Quaest: Lula venceria em 1° turno e tem voto mais sólido

Primeira das pesquisas eleitorais da semana, a Genial/Quaest – presencial e com 2 mil entrevistas – dá a Lula a vitória em primeiro turno, pois os 45% com que aparece nos principais cenários equivalem a cerca de 52% dos votos válidos.

Mais importante, mostra que o ex-presidente , assim como Bolsonaro, tem um eleitorado sólido, onde 3/4 (74%) classificam como “definitiva” sua decisão de voto, acima dos 65% dos eleitores de Bolsonaro, que também tem solidez. Já os poucos que optam Sergio Moro (7%, no cenário mais completo, três pontos a menos do que tinha em dezembro), Ciro Gomes (7%) e João Dória (2%), admitem, na sua maioria, mudar o voto. Abaixo, a solidez do voto em cada candidato.

Felipe Nunes, diretor da Quaest, diz que “os eleitores de Bolsonaro e Lula estão muito mais decididos do que os de Ciro, Doria e Moro. Ou seja, ainda pode haver um voto útil de Moro para Bolsonaro e de Ciro para Lula já no primeiro turno; sugerindo que vai ficando mais difícil para a 3ª via se viabilizar.”

Ele próprio lembra que o eleitorado que ainda está no “nem Bolsonaro, nem Lula” tem sete candidaturas pelas quais se dividir e, portanto, baixas possibilidade de de se unificar. Nenhum, digo eu, porque ele não é homogêneo e a simulação de 2° turno da pesquisa mostra isso. Dos 25% que respondem assim, no 1° turno, Lula leva nove na possível rodada final, enquanto Bolsonaro seis ou sete.

Ou seja, nem a metade dos “nem-nem” são “jamais-jamais”.

Nunes é bem claro na sua avaliação:

— Nesse cenário, Lula está preocupado em manter o máximo possível das suas intenções de voto. Ele faz isso só entrando em ‘bola boa’, evitando conflitos e aparições desnecessárias. Bolsonaro, por outro lado, precisa reconquistar o eleitorado perdido (31%, em relação aos 55% que teve no 2° turno de 2018).

Moro e Ciro travam uma disputa particular e fico com a impressão de que o candidato do PDT vai, como já fez, roubar mais uns pontinhos de Moro nas próximas pesquisas, com o incômodo causado por Kim Kataguiri, único apoio que o ex-juiz arranjou e que, agora, virou uma cruz de ferro que terá de arrastar.

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre 3 e 06/02 por meio de 2.000 entrevistas presenciais domiciliares em 120 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais com 95% de nível de confiabilidade. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-08857/2022.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *