Produção de petróleo no Brasil tem novo recorde; pré-sal já tem o maior campo

agosto

 

A produção de petróleo – e gás natural associado – no Brasil chegou, em agosto, a 3,171 milhões de barris por dia, 3,42% a mais do que em julho e atingindo novo recorde.

 

A produção de petróleo (2,547 milhões de barris/dia) é a maior da história. Cresceu 3,3%  comparada ao mês anterior e  9,5% em relação a agosto do ano passado.

 

A de gás também foi recorde, com 99,2 milhões de metros cúbicos por dia, equivalentes a 644 mil barris de petróleo. Subiu  4,1% em relação a julho e  9,2% maior que a de agosto de 2014.

 

Pela primeira vez, um campo do pré-sal ultrapassou o maior dos campos do pós-sal de Campos. Lula, na Bacia de Santos, assumiu a liderança da produção, com 368 mil barris de petróleo por dia, contra 363 mil de Roncador.

 

O pré-sal atingiu produção total de 1,064 mil barris de óleo e gás diários  – 859,8 mil de petróleo.   2,9% a mais que em julho e 64,5% de acréscimo em um ano, uma crescimento espetacular em se tratando de extração de petróleo.

 

Mais ainda se for considerado que isso vem de apenas apenas 58 poços (quatro no primeiro mês de produção), o que dá uma média de 15 mil barris diários de petróleo, mesmo considerando que muitos deles ainda operam em teste, como o primeiro poço da mega-área de  Búzios, que opera em condições experimentais, produzindo apenas 310 barris, quando, em condições normais, a produção de cada poço é estimada em mais de 40 mil barris diários.

 

O pré-sal, que há um ano representava 22,3% da produção nacional, agora participa com 33,5% do total. É provável que, no final de 2016 ou início de 2017 já represente a metade de nosso petróleo.

 

Os números podem ser cansativos, mas são a prova do que representa o nosso pré-sal e do que significa abrir mão dele.

 

Deveriam ser ensinados na escola.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

10 respostas

  1. Perdão, Fernando, mas os números do Pre-Sal não são cansativos, e devem ser publicados com toda ênfase, não somente por esse Tijolaço. No momento em que as pragas entreguistas avançam vorazes contra a Petrobrás, são os números que vão estabelecer a verdade e o inseticida contra os seus agressores. So acho que é tarefa da empresa, do governo e da FUP divulgar a exuberância e o significado dessa produção. Didaticamente. Com isso, fortalecendo todos os setores da sociedade que defendem a Petrobras e nosso petróleo. Por ora o Tijolaço cumpre bem essa função. Parabéns.

  2. Quando voces vao colocar um gráfico de 2003 até 2015? Ou pelo menos um de 2013 (inicio dos ataques) a 2015?
    Gostaria mais de um grafico a longo prazo, pois faz muito mais sentido.

    1. Em 2003, Daniel, o pré-sal nem mesmo havia sido descoberto. A produção nacional total estava – não tenho o número exato aqui, na casa do 1,4 milhão de barris diários.

    1. O preço da gasolina e outros derivados de petróleo, ainda estado abaixo do preço praticado internacionalmente. Brigue com seu governador, com o dono do posto. O valor da gasolina na refinaria não chega a dos reais, na verdade bem menos

      1. Recomendo, sobre isso, verificar os dados contidos na coluna de Celso Ming, no Estadão, (http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,gasolina-na-inflacao,10000000152) que lista os reajustes da gasolina desde maio de 2008, com uma correção acumulada de 50,23% até setembro de 2015. A inflação acumulada (IPCA) no mesmo período (até agosto, falta setembro, que não saiu) foi de 52,2%. Se a de setembro for de 0,5%, somará 52,9%. Não há o argumento da queda do petróleo, pois o valor, em 2008 (crise mundial) chegaram aos níveis de hoje.

      2. Humberto , vc já brigou com o dono do posto de gasolina do seu bairro ou com o seu governador ?
        Me explica melhor com quem fica estes impostos, já que a oferta em abundancia do petróleo, não vai fazer a diferença
        pois o preço cotado é internacional.

  3. O preocupante é que aumenta a cobiça, e provalemente o “cachê” (na Suiça ou Ilhas Virgens) para os vendepátrias tucanos, se conseguirem entregar o que prometeram aos ianques (conforme revelado pelo Wikileaks).

  4. Aqui uma trincheira de defesa do pré sal. Aqui se encontram boas noticias sobre o Brasil e o Petróleo BRASILEIRO SA que os “desinteressados” gringos não querem nem olhar, mas que babam de cobiça por ele. Aqui se sabe que há um grupelho de chacais e ratazanas de grande porte encastelados na política, na Globo, na FIESP e na banca, que salivam para abocanhar um volumoso naco, em propinas e em posse a base de maracutaias, daquilo que pertence a todo o povo brasileiro e não somente a eles. Duvido que uma notícia tão alvissareira receba entusiástico destaque nas páginas ou telejornais do nauseabundo PIG. Parabéns, Brito, aqui a gente descarta um pouco do depressivo complexo de vira latas que a Globo continua a inseminar dia e noite (cevado por dinheiro público e, em sua grande parte da SECOM) a cabeça dos descerebrados. Mais que nunca me convenço de que nas atuais circunstâncias a realidade é : “Se desligar a Globo o Brasil Melhora”*
    *sábia autoria: PHA

  5. Enquanto isso, para fazer caixa frente a enorme dívida que a empresa tem, é obrigada a se desfazer de 49% da gaspetro e sem licitação. Qual é o nome disso mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *