“Se eu demarcar terra indígena, fogo apaga em 2 minutos”, diz Bolsonaro

Depois de apontar contra diversos “autores” das queimadas em região amazônica, Jair Bolsonaro encontrou um novo culpado pelos incêndios florestais: os índios e os que apoiam a demarcação de terras indígenas na Amazônia.

— Se eu demarcar [reservas] agora, o fogo na floresta amazônica acaba em dois minutos. Eles querem a nossa soberania. Ninguém [no governo] quer destruir a Amazônia”.

Bolsonaro, depois de protestar contra o fato de haver índios “que nem falam português”, disse que os estados amazônicos estão sendo “inviabilizados” pelo que chamou de uma “verdadeira psicose no tocante a demarcação de terras” indígenas.

— Muitas reservas têm o aspecto estratégico. Alguém programou isso. O índio não faz lobby, não fala a nossa língua e consegue hoje em dia ter 14% do território nacional. Uma das intenções é nos inviabilizar.

O ex-capitão deu a entender que os protestos da Europa contra as queimadas vem do fato de ele não ter “demarcado ‘dezenas’ de terras indígenas quando voltou do G20, realizado no Japão”.

“Com todo o respeito aos que me antecederam, foi uma irresponsabilidade essa política adotada no passado no tocante a isso, usando o índio como massa de manobra”, prosseguiu, colocando a culpa no atraso da região no fato de que as demarcações “inviabilizam” a atividade econômica de estados como Roraima “que é a terra mais rica do mundo”, referindo-se às reservas minerais do Estado.

Bolsonaro foi eleito prometendo não demarcar “nem mais um metro quadrado” de terra indígena. Depois da reunião de hoje, parece que o o risco é de que, se tiver condições políticas, haverá é “desmarcação” destas reservas.

Felizmente, parece não haver.

Hoje, a alma do Marechal Rondon vai puxar o pé dos generais Augusto Heleno e Eduardo Villas Boas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

30 respostas

  1. Os dois “generais” citados no último parágrafo, são ENTREGUISTAS de marca maior.
    PQP’S !

  2. É curiosa essa história dos 14% demarcados para os povos indígenas
    1) Boa parte está na Amazônia, onde se pode usar coisa de 20%
    2) Pelo último dado que tenho, 44% das terras estão na mãos de 1% dos brasileiros
    3) Enquanto o latifúndio é altamente destrutivo, o índio não desmata, não envenena e conserva

    1. Seja como for, há 519 anos atrás 100% das terras pertencia aos índios.
      Nós, os imigrantes, tomamos 86% das terras deles.
      E muitos ainda se indignam porque não tomamos tudo.
      Nas mãos deles, a natureza permanecia exuberante há milhares de anos.
      Nas mãos dos imigrantes e se depender desse governo, não deve durar muito mais que 519 anos.

      1. Gente como Bolsonaro, e já vimos isso até de “autoridades”, tem a pachorra de considerar os índios como “exóticos”, quando exóticos são eles mesmos.

    2. Se ele me provar que 1.190.000 km² são de reservas indígenas eu até posso acreditar nessa baboseira.

      1. As reservas devem não apenas ser demarcadas, mas também devem ter um estatuto que permita aos índios monitorar seus limites e seu funcionamento, para que não caiam em conversa de vigaristas que lhes exploram em troca de quase nada, o que é muito frequente. Os índios devem estar preparados com tecnologia e educação contra os ladrões. Viva a Funai!

  3. O Bozo-miliciano nada mais faz do que “cumprir promessa de campanha” e jogar para as maltas e matilhas que o apóiam e ao seus governo de desmonte, vira-latismo e entreguismo. E o séquito de apoiadores está entre os 20/30% que já se registravam já no início do ano passado; o que Bozo-miliciano e comparsas nunca tiveram é mais de 1/3 de apoio do eleitorado, muito menos os 39% que uma eleição farsesca e fraudulenta supostamente deu a ele. Não pensem o editor deste Tijolaço e e os leitores do blog que esse discurso do Bozo-miliciano é espontâneo; há cálculo da milicalha golpista, vira-latas e entreguista por trás de disso. Ou seja: é guerra híbrida na veia; e os golpistas estão ganhando de goleada essa guerra.

  4. O ESQUIZOFRÊNICO VÊ INIMIGOS EM TODO LUGAR,AGORA FORAM OS ÍNDIOS PROTETORES DA FLORESTA QUE ATEARAM FOGO.
    ESQUIZOFRENIA É A DOENÇA DESSE GOVERNO SUSTENTADO DESCARADAMENTE POR UMA FORÇAS ARMADAS ESQUIZOFRÊNICA.
    ATÉ QUANDO VAMOS PERMITIR ISSO?
    ATÉ QUANDO ACEITAREMOS DECRÉPITOS GENERAIS DE MERDA ATERRORIZAREM O PAÍS E CHANTAGEAREM UM STF DE COVARDES?
    ATÉ QUANDO ACEITAREMOS BOVINAMENTE UMA JUSTIÇA IMUNDA?
    ATÉ QUANDO BUSCAREMOS A DESCULPA DE QUE FALTA LIDERANÇAS?
    QUEM PRECISA DE LÍDER NÃO LIDERA A PRÓPRIA VIDA.

  5. PORQUE ATÉ AGORA NÃO PASSAMOS DE CRIANÇAS CHORONAS,DE CAGÕES,DE BUNDÕES,DE CUZÕES.
    SE NÃO AMAM AO BRASIL E SEU POVO O QUE DIZER DE NÓS QUE SÓ FAZEMOS FALAR,CHORAR,RESMUNGAR E ADOECER.
    ESPERAR LULA LIVRE ..LULA ESTÁ PRESO E SOMOS BABACAS EM ACEITAR,SOMOS BABACAS EM NÃO NOS MOVIMENTARMOS CONTRA STF,CONTRA FORÇAS ARMADAS,CONTRA TUDO.

  6. Tribunal de Haia no safado,…e em toda a corja da lava a jato….e dos generalecos entreguistas

  7. Só cabeça de psicopata pode acreditar que índio põe fogo em florestas. Nossos índios devem ser alienígenas, pois em lugar nenhum do mundo índio é ou foi incendiário. PQP. Até quando vamos ter que ouvir tamanha estupidez?

  8. O único sentimento que Villas Boas mantém vivo é o ódio contra os pobres … de resto é um rato que ruge.

  9. O presidente Lula foi cirúrgico: Quem botou fogo na floresta (derrubada) na amazônia foram os eleitores dele (não precisa dizer quem, né?). E como pesquisou na rede o analista do Duplo Expresso [Caos Soberano], os bolsominios combinaram por whatsapp a data em que todos ateariam fogo nos 20% de cada área passível de desmatamento legal no mesmo dia, para criar impacto e pleitear redução das multas ambientais. Simples assim: trama formulada desde 10 de agosto.

  10. ” Mas o Brasil vai ficar rico.
    Vamos faturar um milhão.
    Quando vendermos, todas as almas,
    De nossos índios em um leilão.”
    Legião Urbana.

  11. E segue o show de hipocrisia.

    Entendi que, agora, ele simplesmente dobrou a aposta da sua patriotada fake: Responsabiliza não só as “criminosas” ONG’s, pelas queimadas, como também os “colonialistas” europeus, ao ligar a demarcação de novas terras a uma súbita redução do desmatamento.

    Como se eles precisassem manipular indígenas e ribeirinhos, ao invés de continuarem a fazer o de sempre, de forma muito menos complexa e legalizada:

    Manter suas mineradoras e empresas de extrativismo, em sociedade com ruralistas e outros empresários brasileiros, abrindo crateras, poluindo cursos de água e devastando o que ainda resta da Amazônia Legal.

    Aliás, a patriotada militar, nada fala de soberania, quando a intenção declarada de seu líder maior é trazer mineradoras americanas “para ajudar a explorar a Amazônia”.

    Com europeus é imperialismo. Com os EUA é parceria estratégica.
    Alguém refunde as forças armadas, por favor.

    1. É muita idiotice. Ele se contradiz à todo momento. O Trump é amiguinho, não quer as riquezas da Amazônia. Quanto o Trump ou os EUA já mandaram de dinheiro para o Fundo da Amazônia? Sei não, mas acho que já mandou a fortuna de US$-0,00. Ou seja: nem 1centavo. PQP.

  12. O Bozo é o Bozo, um bípede com características de quadrúpede, nunca agiu como gente e nunca será gente. Já o Villas Boas é um gagá que pensa viver nos anos de guerra fria, mas um dia foi gente.

  13. Quem vai puxar as pernas do Augusto Heleno e do Villas Boas é o capeta.
    E vai leva-los para os quintos dos infernos.
    Aonde vão arder tanto quanto deixaram arder a Amazônia.

    1. não crendo nem em deus nem em diabo do tipo cristão eu onde fico nesta aí?
      melhor que levá-los é exterminá-los

  14. Na próxima sabatina coletiva, em que ele sempre leva Zero,pois não sabe responder 95% das questões, ele vai dizer que quem tacou fogo na Amazônia foi a esposa do Macron. Outro ZERO.
    É a burrice e a estupidez em seus estados mais puros e sublimes.

  15. Índio é o ser vivo no planeta que mais respeita a natureza. Os índios formam a sociedade menos nociva à natureza que habita a Terra. Este cidadão canalha, golpista, é um imbecil mal informado.

    1. E não por ser “bonzinho”, mas por ser mais inteligente que o “homem branco” e saber que dinheiro não se come nem se bebe.
      Em tempo: o Luis Carlos já escreveu a frase completa, a seguir.

  16. “A demarcação das áreas indígenas está muito atrasada, mas a demarcação das competências dos Poderes da União já foi expressa e claramente feita pelos constituintes de 1988. Qualquer tentativa de afrontá-la é flagrantemente inconstitucional, pois contraria um princípio fundamental da Constituição, que é a separação dos Poderes feita pelos constituintes tomando por base a natureza das atribuições de cada um. Com efeito, a demarcação das terras indígenas, que por expressa determinação constitucional o Poder Executivo federal já deveria ter concluído em Outubro de 1993, é atribuição do Poder Executivo por sua própria natureza, mas está ainda em grande atraso. E isso vem dando margem a manobras imorais e inconstitucionais de parlamentares ruralistas visando anular
    os direitos que a Constituinte de 1988 atribuiu expressamente aos índios e às comunidades indígenas, reafirmando princípios éticos e jurídicos já anteriormente consagrados na ordem jurídica brasileira.”

    Dalmo de Abreu Dallari em “Demarcação de áreas indígenas e demarcação de competências constitucionais”

  17. “A demarcação das áreas indígenas está muito atrasada, mas a demarcação das competências dos Poderes da União já foi expressa e claramente feita pelos constituintes de 1988. Qualquer tentativa de afrontá-la é flagrantemente inconstitucional, pois contraria um princípio fundamental da Constituição, que é a separação dos Poderes feita pelos constituintes tomando por base a natureza das atribuições de cada um. Com efeito, a demarcação das terras indígenas, que por expressa determinação constitucional o Poder Executivo federal já deveria ter concluído em Outubro de 1993, é atribuição do Poder Executivo por sua própria natureza, mas está ainda em grande atraso. E isso vem dando margem a manobras imorais e inconstitucionais de parlamentares ruralistas visando anular
    os direitos que a Constituinte de 1988 atribuiu expressamente aos índios e às comunidades indígenas, reafirmando princípios éticos e jurídicos já anteriormente consagrados na ordem jurídica brasileira.”

    Dalmo de Abreu Dallari em “Demarcação de áreas indígenas e demarcação de competências constitucionais”

  18. Faz uns 300 anos que meus tataravos ficaram devendo 50 mil q hj em dia transformado para Real da um valor de 138 mil. Então eu tenho que pagar essa dívida??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.