Reflexão sobre ódio e tutela

odiovit

Todo mundo – ou quase todo mundo, e invejo as exceções – já teve seus momentos de fúria.

E quase todo mundo que os teve viu que, deles, nunca saiu algo de bom.

Como na música de Dolores Duran (antes que os coxinhas pirem, nada a ver como Tacla Duran), a gente diz coisa que não quer dizer.

No indivíduo, isso passa, embora frequentemente deixe mossas em suas relações. Na sociedade, não: o ódio nos torna potenciais criminosos, como em João, 3: “toda pessoa que odeia seu irmão é homicida”.

Porque o ódio mata, mata não apenas pessoas, mata direitos, mata convívio, mata a empatia, mata a compaixão, mata a paz e, com ela, a capacidade de andarmos juntos em uma só direção.

Não, não confundo ódio com conflito, essa mola que anima a caminhada humana nas idéias, na ciência, na civilização.

Mas entre ideia diferente e “odeia o diferente” vão bem mais do que as poucas letras que os separam.

Vejam: há alguns anos estávamos comemorando milhões saindo da pobreza; festeja-se agora alguns entrarem na cadeia.

Agora, celebra-se o mal: corte nos gastos sociais, perda de direitos no trabalho, sacrifícios aos que se aposentam.

Nem mesmo nos lembramos que tivemos, até 2016, o mais longo período de nossa história em que se pôde escolher livremente quem nos governaria. E olhe que este “mais longo” são apenas 27 anos incompletos.

E talvez a pior das escuridões, onde parte da pretensa intelectualidade adere à ideia de que o povo brasileiro tem de ser tutelado dos “populistas”, governado por tecnocratas (que, claro, dependem de uma lixeira política para cumprirem as formalidades legislativas) e onde uma casta judicial se encarrega de interditar os “corruptos”, isto é os que não podem existir como opção ou os que já não os servem mais, como Cabral ou Eduardo Cunha, bagaços agora.

Francamente, tudo isso é anti-histórico.

E, justamente por isso, só sobrevive à força.

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

16 respostas

  1. EXCELENTE E FILOSÓFICA REFLEXÃO SOBRE O ÓDIO E AFÚRIA, FRUTOS DA VAIDADE, O PRATO PREDILETO DO DEMÔNIO, QUANDO ELE DEIXA DE SER OCASIONAL PARA SER ESTRUTURAL. AMEI.

    1. Alícia Kawarinha Lulinha Qualquer Porra

      Você se acha muito engraçada, porém, não passa de uma palhaça otária.
      Olha quem tá falando de “trabalho pago”. Babaca !
      Você não se cansa ? É sua obrigação diária ?
      Pare de escrever TANTA merda, xibunguinha.
      Suam mãe tá boa? Sua mulherzinha ?
      Lembranças.
      Cadelinha vadia
      Xibunga

  2. Os advogados de Lula acabam de admitir que ele cometeu os crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Mas pediram aplicação de prescrição.

    Onde está a alma mais honesta?

    1. A alma mais honesta está lá esquina, dando e levando duro pra pagar a internet que você usa para defender quem te f… “há 18 anos”. Babaca! É melhor jair se acostumando, bolsonaro já era! Se Lula for condenado, aí a direita que manda vai acabar com bolsonaro antes da páscoa e você vai ficar sem saco para lamber.

    2. 2009 é o que diz o MPF.

      Moro, ao contrário, data o suposto crime de Lula para algum momento indeterminado no FUTURO!

      Moro inventou a “condenação preventiva”!

    3. Alícia Kawarinha Lulinha Qualquer Porra

      Você se acha muito engraçada, porém, não passa de uma palhaça otária.
      Olha quem tá falando de “trabalho pago”. Babaca !
      Você não se cansa ? É sua obrigação diária ?
      Pare de escrever TANTA merda, xibunguinha.
      Suam mãe tá boa? Sua mulherzinha ?
      Lembranças.

  3. Um povo faminto permanece submisso. Se não for despertado algum sentimento, nada acontecerá. A direita não teve o menor pudor em semear ódio para mobilizar os midiotas a fazerem o papel de figurantes no golpe de estado, senão eles ficariam em casa e na internet resmungando e votariam de novo em outro lixo tucano em 2018. O ódio, ao contrário da raiva, da fúria e da ira, é duradouro e não nos deixa esquecer quem nos sacaneou. O ódio continua movendo mesmo quando o sangue esfria. Cristo ofereceu a outra face, mesmo assim foi parar na cruz. Depois o império romano se converteu ao cristianismo e a igreja usou a fé para dominar o povo usando o nome do próprio Cristo.

  4. Grandeza nas suas palavras, Brito pena que temos ouvidos moucos na nossa “casta justiça fura teto”

  5. De novo, o blog critica o efeito e pede o retorno da causa. Sim, perdemos a chance de consolidar as conquistas anteriores na época do boom das commodities e o efeito agora se manifesta, mas pelos erros do governo dr então. Sim, há um clima de ódio, mas semeado por aqueles que idolstram ditaduras e o seu furher, inventor do nós contra eles. Deixemos que esse criminoso pague por seus crimes e nos unamos todos para consertar o desastre que ele causou.

    1. Você é tapado ou apenas finge? Uma pessoa com QI na casa dos 3 dígitos não escreveria tanta asneira, mesmo sendo de direita. Lembre-se do que eu já falei: os alemães largaram os colaboracionistas franceses entregues a própria sorte, assim como Napoleão fez com os russos e os ianques fizeram com os sul vietnamitas.
      É melhor jair se acostumando, bolsonaro já era! Se Lula for condenado, a candidatura bolsonaro termina antes da páscoa e você vai ficar sem saco pra lamber.

  6. MAIS UM ESCÂNDALO QUE PODE COLABORAR PARA A CONDENAÇÃO DO HONESTO POVO TRABALHADOR BRASILEIRO!

    O corrupto transnacional João Santana com a vergonha de mentir para a plateia, pediu para não mostrar a cara de pau *sob tortura da protofascista PORCA-tarefa do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA lesa-pátria!
    [*melhor, pós-pressão da fascista PORCA-tarefa: é só perceber a tranquilidade do covarde João Santana!]
    E o “juízo” permitiu!
    “Numa boa!”
    Sob um lauto sorriso, o lhano (sic) juízo fez a concessão!
    “Juízo”!
    Sei!
    Dileto(a) leitor(a), por favor, acompanhe o juizeco fazendo de conta que está ouvindo do joão santana:
    “ô, seu ‘dotô’ Moro, a prática de caixa dois generalizada por todos os partidos políticos do mundo somente envolve o PT! Sim, porque a prática de caixa dois generalizada do PSDB, do DEM… É prática de caixa dois generalizada limpinha… E que ‘não vem ao caso’, certo, ‘dotô’ ‘Moro?”

    ***

    Íntegra do interrogatório de João Santana revela manipulação desonesta de Sergio Moro

    O marqueteiro João Santana, preso no âmbito da perseguição política ao Partido dos Trabalhadores movida pelo juiz Sergio Moro, o capo da Operação Lava Jato, fala de caixa dois generalizado, mas é direcionado para respostas que incriminam a presidenta Dilma Rousseff na Justiça Eleitoral. Seria o ponto de partida para outras ações persecutórias e politiqueiras do juiz ao ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. A fala de João Santana, contudo, joga por terra a tese do capo de Curitiba. Sem cortes, o depoimento do marqueteiro é mais uma prova da sujeira como método de ação na Operação Lava Jato.

    Por eminente e impávido jornalista e escritor Osvaldo Bertolino – O Outro Lado da Notícia

    https://www.youtube.com/watch?v=jt10lJkqLuM

  7. … Estes canalhas antinacionalistas nazigolpistas há muito tempo já estão na lixeira da história!
    “Canalhas, canalhas, Canalhas!”

  8. O Brasileiro teve a oportunidade de escolher seus representantes pelo voto direto pelos últimos quase 30 anos. Vejam só a m* que deu. Brasileiro médio não tem maturidade suficiente para escolher seus representantes pelo voto direto. Por isso tem, sim, que ser comandados. A democracia não dá certo aqui nessa terra de bananas. Só fazem m*!

  9. “O que é que é isso, ‘tché’?
    Barbaridade!”
    Entenda mais um pouco acerca do “Tribunal da Gomalina”!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Tribunal que vai julgar Lula gastou mais de R$ 8 milhões com publicidade em 2017
    De acordo com dados internos, despesas com produções jornalísticas, serviços de audio, vídeo e foto somam valores de até 8 milhões de reais. A assessoria de imprensa do tribunal nega que o TRF-4 tenha gastos com publicidade e afirma que o valor gasto nesse período foi de, aproximadamente, 500 mil reais com “serviços jornalísticos”.

    Por Nocaute em 23 de Janeiro às 15h05

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.nocaute.blog.br/brasil/tribunal-que-vai-julgar-lula-gastou-mais-de-r-8-milhoes-com-publicidade-em-2017.html

  10. A direita fascista nazista escravagista coloca a culpa das mazelas do capitalismo no suposto socialismo petista.
    Qualquer problema do mundo para eles é a esquerda, o socialismo, o comunismo e não o capitalismo imperialista monopolizado. Eles usam a má fé e não conseguem ver a estrutura capitalista mundial que flagela o mundo.
    Flagela o continente africano, o continente sul americano, américa latina, e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.