Depois de apontar contra diversos “autores” das queimadas em região amazônica, Jair Bolsonaro encontrou um novo culpado pelos incêndios florestais: os índios e os que apoiam a demarcação de terras indígenas na Amazônia.
— Se eu demarcar [reservas] agora, o fogo na floresta amazônica acaba em dois minutos. Eles querem a nossa soberania. Ninguém [no governo] quer destruir a Amazônia”.
Bolsonaro, depois de protestar contra o fato de haver índios “que nem falam português”, disse que os estados amazônicos estão sendo “inviabilizados” pelo que chamou de uma “verdadeira psicose no tocante a demarcação de terras” indígenas.
— Muitas reservas têm o aspecto estratégico. Alguém programou isso. O índio não faz lobby, não fala a nossa língua e consegue hoje em dia ter 14% do território nacional. Uma das intenções é nos inviabilizar.
O ex-capitão deu a entender que os protestos da Europa contra as queimadas vem do fato de ele não ter “demarcado ‘dezenas’ de terras indígenas quando voltou do G20, realizado no Japão”.
“Com todo o respeito aos que me antecederam, foi uma irresponsabilidade essa política adotada no passado no tocante a isso, usando o índio como massa de manobra”, prosseguiu, colocando a culpa no atraso da região no fato de que as demarcações “inviabilizam” a atividade econômica de estados como Roraima “que é a terra mais rica do mundo”, referindo-se às reservas minerais do Estado.
Bolsonaro foi eleito prometendo não demarcar “nem mais um metro quadrado” de terra indígena. Depois da reunião de hoje, parece que o o risco é de que, se tiver condições políticas, haverá é “desmarcação” destas reservas.
Felizmente, parece não haver.
Hoje, a alma do Marechal Rondon vai puxar o pé dos generais Augusto Heleno e Eduardo Villas Boas.
30 respostas
Os dois “generais” citados no último parágrafo, são ENTREGUISTAS de marca maior.
PQP’S !
É curiosa essa história dos 14% demarcados para os povos indígenas
1) Boa parte está na Amazônia, onde se pode usar coisa de 20%
2) Pelo último dado que tenho, 44% das terras estão na mãos de 1% dos brasileiros
3) Enquanto o latifúndio é altamente destrutivo, o índio não desmata, não envenena e conserva
Seja como for, há 519 anos atrás 100% das terras pertencia aos índios.
Nós, os imigrantes, tomamos 86% das terras deles.
E muitos ainda se indignam porque não tomamos tudo.
Nas mãos deles, a natureza permanecia exuberante há milhares de anos.
Nas mãos dos imigrantes e se depender desse governo, não deve durar muito mais que 519 anos.
Gente como Bolsonaro, e já vimos isso até de “autoridades”, tem a pachorra de considerar os índios como “exóticos”, quando exóticos são eles mesmos.
Se ele me provar que 1.190.000 km² são de reservas indígenas eu até posso acreditar nessa baboseira.
As reservas devem não apenas ser demarcadas, mas também devem ter um estatuto que permita aos índios monitorar seus limites e seu funcionamento, para que não caiam em conversa de vigaristas que lhes exploram em troca de quase nada, o que é muito frequente. Os índios devem estar preparados com tecnologia e educação contra os ladrões. Viva a Funai!
#ForaBolsonaro
O Bozo-miliciano nada mais faz do que “cumprir promessa de campanha” e jogar para as maltas e matilhas que o apóiam e ao seus governo de desmonte, vira-latismo e entreguismo. E o séquito de apoiadores está entre os 20/30% que já se registravam já no início do ano passado; o que Bozo-miliciano e comparsas nunca tiveram é mais de 1/3 de apoio do eleitorado, muito menos os 39% que uma eleição farsesca e fraudulenta supostamente deu a ele. Não pensem o editor deste Tijolaço e e os leitores do blog que esse discurso do Bozo-miliciano é espontâneo; há cálculo da milicalha golpista, vira-latas e entreguista por trás de disso. Ou seja: é guerra híbrida na veia; e os golpistas estão ganhando de goleada essa guerra.
O ESQUIZOFRÊNICO VÊ INIMIGOS EM TODO LUGAR,AGORA FORAM OS ÍNDIOS PROTETORES DA FLORESTA QUE ATEARAM FOGO.
ESQUIZOFRENIA É A DOENÇA DESSE GOVERNO SUSTENTADO DESCARADAMENTE POR UMA FORÇAS ARMADAS ESQUIZOFRÊNICA.
ATÉ QUANDO VAMOS PERMITIR ISSO?
ATÉ QUANDO ACEITAREMOS DECRÉPITOS GENERAIS DE MERDA ATERRORIZAREM O PAÍS E CHANTAGEAREM UM STF DE COVARDES?
ATÉ QUANDO ACEITAREMOS BOVINAMENTE UMA JUSTIÇA IMUNDA?
ATÉ QUANDO BUSCAREMOS A DESCULPA DE QUE FALTA LIDERANÇAS?
QUEM PRECISA DE LÍDER NÃO LIDERA A PRÓPRIA VIDA.
PORQUE ATÉ AGORA NÃO PASSAMOS DE CRIANÇAS CHORONAS,DE CAGÕES,DE BUNDÕES,DE CUZÕES.
SE NÃO AMAM AO BRASIL E SEU POVO O QUE DIZER DE NÓS QUE SÓ FAZEMOS FALAR,CHORAR,RESMUNGAR E ADOECER.
ESPERAR LULA LIVRE ..LULA ESTÁ PRESO E SOMOS BABACAS EM ACEITAR,SOMOS BABACAS EM NÃO NOS MOVIMENTARMOS CONTRA STF,CONTRA FORÇAS ARMADAS,CONTRA TUDO.
Tribunal de Haia no safado,…e em toda a corja da lava a jato….e dos generalecos entreguistas
Só cabeça de psicopata pode acreditar que índio põe fogo em florestas. Nossos índios devem ser alienígenas, pois em lugar nenhum do mundo índio é ou foi incendiário. PQP. Até quando vamos ter que ouvir tamanha estupidez?
O único sentimento que Villas Boas mantém vivo é o ódio contra os pobres … de resto é um rato que ruge.
O presidente Lula foi cirúrgico: Quem botou fogo na floresta (derrubada) na amazônia foram os eleitores dele (não precisa dizer quem, né?). E como pesquisou na rede o analista do Duplo Expresso [Caos Soberano], os bolsominios combinaram por whatsapp a data em que todos ateariam fogo nos 20% de cada área passível de desmatamento legal no mesmo dia, para criar impacto e pleitear redução das multas ambientais. Simples assim: trama formulada desde 10 de agosto.
” Mas o Brasil vai ficar rico.
Vamos faturar um milhão.
Quando vendermos, todas as almas,
De nossos índios em um leilão.”
Legião Urbana.
E segue o show de hipocrisia.
Entendi que, agora, ele simplesmente dobrou a aposta da sua patriotada fake: Responsabiliza não só as “criminosas” ONG’s, pelas queimadas, como também os “colonialistas” europeus, ao ligar a demarcação de novas terras a uma súbita redução do desmatamento.
Como se eles precisassem manipular indígenas e ribeirinhos, ao invés de continuarem a fazer o de sempre, de forma muito menos complexa e legalizada:
Manter suas mineradoras e empresas de extrativismo, em sociedade com ruralistas e outros empresários brasileiros, abrindo crateras, poluindo cursos de água e devastando o que ainda resta da Amazônia Legal.
Aliás, a patriotada militar, nada fala de soberania, quando a intenção declarada de seu líder maior é trazer mineradoras americanas “para ajudar a explorar a Amazônia”.
Com europeus é imperialismo. Com os EUA é parceria estratégica.
Alguém refunde as forças armadas, por favor.
É muita idiotice. Ele se contradiz à todo momento. O Trump é amiguinho, não quer as riquezas da Amazônia. Quanto o Trump ou os EUA já mandaram de dinheiro para o Fundo da Amazônia? Sei não, mas acho que já mandou a fortuna de US$-0,00. Ou seja: nem 1centavo. PQP.
chama o barroso especialista em refundaçao
de tanto refundar afundados estamos
Exatamente.
O Bozo é o Bozo, um bípede com características de quadrúpede, nunca agiu como gente e nunca será gente. Já o Villas Boas é um gagá que pensa viver nos anos de guerra fria, mas um dia foi gente.
Quem vai puxar as pernas do Augusto Heleno e do Villas Boas é o capeta.
E vai leva-los para os quintos dos infernos.
Aonde vão arder tanto quanto deixaram arder a Amazônia.
não crendo nem em deus nem em diabo do tipo cristão eu onde fico nesta aí?
melhor que levá-los é exterminá-los
Esses dois generais, dão asco! Por se juntarem a gente como o bozo, já dizem tudo.
Na próxima sabatina coletiva, em que ele sempre leva Zero,pois não sabe responder 95% das questões, ele vai dizer que quem tacou fogo na Amazônia foi a esposa do Macron. Outro ZERO.
É a burrice e a estupidez em seus estados mais puros e sublimes.
Índio é o ser vivo no planeta que mais respeita a natureza. Os índios formam a sociedade menos nociva à natureza que habita a Terra. Este cidadão canalha, golpista, é um imbecil mal informado.
E não por ser “bonzinho”, mas por ser mais inteligente que o “homem branco” e saber que dinheiro não se come nem se bebe.
Em tempo: o Luis Carlos já escreveu a frase completa, a seguir.
“A demarcação das áreas indígenas está muito atrasada, mas a demarcação das competências dos Poderes da União já foi expressa e claramente feita pelos constituintes de 1988. Qualquer tentativa de afrontá-la é flagrantemente inconstitucional, pois contraria um princípio fundamental da Constituição, que é a separação dos Poderes feita pelos constituintes tomando por base a natureza das atribuições de cada um. Com efeito, a demarcação das terras indígenas, que por expressa determinação constitucional o Poder Executivo federal já deveria ter concluído em Outubro de 1993, é atribuição do Poder Executivo por sua própria natureza, mas está ainda em grande atraso. E isso vem dando margem a manobras imorais e inconstitucionais de parlamentares ruralistas visando anular
os direitos que a Constituinte de 1988 atribuiu expressamente aos índios e às comunidades indígenas, reafirmando princípios éticos e jurídicos já anteriormente consagrados na ordem jurídica brasileira.”
Dalmo de Abreu Dallari em “Demarcação de áreas indígenas e demarcação de competências constitucionais”
“A demarcação das áreas indígenas está muito atrasada, mas a demarcação das competências dos Poderes da União já foi expressa e claramente feita pelos constituintes de 1988. Qualquer tentativa de afrontá-la é flagrantemente inconstitucional, pois contraria um princípio fundamental da Constituição, que é a separação dos Poderes feita pelos constituintes tomando por base a natureza das atribuições de cada um. Com efeito, a demarcação das terras indígenas, que por expressa determinação constitucional o Poder Executivo federal já deveria ter concluído em Outubro de 1993, é atribuição do Poder Executivo por sua própria natureza, mas está ainda em grande atraso. E isso vem dando margem a manobras imorais e inconstitucionais de parlamentares ruralistas visando anular
os direitos que a Constituinte de 1988 atribuiu expressamente aos índios e às comunidades indígenas, reafirmando princípios éticos e jurídicos já anteriormente consagrados na ordem jurídica brasileira.”
Dalmo de Abreu Dallari em “Demarcação de áreas indígenas e demarcação de competências constitucionais”
Faz uns 300 anos que meus tataravos ficaram devendo 50 mil q hj em dia transformado para Real da um valor de 138 mil. Então eu tenho que pagar essa dívida??