Lula: a esperança vai vencer o ódio

osdois

Lula, que trouxe, literalmente, de fábrica uma capacidade extraordinária de perceber a reação das pessoas, qualidade que, nos últimos anos, burilou ao extremo, à medida em que suas responsabilidades o colocaram numa posição política de liderança que sublima a própria natureza humana, definiu bem o embate que se dará na fase final das eleições, que começa em um mês.

“Nós provamos que somos mais competentes que eles. O ódio deles contra nós é porque pela primeira vez na historia deste país provamos para a elite que somos mais competentes”.

“Se em 2002 fizemos campanha para esperança vencer o medo, agora vos fazer a campanha para a esperança vencer o ódio”.

Claro que a imprensa deu mais destaque ao chiste feito pelo ex-presidente ao dizer que o “tsunami” prometido por Aécio Neves seria mais bem usado para encher os reservatórios do Sistema Cantareira, ainda mais porque Dilma também tratou do “volume morto” que é a continuidade do império tucano em São Paulo.

Mas o essencial da luta política ficou cravado na frase que destaquei.

A postura adotada por Aécio – e, em escala menor, por Eduardo Campos – só encontra eco no ódio.

A existência ou não do segundo turno dependerá disso, da capacidade que cada lado – porque será, como sempre, uma eleição polarizada – de atrair a parcela confusa do eleitorado, que fixa mais a atenção no equilíbrio dos candidatos que, propriamente, no seu significado político.

Não pensem que isso acontece do acaso ou de um erro de estratégia do candidato tucano.

É que, tal como aconteceu com a UDN no período pré-64, este foi o caminho  que lhes restou, como a animais acuados.

Todo o poder que têm nos meios de comunicação são, no médio prazo, pequenos diante dos fatos.

E os fatos vão começar a se impor.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

17 respostas

  1. DILMA E LULA LULA E DILMA. AMIGOS SEMPRE! PARABÉNS! TAMBÉM SOU AMIGA DOS DOIS, MESMO SEM OS CONHECER PESSOALMENTE. DILMA 2014.

  2. O grande problema da direita pode ser resumido por esta frase que não me lembro agora a quem pertence.
    “O problema da força é acreditar apenas na força.”
    A direita tem muito poder e força ainda, mas apenas isso não basta, para deixar uma nação, grande e forte como o Brasil, trancado para sempre nas trevas.
    A esperança vai vencer o ódio!
    Isso vai acontecer, pois o ódio não constrói nada e a esperança é a força que transforma o mundo para melhor.
    Dilma Lá e Padilha Aqui!
    2014 será o ano de o povo mostrar que a direita tem que mostrar propostas e estas devem estar alinhadas ao país que nós queremos, pois o que eles fizeram antes não serve mais, ficou obsoleto diante do que a esquerda, com o PT sendo o grande condutor do processo.
    Temos que fazer mais? Sem dúvida, mas isso agora passou a valer para todos os governantes e principalmente precisamos fazer melhor, mas onde estão as propostas de quem está desafiando nossa Presidenta?

  3. a Petrobras já têm em exploração reservas para os próximos 60 anos, pergunto: porquê leiloar mais de 1000 blocos do pré-sal e utilizar esses recursos para fazer frente ao superavit primário?

    1. Caro Alfredo, Não entendi sua pergunta: quando você diz “exploração”, acredito que esteja se referindo à produção de óleo e gás, é isso? Se for isso, eu não tenho certeza deste dado de 60 anos. E acredite, 5 anos sem rodadas foram suficientes para colocar o mercado de petróleo em colapso. Só agora as empresas estão voltando a investir (depois de três rodadas consecutivas da ANP). A exploração (fase onde se procura o petróleo – quando achamos, a fase é a de desenvolvimento e depois de produção) é uma fase extremamente arriscada. Uma vez achado um poço com óleo, a empresa gasta umas dez vezes mais que o início da exploração para delimitar o reservatório. Foi nesta fase que a OGX quebrou! Agora vou dar a minha opinião, não representa nenhum dado público: Acredito que o Brasil não disponha de fôlego financeiro para arcar com este risco sozinho e eu acho que se não ocuparmos estes reservatórios, vão nos tirar esta fortuna a força. Além disso, julgo que o leilão de Libra foi extremamente vantajoso para o Brasil, pois o contrato coloca todo o risco para as empresas do consórcio e os royalties (e lucros com a PPSA) para o Brasil. Tanto foi desvantajoso para as empresas que houve apenas um consórcio participante. O melhor de tudo neste leilão, foi a China entrar neste negócio: assim garantiram dinheiro para investimento e talvez um poderio militar que não temos. Você sabe que o Tio Sam está de olho nesta riqueza, não? Agora, em relação aos 1000 blocos no Pré-Sal, eu não tenho certeza se isso vai ser oferecida esta quantidade, pois os blocos do Pré-Sal são definidos por prospectos e não estou bem certa, mas acho que não deve chegar a uma centena de prospectos. Lembrando que prospectos podem ser ou não bem sucedidos. Espero que eu tenha ajudado.

  4. Antes de serem presidentes, Lula e Dilma são: PATRIOTAS e ESTADISTAS!Viva o Brasil, o Lula e a Dilma!!!!!!

  5. Muito bom o otimismo. Que o horário eleitoral seja bem aproveitado para desfazer o ódio, pois ele é muito grande e está disseminado entre uma juventude que odeia com base na informação manipulada que lhe chega. A oposição não tem nada a apresentar e nenhuma credibilidade, mas parece que uma população imensa, entorpecida pela desinformação, ignora que foi esse Governo quem produziu políticas que melhoraram suas vidas. A desinformação é explicável, e por isso compreensível, mas o ódio de uma elite parasita ser compartilhado por uma população que passou a ter razões de esperança para os seus filhos é incompreensível. Tomara que Lula e o Horário Eleitoral vença o ódio.

  6. a esperança vai vencer o ódio , a mentira , o preconceito contra pobre , a tortura psicológica , os escândalos deles jogados pra debaixo do tapete , a lisura da midia inimiga , o espectro como um todo na forma de pessoas que nunca sentiram a barriga doer de fome , vai vencer a indulgência a empresários inescrupulosos e barões da midia que só atrasaram o desenvolvimento do país , a esperança vai vencer tudo isso , com aquele simples sorriso e verdadeiro de felicidade de que sabe que tem alguém se importando com eles. DILMA 2014.

  7. Se a estupidez e a ignorância de uma certa “elite” arrogante pudesse ser reciclada…
    Felizmente o povo brasileiro é mais consciente e educado do que muitos das “elites” do país, como se vê no depoimento abaixo, de uma cidadã brasileira sobre a Copa no Brasil:
    “…É só uma questão de educação. Não quero saber se está na faculdade, não quero saber se está na escola: pintou a cara, estragou patrimônio, cuspiu no chão, é porque não tem educação…Eu sou uma catadora de material reciclável. E, olha, eu tô aqui podendo participar, com o meu trabalho e como cidadã também, estou aqui prestigiando esta grande festa. Inúmeras pessoas de fora vindo pra nossa casa. Então o certo é abrir a porta e receber nossos visitantes muito bem. A gente não tem que mostrar…né, que a gente não tem educação, porque isso não quer dizer que a educação do país anda ruim, mas sim a criação”.
    https://www.youtube.com/watch?v=0Sq70dWIQdY#t=131

  8. De fato, este tem que ser o tema da campanha de Dilma: a esperança contra o ódio. Lula acertou em cheio. Os candidatos da elite dominante não têm o que propor e nem o que apresentar. Por isso, precisam criar um clima de ódio, de caos, de medo, para que a população queira mudar de governo, sem saber que está caindo numa armadilha. Mas, a esperança – além da exposição das conquistas nos últimos 11 anos – vai vencer o ódio.

    1. E essa elite tão vagabunda faz de tudo para que Dilma desista de ser candidata, ante que possa perder, para que Lula resolva logo no primeiro turno. A vagabundeza de toda elite é sempre apostar na certeza. Pobre é que sempre arisca na dúvida e por isso, não resta dúvida, nunca será rico

  9. Fernando Brito e Miguel do Rosário, por favor reativem o RSS com as últimas notícias do blog! É melhor para poder acompanhar diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *