Meirelles ameaça cortar abono dos pobres, se não lhes cortar aposentadoria

morte

No Valor, o Ministro da Fazenda, Henrique Meireles diz que,” se o Congresso Nacional não aprovar a reforma da Previdência, o governo poderá, como uma das primeiras medidas alternativas, acabar com o abono salarial que custa à União cerca de R$ 20 bilhões por ano” e é pago a quem recebe até 2 salários mínimos.

Como a reforma da previdência, a esta altura, reduziu-se, praticamente, ao aumento da idade mínima para aposentar-se, vale a pena refletir sobre o mapa da idade média em que morrem os moradores de cada um dos 96 bairros da cidade de São Paulo, publicado hoje pela Folha.

Em 33 deles – mais de um terço – morrem antes dos 65 anos, idade que se pretende instituir como mínima para receber uma aposentadoria.

Menos do que os 30 bairros onde a média faz supor que gozariam mais do que meros 5 anos como aposentados, por terem média de óbitos aos 70 anos ou mais.

Isso na cidade mais rica do país. Imagine nos rincões mais pobres desta terra.

E com gente que começou a trabalhar com 14, 15 , 16 anos, ou menos que isso.

As pessoas autorreferenciadas, que dizem que é um absurdo alguém se aposentar aos 55 anos – “no ápice de sua vida produtiva” – esquece que isso pode ser verdade para profissionais liberais ou para profissionais muito qualificados, em geral autônomos.

Para a imensa maioria dos trabalhadores – sobretudo os dos quais se exige esforço físico – é idade na qual já não se consegue emprego ou, quando se tem um, é “chutado” pela idade.

E mais: é difícil a alguém que vive como empregado, ainda mais com a rotatividade do mercado de trabalho no Brasil, sequer se aposente numa coincidência entre 35 anos de contribuição e 35 anos de trabalho.  Há os “bicos”, o trabalho por conta própria temporário, os empregos informais, sem contribuição.

Não vou longe: comecei a trabalhar em janeiro de 1978 – há quase 40 anos, portanto – e ainda tenho uns sete ou oito meses para completar os 35 anos mínimos de contribuição. E sou um privilegiado, perto de outros profissionais mais sujeitos à demissão.

A reforma da previdência, desta forma obtusa, é uma condenação à morte sem descanso para o trabalhador humilde.

E a prova é a vergonhosa declaração de Meirelles, que fala que a saída é retirar um pequeno abono dado aos que têm salários mais baixos.

Mas não fala em tocar nos privilégios dos graúdos, sua turma, fiéis ao deus de suas existências, o dinheiro.

 

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

17 respostas

  1. Absurdo.
    Os caras tem uma pedra no peito.
    Nem os répteis mais agressivos dos pântanos são tão insensíveis.
    Oligarcas de mierda!!

    1. Porque eles geram empregos e tributos, dizem eles. Essa é a lenga-lenga deles, chegando à quintessência de uma coxinha, que mora no Lago Sul em Brasília (só mora barão), dizer que o governo deveria ter programas era pra eles (os ricos) que era quem pagavam impostos.

  2. A “receita” dos golpistas para acabar com a pobreza, é mata-los. Alguém se lembra dos mendigos no Rio que eram atirados em um rio?

  3. O aumento da idade mínima para aposentadoria, assim como outros penduricalhos que a acompanham na chamada eufemísticamente Reforma da Previdência, busca copiar (no eterno macaquismo vira-lata de nossa classe dominante) reformas de sistemas previdenciários em países nos quais o ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL FOI IMPLANTADO HÁ MAIS DE 50 ANOS e que só recentemente começou a ser destruído. Como consequência, EM TAIS PAÍSES, a expectativa de vida para seus naturais (os imigrantes ilegais, que são efetivamente explorados não entram nesta estatística) ampliou-se de forma não estratificada. Acresça-se à isto as baixas taxas de natalidade DESTES PAÍSES e se poderia ter uma justificativa concreta para o aumento do limite de idade para a aposentadoria. Como eloquentemente demonstram os números apresentados na matéria NÃO É O CASO DO NOSSO PAÍS. Além disso, o relatório da CPI da Previdência demonstra com todas as letras e números que o Sistema Previdenciário Nacional NÃO É DEFICITÁRIO. Ou seja, o que o Dr. Meirelles, como representante da corja dominante, deseja é a transferência dos valores arrecadados pelo Estado para a iniciativa privada.

  4. É lamentável tudo o que está acontecendo não da pra entender esse povo que está a frente do nosso pais! São seres frios calculistas, que estão no poder e acha que o País são deles! que quer tira dos menos favorecidos em vez de tirar deles que estão cada vez mais ricos, não tem onde investir mais dinheiro a ponto até de alugar casas pra guardar a grana! É lamentável ver a situação de tantos que ajudaram o País crescer e hoje chega pessoas tão escrapulosas e acaba de vez com o povo os aposentados não fazem pra comprar apenas seus medicamentos não tem nada não sobra nada ! Recebem as migalhas do governo e agora tem que ficar ai preocupados sofrendo a cada vez que sai uma notícia dizendo que vai cortar seus salários! Ministro toma consciência agora do que está fazendo com os pobres porque essaiestaria em cima dos menos favorecidos?? O que mal causou um pobre idoso a pátria para que tudo de ruim recaia sobre a vida deles? Será que os senhores governantes não tem pais não tem avôs não tem famílias que precisam de cuidados?? Vocês são desalmados ! Um pouquinho só que pararem pra pensar vai ver quão mal está o causando aos pobres aposentados do nosso pais! Ajude aos invés de empurrar cada dia para o fundo do poço! Lembrem de um dia vocês podem precisar também de ajuda vocês são filhos são netos e os nossos pobres aposentados depois de tanto trabalho tanta luta tanto sofrimento agora tem o direito de viver o restante de vida que lhes restam sossegados! Deixa nosso povo viver! Deus é juízo e ele vai julgar cada um ! Não adianta juntar aqui nessa vida porque pro túmulo ninguém leva nada! Então lute pelo povo brasileiro!

  5. Ate que enfim alguem falando e verdade deste sugeito chamado meirelles. Um absurdo.
    Mas ele nao precisa se aposentar!!! Isso todos nos sabemos. Ele so prejudica os que realmente trabalham neste pais.

  6. Do jeito que o golpe vai, só falta fazer comida sintética com carne de pobre, tipo soylent green-filme, já que a tal da farinata não colou.
    É o Brasil mergulhando de novo no mapa mundial da fome. E uma multidão de alienados aplaudindo.

  7. Coxinhas Trouxinhas Patos, elegeram Temer a presidente quando foram pra ruas gritar “Fora Dilma”, nunca depois do Impitima, essa Quadrilha instalada no governo teve pelo menos uma manifestacao contra por parte desses seguudires do Bocalnaro. Agora eles vem com uma conversa de imbecis dizendo que quem votou na Dilma escolheu o Temer para governar o país. Esses seguidores do “Bunda Suja” são aquilo que o gato enterra…!

    1. Quem votou em Dilma votou num programa de governo que o Temer traiu e foi empossado pelos batedores de panelas e demais golpistas. Estão é envergonhados pelo mico que estão pagando. Ah! se o tempo voltasse… não iriam mais estragar suas panelas. Se aprende mais com os erros do que com acertos.Pode crer.

  8. Devemos acabar com as classes políticas(senadores e deputados).Não servem pra nada, só pra destruir o país, com seus salários surrealistas e propinas bilionárias, onde o pobre tá pagando o preço da corrupção dessa classe de ladrões corruptos miseráveis.

  9. Esses merdas, merdelliis, teme rda, eunício e suas cordas, tem que ser assassinados o mais rápido possível. Só assim pra começar a melhorar.

  10. Coxinhas vagabundos. Não respondam à esses alienados. Se alguém encontrar um coxinha sensato, me avise. Esses FDP colocaram.o Temer lá e agora vem com essa babaquice de nós votamos nele. Covardes, FDP, otários, patinhos da FIESP, comedotes de alfafa e tudo mais que soubermos de adjetivos depreciativos para essa gente corrupta e acéfala. Coxinhas, VTNC um milhão de vezes, raça abominável.

  11. Eles deveriam diminuir o salário dos deputados e senadores e ministros que são a saiba do país e curruptos

  12. Esse país infelizmente foi um país sério a muito tempo!!! Rouba-se como se fosse vitória!!! Por que nem Lula nem temer estão presos até agora??? Malas e malas de dinheiro!!! Enriquecimento ilícito e vergonhoso!!! Enquanto nós devemos prestar contas a Receita Federal referente imposto de renda e impostos que pagamos sem nenhum retorno, seja por parte do município, estado ou federal, toda a verba destinada aos deverea e obrigações desses, são desviadas. Ficamos sem educação, sem segurança, sem saúde etc
    A política está um nojo!!! Provas claras e incontestáveis são apresentadas e algum advogado do capeta (me perdoem a expressão), contesta e ganha!!! Tudo por propina!!!
    Todos que estão no poder deveriam tee vergonha!!!
    Estou realmente muito chateada porque o nosso Brasil é rico e tem tudo pra servum país de 1.o mundo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.