Produção de petróleo no Brasil bate recorde histórico. É a Petrobras “em crise”!

petroleo1

O boletim da Agência Nacional de Petróleo registra hoje que o mês de junho foi o que maior produção de petróleo já se registrou em nossa história.

Foram 2.246 barris diários, em média.

Que, somados aos 86,6  milhões de m³/ gás natural,convertido para barris equivalentes de óleo, o total produzido foi de 2,79 milhões de barris por dia.

É um aumento de 6,9% em relação ao mesmo mês do ano passado.

90,4% deste óleo e gás vem de poços operados pela Petrobras: 2.552 mil barris de óleo equivalente diários.

A média  das produções mensais do primeiro semestre deste ano foi de 2140,5 barris diários, contra 1.991,2 registrados em média por dia no primeiro semestre de 2013.

7,5 por cento a mais e, portanto, exatamente no percentual de expansão anual previsto pela Petrobras para a sua produção.

O pré-sal teve  produção média e 478 mil barris diários de petróleo e 16,7 milhões de m³/d de gás natural. No total 583,2  mil barris de óleo equivalente, aumento de 6,2% em relação a maio.

É isso que essa turma odeia: o fato de começarem a ser colhidos os primeiros frutos do crescimento – que vai ser maior, muito maior – da produção petroleira no Brasil.

É por isso que, no mesmo dia de uma notícia como esta, as ações da Petrobras caem na bolsa.

Ou será pesquisa, como diz o Santander?

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

21 respostas

  1. Para contra-atacar os terroristas de mercado(Satãder e turma do empírico, PIG e quadrilhas) devemos divulgar que a Bolsa de Valores no Brasil é pura especulação. Não são investidores. São Especuladores.

  2. Tucanólogos e urubólogos de todas as plumagens estrebucharão… Jabor arrancará os cabelos num espasmo histriônico definitivo”

    1. Ante uma fábula dessa a oposição fica brigando por uns possíveis bilhõezinhos, quando nem esmolento faz questão quando moeda de R$ 0,10 cai fora do seu chapéu

  3. A Petrobras é como o time da Alemanha nos 7×1, só não faz 10 ou 12 com pena do PIG e da oposição.

  4. “PERÍCIA COMPROVA: VEJA FRAUDOU FITA DA CPI

    Uma perícia contratada pelo senador Delcídio Amaral (PT/MS) demonstra que a revista Veja editou a fita que motivou a capa da última semana, sobre uma suposta farsa na CPI da Petrobras; “Do arquivo analisado separamos segmentos que demonstram a edição do mesmo, sendo claramente perceptível pelo menos duas interrupções na sequência das falas”, diz a análise do IPC, o principal instituto de perícias do Mato Grosso do Sul; “O uso de palavras separadas de sua sequência original pode trazer interpretação destoante do efetivo contexto em que teriam sido empregadas”; ontem, em entrevista ao 247, o ministro Ricardo Berzoini defendeu que Veja apresente a íntegra de sua fita gravada com uma caneta espiã; a revista da Marginal Pinheiros aceitará o desafio?
    7 DE AGOSTO DE 2014 ÀS 17:28

    247 – O laudo elaborado pelo Instituto de Perícias Científicas de Mato Grosso do Sul revela que a gravação da conversa entre dois funcionários da Petrobras – José Eduardo Barrocas e Bruno Ferreira – e uma outra pessoa não identificada, divulgada esta semana pela revista Veja, foi editada, o que compromete qualquer avaliação sobre a participação de senadores em uma suposta tentativa de fraudar os trabalhos da CPI da Petrobras, conforme denunciado com alarde pela revista.
    O documento, assinado pelo perito Fernando Klein, conclui , com base na análise feita na gravação disponibilizada pela Veja em seu site na Internet, com duração de 2 minutos e 40 segundos, que não há uma sequência lógica que permita vincular o senador Delcídio do Amaral (PT/MS) a eventual orientação repassada aos depoentes da CPI da Petrobras, uma vez que no momento imediatamente anterior à citação do nome “Delcídio” na conversa há uma interrupção de 1 minuto e 14 segundos na gravação, o que comprova a montagem.
    O laudo esclarece que o uso de arquivo editado pode trazer interpretações equivocadas em relação ao contexto de todo um diálogo.
    “Do arquivo analisado separamos segmentos que demonstram a edição do mesmo, sendo claramente perceptível pelo menos duas interrupções na sequencia das falas, a primeira com 1 minuto e 12 segundos e a outra com 1 minuto e 30 segundos. O uso de palavras separadas de sua sequência original pode trazer interpretação destoante do efetivo contexto em que teriam sido empregadas. Dessa forma, não há credibilidade para a interpretação do conteúdo e da aplicação dos diálogos constantes na gravação de 2 minutos e 40 segundos disponibilizada no sítio eletrônico da revista Veja, dada a evidente edição do mesmo”, assegura o perito.
    O IPC é o maior e mais conceituado instituto de perícias de Mato Grosso do Sul. Ele é responsável por pelo menos 70 % de todas as investigações periciais requisitadas pela Justiça no estado.
    Nesta quarta-feira, em entrevista ao 247, o ministro Ricardo Berzoini, das Relações Institucionais, defendeu que Veja apresente a íntegra de sua fita gravada com uma caneta espiã (leia aqui).”

    1. Então, já que existe laudo comprovando a tramoia,os envolvidos tem que entrar com uma representação judicial contra a Revista Veja, por danos morais e obriga-la a se retratar na própria revista. Essa historia de Lei de Imprensa não é o que eles falam, todos tem responsabilidades sobre o que escrevem. Ai eu te pergunto? Tem macho pra fazer?

  5. Quem vai entrar em crise agora é o PIG e a oposição fajuta do país, os pessimistas, os derrotistas e derrotados. Olha só o que diz o Noblablá, há pouco, em seu últimos comentário. “Desse jeito a Dilma ganha no primeiro turno, beirando os 45%”. Jogou a toalha.

  6. Fernando,

    Tomo a liberdade para aproveitar este post da produção de Petrobras para levantar uma questão sobre o etanol.

    Muito se tem falado sobre o preço “congelado” da gasolina inviabilizar a venda do etanol, “tirando sua competitividade”.
    Sempre achei isto uma bravata, um “chororô” do setor.

    Ontem achei que a Dilma foi muito clara, quando declarou:
    “Nosso etanol de cana é um produto que tem competidor internacional, que é o etanol de milho americano. O etanol de cana terá de ser competitivo com o etanol de milho e a política do governo é ajudar nessa competitividade. Através do quê? Da contínua e sistemática adoção de tecnologias”.

    Coloco as seguintes pontos para sua apreciação:
    1. O preço do etanol (hidratado e anidro) é livre.
    2. A exportação do etanol é liberada.
    3. A gasolina C tem 25% de etanol anidro, que impacta diretamente no preço final do combustível.

    Considerando isto, penso que:
    1. O produtor “poderia” aumentar o preço do anidro (mesmo a Petrobras mantendo o preço da gasolina A) e provocar um aumento da gasolina C.
    2. Com isto, o diferencial entre etanol hidratado e gasolina C aumentaria e, permitiria um aumento do hidratado com o setor ganhando nas “duas pontas”.
    3. O setor sucroalcooleiro “teria” condições de modular o diferencial de preços e o consumo dos dois tipos de etanol, de acordo com o interesse deles.

    Porque não fazem?

    1.Seria porque o consumidor (o MERCADO REAL, físico) não comportaria?
    2.Haveria uma redução na demanda geral de combustíveis e aí todos perderiam?

    Porque não aumentam as exportações?

    Se for possível, discuta esta questão ou se, pra você for claro, divida conosco seu conhecimento, suas informações.

    Saudações do amigo virtual,

    Carlos Paes

  7. Está bem claro o objetivo de cada candidato. O Sr. Aécio não deixa margem para dúvidas, e é totalmente a favor dos usineiros e dos investidores. Segundo ele, os preços dos combustíveis vão ser reajustados para atender as expectativas do aumento da margem de lucros e nós, população, aguentaremos todas as consequências. Isso ele afirma perante a CNA e ao mesmo tempo critica a alta da inflação no governo Dilma. O Sr. Eduardo Campos segue a mesma linha, mas ainda tenta disfarçar. A Presidenta Dilma mostra que continuará atuando para equilibrar esse jogo de interesses ao não permitir que a vontade de uma minoria prevaleça sobre a imensa maioria dos brasileiros. É por isso que tem o meu voto. Um governo não pode se dobrar ás vontades de uma minoria rica e descomprometida com os menos favorecidos. Dilma de novo.

  8. Fernando, só tome cuidado com o seguinte:
    Essa produção é a produção total do país, incluindo todas as empresas produtoras. A produção da Petrobras ainda não cresceu 7.5%. Por enquanto o crescimento dela está na faixa de 2,5% e deverá alcançar 7.5% apenas mais pro final do ano, com a interligação de mais alguns poços até lá.
    A produção do Brasil tem crescido mais que a produção da Petrobras porque uma parte do óleo que tem entrado é de campos onde a Petrobras é parceira de outras empresas (como em Sapinhoá e Lula) diferentemente do que ocorria na Bacia de Campos onde quase todos os campos são 100% dela. Isso não é necessariamente ruim, pois sabemos que seria muito difícil para Petrobras tocar todo esse investimento sozinha. O importante é que o óleo produzido no país gera divisas e contribui para a balança comercial independente de quem é o dono dele. Igualmente importante é toda a legislação que foi criada para garantir coisas como conteúdo local, geração de empregos no país e percentual mínimo de óleo que deve ficar com a Petrobras e a com a União.
    De qualquer forma, é bom separar as coisas, pois quando a Petrobras divulga suas metas ela se refere à suas produção exclusiva e não à produção total do país.

    1. Zé antônio,
      No gráfico é mostrada a produção total do país, mas a produção da Petrobrás é 90% deste total.
      Em junho, GROSSO MODO, a Petrobras produziu 2.500 MIL barris diários como operadora e teve “direito” como concessionária à 2.300 mil barris diários. Em todas as comparações estes indicadores cresceram na mesma ordem de grandeza. O + ou – 1 da previsão de 7,5% comporta estas pequenas diferenças. O DESAFIO da produção de 2014, já estava “contratado”. É só OPERAR bem. E isso nossos companheiros da Petrobras sabem fazer MUITO BEM!

      1. Carlos Paes,

        Vc está confundindo o que é ser operador e o que é ser concessionário (dono do óleo). Por exemplo, no campo de Lula a Petrobras é a operadora, ou seja, 100% do óleo é operado por ela, mas ela é dona de 65% do campo, portanto 65% do óleo pertence a ela.
        Também está confundindo produção exclusiva de óleo com produção total de óleo equivalente (que inclui o gás).

        A meta da Petrobras é crescer 7,5% +/- 1% da produção exclusiva de óleo (sem contar o gás) acima do que ela produziu em 2013. Esta meta refere-se a produção que pertence a ela, não a produção operada por ela. Em 2013 ela produziu 1.931 mil bpd e portanto tem que produzir este ano entre 2056 e 2095 mil bpd. Na média de janeiro até junho ela produziu em média 1947 mil bpd, 2,1% acima do mesmo período do ano anterior. Portanto ainda há um caminho a percorrer até o cumprimento da meta, mas a Petrobras tem garantido que até o fim do ano consegue.

        Estas informações e números não sou eu que estou inventando, elas são baseadas nas informações divulgadas pela própria empresa e estão na internet e no blog Fatos e Dados.

  9. O BRITO?????
    Assim não dá, assim não pode….
    Como é que vamos dar uma notícia de economia de que o BRASIL/PETROBRAS tá quebrado com uma notícia dessas?????

    1. Ante uma produção monstruosa dessa de petróleo, ainda tem terrorista falando que se Dilma ganhar haverá aumento de combustível

  10. Com todas essa notícias de grandeza da Pátria, “trabalhadores do Brasil, povo de minha Terra” (Getúlio Vargas) mantenham a Dilminha na presidência! É o nosso futuro que está em jogo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *