Sem ter como prender Lula, delegado apela para tortura emocional

naniprometeu1

Depois do delegado Mauricio Moscardi ter protagonizado, nas páginas amarelas da Veja, um espetáculo de falta de decoro policial,  alguns dias atrás, que o repórter Marcelo Auler demoliu até virar poeira, outro delegado da lava jato, Igor Romário de Paula, sobe ao picadeiro para rugir sua ferocidade.

Moscardi faz uma confissão prática de que prender Lula não era uma questão de lei, mas de timming político-policial, dentro daquela já famosa linha do “não tínhamos provas, mas temos as convicções”.

Já Igor diz que não se perdeu o timming, e que a prisão de Lula pode acontecer em “30 ou 60 dias”.

Como prisão sem julgamento no Brasil só existe em caso de ocultação de provas, tentativas de obstruir investigações por expedientes ilegais ou manifesto risco à sociedade, o delegado Igor mostra – como se ainda fosse preciso – que não se trata de um expediente legal, mas da legalização da obsessão lavajatiana de prender o ex-presidente, por algum e qualquer motivo.

Num país minimamente cioso da isenção de seu sistema policial-judicial, toda esta turma já teria sido afastada, há muito tempo, por transformar o seu poder em perseguição política e na realização de seus desejos pessoais.

Agora, porém, a atitude do delegado, que já é absurda em qualquer tempo, assume ares de um tortura emocional contra alguém que está aos pés de um leito de UTI, com a companheira de décadas entre a vida e a morte, depois de um gravíssimo acidente vascular cerebral.

Um homem que age assim é pior, muito pior, do que as duas ou três sociopatas que foram fazer provocações à porta do Hospital Sírio Libanês. Porque  é o Estado quem lhe confiou uma missão, de agir com isenção e prudência. Em uma palavra, todos nós lhe confiamos um poder, que não pode ser exercido para a crueldade e a morbidez.

Com Lula, ou com qualquer outro dos que investigam (ou que não investigam, como Aécio Neves) isso é  vergonhoso, indigno, desumano e ilegal.

Mas é, sobretudo, revelador da desumanidade, do caráter cruel e insensível de um cidadão que, em lugar de cumprir suas obrigações funcionais, vai à mídia agredir as pessoas em situação de fragilidade.

O Doutor Igor não consegue nem ser um Javert e atirar-se ao Sena, num único gesto de humanidade.

Atira-se à lama, quando se presta ao papel de promover-se no momento de um drama pessoal.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

32 respostas

  1. Caro Brito, a isso chama-se lawfare canalha feito por canalhas. Remédio para isso? Paredão ou prisão perpétua para que sirva de exemplo.

  2. As facções mandam no Brasil. Não há ordem legal! Não há Estado organizado. O Estado brasileiro está totalmente DESORGANIZADO. É a ordem e a lei das facções que se digladiam.

    Os marinhos venceram!

  3. Eles odeiam Lula. Eles odeiam Lula. Somente isso. Dizem que Lula não pede asilo, porque tem medo de perseguirem seus familiares. Quanta ingenuidade! Já estão fazendo a muito tempo. Uma multidão vê isso, só ele que não.

  4. O mordomo do Aécio não quer concorrente, porque no voto seu patrão não ganha e sempre eles tem que apelar para o golpe e a truculência. Um safado usando a farda p benefício próprio.

  5. O pior é agente que paga essas antas que sujam o nome da nossa melhor polícia, a Policia Federal. Não sei se sinto dó ou asco ver pessoas pagas com nossos impostos eticamente de certa forma com o uso do cargo torturar pessoas no momento de fragilidade, Lula e nem ninguém está acima da lei, ninguém, pelo menos é o diz a constituição, nem mesmo o delegado webconstumer do Aécio nas redes sociais. Só uma palavra patifaria.

  6. Isso só acontece por que temos uma PF, um MP e um STF podres, todos engajados no golpe e na destruição do Lula. Mas não vai adiantar. Se (no condicional) ainda tivermos eleição direta, ganha o Lula ou quem ele indicar. Por isso todo cuidado é pouco para o Lula. Esses caras derrubam aviões, não brincam em serviço. Uma quadrilha que está acima do bem e do mal. Eu já disse aqui, várias vezes, que a farsa a jato acabaria se o Temer assumisse. O resultado está aí. Já propuseram, inclusive, parar a lava jato e julgar só quem já está denunciado (no caso só o Lula e alguns do PT). Infelizmente, estamos na mão da presidente do STF. Ou ela homologa as delações logo ou acabou. A quadrilha ficará impune para terminar de quebrar o Brasil. Oremos!

  7. Não há Justiça, apenas o justiçamento muito bem remunerado que sustenta um Circo que se tornou o país. O Espetáculo interminável de todo dia é a caçada ao bandido máximo, Lula. Enquanto os lacaios remunerados da justiça prosseguem com seu espetáculo circense, os verdadeiros bandidos, aos quais os primeiros devem obediência roubam todo o país, suas riquezas, seus valores e sua alma.
    Não haverá democracia que nos salve, tampouco candidaturas ou eleições livres. A violência e o arbítrio instaurados pelo Estado só retrocederão com a força das ruas.

  8. Mas viu chamar estes delegadinhos de porta de cadeia…de dr.tem do!cade o mestrado e doutorado?este povo tem ojerija ao Presidente Lula.a flor da pele…..

  9. Os delegadinhos da Apátrida lavajato, deveriam fazer um certame interno para ver quem é o mais idiota, mais babaca e mais beócio, pois todos estão dentro dessas categorias, basta ver quais os melhores em cada fundamento.
    Seria uma forma também, de ocuparem o tempo de oito horas diárias, apenas coçando o saco.

  10. Estou lendo O Homem que Amava Cachorros e vejo que o nosso judiciário, polícia federal, ministério público e também o governo são piores que a era de Stalin na URSS.

  11. Os cães ladram e a caravana passa. Falta de princípios de humanidade é o mínimo que se pode dizer. Um popular apresentador de programa policial na TV disse outro dia que nada há contra Lula e que tudo parece mesmo um jogo político, somente isso. Argumentou que pelo que conhece dos assuntos policiais, pelo tempo que ” investigam ” Lula já teriam todos os elementos para processá-lo. De quebra disse que Lula é investigado desde que ficou conhecido, ou seja, há uns 40 anos. Tudo jogo hipócrita dos donos do país , mídia e elite financeira, com seus lacaios.

  12. Simples! Administração do tempo.

    A prisão de Lula tem potêncial para minimizar o impacto midiático gerado pelas delações que estão por vir.

  13. Essa lava jato no seu ponto central traz à tona duas recordações para mim: uma, o filme Anatomia de um crime e a outra é a peça de Pirandello 6 personagens a procura de uma autor. Talvez a que melhor ilustra essa comparação seja a peça de Pirandelo, um ensaio de teatro em que os personagens tentam convencer alguém a assumir a peça, baseada na vida real dos atores. Como diz um trecho da Wikipédia:
    “Diretor e personagens discutindo constroem também uma querela de formas de fazer teatro. As personagens, tentando mostrar ao diretor que suas vidas são reais, em relação ao palco, e ele defendendo a relatividade do que está sobre o palco, toma como parâmetro a vida “real”. A peça entra, assim, em um outro aspecto: torna-se um estudo metalingüístico do teatro, a arte discutindo a si mesma. A forma de representação proposta pelo diretor não é aceita pelas personagens. Não querem ser representadas pelos atores da companhia. Afinal, como alguém poderia representar melhor a vida de uma personagem do que ela própria? As discussões entre as personagens e o diretor compõem uma análise filosófica do teatro. Assim, o peso da peça divide-se entre a narrativa em si, e os aspectos paratextuais, que ganham a cena.”
    O absurdo da realidade proposta pela PGR e o MPF trazem a narrativa sobre um suposto criminoso, ex-presidente de um período áureo do Brasil e entre eles e a defesa existe a única forma de expor as intenções da acusação, mas falta o essencial: falta o crime. Não há na lava jato nenhuma proposta filosófica, já foi demonstrado que os promotores e quiçá alguns juízes, não sabem a diferença entre Hegel e Engels. E ainda não conseguimos entrar num debate sério da justiça brasileira. Eles, promotores e PGR não tem como já disse JB, um ex-ministro do STF, a respeito de si mesmo, physique du role para papéis de peso na República. E não tem um pingo de criatividade de autores e artistas, tanto que copiaram o modelito Mãos Limpas, uma tragédia anunciada italiana. Não dou um tostão pela credibilidade dessa encenação toda.

  14. A Presidente Dilma está na Itália, como já teve na Espanha, falando sobre a situação brasileira. Vamos divulgar ! Vai haver um grande seminário sobre democracia na Holanda. A discussão vai falar sobre o Brasil. Não podemos deixar de assistir o Jornal da TVT todos os dias à noite, via, yotube. Vale a pena !

  15. O funcionário público igor já deve ter compreendido que extrapolou em seu papel de “cauboy fora da lei” chega de molecagem, o nome que ele ousou ameaçar e a do Lula, isto é, ele ameaçou a nação brasileira.

  16. Tudo que vem da lava jato é feito com muito planejamento. Acredito que declarações desse tipo tem a finalidade de testar a reação dos brasileiros em relação a prisão do LULA. Me parece mais um teste para ver se contam com o apoio da população para cumprirem a tarefa que parece ter sido encomendada a muito tempo.

  17. Dilma – e Lula.. – poderiam ter tirado esse sociopata da carreira pública – COMO A LEI MANDA – não fizeram.

    Poderiam ter pego dois ou três como exemplo e ter punido para restabelecer o primado da Lei – e não fizeram.

    Lula e Dilma ensinaram ao STF, MP e PF que a Lei pode não ser seguida. Não puseram os freios – que a Lei os OBRIGAVA a pôr.

    Não fizeram porque NÃO QUISERAM. Ponto final.

    Servidor público que não cumpre a Lei deve ser retirado do cargo. Os miudos por processo administrativo, burocrático. Os graúdos, pela História.

    Votei em Lula desde os 18 anos e votei em Dilma. Sou socialista, sempre fui e continuarei sendo.

    Mas, cá pra nós, Lula e Dilma deram chance, muuuuita chance…

    PS. E temos de agradecer aos céus que esse delegado medíocre AINDA não começou a estuprar adolescentes em tortura sob a acusação de “comunismo”…

  18. E a OAB , o que tem a dizer desta situação esdrúxula ? Vamos motivá-la a se posicionar, visto que, quando quer o faz . Vide o caso Gandra que a eles não convém. E, também penso ser a farsa um balão de ensaio, fato que se repetirá ainda muitas vezes. Enfim, só a nossa união em torno de um projeto e encaminhado com abaixo assinado pelo povo ao STF.

  19. Acho que a palavra “homem” não se aplica para este personagem. Homem, na verdadeira acepção da palavra, é cumpridor de leis e age de acordo com os princípios da ética e da moral. Não é o caso dele, que age por impulso e ódio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *