Senhores sabidos, cadê o fracasso retumbante da Copa?

copadascopas

Termina hoje a primeira rodada da fase inicial da Copa.

Onze dos 12 estádios já tiveram jogos, sem qualquer problema significativo, embora tenhamos legiões de repórteres procurando defeitos.

Multidões de argentinos, colombianos, holandeses e gente de todas as partes chegaram nos aeroportos, que funcionaram sem contratempos.

Com algumas dificuldades, aqui e ali, todos chegaram nos estádios em paz e com tranquilidade.

O “imagina na Copa” perdeu de goleada para a realidade.

O que não funcionou, aliás, em geral foram as obrigações da Fifa e seu “padrão”: a festa pífia da abertura e o “mico” de ontem no Beira-Rio, quando o sistema de som engasgou na Marselhesa, que ainda será cantada a plenos pulmões, como foi, por milhões em todo o mundo, pelo que significou para os povos a Revolução Francesa.

O Brasil experimenta um clima festivo e alegre como poucas vezes.

E o que se passa dentro e em torno dos campos mereceu hoje, do site inglês Eurosport, uma das maiores redes esportivas da Europa,  uma matéria onde se  diz que, em quatro dias, esta caminha para ser a melhor copa de todos os tempos.

Claro que cabem discussões sérias e responsáveis sobre o que se gastou no evento diretamente, embora a maior parte dos gastos sejam em obras que servem à população e só eventualmente aos torcedores.

Mas todo mundo sabe e sabia que negociar com uma máfia como a Fifa não seria, propriamente, trabalhar ao lado de Mahatma Ghandi ou da Irmã Dulce.

Ou alguém achava que fazer a Copa poderia ser um “churrasquinho na laje”, como nós gostamos de fazer, e o que, aliás, não nos tira um grama da nossa alegria simples e focada nas pessoas.

Como perguntou muito bem o Florestan Fernandes Jr. no GGN, “onde estavam ontem os políticos que festejaram a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014? Onde estavam: Lula, Sérgio Cabral, Eduardo Campos, Aécio Neves, José Serra, Jaques Wagner, Yeda Crusius, Cid Gomes, Carlos Eduardo de Sousa Braga, Wilma de Faria, Roberto Requião, José Roberto Arruda, Blairo Maggi? Onde estava Marina Silva que queria uma sede no Estado dela, o Acre? Onde estavam os prefeitos, senadores, deputados, âncoras de televisão e rádio que queriam tanto a Copa do Mundo? Onde estavam os prefeitos e governadores responsáveis pelas obras exigidas pela Fifa?”

Todo mundo na toca, embora a Lula, pelo seu tamanho político, não coubesse mesmo ofuscar a primeira mandatária do país. E ele ainda teve a coragem de protestar contra a “babaquice” da imprensa de achar que os estrangeiros exigiriam ser carregados no colo até dentro dos estádios…

Foi Dilma Rousseff quem botou a cara para as Donas Lalá, da “área VIP” a xingarem.

Ficamos nisso, nos de “barriga-cheia” que ganharam ingressos da Globo, do Itaú e de outros patrocinadores e os de “cabeça-vazia”, que juntam umas dezenas de babacas para ir arrumar confusão na porta dos estádios, nenhum deles capaz de entender as regras básicas de convivência.

Aliás, a direita hidrófoba ainda quer que a agradeçamos por estar “apenas” mandando pessoas irem “tomar”, quando diz que poderia ser pior e estar nos “protestos” de gatos pingados.

É a versão chique do “poderia estar roubando, poderia estar matando, mas estou apenas…”

Ontem, duas horas e pouco antes do jogo da Argentina, passei próximo ao Maracanã com meu filho pequeno e,  sozinho, meia hora depois.

Uma festa em azul e branco, de argentinos e brasileiros.

Ruas cheias, bares lotados, sorrisos e alegria.

Claro, teve uns grupinhos de “barrabravas” castelhanos e nacionais, fazendo confusão. Assim como tem na Inglaterra e na Holanda.

A diferença é que aqui, ao longo de mais de um ano, isso foi insuflado pela mídia e pela oposição.

Só vi isso antes na construção do Sambódromo, em 1983, com Brizola, naquela ocasião com (além da Globo) o Governo Federal sabotando, ao ponto de o porta-voz de Figueiredo, o senhor Carlos Átila, declarando à imprensa que torcia para chover muito durante o Carnaval.

Os fatos, porém, os fatos têm uma força que se impõem sempre, sobretudo quando se age com coragem e sem se deixar intimidar.

Mas paro por aqui, senão começo a elogiar a seleção da Holanda, garfada com um pênalti que provocou menos de 1% da indignação do sofrido por Fred.

Que praticou uma antiquíssima e esquecida regra  para proteger sua defesa relativamente inexperiente.

Atacou, atacou e atacou.

Com juízo e sem imprudência, mas absolutamente corajosa diante do supostamente imbatível “tic-tac” da poderosa Espanha.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

29 respostas

  1. Tenho orgulho de saber que quem caminhou com Brizola, ainda combate, assim como Paulo, “O Bom Combate”, falo de ti Fernando!

  2. Realmente o andamento da Copa está sendo um belo tapa na cara dos agourentos. O que é surreal é ainda ter uns gatos pingados nas ruas segurando faixas de “não vai ter Copa”, como em Porto Alegre. Sério, o evento em pleno andamento e eles dizem que não vai ter? Só rindo mesmo…

    1. Certamente de tão alienado a ficha ficou entalada, não caiu ainda, acredito que depois de 13/07/14 todas as fichas irão cair, se não cair, aí é camisa de força, direto para o pinel, a mídia conseguiu destruir todos os neurônios, não sobrou nem o tico e o teco.

      1. Uma parte desses jovens de extrema esquerda no futuro vai lembrar do que fizeram em 2013/2014 e sentir profunda vergonha…

    2. Só há ainda esses gatos pingados, porque há uma mídia incentivando-os a ir às ruas, em troca de muita exposição em suas tv’s e jornais. Tudo o que esses grupinhos querem é exposição na mídia podre. E como sempre, abrigando baderneiros profissionais, que agridem com violência a jornalistas estrangeiros, com o intuito de serem notícia fora do Brasil também. Uma coisa todos eles (mídia, manifestantes e baderneiros profissionais) têm em comum: são contra o Brasil.

      1. O desespero dessa mídia suja para colocar os tucanos outra vez no poder é grande. Apostaram no fracasso da Copa, mas deram com os burros n’água…

  3. Boa Fernando, porrada neles. Coxinhas, zelites, casa grande, PIG e demais amestrados já estão tomando calmante e vão continuar a fazê-lo por um bom tempo. O Brasil não está obrigado a ganhar a Copa – ganhar o perder faz parte do jogo – mas está obrigado a organizá-la bem e isso é o que vem sendo feito, pelo menos, na parte que lhe cabe. Outra coisa: ridículo o Fred sendo, provavelmente obrigado, a dar explicações sobre o pênalti. Perguntem ao juiz, foi ele quem marcou.

  4. Tribunal Internacional para julgar os atos criminosos dos americanos contra a humanidade já! Cadeia para obama bin laden, e seu antecessor. Pagamento imediato pela destruição da Síria, Libano, Vietnam e muitos outros crimes. Basta de tanto terrorismo.

    Olha a cara de falso desse terrorista. Americano é o único povo que já jogou não uma, mas duas bombas atomicas em outro povo. Destruiu o Vietnam com armas quimicas, jogou toneladas de bombas de plutonio sobre o Iraque. Destrui o Líbano. Destruiu a Síria. Tentou roubar os minerais do Afeganistão, mas levou uma surra do taliban. Tá perdendo todas pra Russia. Sabemos que foram os russos que desviaram os mísseis sobre a Síria. E quanto ao destroier no mar negro? Ficou paralizado eletronicamente a mercê de um único tiro. Pensam que não sabemos de suas tramas para derrubar Dilma? Sabemos que sua agente da CIA na embaixada está orquestrando o PIG, o OPUS DEI e o Inst. Milenium para derrubar mais um governo progressista. Sabemos tudo sobre suas ONGs espalhadas pelo nosso país. O que querem impedir é a criação do Banco dos BRICS. Sabem que vai ser o fim da hegemonia do dolar. Perdeu americano. Seu fim está próximo.

  5. Aguardando respostas às perguntas levantadas por Florestan Fernandes Jr. A tribuna está aberta para os que não tiveram a decência de criticar quando Lula trouxe a Copa para o Brasil em 2007 e que, agora, se arvoram como arautos dos críticos ao evento que está chamando a atenção do mundo como o maior de todos os tempos. Por favor, manifestem-se.

  6. Miriam Apocalipse Leitão responda imediatamente estas perguntas:

    Senhores sabidos, cadê o fracasso retumbante da Copa?
    Cadê o caos aéreo?
    Cadê o apagão elétrico?
    Revista InVeja e seus tendenciosos colunistas também responda esta pergunta:
    Por que esta revistinha em capa afirmou que os Estádios só estarão prontos em 2038?

    Este humilde cidadão entende que o PIG mentiu e manipulou mais uma vez a informação para seus pobres leitores e assinantes.

  7. Eu fico pasmo. Hoje no g1 uma chamada d e topo de pagina enorme para Angela Merkel que foi assistir partida de crianças. É uma baba ovisse de estrangeiros que só pode ser doença.
    Me lembra sempre o episodio da familia real que chegou aqui com piolhos e tiveram que raspar a cabeça, gerando um modismo da classe puxa saco que raspou a cabeça pensando tratar-se do ultimo grito da moda no estrangeiro.
    Ou do baile da ilha fiscal quando puxa sacos do império tiveram comportamento de animais se refastelando no banquete, o que deixou o imperador PU…to da vida com os maus modos da classe chupin.

  8. Estou na França e fiquei impressionado com a propaganda positiva que uma copa faz. Esperava a propaganda, mas não dessa forma. Todo dia tem matérias nos principais jornais (Liberation, Figaro, Echo, Monde). Por surpresa, a quantidade de matéria positiva está na casa de 20×1 para as matérias negativas. Quando tem matéria negativa, a qualidade da matéria é surpreendente. Por exemplo, custo da copa de 30 bilhões, os jornais aqui particionam o custo em estádio, mobilidade, infraestrutura … Depois, quando passo o olho nos portais de internet brasileiro, dá ânsia. Ribeirão preto ficou conhecida na França, apesar de ser um cidade famosa do agronegócio, o agronegócio não proporcionou a propaganda que a copa fez.

    Sou a favor de sediar a copa de 2022 caso o catar seja barrado. Obs: a abertura da copa parou Paris, deu pra ver nitidamente a diminuição de fluxo de pessoas e carros na rua. Avante Brasil.

  9. OS coxinhas estão envergonhados de ser tucanos e pig,é uma dor de cotovelos,a toda hora EU digo a eles,NÃO VAI TER COPA,para os coxinhas do CONTRA.

  10. ALguém poderia fazer um meme com as madames de salto mas com lata d’agua na cabeca ? simbolizando a falta da agua em SP ?

  11. Os coxinhas estavam certos Não Vai Ter Copa
    VAI TER A COPA DAS COPAS
    A maior e melhor das Copas
    A Copa patrocinada pelo país do futebol.
    A Copa do país pentacampeão.
    A Copa do Brasil

  12. Aquela ódio contra Argentinos tanto instigado pelo Galvão desapareceu no mapa. O que ocorreu ontem no Maracanã foi histórico, estádio branco e azul, mas pintado de amarelinhos que esportivamente e na irreverência estavam lá tirando uma onda com “los Hermanos”, nenhuma violência, nenhuma ofensa, apenas brincadeira, esporte e diplomacia ensinada a esse país por um retirante nordestino que a elite intelectual tanto odeia.

  13. Caro Fernando…

    vê-se, uma vez mais, que você desconhece absolutamente a “interpretação barbosiana”, conforme a “Heskola Juridika de Miami”, da “teoria do domínio do fato”: a Copa 2014, segundo a mencionada “teoria”, “é um fracasso”… Como diria os “coxinhas”, “não vai ter coca”, quer dizer, “copa”. E como você pode ver, consoante ao “udenismo”, “não tá tendo”. A FIFA deveria ter oferecido R$ 25,00 pra as pessoas comparecerem e lotarem os estádios! Vai ver ela tá mesmo pagando!

  14. Agora os coxinhas vão entrar em parafuso de uma vez com o seu velho e doentio Complexo de Vira-latas! Nem mesmo fez uma semana do início da #CopadasCopas ou concluiu-se a primeira rodada e os europeus já se rendem ao sucesso do evento na Terra do Futebol. #VaiTerCopa sim! E Dilma reeleita em 2014! Para desespero da direita mais retrógrada e fascista que resolveu “sair do armário” para tentar nos assombrar apoiando o Aécio Neves(PSDB) numa campanha, absolutamente, triste, suja e mentirosa na Internet e nas Redes Sociais. E que não tem qualquer projeto ou proposta para superação dos desafios do país tem pela frente! Não ao retrocesso! Pronto falei! E não tem jeito não! Eu vou é cravar 13 em outubro! Eu e minha geração devemos isso ao PT! É Dilma, outra vez, em 2014! Meu manifesto: #Ley de Medios Já! #PSDB nunca mais! #VejaVira-lata! #EpocaVira-lata! #VazaRonaldo! #NãoVaiTerCopanaGlobo! Xô! #RatoseUrubus larguem minha fantasia! Em 2002 a esperança venceu o medo. Já em 2014 a esperança vai vencer o ódio. Veja em http://mudamais.com/ruas-e-redes/para-tv-eurosport-copa-no-brasil-e-melhor-de-todos-os-tempos

  15. A capital do Equador é Qui- to, é Qui-to, é Qui – to – cantavam alegremente os equatorianos, ontem, no Mané Garrincha. Beleza de arena. Acústica maravilhosa. Nenhum problema de mobilidade urbana. Estacionamento para cadeirante e idoso com vagas suficientes. Saída do estádio tranquila, sem atropelo, sem engarrafamento. Em alguns portões a entrada foi lenta. No portão C tudo fluiu muito bem, sem fila. E viva a Copa.

  16. Fernando,
    mais triste que escutar o tal do Kajuru (aquele que calado é um poeta, como dizem aqui no Rio), dizendo que independente da seleção, o Brasil é quem perde com esta Copa, é ouvir pessoas reverberarem este idiota.

  17. O Florestan Jr queria que o governador da Bahia estivesse no jogo de abertura da Copa em SÃO PAULO? Por que ele deveria? Ou o Florestan quer é demonstrar que é um jornalista”imparcial”, ao criticar petistas pela trairagem dos oposicionistas que aplaudiram a escolha do Brasil para sediar a Copa e depois passaram a criticar?
    E se Lula fosse ao estádio, o que diria Florestan? Que ele, o PT e o governo estariam usando a Copa para se promoverem, fazendo uso eleitoral do evento? Ora, se não quer criticar somente os que realmente merecem a crítica, então é melhor nem dizer nada.

  18. Como diria Z´´e Ramalho.
    “Uma salva de canhão
    Aos mortos da ilha da Ilusão..”
    MAS cuidado.
    Morta a carne, continua o veneno.

  19. bem feito para estes traidores covardes, viralatas e lambe botas dos iankes…..mas ainda temos que aturar eles elogiando com risinhos amarelos como se nada tivessem feito…mas nós não esquecemos viu pig dos infernos!!!!!

  20. PÃO E CIRCO.
    Gritando gol é mais fácil distrair a sociedade e invadir os países do que disparar tiros contra estes.
    O objetivo principal deste evento”Copa do Mundo” é a modificação do senso comum modificado é fácil tomar o poder silenciosamente de forma tal que ninguém percebe o que está se entregando sem resistência à revolução comunista.Pátria amada Brasil?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *