Quem não te agradece não merece você

obrigado

Meu filho pequeno tem um hábito do qual me rio muito.

Quando me agradece por alguma coisa que faço para ele, fica esperando que eu diga: de nada, filho.

Claro que digo.

O relacionamento humano, por mais que na pressa, na falta de tempo e no excesso de stress a gente se esqueça disso, merece estas delicadezas.

Há quatro anos, mantenho este blog  — cheio de falhas, de erros de revisão próprios de quen trabalha só  — ou, por vezes, tem a ajuda de uma amiga e de um amigo que gentilmente me alertam dos erros de digitação ou das palavras saltadas ou repetidas.

Se a correria faz falta à ortografia, mais ainda faz ao estilo e também à pontaria.

Não importa, embora sempre mereça a correção.

Mas dá-se combate e quem combate sabe que falta faz a munição e, um pouco menos, os víveres.

Não vale mentir, chorar miséria.

O blog me dá com que viver.

Como tenho dado a ele meu viver.

Há dois dias, passei a colocar ao final dos posts a forma de contribuir com ele.

Sou grato aos muitos que atenderam e, com 10 reais ou até bem mais — não constranjo a mim e a quem doou com valores —  e sustentam o realejo que por quase 10 mil posts,  nestes quatro anos, toquei.

Não há nada de melhor a um ser humano do que poder viver do seu trabalho porque há quem ache útil o que faz.

Por isso, como ensinei aos meus filhos a agradecer, pratico eu mesmo o  muito obrigado, no melhor sentido que a palavra tem: o de obrigar-se a corresponder à generosidade com que me tratam.

E esta obrigação é um prazer tanto quanto é um dever do qual não se deserta.

Obrigado. Mas não só aos que contribuem. A todos que leem e dão sentido ao escrever.

Em janeiro se completam 40 anos que sentei em uma redação de jornal e aprendi, com o velho redator Aparício Pires, que não importava se ganhávamos bem ou mal, em dia ou atrasado: havia alguém que nos lia e não tinha nada a ver com nossos problemas, tinha o direito a ter o melhor que pudéssemos  fazer.

É o que tento fazer, o que não me desobriga do obrigado.

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

37 respostas

  1. Fernando Brito, somos nós que devemos agradecer. Por sua competência, dedicação e honestidade. E esse jeito saboroso de escrever.
    Obrigada.

  2. Se tiver outra jeito de contribuir sem o uso de cartão de crédito, será um prazer contribuir. Infelizmente ou felizmente, não uso cartão de crédito.

  3. Brito, muitas vezes já me emocionei com vossas palavras. Hoje não foi diferente. Mas você inverteu a lógica. Eu que, sinceramente, agradeço pela sua dedicação e, principalmente, pelo seu dom em nos informar sem demagogia, e sem interesses pessoais a não ser pela verdade dos fatos. Se 20% dos jornalistas da mídia corporativa tivessem metade do seu comprometimento e caráter, não teríamos essa mídia podre que impera no país. O meu muito obrigado.

  4. Caro Brito o agradecimento é meu, não há de quê… Se não por você e os outros ” bloqueiros sujos”, isso na concepção do impoluto José serra, o golpe ou essa farsa que na falta de nome melhor chamamos de golpe, já teria a muito tempo consequido êxito pleno. A maionese do moro e dos golpistas de sempre, só começa a desandar por conta de uma minoria de profissionais como você que fazem jornalismo como deve ser com J maiúsculo. Parabéns, seu blog é para mim uma leitura diária…

  5. Parabéns, emérito e impávido guerreiro, jornalista Fernando Brito!
    Nós, leitores, é que temos de agradecer tanta dedicação e coragem!

    1. … Bom, e se da luta, a luta se faz, prossigamos…

      ***

      O método pré-medieval das torturas do ‘mor(T)o’ da ‘Guantánamo da Província Agrícola do Paraná’ tem antecedentes bem caracterizados em nossa história…

      ***

      Os irmãos Naves e um dos maiores erros judiciários do país

      Os jovens ficaram presos injustamente por mais de 8 anos.

      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI152842,51045-Os+irmaos+Naves+e+um+dos+maiores+erros+judiciarios+do+pais

      1. Abaixo, veja um trecho que representa o julgamento, estrelado por três atores que curiosamente passaram pelos bancos das Arcadas do Largo S. Francisco : Sebastião é interpretado por Raul Cortez; o irmão Joaquim é vivido por Juca de Oliveira; e, John Herbert está na pele do advogado João Alamy Filho.
        https://www.youtube.com/watch?v=FOhPzluc8TA

  6. Olá! Há muito tempo lhe acompanho através do Tijolaço, e só tenho a agradecer imensamente pelo brilhante trabalho que fazes!
    Muito obrigado por desconstruir, com argumentos idôneos, corretos e transparentes toda essa sujeira midiática que o brasileiro infelizmente consome e irresponsavelmente dissemina através das mais variadas plataformas, causando essa alienação mental, sem raciocínio critico e totalmente submissos às classes dominantes. Viva Brizola!

  7. Todos e todas que leem o Tijolaço se alimentam do vigor da sua escrita e lhe devem agradecimentos.

  8. Só uma observação: o dígito verificador da conta é 0 (zero) para quem usa smartphone, mas é x (xis) para quem usa notebook.

  9. Sempre falei isso, 10 reais é que não pesa e a maioria pode ajudar, se 10% que visita o blog aderir já vai ajudar muito.

  10. Vida longa. Acabei de fazer a assinatura anual. Muito sangue no olho para continuar enfrentando a serpente. Necessito do seu trabalho para continuar tendo informação fidedigna nesse pais sucateado.

  11. Sou da primeira geração de BSB que cresceu ouvindo um sonoro grito anunciando a venda de um famoso jornal Brasiliense. Não só a era da informática pulverizou esse hábito. A falta de caráter também. No tijolaço de Fernando Brito, reencontro o prazer da notícia, com um salutar sentimento de cumplicidade. Parabéns.

  12. Procuro ler diariamente todos os posts do dia. Minha obrigação é contribuir mensalmente com o Tijolaço, pois o blog ajuda a me deixar informado.

  13. Eu que agradeço esse equilibrio de razão e emoção que me nutre, ensina e cumplicia. Muchisimas gracias.

  14. Brito disculpe a confiança ao me deitar e ao levantar agradeço a Deus e depois abro o TIJOLAÇO não há nada mas reconfortante e agradável
    OBRIGADO

  15. Como um dos pequenos contribuintes do Tijolaço eu é que tenho que agradecer por ter oportunidade de contribuir com um blog que faz análises políticas atiladas, de um ângulo que nenhum outro analista político observou e de altíssimo padrão em termos de lealdade à nação e à verdadeira democracia que é a plena vigência do Estado Democrático de Direito. Creio que falo em nome de quase todos os leitores desse blog.

  16. Obrigado a você Brito, por me manter informado sempre com lucidez e dignidade, nesse mar revolto e sucateado que os Golpistas transformaram nosso Brasil. Vamos em frente sem desanimar. E um dos motivos e poder te-lo como companhia diária. Forte Abraço

  17. Parabéns, Fernando Brito. Principalmente em tempos como este que estamos vivendo, a decência, como encontramos nos seus textos, sempre chega acompanhada da imprescindível esperança. Não podemos perder para os sabujos que inundam o país. Estamos juntos!

  18. Parabéns amigo Fernando Brito pelo belo e corajoso trabalho que você realiza! Sempre poderá contar comigo! Gratidão!

  19. Valeu “brog” !!

    O melhor “brogsujo” da rede !!!

    Ficarei aqui por muito tempo, para a alegria de meus amigos tijolòfilos !

    1. O cara que não demonstra respeito pelo outro, com certeza não o merece também. Este post é em respeito daqueles que o respeitam, não àqueles que o escarnecem. Não é um post sobre a situação x ou y de determinado aspecto da política (o que neste caso, autorizaria você a vir aqui e despejar toda a sua burrice e falta de educação). Mas vejo que está última em vc é tão grande quanto a primeira, pois comentar em tom de ironia um gesto de grandeza de outra pessoa, revela bem a pequenez daqueles que se consideram “os cidadãos de bem do Brasil”.

  20. Considero esse espaço um oásis do pensamento crítico no meio do deserto criado pelo PIG.

  21. Olá. Vou colaborar, você mais do que merece.
    Seu blog poderia participar do “Cafezinho lança boletim para ser distribuído nas ruas de todo país”. Teríamos mais informações e podem vender espaço de propaganda, igual aos jornais esotéricos, que são distribuídos gratuitamente. Dá um pouco de trabalho mas, ajuda.
    Boa sorte.

  22. Só pra confirmar. O X da cc do BB pode ser substituido por 0 no caso se transferência de cc da Cef. Pretendo fazer depositos mensais do que for possivel. Sou grata pelas noticias e opiniões que só acrescentam conhecimentos e reflexões. Muito obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *