Sai o “tapetão”, entra o “barrigão” no STF

imparcial

O STF virou a corte do “barrigão”: a que empurra com a barriga até que os fatos estejam consumados e que decidir para lá ou para cá não faça muita diferença.

E das manobras indecentes.

O recurso de Lula contra o envio de seu pedido de efeito suspensivo da condenação do TRF-4 ao Plenário foi dirigido à 2ª Turma que tem a compet~encia natural para julgar o apelo, exceto quando se trata de chefe de Poder da República.

O “juiz” mais importante da Corte, o “Dr. Sorteio Eletrônico”, porém, colocou todos os ministros na lista e, tal como aconteceu com Edson Fachin ao ser escolhido relator da Lava Jato, a escolha recaiu sobre o integrante mais novo do Tribunal, por ter menos processos atribuídos.

Moraes é aquele, como se recordam, que animava seus correligionários do PSDB prometendo prisões “a jato”.

Tudo, claro, previsível.

Como é previsível que Moares negará, rápido, o pedido de liminar para a soltura do ex-presidente.

Tem-se aí os ingredientes da decisão, que a presidente do STF, Cármem Lúcia, cozinhará no caldeirão da pauta que ela própria decide, esticando o prazo – já não o colocou na pauta de agosto, quando os rapazes e moças voltam de suas férias escolares – e, quem sabe, deixando para setembro, quando ela própria deixará o cargo e se integrará à 2ª Turma, se não houve jeito de liquidar, sem muito alarde, antes disso.

Só o que pode “desandar”, num prazo curto,  o calceirão onde tentam – até agora, inutilmente – cozinhar o galo Lula é o pedido de liminar a ser relatado por Gilmar Mendes para impedir prisões sem a sentença ter transitado  e – ao menos espero eu, para que não se alege o excesso do pedido – sem fundamentação na ordem de execução antecipada da pena.

O jogo de esperteza continua e a Suprema Corte brasileira se parece cada vez mais com aqueles tribunais de justiça desportiva, que o povo passou a chamar de “tapetão”.

Neste caso, com as protelações, chicanas e arranjos para manter Lula preso, talvez se possa chamar de “barrigão”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

14 respostas

  1. É a corte de instância superior de uma nação mais indigna e repugnante que há no mundo. É uma vergonha mundial. Fede a esgoto.

    1. E as ADC’s, Carmem Procrastinadora Lúcifer e Fachin Cambalhota?
      São uns grandíssimos filhos da puta!!! Não merecem respeito algum!
      Depois não sabem porque têm seus patrimônios vandalizados. Não estou dizendo que seja correto, mas as manobras criminosas que cometem levam alguns a reagirem impulsivamente. Eles é que não poderiam, na liturgia de seus cargos, agir como partido político.

  2. Todo esse processo do lula foi encenado e forjado porque ele é popular e tem uns 60 milhoes de votos. Se ele nao tivesse essa popularidade isso nao ia dar em nada, como de costume, exemplo dos ladrões juca, serra, aécio….

  3. Se Claudio Lembo chama o stf de IMORAL é por que fomos ao fundo do poço. Definitivamente.
    E aí carmen?
    Esperar-se a retratação que nada mais pode ser senão a renúncia coletiva destes senhores ou da responsável maior por esta imoralidade, carmen lúcia.
    I M O R A L, o stf; nuca pensei que assistiria isso. IMORAL!!!
    Aviso importante: CUIDADO, ALARME! eles querem definir quem será e quem não será o futuro presidente contra a vontade de 60 milhões de brasileiros votantes. Será um desastre nuclear. Querem que seus poucos, e agora imorais, votos substituam os de 60 milhões.

  4. A manipulação do STF contra Lula envergonha o país. Tanto que não mais merece ser chamado tribunal supremo de justiça. Supremo de que? Mostra-se como um partido político a serviço de poucos. Que tristeza!

  5. Acredito que esteja mais para covarde que para “barriga”, a comparação do texto…
    E para essa corte covarde, somente execração em praça pública resolverá a total falta de respeito desses ministros pelas leis brasileiras…
    No dia em que um desses canalhas for execrado em praça pública, essa bandidagem acaba!

  6. Se a presidente do STF tivesse colocado as ADC’s em discussão, sem se preocupar se Lula seria ou não benificiado, nada dessa esculhambação estaria acontecendo. Para ser preciso, “benificiado” não é justo, porque Lula é inocente nesse processo do Triplex. Pelo o jeito ela prefere violar a Constituição, como disse Ministro Marco Aurélio, pois assim o melhor presidente de todos os tempos fica na masmorra de Curitiba até passar a eleição. É claro que procedendo assim, ela sequestra o direito de milhões de eleitores brasileiros de escolherem livremente o seu candidato.

  7. Uma já está, o dono do Bahamas deveria colocar lá a foto dos outros dez também. Local adequadíssimo.

  8. Durante a campanha presidencial de 2010, Lula disse, em entrevista assistida em todos os cantos de País, que, se os tucajos vencessem aquelas eleições, ele se candidataria novamente à Presidência em 2014. Dilma Rousseff, candidata de Lula, venceu e foi reeleita em 2014.
    Pelo visto, não fui o único a manter a memória da declaração de Lula. Os tucanos e seus patrões também se lembraram. E essa deve ter sido a razão para que, surgida a oportunidade de derrubar Dilma com o golpe que se consumaria em 2016, tudo engendraram para assegurar que Lula não pudesse se candidatar novamente, inclusive cooptando todos para os quais a cooptação fosse viável. Ou chantageando outros, como Edson Fachin, cuja transição rápida de progressista a punitivista tem sido de explicação difícil. E “promovendo” um juiz de piso a supremo do Supremo.
    Desde a inesperada quebra de hegemonia de 2002, e sobretudo após a teimosa reeleição de 2006, a direita entreguista passou a ver Lula como uma ameaça, uma pedra no sapato. E, com a declaração de 2010, não podiam aceitar esse risco, de que ele retornasse.
    Daí porque o longo e múltiplo julgamento de Lula foi, desde sempre, um jogo de cartas marcadas, com a sentença dada muito antes da abertura de qualquer processo.
    E os golpistas sabem que, se algum recurso de Lula for apreciado por um colegiado garantista, terão nadado tanto para morrer na praia, o golpe poderá dar com os burros n’água, a vaca ir para o brejo e o Sapo Barbudo, de volta à Presidência.

  9. Aquilo não é uma corte suprema, é um cacete armado. Estão desmoralizadas perante a nação e continuam praticando desrespeito à Lei. E o povo de camarote assistindo. Que país é esse?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *