Santiago do Chile tem confrontos e incêndios por todo o Centro

Barricadas, incêndios, bombas e pelo menos um grande prédio próximo ao Palácio de La Moneda ardendo. Rolos de fumaça subindo por todo o centro da cidade.

A manifestação pública, que seguia pacífica, desandou num conflito de grandes proporções.

A situação desandou no Chile mal se ia experimentar o primeiro dia, depois de mais de uma semana de estado de emergência.

Foi pedido o impeachment do presidente Sebastian Piñera e não parece ter surtido efeito sua decisão de reformar o ministério.

Veja as imagens, assustadoras, ao vivo:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

22 respostas

    1. Não vejo dessa forma, em absoluto. É meio maniqueísta achar que só o outro lado queima as coisas. O povo chileno está sendo tratado como gado pelo aparato de repressão. Estão reagindo à altura.

    2. Eu acredito que esse movimento começou pelo povo, mas, se não tomarem cuidado, a direita infiltrada toma conta… igual ao Brasil em 2013.

  1. ISSO TEM UMA EXPLICAÇÃO LÓGICA ,COERENTE E SOLIDÁRIA COM OS 19 MORTOS E MILHARES DE AGREDIDOS PELA POLÍCIA FASCISTA.
    PIÑEIRA COMO TODO NEO-LIBERAL,É UM CANALHA.
    ACENOU COM UMA REFORMA MINISTERIAL,MAS,SÓ FEZ RODÍZIO MANTENDO A MAIORÍA DOS BANDIDOS QUE O POVO QUERÍA VER FORA DO GOVERNO.
    SOMENTE 3 DOS 11 MINISTROS FORAM AFASTADOS ,O RESTO CONTINÚA ACOMPANHANDO O CANALHA

    https://jornalggn.com.br/america-latina/chile-reforma-ministerial-traz-dois-nomes-novos-e-reaproveita-ministros/

    1. Qualquer historiador mais atento vai perceber que este inconformismo está se alastrando pelo mundo.
      Barcelona, Iraque, coletes amarelos na França, Hong kong, Líbano. E vocês vão perceber que o Brasil é a bola da vez, EUA é o segundo.

  2. É o 2013 chileno. O velho truque de transformar insatisfação popular em caos. E sabe-se que o caos sempre joga à direita. Vejam quem está subindo nas intenções de voto na Espanha depois da ridícula sentença dos líderes catalães.

    1. O 2013 só degringolou porque a esquerda brasileira é frouxa. Deixou policiais infiltrados decretar que era “proibido” bandeiras, roupas vermelhas.
      O que você chama de “caos” tem outro nome: levante popular. Ou, se quiser, explosão social. Ou ainda, fúria do povo. A direita chilena só tem uma saída: a porta de saída.

    1. No Egito, a mobilização foi fake (a tal “primavera” árabe). No Equador, é o povo em fúria. Só há uma saída para o governo: a porta de saída.

      1. Foi mesmo!
        Enquanto isso os istaduszunidos (donos da internet) permanecem nadando de braçada…

  3. Não é pelas vias pacíficas que o povo chileno vai conseguir derrubar o governo fascista de Piñera.
    A classe média fica horrorizada com a “violência” dos protestos, mas explosão social é assim mesmo.
    Na Revolução Russa, o povo invadiu as mansões e queimou obras de arte de valor inestimável. A elite mundial ficou “chocadíssima”. Trotsky disse: “a elite, que sempre negou ao povo acesso à educação, agora lhe exige educação”.

  4. Alguém deveria aconselhar o Bozo de mandar tropas para o Chile para ver acalmam os Chilenos.
    Quem sabe né, e o Bozo é tão abestado que é bem capaz de estar pensando sobre ista possibilidade.

  5. para aqueles que querem acompanhar, AO VIVO, as manifestações no chile, lhes envio o link, do sinal ao vivo de alguns dos principais canais chilenos, é a mesma transmissao, que esta passando no sinal via satelite e no sinal terrestre.
    Ontem(28/10/2019) a Globo, disse que as manifestações já eram pequenas, MENTIRA, foi a mais violenta em termos de enfretamentos, entre manifestantes e carabineros, que assisti.
    Ou piñera renuncia, ou o Povo invade la Moneda.
    Sempre apartir das 15 horas, há enfrentamentos, tudo ao vivo, a reação do Povo diante da repressão esta se acentuando muito, sera inevitavel em breve violentissimos enfrentamentos.
    TVN – https://www.youtube.com/watch?v=S0JTs4lA8co
    T13 MOVIL – https://www.youtube.com/watch?v=bOvhCYr1NYk
    CNN CHILE – https://www.youtube.com/watch?v=y5vvZ5gbF10
    MEGA – https://www.youtube.com/watch?v=tUmseNWVu58

  6. Nora Lustig: “O mercado não vai reduzir por si só as desigualdades”
    https://brasil.elpais.com/brasil/2019/10/16/internacional/1571237188_724936.html

    Professora da Universidade Tulane (EUA), Nora Lustig é uma economista especializada em como corrigir a desigualdade, reduzir a pobreza e fomentar o desenvolvimento latino-americano

    “… uma das restrições importantes é arrecadatória: os impostos sobre renda e riqueza para quem está no topo da escala arrecadatória e para as empresas está muito abaixo do que deveria. É preciso falar mais de elisão, de evasão, de isenções, de taxas efetivas – que são muito menores que as reais – e, em geral, de como fazer para gerar uma arrecadação maior dos setores poderosos.”

  7. tem q ter uma trégua, pra ver o q o dublê-mais-feio do mario vargas llosa vai fazer. Se continuar assim não sobra nada..Se o pepe feioso não fizer nada, aí bom, vamu pra rua de novo…eles não vão mudar o modo de produção, creio eu… e se tentarem vai haver guerra civil, sem falar q os países centrais iriam se meter….essas coisas espontâneas sem líder são complicadas

    1. Trégua??? Trégua??? As pessoas estão passando fome, idosos estão se suicidando. NÃO TEM QUE TER TRÉGUA NENHUMA!

  8. Isto que está acontecendo é o INCONFORMISMO que está tomando conta do mundo. O cidadão chega aos 18 anos e começa a trabalhar. Trabalha vida inteira com toda as dificuldades e vê pessoas que nem nunca trabalharam na maior boa vida (filhinhos de papai) e o cidadão passou a vida inteira labutando e termina num asilo de velhos. Isto está passando da hora de acabar.

  9. As palavras de ordem da CUT chilena sãoi: fora Piñera e Assembleia Constituinte. É preciso continuar a luta até a vitória. Se a população refluir agora, o regime atacará as lideranças com mão de ferro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *