Presença de Lula no debate da Band ainda não está vetada

Ao contrário do que muitos podem entender, não foi negado a Lula – ainda – o direito de participar do debate entre os candidatos a Presidência no dia 9, na TV Bandeirantes.

O que a juíza convocada Bianca Arenhart despachou é que ela considera que a questão, antes, deve ser examinada pela juíza Carolina Lebbos , responsável pela execução antecipada da pena imposta ao ex-presidente Lula.

Há duas razões para que assim seja: é pedido novo, diferente daqueles que já foram negados e Lula está em uma nova condição: agora é candidato oficialmente, por força da ata com sua indicação que foi protocolada no TSE, não mais pré-candidato.

É isso o que já deve ter sido protocolado hoje na 12ª Vara Federal de Curitiba, com o devido processo de tutela de urgência.

Se não for concedida ou se houve silêncio, há precedentes da apresentação de um agravo de instrumento à segunda instância, pois se evidencia o risco de lesão irreparável a direito.

Claro que é provável que, na primeira instância, seja negado o direito de Lula debater, e que o mesmo venha a acontecer na segunda.

O caso, aí, passa ao TSE, porque se trataria, em tese, de um debate fora das regras previstas pela Justiça Eleitoral. Da mesma forma, seria lá uma ação judicial para que se obrigasse à participação, ao menos, do candidato a vice, Fernando Haddad.

A novela está muito longe do fim e será assim durante toda a campanha, porque se trata de uma Justiça, ou parte dela, que está interessadíssima em que não se cumpra a lei.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

30 respostas

  1. Putz, Fernando Brito. Uma janela se abre e uma porta se fecha… Lula está preso numa teia de crueldades.

  2. Uma coisa me chama a atenção nesse texto: se o Lula está preso, não pode participar de debates nem fazer campanha. Então o Haddad, o vice, fará campanha no lugar dele. E, por não ser o titular, vai ficar na dependência da boa vontade dos meios de comunicação para participar de debates como se fosse reserva do titular. O que vai depender muito do bom humor dos “donos” da bola, que eles nunca tiveram com o titular e, portanto, não terão com o reserva. Ou seja: o PT não participará dos debates, como se não tivesse candidato.

  3. ALERTA SUSPENSO

    Moro violou regras internacionais em decisões sobre Tacla Duran, diz Interpol

    6 de agosto de 2018, 21h42
    “Assegurar e promover a mais ampla assistência mútua possível entre todas as autoridades policiais criminais dentro dos limites das leis existentes nos diferentes países e no espírito da Declaração Universal dos Direitos Humanos.” É o que determina o 2º artigo da Constituição da Interpol.

    Esse é o dispositivo que o Comitê de Controle de Arquivos da Interpol considerou violado ao retirar o advogado Rodrigo Tacla Duran lista de procurados internacionais e suspender o alerta vermelho que existia em seu nome.

    De acordo com a Interpol, a conduta do juiz Sergio Moro, responsável pela operação “lava jato” em Curitiba, lançou dúvidas sobre a existência de um julgamento justo contra o ex-funcionário da Odebrecht, e apontou violação de leis, princípios, tratados e normas do Direito internacional, reconhecidos pelo Brasil.

    Entre as evidências apresentadas pela defesa de Duran à Interpol, estão as reiteradas decisões de Moro de negar o arrolamento do advogado como testemunha de defesa de Lula. Ao fazê-lo, afirma o advogado de Duran, Sebastian Suarez, Moro desqualificou a fala de seu cliente antes mesmo de ouvi-la, como se a tivesse prejulgado.

    Outra das evidências é a entrevista de Moro ao programa Roda Viva, da TV Cultura. Nela, o magistrado fala abertamente sobre o processo, o que violaria regras éticas da magistratura.

    Na decisão, a comissão da Interpol afirma que “não é seu papel avaliar o sistema judiciário ou de aplicação da lei de um país”, mas que a defesa do advogado apresentou provas “que puderam ser facilmente verificadas por meio de pesquisa de código aberto para sustentar sua alegação de que o juiz falou publicamente sobre ele durante uma entrevista”.

    “Ao negar pedidos para testemunha em outros casos, [Sergio Moro] emitiu uma opinião sobre a veracidade de qualquer informação que ele pudesse apresentar”, afirmou a agência.

    Para o advogado Sebastian Suarez, que atua na defesa de Duran, “a decisão da Interpol restabelece a verdade e deixa claro ao Brasil e ao mundo que o advogado Tacla Duran não é foragido, mas sim perseguido por um juiz parcial, o qual se nega a respeitar os mais elementares princípios do Direito”.

    “Entendemos que esta decisão deve servir de alerta ao Estado Brasileiro sobre os excessos, os equívocos, a má qualidade das investigações e parcialidade de alguns magistrados e procuradores responsáveis pela Lava Jato, os quais romperam os limites da ética e do Direito ao transformar esta importante investigação em instrumento de poder e disputa política”, conclui a defesa.

    Clique aqui para ler a decisão da Interpol (em inglês).
    Clique aqui para ler a nota do advogado Sebastian Suarez.

    Revista Consultor Jurídico, 6 de agosto de 2018, 21h42

  4. Toda vez que não deixarem, debateremos assim mesmo, não estamos achando que ele é o certo ou errado, estaremos debatendo o nosso direito. E para nós LULA é o CERTO e o DIREITO.

    1. E no TRF4 também já está resolvido. Eles ainda não leram a negativa da Lebbos – até porque ela ainda não foi escrita – mas já consideram a peça “perfeita e irretocável”.

      1. “porque se trata de uma Justiça, ou parte dela, que está interessadíssima em que não se cumpra a lei.”

  5. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra??S??il e postando: Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários (!??!!!????) em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia.

    Poema(s) acróstico(s) para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos : Luiz Inácio LULA da Silva :

    L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor:
    U m homem simples, como as coisas boas da vida,
    Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor,
    Z elando sempre pelo bem da humanidade querida.

    I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
    N ascido do povo que muito o ama e admira,
    Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor,
    C onsciência plena de tudo que no mundo gira,
    I magem perfeita do homem de si senhor,
    O humano defensor de humana lira.

    L uz de nossa gente, lutador incansável,
    U m verdadeiro herói do povo brasileiro,
    L úcido e consciente do mais admirável
    A mor pelo ser humano e verdadeiro.

    D igno e sincero, fraterno e muito humano,
    A migo do povo, honesto e sempre lhano.

    S eja o meu/nosso canto para te louvar,
    I sso que a voz do povo já disse várias vezes:
    L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar,
    V itória da melhor sorte no número treze,
    A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
    ::
    Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( PoeTa anarcoexistencialista )
    .:.
    L uz do povo brasileiro,
    U m digno e fiel lutador,
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.
    .:.
    L ula livrou 36 milhões da pobreza,
    U m feito memorável, sem precedentes,
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
    .:.
    L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
    U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
    .:. ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? * * * * * * * * * * * * * | * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
    * * * * | * * * * * * * * * * * * * ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    :: ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? ::

  6. O Cartel da Mídia golpista vem se esforçando ao limite na sua função de deletar Lula e o PT nessas eleições.
    Aguardo ansiosamente pelo dia em que o futuro Congresso Nacional vai discutir dois assuntos essenciais para a sobrevivência da democracia: (1) o monopólio da mídia e (2) o abuso de autoridade que demoliu a nossa Constituição.

  7. Não há nada mais indecente ou imoral que algo seja decidido no tapetão. Mas, é exatamente o que está querendo que aconteça. O Lado podre do nosso judiciário (sem votos) querem decidir no tapetão. Querem uma eleição sem povo. Isto é próprio de ditaduras. Eleição sem votos, sem povo (só pra inglês ver) Uma imoralidade.

  8. O cara nem precisará fazer campanha , A MÁFIA TOGADA está fazendo por ele.A cada negativa de aplicação da LEI ,mais cresce o sentimento de indignação ,mais esclarece para os duvidosos qual foi a real intenção do GOLPE.,

  9. A globo está usando o suposto namorado de Fátima bernardes como laranja na política justamente dentro do quintal do lula. Para isso vale a dissimulação de que o carinha é de esquerda e gosta de lula dentre outras coisitas. Até parece que um cara culto de esquerda ia namorar uma mulher que funciona como logotipo de uma emissora golpista como a globo. É claro que ‘namorar’ Fátima bernardes deve ter lá seus benefícios até pelo dinheiro e a fama que ela tem. Por que será que esse cara esta entrando na política? Por que será que desde que esse ‘namoro’ começou aparece todo dia no portal terra uma notícia sobre os dois? Só está faltando contar que horas o casal vai ao banheiro? A estratégia é a mesma do ‘casal’ marquesine e neymar. Puro marketing para promover a globo e seu monopolio no futebol brasileiro
    fazendo jus aos contratos milionários da emissora com o atacante. Observem que a emissora colocou a tal marquezine – que é um arremedo de atriz – como atriz principal de uma de suas principais novelas. Desse casal global sai uma notícia todo santo dia no Portal terra e em outros portais. Essa turma faz todo nós de bobos. É claro que um ‘namorado’ de uma Fátima Bernardes vai ter propaganda eleitoral disfarçada nas notícias sobre o casal. Esse povo é ordinário.

  10. Lamentável que um jovem use sua juventude e aparência para defender os interesses de uma emissora golpista como a globo. Fiquem espertos turma da esquerda. A globo está fabricando um político laranja para se eleger como quem defende os ideais de esquerda.

  11. Que eu saiba os políticos nao vão de cara conseguindo uma vaga para concorrer a vice governador sem mais e nem menos não. Sendo assim não vai me causar surpresa se o carinha vier a concorrer à presidência da república já nas próximas eleições usando Pernambuco como palanque. Afinal ele terá 4 anos de notícias diárias e gratuitas em portais de internet como o terra, yahoo, etc. Na campanha avisem o Brasil sobre mais essa armação da globo. Não deixe passar em branco daí de jeito nenhum.

  12. Não havendo jeito de impedir Haddad de participar do debate, é possível que o partido do golpe tente autorizar link direto da prisão, com Lula vestindo roupa de detento, apenas para humilhá-lo, enquanto criam “problemas técnicos” para dificultar sua livre expressão.

  13. Túlio Gadelha de jeito é nenhum. Não vai ser fácil chegar a presidencia do pais assim nao rapaz. Estamos vacinados contra o fenomeno colorista plantado pela globo que levou muitos brasileiros a perderem tudo com o confisco da poupanca. Teve gente que ate suicidou. Outro dia uma pessoa me contou que tinha vendido o unico imovel que conquistara na vida para comprar outro e colocou o dinheiro na poupanca. Resultado: passou a morar de aluguel porque o então candidato ungido pela rede globo lhe tomou tudo. Temos que ficar espertos com os fenômenos novos que sobem na política como foguetes. Certa vez eu disse aqui que Aécio neves e jose serra nunca seriam presidentes desse país. Acerca de 4 ou 5 meses eu disse o mesmo sobre a dona marina. Sinto muito tulinho – ou será tolinho – você também não vai conseguir essa proeza não.

  14. Essa coisa do ‘tolinho’ concorrer ao cargo de vice governador de Pernambuco é para inglês ver, porque se uma chapa dessas porventura vencer, depois é só arrumar um jeito de tirar o titular da jogada e rapidinho o rapazinho alcança o cargo de governador. E nas próximas eleições presidenciais o mocinho viria com a carga toda pra cima da presidência da república com as bencaos da rede globo. Quem vê cara não vê coração. Essa carinha de anjo não me engana não.

  15. Soube que o tolinho já tentou entrar para a política e teve uma votação pífia concorrendo ao cargo de deputado. Agora, parece que apelou e se juntou à globo para alçar um vôo político muito mais audacioso que pode eventualmente lhe render no futuro até uma presidência da republica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.