “comentaristas” começarem a falar da roupa da presidenta (uns falavam bem, outros mal). Mas para o final, sem ter o que falar, diziam – novamente – que além de vazio a posse (no fundo o grito do povo pela presidenta), a “comentarista”, vai e lança a pérola: “Nossa como o céu tá bonito em Brasília!”. Ou seja, não tem mais o que falar, deixe as imagens falarem por si só!!!
Tá difícil viver num país com essa gente que quer vender o Brasil a qualquer custo.
Discurso sereno e, como alguém mencionou acima, “Temos muitos motivos para preservar e defender a Petrobrás de predadores internos e de seus inimigos externos”,por estas palavras já fiquei satisfeito.
No mais, aqui vai uma “crítica” a alguns colegas. Como conseguiram assistir ao discurso pelo PIG (globonews, etc,;;…?)
TVT, Rede Brasil, entre outras também exibiram….
Pessoal, “menos”…. Eles (PIG) não merecem 1´(um segundo) de nossa atenção/audiência.
Gostaria de aproveitar o momento e de pedir para que todos os BLOGUEIROS “SUJOS” que dependem de uma contribuição para sobreviverem, fizessem como o TIJOLAÇO e o CAFEZINHO fazem. Abriram uma conta e de forma simples qualquer simpatizante contribui, mesmo que não queira se cadastrar; bastando ir a uma Casa Lotérica ou a um Banco e sem burocracia efetuar um depósito. Qualquer 10 Reais, serão bem vindo e é só assim conseguiremos estrutura-los melhor. Precisamos de Vocês e vocês de Nós; POR UM BRASIL MELHOR!
Adorei o discurso.
Mas aqui em São Paulo, o rei está nu!
http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2015-01-02/seguranca-em-sao-paulo-e-boa-diz-secretario-do-governo-alckmin.html
“Tratamento desmedido” contra o PT na imprensa incita o ódio, diz ministro Gilberto Carvalho
UOL Notícias 27/10/2014
VÍDEO elucidativo acompanha o texto!
http://eleicoes.uol.com.br/2014/noticias/2014/10/27/tratamento-desmedido-contra-o-pt-na-imprensa-incita-o-odio-diz-ministro.htm
[Fora de pauta (?!)]
BOMBA! EXTRA!…
“O editorial que você não vê – nem de longe! – nas organizações Globo!
“E nem que a vaca tussa!”
“Soltos, todos soltos!”
#####################
A pá de cal na carreira política de Aécio
SEX, 02/01/2015 – 12:15
ATUALIZADO EM 02/01/2015 – 14:21
Luis Nassif
A carreira política de Aécio Neves – ou ao menos suas pretensões de voltar a se candidatar à presidência da República – terminará nos próximos dias.
Sua declaração recente, apresentando o governador de São Paulo Geraldo Alckmin como o próximo candidato do PSDB, foi mais que um gesto de elegância: respondeu a uma avaliação realista do que o espera pela frente.
Não se sabe bem o que virá da Lava Jato.
(…)
O fantasma que persegue Aécio Neves atende pelo nome de “ação penal 209.51.01.813801-0”.
Em 8 de fevereiro de 2007 foi deflagrada a Operação Norbert, visando apurar denúncias de lavagem de dinheiro na praça do Rio de Janeiro. Conduzida por três jovens brilhantes procuradores – Marcelo Miller, Fabio Magrinelli e José Schetino – foi realizada uma operação de busca e apreensão nos escritórios de um casal de doleiros do Rio de Janeiro.
No meio da operação, os procuradores se depararam com duas bombas.
A primeira, envolvia o corregedor do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Carpena do Amorim.
(…)
O segundo fio foi puxado quando os procuradores encontraram na mesa dos doleiros uma procuração em alemão aguardando a assinatura de Inês Maria, uma das sócias da holding Fundação Bogart & Taylor – que abriu uma offshore no Ducado de Linchestein.
Os procuradores avançaram as investigações e constataram que a holding estava em nome de parentes de Aécio Neves: a mãe Inês Maria, a irmã Andréa, a esposa e a filha.
O caso parou na gaveta de Gurgel.
No próximo mês deverá ser apreciado pelo atual PGR Rodrigo Janot. Há uma tendência para que seja arquivado. Alega-se que Aécio não seria titular da conta – que está em nome de familiares – mas apenas beneficiário. Certamente não se levantará a versão jabuticaba da “teoria do domínio do fato”, desenvolvida pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
Arquivado ou não, certamente será a pá de cal nas pretensões políticas de Aécio.
FONTE: http://jornalggn.com.br/noticia/a-pa-de-cal-na-carreira-politica-de-aecio
Lei de Meyos
Tá na hora!
Temos que ter acesso ao que é publicado e divulgado pela imprensa. Minha ideia é criar um Comitê Central de Divulgação, todas as notícias publicadas deveriam passar por ele antes de serem liberadas ao público. A composição dos comitês seria de membros do partido no governo (PT), aliados indicados, sindicatos, MST, MTST, UNE e entidades afins.
Desta forma, poderíamos controlar as mentiras publicadas na mídia burguesa contra o regime popular que tentamos implantar há 12 anos.
Viva Lula, Vivia Dilma, Viva o PT. Viva Cuba
Eulálio
http://diariodobrasil.org/?p=18052
fugindo do assunto:
Décadence! Reaça que pediu impeachment de Dilma tenta sobreviver vendendo bonequinhos no Facebook
Após se irritar com um internauta que postou uma imagem de uma loja de discos vendendo seus LP’s pela bagatela de R$ 1,99 , o cantor Lobão (símbolo dos reaças) parece que está sobrevivendo da venda de “souvenirs.”.
Através de uma rede social, ele postou imagens de um boneco bizarro chamado “Lobãothinhos” e praticamente implorou para os internautas para que comprassem as últimas unidades do boneco:
Um internauta questionou: ” O Lobão virou especialista em vender esse bonequinho??? Não tem coisa melhor pra fazer não ?
Em sua última postagem do ano, o ex-cantor rebelde finaliza desejando um Feliz 2015 e chama os governantes do Brasil de “cretinos”
Jovem de 26 anos (filha de retirante) escreve carta aberta para Ary Fontoura. Humilhou com classe !
Carta aberta ao sr. Ary Fontoura e aos mais de 40 milhões de reacionários que manifestaram seu ódio durante todo esse tempo
(por Danny Oliveira – reprodução autorizada)
Creio que os senhores não saberão quem sou,mas isso não vem ao caso.Sou uma jovem de 26 anos de idade,filha de um retirante nordestino que deixou sua terra,no árido sertão da Bahia,em busca de um ideal na capital paulista.Isso foi no ano de 1982,ele foi ficando,casou-se,teve três filhos e agora tem um neto.Destes três filhos,tive o orgulho de ser a filha do meio,e a única menina.
Vivi as épocas mais negras que podemos imaginar na política.Nasci no ano da nova Constituição,1988,e vivi a época do impeachment de Fernando Collor,os desmandos de corrupção e a bandalheira feita com o nosso dinheiro na era Fernando Henrique…Somente vi uma luz para muitos dos jovens da minha idade com a chegada de um nordestino que fez muito por nós.Um metalúrgico que nos colocou no centro do mundo,que ajudou a cada um de nós:Luiz Inácio Lula da Silva.
Senhores,até o ano de 2002 muitos dos nossos jovens não tinham acesso à faculdade,não podiam fazer um curso de intercâmbio fora do País…Sequer podiam andar de avião,era muito caro e só podiam andar em aeroportos os grã-finos.Filho de faxineira em universidade?Só se trabalhasse na faxina ou na cantina.Sequer podíamos andar em shopping centers.Hoje,graças ao Prouni e ao ENEM,muitos jovens tem acesso ao Ensino Superior tão sonhado,podem enfim desenvolver uma carreira como tanto sonham.Muitos amigos meus puderam fazer intercâmbio e aprender novos idiomas e conhecer novas culturas.Posso até entrar em um shopping center na hora em que eu quiser.E isso só começou a ser proporcionado para nós com a chegada de Lula.
Minha primeira eleição como eleitora foi exatamente em 2006,e como meus familiares,depositei meu voto e minha confiança em Lula.E ele honrou meu voto e minha confiança.Não me arrependi.
Em 2010 entrei para a militância petista.Sei tudo o que passei militando em prol dos meus direitos e dos meus companheiros e amigos:quase fui presa,sofri tentativa de assassinato durante uma conversa com feirantes…Sei o que passei,e honrei meu voto.Vi a presidente Dilma,uma mulher que luta pelos direitos do povo,ser eleita democraticamente,e merecidamente.Mais uma vez tive meu voto e minha confiança honrados como deveriam.Uma mulher que lutou para tirar nosso País das mãos de generais que matavam,torturavam,estupravam e até se vangloriavam das maldades que cometiam,orgulhavam-se de suas “subversividades” e nos julgavam subversivos!E hoje,com a democracia instalada outra vez no nosso País,vejo vocês pedindo a volta dessa desumanidade,e isso me entristece muito.
Dilma honrou meu voto e fez muito por nós:construiu universidades,criou o PRONATEC,abriu novos horizontes aos jovens e fez o mesmo que o presidente Lula fez.Abriu seus braços aos mais necessitados e ao povo do Nordeste que carrego no meu sangue com muito orgulho,e fez muito por cada nordestino e nordestina que queria apenas que alguém os olhasse com os olhos da alma.E agora vem os senhores,membros da elite golpista e da imprensa manipuladora e sem o mínimo de imparcialidade,enxovalhar o nome de quem começou a trabalhar do lado certo da pirâmide (o lado de baixo) e tentar nos imputar um playboy com um passado negro,que vive à sombra da memória de seu avô e que não tem um mínimo de respeito pelas mulheres,manteve o povo de seu Estado (Minas Gerais) sob o jugo de uma ditadura elitista,deixando seus conterrâneos em uma situação complicada,construindo aeroportos particulares…Como os senhores querem nos impingir um ladrão e condenar quem tanto fez por nós?Estão fazendo o mesmo que foi feito anteriormente:condenando Jesus à morte e soltando Barrabás.
Hoje,orgulhosamente,vejo a mulher em quem orgulhosamente depositei meu voto de confiança assumir por mais 4 anos seu cargo de merecimento:o de comandante da nossa Pátria Amada.A mulher que tanto fez por mim continuará fazendo muito mais,e agora fará mais ainda:lutará pelas mulheres,pelas crianças,negros,indígenas,comunidade LGBT…Lutará por aqueles que não tem voz ativa,e será a nossa voz.E enquanto isso,vocês perdem tempo querendo atacá-la…
A vocês,que exigem que ela renunciem,um pedido:RENUNCIEM AO BRASIL…Não vomitem mais seu ódio contra quem trabalha,e procurem apoiá-la para que faça seu mandato ser o melhor,não percam tempo falando aos quatro ventos e depois voltando atrás.
Ao sr. Ary Fontoura,um grande ator por quem eu tinha grande admiração e respeito,manifesto minha vergonha.O senhor,por muitos anos,lutou contra a ditadura ao lado do saudoso e magnânimo Mário Lago,e lutou muito para que se instalasse a democracia em nosso País.E hoje fica ao lado de uma emissora que alimentou a subversividade e a intolerância dos ditadores,e pede que este período volte.Ora,sr. Ary,peço gentilmente ao senhor que respeite nossa Pátria e não diga que fala por todos os brasileiros.Pois,por mim e por muitos outros,o senhor jamais vai falar.O único que fala por nós é Deus,e o senhor não poderá falar por Ele.
Aos membros do Partido da Imprensa Golpista,não adianta propagarem seus ódios,preconceitos e mentiras.O povo brasileiro já tem sua consciência definida,e todos sabem a verdade:o povo escolheu Dilma Rousseff por sua história impoluta,e usar de falsos artifícios para distorcer sua história já não convence mais.Parem enquanto é tempo.
E,por favor,deixem-na governar e sejam menos intolerantes.
Ass.:Uma das mais de 54 milhões de pessoas que elegeram Dilma Rousseff sua representante máxima.
Eu Fuuuuuiii!!!
Eu estava lá, junto com os milhares de brasileiros e brasileiras de todo o Brasil, além de irmãos e irmãs de vários países sul-americanos (vi chilenos, argentinos, bolivianos, uruguaios, colombianos…), palestinos, cubanos, haitianos e tantos outros povos que, em um mar vermelho, coloriu Brasília no último dia 01 de janeiro.
A cidade estava linda: o céu azul e as nuvens, o calor (do sol e humano), a emoção…
Viva Dilma! Nossa Presidente Coração Valente!
Reforma Política JÁ!!! (a mãe de todas as reformas!)
A Globo é um crime e uma praga instalada no Brasil, ela foi criada nos anos de chumbo para dar suporte jornalístico a ditadura imposta da época, eu não sei porque a Globo não foi chamada pra prestar esclarecimento na Comissão da Verdade, em seus jornais , rádios e Tvs, eles não respeitam a democracia e estado de direito, em seus programas jornalísticos não há contraponto e nem o direito de resposta, conduz seus leitores ao erro com editoriais fraudados e manipulados, joga contra o país como fazia a UDN em sua época, desestabilizando governos eleitos pelo voto legítimo popular, criando instabilidade na ordem democrática, predadores da economia e do patrimônio nacional, não vejo razão nenhuma para ter um concessão, nós patriotas e que tem um pingo de orgulho próprio temos que ir para as ruas e por um fim nisso, essa praga prega o neoliberalismo, capitalismo selvagem sem nenhum compromisso social e ainda recebe dinheiro do Governo, (contribuinte), para falar mal do país, isso em nenhum lugar do mundo capitalista acontece, ley de médios já, e a investigação do enriquecimento de seus proprietários.
ANO NOVO, BRASIL NOVO! Precisamos de reformas estruturais profundas, que reduzam as desigualdades, que se volte mais à Classe C, espelho atual do país, e que torne o Estado acessível a todos, e não apenas a alguns endinheirados.
Informação Independente: o Governo precisa substituir os “atravessadores da informação”, ou seja, a mídia tradicional, como canal para informar o povo. Fortalecer a internet, investir nos jornais e boletins de classe, jornais de igrejas, associações, etc. Enfim, pulverizar os meios de se dirigir ao Brasil. O texto abaixo reflete sobre o tema. Recomendo a leitura!
http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR2.html
Saúde: diminuir as filas de espera e melhorar o atendimento. Não há problemas mais urgentes que estes. A criação de grandes centrais de exames e consultas especializadas nas regiões metropolitanas vai atender melhor a demanda. O texto abaixo reflete sobre o tema.
http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR3.html
Educação: Cursinhos Pré-ENEM públicos, PROUNI para o ensino médio, Pós, Mestrado e Doutorado à distância, Mestrado e Doutorado à noite, para os trabalhadores. A Classe C deve poder dar a seus filhos a melhor educação com o menor custo. O texto abaixo reflete sobre o tema. Recomendo a leitura!
http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR4.html
BANDEIRAS DA DIREITA. Algumas delas encontram eco nos medos e anseios da Classe C, que precisa ser reconquistada pelo governo, especialmente a do Centro-Sul do país. O governo pode se apossar de algumas delas como já fez antes? Como fazê-lo? É importante debater a questão? É o que o texto do link abaixo procura fazer: refletir a respeito.
http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR5.html
LEI DE IMPRENSA JÁ!
A reforma mais urgente para o Brasil é a reforma dos meios de comunicação. A versão tupiniquim da Ley de Medios dos hermanos argentinos. Como deve ser essa reforma? Em nossa opinião, deve ser radical. Desconcentrar a posse da mídia, realizar concorrências públicas para concessão, exigir conteúdo local ou regional em 60% da grade, garantir o imediato direito de resposta, punir rigorosamente as falsas reportagens e acusações, etc. E você? O que acha? Nossa reflexão sobre o tema está no texto do link abaixo:
http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR7.html
REFORMA JUDICIAL: O que mais precisa de reforma neste país, depois da mídia, é a “justiça”. É preciso reduzir o número de recursos, acelerar os processos judiciais, eliminar as manobras jurídicas, confinar os juízes a seus papéis, restringir sua ação aos autos. Juízes, promotores e procuradores devem ser punidos severamente se atuarem de forma seletiva, atrasarem ou impedirem investigações. Toda essa sensação de impunidade, discriminação e seletividade que emanam da “justiça” brasileira atinge em cheio a Classe C e mudar isso é um dos passos que mais vai garantir a reconquista dessa parcela da população pelo governo. É sobre isso a nossa reflexão desta semana no link abaixo.
http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR6.html
A REFORMA CRUCIAL: Reforma Política. Como deve ser? A nosso ver, radical. Poucos partidos, financiamento público. Não ao voto distrital em qualquer de suas formas. Voto nos partidos, com as vagas no legislativo atreladas à eleição majoritária. Listas partidárias e fidelidade. Fim da reeleição ilimitada para o legislativo, etc… O texto do link abaixo reflete sobre o tema:
http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR8.html