A razão de viver

natal1

Quando se envelhece, há dois caminhos.

O de resmungar todo dia ou o de agradecer ter despertado a cada um deles.

Aos mais jovens, digo: deixem para resmungar no fim do dia, conforme o dia for.

Mas não deixe para reclamar no fim da vida, porque se você reclamar ela parecerá a você mesmo não ter valido a pena.

E se valeu –  você pode ter tristezas, sempre as há – não resmungo, alegro-me por isso.

Afinal, em seis décadas, dá para absorver todas as sortes e azares da vida e gostar tanto dos sucessos quanto dos erros que nos ensinaram a alcançá-los.

Crentes ou incrédulos, a véspera de Natal é dia de agradecer, tanto quanto o Ano Novo é dia de desejar.

Mais do que a qualquer pessoa, devo agradecer a todos os que leem o blog e que fazem ter sentido escrever.

E devo, sempre, agradecer-lhes, porque é o fato de ser lido que permite  que eu me mantenha fazendo este blog – “sujo”, no discurso da direita – que nunca dependeu e não depende em um tostão  de publicidade de governos e nunca a teve do governo federal ou estadual ou de estatais.

Liberdade completa ninguém desfruta, escreveu o mestre Graciliano Ramos – que resmungava muito, aliás – mas eu hoje gozo de uma liberdade  que é mais fantástica do que qualquer outra que pudesse imaginar: depender apenas do que penso, do que escrevo e de quem me lê.

No seu Poema de Natal, Vinícius de Moraes nos dizia: “Para isso fomos feitos:/ Para lembrar e ser lembrados/ Para chorar e fazer chorar/ Para enterrar os nossos mortos /Por isso temos braços longos para os adeuses/ Mãos para colher o que foi dado /Dedos para cavar a terra”.

O milagre  é encontrar prazer nesta labuta. E o prazer, essencialmente, consiste em corresponder ao desejo alheio. Seja nas relações amorosas, seja nas de amizade, seja no seu lugar na sociedade, esta é a chave que nem sempre podemos encontrar.

Socorro-me de outro poeta para explicar, o Gonzaguinha: Um homem se humilha/Se castram seu sonho/Seu sonho é sua vida/E vida é trabalho/E sem o seu trabalho/O homem não tem honra/
E sem a sua honra/Se morre, se mata”.

Alguns estranharão, talvez, que eu não fale, neste texto, de política. Engano: é dela que falo, todo o tempo, pois é nisso que  concentro a minha visão de política: na vontade de corresponder aos desejos do povo ao qual pertenço, desligado do qual seria apenas uma simples ameba.

Quero, por isso, agradecer mesta antecipada véspera de Natal – porque amanhã (ou hoje, conforme você leia) agradecer o prazer que todos os leitores me proporcionam por sentir-me útil em meu ofício e minhas idéias. E, ainda mais, por permitirem que possa seguir honrando ambos, contribuindo para que este espaço em que existo e no qual nos encontramos não desapareça.

Obrigado, um sentido abraço em cada um e cada uma e feliz Natal a todos.

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

91 respostas

  1. Nesse País tão conturbado, é bom saber que ainda caiba Poesia. Feliz Natal, e que sempre, também, haja um espaço para a Esperança.

  2. NÃO FAÇO COMENTÁRIO NO QUE LEIO , MAS ME SINTO OBRIGADO FAZER NESTE,
    AGRADEÇO A DEUS POR EXISTIR FERNANDO BRITO, POIS NÃO PERCO SEUS ESCRITOS AOS AUAIS ME IDENTIFICO

  3. MUITO GRATA POR NOS BRINDAR COM SEUS TEXTOS E CONTRIBUIR COM NOSSAS CONSTANTES REFLEXÕES! QUE TENHA UM NATAL DE PAZ E ESPERANÇA!

    1. Aproveitando o espaço dos RUIS para desejar a você vida longa e que esteja sempre com esta disposição para encarar os grandes desafios que esta causa poltica, apaixonante como ela só, nos proporciona. Você é um iluminado e só posso te desejar as bênçãos do altissimo para continuar te inspirando e iluminando a todos nós.Valeeeeeeeu.

  4. Fernando Brito, obrigada pelo seu trabalho, você traduz nossos pensamentos e sentimebtos. Obrigada por fazer parte desta luta. Abraço fraterno.

  5. um forte abraço e um feliz natal e nâo mexa uma virgula no espetacular TIJOLAÇO não precisa ir na universidade para aprender se temos o TIJOLAÇO a cada dia aprendo mais e tenho orgulho do BRASIL

  6. Lindo demais!
    Adoro acordar e ler suas matérias!
    Continue sempre nos incentivando a acreditar em um país de justiça social!
    Feliz natal a toda a família!

  7. Forte abraço , suas palavras e seus excelentes textos fazem parte dos meus dias e me fortalecem! Feliz Natal!

  8. Olá Fernando! Não imaginas o quanto teu trabalho é benéfico para leitores que como eu, que anseiam por justiça, igualdade e dignidade neste País tão belo e rico mas que infelizmente está nas mãos de uma elite conservadora, reacionária e sem cultura desde de o seu “descobrimento”!
    Acesso todos os dias o teu ( nosso ) blog, e me entristeço em saber que no meu cotidiano, estou “cercado” por pessoas totalmente influenciadas por uma mídia que compactua com os interesses das velhas oligarquias, que na sua extrema ignorância se contradizem exaltando os países nórdicos e reclamam das políticas sociais que os “comunistas” almejam implantá-las na nossa aldeia. Saiba que tu és uma luz para muitos que não tem acesso à informação correta, idônea, transparente, e mesmo sendo de esquerda, tenho certeza que és imparcial! Desejo-lhe Boas Festas, muita saúde, e que continue sempre ao lado do povo, como Vargas, Jango e Brizola!
    Um abraço fraterno, de Gravataí / RS

  9. Nos últimos dias as formiguinhas, que são os blogs independentes e progressistas, estão impondo derrotas importantes às ORCRIMs midiáticas (PIG/PPV) e judiciárias, esses paquidermes cheios de grana e aparatos de guerra e repressão.

    E antes da blogosfera nós, leitores, também não tínhamos liberdade de expressão, pois os comentários – em forma de cartas – enviados a jornais e revistas, eram censurados ou distorcidos e manipulados.

    A Política, para aqueles que a percebem como fonte das grandes decisões, as quais afetam a vida de todos nós, deve estar no corpo, no sangue e na ‘alma’ de cada pessoa. Aos opressores e dominadores interessa manter as massas alienadas e despolitizadas.

    Sorte e perseverança na boa causa. Não vou desfiar chavões e clichês aqui.

    1. Péssimos tempos esses das cartas.

      Ou não eram publicadas ou quando o faziam, era mutilada de tal forma que distorcia a linha de raciocínio de quem a tinha escrito.

  10. Feliz natal a todos os brasileiros e brasileiras, não importa agora é época de confraternização. Obrigado tijolaco.

  11. Um ano Novo com Muitos Natais. Seu trabalho é importante, o que torna você imprescindível nessa luta do marisco contra as ondas.

  12. Brito, obrigado por nos presentear todos os dias com maravilhosos textos claros, objetivos e cativantes para todos nós que queremos um Brasil mais justo e menos desigual. Que Deus te abençoe cada vez mais para que possamos sempre nos beneficiar com sua inteligência.
    Abraços!

  13. Fernando Brito agradeço e continue na luta com os seus belos textos. Feliz natal e que Deus te proteja sempre.

  14. Bela texto, bela reflexão, bela bigornada na cabeça dos Dellanois da vida, dos insensíveis…

  15. Belo texto. bela reflexão, bela burduada na cabeça dos Dellanóis. E são tantos!!!!

  16. Feliz Natal, FB, e que em 2018 você continue no pé da obra denunciando e nos ajudando a compreender essa lambança que estão fazendo com nosso país. Saúde e paz. Abraço.

  17. Obrigada por nos brindar, diariamente, com textos que tento alento nos trazem. Feliz Natal, Fernando Brito!

  18. O Tijolaço, ao contrário de uma dispensável que se acha, é que é Indispensável.
    Vida longa, Fernando Brito.
    Vamos – à nossa razão de viver – à luta.

  19. É uma honra enorme ser seu leitor e dar uma contribuição ínfima a tão nobre iniciativa.

    Vida longa, Fernando Brito!!

    1. Obrigado, Sandra, mas afora a ajuda dos amigos, este site é um “exercito de um homem só”

  20. Caro Fernando,muito obrigada por escrever, ser jornalista. Neste ano, 2017, a leitura de seus escritos me ajudaram a resistir. Abraço com afeto.

  21. Magnífico. Continue escrevendo sempre !
    FELIZ NATAL Brito.
    “AINDA FAREMOS DESTE PAÍS UMA GRANDE NAÇÃO” !

  22. Boas festas, Fernando, e obrigado por me manter informado ao longo de todos estes anos que acompanho o seu blog (nos últimos quatro anos do outro lado do mundo). Orgulhe-se! Saudações

  23. Suas palavras sao um presente diario que ajudam a enfrentar esses tempos sombrios. Feliz Natal, Brito, você mais que merece.

  24. Grande abraço e obrigado por manter esse blog. Tijolaço e GGN são minhas leituras indispensáveis.

  25. O acompanho há alguns meses e percebo sua sensibilidade, sua luta, sua sinceridade, sua perspicácia, sua simplicidade, … Obrigado por tudo que aprendo com você. Um forte abraço e vida longa a você e sua família. Passei a interessar pela política em 1982, quando fiz residência em cardiologia aí no RJ e conheci Brizola, que virou meu ídolo, rs.

  26. Obrigado Brito, é sempre um prazer ler seu blog. Feliz Natal a todos e que 2018 seja o ano da virada!

  27. Parabéns ao Tijolaço por existir e agradeço a companhia que me fez em 2017. Que venha 2018 !

  28. Obrigada, Fernando!! Teu trabalho é fundamental para nos dar força e esperança para enfrentarmos esses momentos difíceis. Feliz Natal! Muita saúde, paz e amor! Abraço.

  29. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando:

    Seus textos sempre revelam cada vez mais a grande dimensão humana de que és partícipe. E por isso, aliado a muitas qualidades outras, é sempre também muito bom ler o que você escreve, prezado blogueiro Fernando Brito.

    Lula 2018 ! ! ! ! !

    .:.
    Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.
    .
    “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.
    . …………………..………………………………. ( Joseph Pulitzer )
    .:.
    Se você não for cuidadoso / cuidadosa
    .
    “Se você não for cuidadoso / cuidadosa, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as [‘]pesso[nh]as[’] que estão oprimindo”.
    . …………………..………………………………. ( Malcolm X )
    .:.
    ( En la lucha de clases )
    .
    En la lucha de clases
    Todas las armas son buenas

    Piedras
    Noches
    Poemas
    . ……………………………………….( Paulo Leminski )
    .:.
    ( Não é a beleza )
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    . …………………………………………….( Salamah Mussa )
    .:.
    A existência precede a essência.
    . …………………………………………….( Jean-Paul Sartre )
    .:.
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas) 2018 neles/as (que já perderam DE QUATRO nas últimas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  30. Caro Fernando Brito
    A leitura diária do Tijolaço virou uma salutar obrigação para mim.
    Não fosse por você, já teria fugido à luta. Você e a maioria dos seu leitores me faz seguir adiante.
    Feliz Natal e que 2018 seja de vitórias para o povo brasileiro.
    Abraço fraterno.

  31. Jornalista, no que me toca, muito obrigado. Como mesmo diz, é também dia de desejar, e como fez, desejo que o renascimento que representa o Natal traga-lhe mais forças e meios para lutar, no difícil ano de 2018 que já está ali na esquina. Tudo de melhor para o senhor e os seus, com o Brasil saindo dessa penumbra, quase noite.

  32. Fernando, e estimulante ler uma mensagem de natal que so os sabios sabem dizer.Feliz Natal e estaremos juntos em 2018.Obrigado.

  33. Feliz Natal, Fernando! Que você continue forte, saudável e turrão! Como já disse aqui antes, esse é o único blog de esquerda que merece ser homenageado.

    1. Arnestinha
      Serve para você também.
      Vou respeitar a data em homenagem ao Fernando Brito.
      É o meu indulto de Natal, meninas !
      Até amanhã como sem falta
      Kkkk

    2. Arnestinha
      Serve para você também.
      Vou respeitar a data em homenagem ao Fernando Brito.
      É o meu indulto de Natal, meninas !
      Até amanhã como sem falta
      K

  34. Querido Fernando
    Obrigada por seus escritos. Foram um alento nesse ano de tantas tristezas. Sei que podemos contar com você no próximo.
    Um grande abraço

  35. Olha eu aqui também !!

    Feliz Natal ao Sr. Fernando Brito e Família, com muita saúde, paz e prosperidade !!

    Estendo o voto de Boas Festas a todos os tijolófilos e trolls que habitam este incrível mundo do Tijolaço !!

    1. Capiau V.C.M.P
      Serve para você também.
      Vou respeitar o Natal, agradeça ao Fernando Brito.
      É o meu indulto de Natal, menina !
      Até amanhã se Deus quiser.
      Eu acordo muito cedo
      Kkkk

  36. O dia de hoje, para mim, é um dia como outro qualquer.
    Mas nossa luta de todos os dias fica mais fácil com o caminho iluminado pelas palavras de Fernando Brito.

    Grande abraço, Fernando.

  37. No dia de Natal de 1914 soldados alemães, britânicos e franceses saíram de suas trincheiras e abandonaram a fúria e a barbárie durante a 1ª Guerra Mundial para trocar saudações festivas e entoar canções natalinas nos seus respectivos idiomas. Na ocasião, a tensão foi reduzida a ponto de os indivíduos entregarem presentes a seus inimigos e até jogar futebol.
    Um memorial desta Trégua de Natal foi inaugurado em Frelinghien, França, em 11 de novembro de 2008. Portanto, dê um tempo nesta dura guerra cotidiana e deixe prevalecer o espírito natalino do menino que habita em você. Certamente, sua luta terá mais sentido, sua vida também e prevalecerá o Ser humano dotado de razão, sentimento e afeto.
    Feliz Natal!!
    Luiz Conceição
    Natal, 2017

    1. Belíssima lembrança !!

      Este episodio é retratado no clip PIPES OF PEACE de Paul McCartney !!

      Confira no You Tube !!

      Feliz Natal !!!

      1. Capiau V.C.M.P
        Serve para você também.
        Vou respeitar o Natal, agradeça ao Fernando Brito.
        É o meu indulto de Natal, menina !
        Até amanhã se Deus quiser.
        Eu acordo muito cedo
        Kkkkk
        Kkkk

        1. Valeu Sergio, façamos um armistício neste período significativo para boa parcela da humanidade !

          Um Feliz Natal a vc e sua família !

          1. Ah, outra coisa, tente variar um pouco o teor de seus “comentários”, para não torna los enfadonhos e repetitivos !!

            Tenho certeza que vc consegue !!

          2. Capiau V.C.M.P

            Não me peça nada !
            Os comentários serão repetitivos e enfadonhos,esse é o objetivo.
            Aguente firme menina !
            Kk

  38. Amigo Fernando Brito,
    Não nos conhecemos mas me permita chama lo de amigo porque tenho certeza que o seríamos.
    Sua definição da véspera do Natal ser tempo de Agradecer e que a chegada do Novo Ano é tempo de Desejar é a mais sábia que já li. Obrigado pelo ensinamento e por sua Luta!
    Meu desejo é que em 2018 nosso grande país comece a se transformar em Nação!

  39. Conheci a verve do notável FB nas trocas de mensagens dos amigos do sindicato, nas lutas diárias contra a truculência do estado, podre e corrompido, brasileiro. Pensei com meus botões: encontrei um louco que pensa como eu mas não tem medo de falar!!!! Passei a escutar-me diariamente nas postagens virtuosas de meu irmão FB. Vida longa ao grande FB. Saúde, e alegrias ao lado dos que o acompanham neste ano que se avizinha. Valeu, nobre amigo!

  40. Obrigando, Fernando. Pelo Tilojaço, por compartilhar conosco as memórias brizolistas e pelo combate digno. Cuide-se.

  41. Parabéns pelo ótimo trabalho de nos informar, mostrando o outro lado da verdade não divulgada pela grande mídia. A verdade tem dois lados: a verdade que se impõe pela força dos interesses e a verdade do ponto de vista de quem a vê. Sendo assim, a verdade pura e cristalina de um fato não existe. Os governos Lula e Dilma, como um fato social, mudou em muito as condições de vida dos mais desfaforecidos. Entre erros e acertos, pudemos observar uma mudança significativa nas vidas das pessoas mais carentes. Agradeço a você, Brito, pelo compromisso assumido diariamente em divulgar a verdade de um fato, não de um ponto de vista da moral, mas do ponto de vista ético e isso nos torna mais humanos. Um abraço!

  42. Feliz Natal, Fernando Brito!
    Gratidão pelo seu trabalho. Continue firme em 2018. O lema é: “Luto, logo existo”.
    Um forte abraço.

  43. Um dos melhores textos que tive o prazer de ler este ano. Obrigado por lembrar deste grande músico e compositor chamado Gonzaguinha, tão pouco lembrado nos dias atuais.

  44. Um dos melhores textos que li sobre o Natal e sobre a razão da nossa existência. Obrigado por lembrar deste grande compositor chamado Gonzaguinha e tão esquecido nos dias atuais. Hoje, a música não serve para nada, em termos de conteúdo e reflexão.

  45. Prezado Brito
    O tenho que dizer é que o TIJOLAÇO é indispensável.
    Dá uma sensação gostosa saber que o jornalismo tem você que considero o exemplo mais bem acabado do que é ser um jornalista. Sua honestidade os os fatos é um bálsamo no meio dessa lama nojenta em que se transformou a mídia tradicional, aqui e lá. Vc é a nossa flor de lótus
    Obrigada por nos dar o Tijolaço
    Angela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.