Sem terra, como sempre; sem esperanças como nunca

incra

Uma vergonha, uma infâmia, neste país de 8,5 milhões de quilômetros quadrados – para colocar na linguagem que nos permite medir: 8,5 trilhões de metros quadrados – a notícia, estampada no site do UOL:

Governo não assenta famílias em 2017, e
reforma agrária tem freio inédito no país

Carlos Medeiros, no UOL (trechos)

Há 13 anos no acampamento São José, em Atalaia (a 78 km de Maceió), Francisco Eraldo da Silva, 49, contou oito vezes em que foi despejado e viu sua casa no chão. “A casa é de lona porque, se precisar sair, perco menos coisas.

“Aqui a vida é assim: se não luta, não tem”, conta o agricultor, que nunca teve um quinhão de terra.
A pequena área onde vive com a mulher e duas filhas é uma ocupação da falida usina Ouricuri.
Lá também moram outras 50 famílias que pedem a posse definitiva do local. Mas, se depender do número de assentamentos de famílias por reforma agrária nos últimos anos, a espera vai ser longa.

Esse ritmo vem caindo drasticamente a partir do segundo mandato do governo Dilma Rousseff-Michel Temer. Se, na era Dilma, a reforma seguia a passos lentos, sob Temer simplesmente parou.<

Informações obtidas pelo UOL junto ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) mostram que em 2017 não houve assentamento de nenhuma família no Brasil.

Desde 1995, quando os dados passam a ser separados anualmente pelo instituto, não era registrado um ano sem famílias assentadas. O menor número havia ocorrido em 2016, quando foram 1.686 famílias. No ano anterior, haviam sido assentadas 26.335 famílias.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

9 respostas

  1. Só tem uma coisa que o governo golpista assenta: os interesses do mercado cá e de outras plagas. O resto, bem, o resto somos nós, mais de 200 milhões de brasileiros.

  2. Seria bom analisar o quanto de verba foi destinada a Reforma Agrária no Brasil em 2017.

    Quantos funcionários “comissionados” receberam salários para entregar esse resultado maravilhoso???

    O Incra ainda existe??? Está de férias??? Houve redução de funcionários??? Foi aparelhado??? O que aconteceu???
    Ninguém do Incra foi entrevistado pelo UOL??? Os funcionários estão felizes com essa atuação???

  3. Ou pessoal do UOL é meio malandro ou cabulou a aula de matemática. Qual é o sentido de fazer essas barras se parte delas é tão desproporcional que o 1.686 de 2016 parece maior que o 30.239 de 2013?

    Quanto ao Temer nenhuma surpresa, afinal ele é o Vampirão neoliberal. Surpreendente mesmo é saber que ainda há sem-terras depois de 14 longos anos de governo democrático trabalhista progressista popular. Se não fosse pela exceção de 2005-06, o campeão de distribuição anual de terras teria sido o malvado FHC.

    1. O malvado FHC, só trouxe desespero para o brasileiro, governou para uma elite, como a que temos até hoje, os únicos empregos criados por ele eram em biqueiras, quem não queria se sujeitar trabalhar para o tráfico teria que arrumar o passaporte e ir, como foram, dois milhões de brasileiros, indo para Japão, Itália, Espanha,,Inglaterra, Estados Unidos e ate na Australia

    2. Até nisso o canalha do FHC quis trapacear:

      FHC clona assentamentos

      “Embora FHC tenha propagandeado que realizou a maior Reforma Agrária da história do Brasil, seu governo nunca possuiu um projeto de reforma agrária real. Durante os dois mandatos, a maior parte dos assentamentos implantados foi resultado de ocupações de terra. Todavia, o número de assentamentos implantados foi diminuindo ano a ano.

      Para garantir as metas da propaganda do governo, o Ministério do Desenvolvimento Agrário “clonou” assentamentos criados em governos anteriores e governos estaduais, registrando-os como assentamentos novos criados por FHC. Essa tática criou confusão tamanha que, ao final do seu mandato, nem mesmo o Incra conseguia afirmar quantos assentamentos foram realizados de fato.


      http://www.mst.org.br/nossa-historia/94-95

    3. Depois daquele powerpoint picareta, que vc babou, elogiou, lambeu, chupou, apresentado em coletiva de imprensa num hotel ( a procuradoria não tem auditorio em CTA?) tá reclamando de quê desta tabela feita nas coxas? Ou foi só pra elogiar o caduco?

    4. meio malandro não! Malandro inteiro, típica pilantragem midiática, uma suavizada visual na desproporção, má fé!

  4. Eu diria que o governo está cumprindo sua meta, pois não foi pra outra coisa que derrubaram o PT. Acima de todas as análises políticas, jurídicas e econômicas, o mais terrível é que o Brasil se tornou um país desumano.

  5. Está escrito, na história do Brasil, que quando as elites Brasil estão em crise dão o golpe para se apoderá do estado Brasileiro e ficarem mais ricos.
    Essas elites são os verdadeiros comunistas: compram a preço vil as empresas estatais, são antidemocráticas e sonegadoras. Ou seja, elas que são 0,5 % da população são os verdadeiros ladrão da pátria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *