Quer saber como o golpe vai “moralizar” o Brasil? Pergunte a FHC como se “abafa” tudo…

aroeirafhc

Ontem, no Correio do Povo, Juremir Machado da Silva comenta o material que recebeu de um leitor (dois decretos e dois “recortes eletrônicos” da Folha”).

Tratam das iniciativas que teve Itamar Franco para combater a corrupção governamental e do que fez com elas o seu sucessor, Fernando Henrique Cardoso.

O material, diz Juremir, é “aparentemente árido, mas que merece ser lido como um romance. Itamar mandou investigar. FHC mandou parar. Será que vai acontecer de novo?”.

Os recortes:

1994: Folha de S.Paulo, 27 de dezembro:

 O presidente Itamar Franco vai deixar para o próximo governo a decisão sobre a punição de empreiteiras e de funcionários públicos envolvidos em desvio de verbas no DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem).
A CEI (Comissão Especial de Investigação) entregou ontem um “relatório final” –mas ainda não concluso–, sobre as irregularidades na administração federal.
A principal orientação desse documento em relação às empreiteiras não foi acatada pelo governo.
A CEI havia sugerido a revisão da tabela de preços do DNER, que estaria com um sobrepreço de 40%, e a renegociação de todos os 657 contratos do órgão.
Itamar entregou, sem ler, o relatório ao procurador-geral da República, Aristides Junqueira, e em seguida ao presidente eleito, Fernando Henrique Cardoso.
Logo em seguida, Itamar disse que “se o relatório tivesse sido concluído e apontasse os caminhos para a punição, não hesitaria em punir”. Completou dizendo que não tem “nenhum compromisso com empreiteiras”.
A maior dúvida é quanto à continuidade das investigações. FHC ainda não se pronunciou sobre o destino dos processos nem se a comissão continua a existir na forma como é hoje, com sete conselheiros escolhidos na sociedade civil.

Seis anos depois, em 23 de agosto de 2000:

Assim que assumiu a Presidência da República, o presidente Fernando Henrique Cardoso extinguiu a CEI (Comissão Especial de Investigação) criada por Itamar Franco para apurar denúncias de irregularidades no governo federal.
A comissão foi extinta deixando sem conclusão pelo menos 15 inquéritos.
“Eu fico indignado com esse governo. Lança um código de ética depois de seis anos de mandato e depois de ter extinguido a CEI, formada para combater a corrupção no governo federal”, afirmou Itamar Franco, atualmente no cargo de governador do Estado de Minas Gerais.
O governador disse que tentou obter informações ontem em Brasília sobre os trabalhos da comissão. “O funcionário que me atendeu disse que os dados eram sigilosos”, afirmou.
A CEI era formada por sete pessoas de diversos segmentos sociais, juristas, empresários e ex-ministros de tribunais superiores. Na época, Itamar deu carta branca ao grupo para investigar qualquer área do governo.
Durante sua existência, a CEI recebeu mais de duas mil denúncias.
A comissão apurou, por exemplo, que o DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem) pagava 40% a mais por obras de recuperação e construção de estradas. A CEI sugeriu a revisão da tabela de preços do DNER além da revisão de 657 contratos.
Itamar, então ainda no cargo de presidente da República, entregou o relatório das irregularidades no DNER ao então procurador-geral da República, Aristides Junqueira, e em seguida ao presidente eleito, Fernando Henrique Cardoso.
A comissão levantou outras irregularidades. No Ministério da Educação, ficou inconcluso um levantamento sobre superfaturamento em Caics (Centros de Apoio Integral à Criança).
Já no Ministério da Saúde, ficou por ser concluída a investigação de irregularidades na liberação de medicamentos.

Ps. Peço desculpas ao Aroeira pelos abusos com suas charges. Culpa sua, Aroeira, por ser genial.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

12 respostas

  1. Sinto que certos articulistas tentam brochar a militância com “previsões”pessimistas,considero um desserviço a todos que tanto se esmeram, perdendo noites de sono ,lutando incansavelmente pela legalidade.Digo que estes articulistas fariam um imenso serviço demonstrando a mesma coragem,valentia,destemor e labor que a militância anônima.Precisamos de de quem nos anime e dispensamos quem nos brocha.
    Minha geração já sofreu um golpe de estado e preferimos a morte a aceitar com passividade essa insanidade que tentam impingir ao País.
    Tenho postado sempre que “um POVO que não luta merece a escravidão”,não seremos omissos e nem covardes estaremos nas ruas e evitaremos o golpe.

  2. … E por falar em ‘abafa tudo’!…

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Exclusivo: Jornalista mineiro informou Janot sobre fundação ligada a Aécio Neves em Liechtenstein em março de 2015; revista Época escondeu o assunto por 3 anos e quatro meses

    A conspícua e impávida jornalista Conceição Lemes detona a bomba!

    publicado em 10 de abril de 2016 às 22:19

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/exclusivo-jornalista-mineiro-informou-janot-sobre-fundacao-ligada-a-aecio-neves-em-liechtenstein-em-marco-de-2015-revista-epoca-escondeu-o-assunto-por-3-anos-e-quatro-meses.html#comment-962801

    1. Aécio Neves e a irmã Andréa, acusada de ameaçar prender jornalista caso ele publicasse a denúncia; Vaduz, em Liechtenstein, também era sede da Sanud, empresa de fachada de Ricardo Teixeira; Aécio de mãos dadas com a mãe e ao lado da bilionária Angela Gutierrez, uma das herdeiras da empreiteira Andrade Gutierrez

      Por excelente e destemida jornalista Conceição Lemes

      http://www.viomundo.com.br/wp-content/uploads/2016/04/captura-de-tela-2016-04-10-axxs-22.14.16.png

  3. Mas é esse o País dos coxinhas , eles estão ávidos pelo retorno do “tudo em baixo do tapete” ! Ética seletiva.
    PSDB – Com a CORRUPÇÃO onde a CORRUPÇÃO estiver !
    Ou seria o contrário ????

  4. São duas as possibilidades para alguém votar ou acreditar no PSDB:
    1 – Desinformação absoluta;
    2 – Desonestidade absoluta;

    1. Mas são apoiados pela emissora que tem este slogan: “Globo – A gente mente para você!” ou a outra versão: ” Globo – Mentira você acha aqui!”.

  5. Que atrativo melhor poderia fazer um deputado mudar de ideia a esta altura do campeonato? Opção a: Real Opção b:Dólar Opção c: Euro Opção d: Todas as anteriores. Complementando, só temos visto definições a favor do golpe nas últimas horas. Estariam mudando de lado por simples convencimento? Tenho as minhas dúvidas.

  6. Brito, por favor abuse das Charles do Aroeira que são ótimas. Como só venho aqui e no CAF se você não mostra eu fico sem conhecer.

  7. Normalmente não frequento sites como o UOL, mas fui até lá para ver a notícia dos torcedores do Liverpool que, invocando a memória do jogador Sócrates, um militante consciente das lutas pela justiça social e pela democracia, abriram em um estádio da Alemanha um grande cartaz com o rosto do craque, faixa escrito “democracia” à testa, e abaixo, de sua figura as palavras “No Coup in Brazil”, que significam ” “Nenhum golpe no Brasil.”
    A matéria é perfeita, com todas as informações necessárias, guardando total distanciamento quanto ao mérito da mesma. MaNão vou comentar os comentários, só dizer que esta deve ser a política do UOL quanto a algumas matérias que se acha na obrigação de veicular. Ele destrói a própria matéria que veiculou através dos comentários. São um desfile de ódio golpista e arrogância, misturados com ignorância, boçalidade e má fé.

  8. Não foi somente o LADRÃO DE TESES que ” ABAFOU ” as falcatruas.Foi o JUDICIÁRIO,O MINISTÉRIO PÚBLICO PRIVADO,A POLÍCIA FEDERAL PRIVADA,A PGR PRIVADA,onde continua PRIVADA, e que continua com AQUELES ODORES CARACTERÍSTICOS,das PRIVADAS.

  9. Aos brasileiros desempregados e empresarios afetados pela crise podem mandar a fatura ao Aecio, FHC, Serra, Alkimin, Aloysio Nunes, PSDB, Caiado do Dem e Cia, e a midia canalha , a esses maus brasileiros, que colocam suas ambicoes politicas, acima da democracia, brasileiros esses canalhas estao com os bolsos forrados, de propinas e nao estao nem ai, com os trabalhadores e empresarios, Dilma esta governando pois e forte e corajosa, podem, estar certos, a conspiracao dessa oposicao vergonhosa sempre foi de quanto pior melhor, e como disse FHC, que tinham que sangrar Dilma e e o que tem acontecido, a fatura da crise e desses maus perdedores, devem se cobrados e responsabilizados!

  10. Nem sombra dos coxinhas por aqui. Acho que não aguentam falar mal do guru deles. FHC? Non vem au caseau

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *