Teich promete 46 mi de testes, o dobro do que todo o mundo já fez

O interventor de Jair Bolsonaro no Ministério da Saúde, ocluso em seu gabinete, se comunicando por vídeos pré-gravados com a população, anuncia que irá aplicar 46 milhões de testes de identificação de infecções de coronavírus na população brasileira.

Seria ótimo, se fosse factível.

Acontece que, no mundo inteiro, somando-se mais de 200 países, nem a metade deste número de testes foi aplicado.

Os Estados Unidos, que com sua montanha de dinheiro, compraram grande parte dos testes disponíveis no mundo e mais com sua incrível capacidade da indústria norte-americana de produzir kits de verificação.

Fizeram 4 milhões de testes, 11,5 vezes menos que o sr. Nélson Teich promete aos brasileiros, com um objetivo expresso: relaxar as medidas de isolamento.

Ou o sr. Teich é um gênio, que conseguiu para nosso país o dobro de tudo o que o mundo teve de testes, ou está acenando com uma promessa que levará vários meses ou um ano para ser, ainda que parcialmente, cumprida ou está, simplesmente, mentindo.

Seja o que for, está “vendendo” uma ilusão ao povo brasileiro, algo infactível em um momento em que só temos a nossa decisão, como indivíduos e como coletividade, para nos defendermos de um mal terrível.

O nome disso, em medicina, é charlatanismo.

Teich deveria entender que sua legitimidade não vem da nomeação e dos agrados a quem o nomeou, Jair Bolsonaro, mas da população que se volta à autoridade sanitária em busca de uma orientação segura.

Não vai se sustentar se escondendo e fugindo dos questionamentos sobre as contradições entre o que diz – e do que disse, antes, sobre o isolamento social – e o que faz (nada) e o que promete.

Quando os impossíveis 46 milhões de testes do Sr. Teich ficassem prontos, em 2022 ou 2023, já teriam pouca ou nenhuma utilidade.

Falta a ele o sentido de urgência.

Mas, com isso, falta-lhe o da decência.

Promessas infactíveis, no jargão popular, merecem o nome de mentira.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

20 respostas

  1. Prezados, entendam a fala do ministro. Ele vai fazer o teste de número 46 milhões da pandemia. Se é pandemia, ele tem que se somar ao mundo todo. É isso, só pode ser isso. Quantos teste já foram feitos? 20 milhões? Aguardem; quando se somarem 45.999.999, o MS fará o nosso teste, com todo o rigor.

  2. Ele é cientista picareta. Vai contratar o IBOPE para entrevistar 46 milhões de Brasileiros, aleatórios para da credibilidade, com erro de + ou – 3% . As perguntas vai ser do tipo, você teve febre nos últimos 45 dias? Tosse seca, dor de cabeça, perda do paladar? Você foi ou acha (achismos) que foi contaminado pelo coronavírus? No fim, o próprio “pesquisador” assinala uma cruz em um dos dos quadradinhos. 1) Teve coronavírus e já recuperou. 2) Não teve coronavírus. 3) Indefinidos. e outros quadradinhos. E o último quadradinho. O “pesquisador” já concluiu. Pela resposta do seu questionário posso concluir que você já teve coronavírus, concorda que eu coloque uma cruz na opção 1 ou sugere outra…. É assim que os terraplanistas fazem pesquisa. A fonte é segura, é a palavra do cidadão… Vão apresentar os resultados, fazer até um discurso charlatão, com direito a ficarem ajoelhados na rampa do planalto, pedindo para que saiam do isolamento.

      1. Concordo. é capaz de acrescentar nas pesquisas um auditório (pode ser igrejas) lotado de gado e concluir num levanta o braço quem… e exibir as imagens no Twitter como prova do teste. Legal, teste com imagens.

      2. Concordo. é capaz de acrescentar nas pesquisas um auditório (pode ser igrejas) lotado de gado e concluir num levanta o braço quem… e exibir as imagens no Twitter como prova do teste. Legal, teste com imagens.

  3. É preciso compreender Bolsonaro em dois níveis. O primeiro é onde ele exibe toda a sua estupidez, ignorância e grosseria. O segundo nível é mais sofisticado, tem o direcionamento de seus mentores, e ele os tem e segue. Nesse segundo nível está o projeto de golpe, para o qual ele certamente tem seus apoios importantes, ao contrário do que muitos pensam. Pelo menos é o que eu concluí de entrevistas de Celso Amorim e José Dirceu.

  4. A mentira é a matéria prima do bolsonarismo.

    Eis a gestão bozo/mandetta/guedes…

    BRASIL ENTRE OS LANTERNAS DA TESTAGEM!
    E POR ESCOLHA/OMISSÃO/INCOMPETÊNCIA CRIMINOSA!!!
    Agora estão tentando correr atras com esses testes imaginários do Teich…

    Eis a fala do enrolador mandetta quando a pandemia já batia à porta…
    https://www.terra.com.br/noticias/brasil/mandetta-critica-orientacao-da-oms-e-diz-que-brasil-testara-apenas-pacientes-com-sintomas,f7ad421308c557bb5f0bc75bb96e65a1ce3zzexs.html
    “Tudo que é comentado na história das epidemias é fazer as testagens até que você tenha transmissão sustentável. E a partir do momento que você tem transmissão sustentável, fazer por sentinela e amostragem”

    “A Organização Mundial da Saúde, o senhor presidente da organização, Thedros, ele coloca ‘todo o planeta deve fazer o teste de 100% das pessoas’. Do ponto de vista sanitário é um grande desperdício de recursos preciosos para as nações. Segundo, há maneiras de se fazer percepção de quadro clínico, isolamento domiciliar, isolamento de famílias.”

    https://www.worldometers.info/coronavirus/
    https://uploads.disquscdn.com/images/b91691ceb6a17fd48216198404c47af00d53e77efe3cbac1fbb18162ae36b52e.png

    Como Jekyll e Hyde, Mandetta também contribuiu para voo cego na crise
    https://www1.folha.uol.com.br/colunas/fernandocanzian/2020/04/como-jekyll-e-hide-mandetta-tambem-contribuiu-para-voo-cego-na-crise.shtml

    Países sul-americanos fazem mais testes de coronavírus que SP; Brasil nem sabe seus números
    https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/04/paises-sul-americanos-fazem-mais-testes-de-coronavirus-que-sp-brasil-nem-sabe-seus-numeros.shtml

    Coronavírus: Brasil é o país que menos testa entre mais atingidos pela Covid-19
    https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus/coronavirus-brasil-o-pais-que-menos-testa-entre-mais-atingidos-pela-covid-19-24363482

    Mandetta critica orientação da OMS e diz que Brasil testará apenas pacientes com sintomas
    https://www.terra.com.br/noticias/brasil/mandetta-critica-orientacao-da-oms-e-diz-que-brasil-testara-apenas-pacientes-com-sintomas,f7ad421308c557bb5f0bc75bb96e65a1ce3zzexs.html

    CORONAVÍRUS: MANDETTA PROMETEU 15 MILHÕES DE TESTES, MAS SÓ ENTREGOU 0,5% ATÉ AGORA
    https://theintercept.com/2020/04/02/coronavirus-mandetta-testes/

    Covid-19: Ministério da Saúde não sabe quantos testes foram feitos no país
    https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/03/covid-19-ministerio-da-saude-nao-sabe-quantos-testes-foram-feitos-no-pais.htm

    Subnotificação dificulta combate à covid-19 no Brasil
    https://www.dw.com/pt-br/subnotifica%C3%A7%C3%A3o-dificulta-combate-%C3%A0-covid-19-no-brasil/a-52919120

    RESULTADO DE TESTE DE COVID-19, SÓ UM MÊS DEPOIS DO ENTERRO
    https://piaui.folha.uol.com.br/resultado-de-teste-de-covid-19-so-um-mes-depois-do-enterro/

    Cálculo de novas mortes por covid-19 inclui óbitos com 16 dias de atraso..
    https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/09/calculo-de-novas-mortes-por-covid-19-inclui-obitos-com-12-dias-de-atraso.htm

    1. E pensar q o canalha ainda servia p alguma coisa. Tamos lascados nao tem um q preste nesse governo
      Tem q optar pelos quadros tecnicos de cada ministerio p um minimo de governabilidade

  5. Quem tem amor próprio, respeito por mesmo ou vergonha na cara nunca aceitaria participar de um governo tão larápio como esse….e vamos entrar no pior período com autoridades frito baratas tontas, governadores mentirosos que vão ceder as pressões e relaxar a quarentena no pico da pandemia sacrificando muitos. … gostaria de saber se esses sabujos que estão no grupo de risco vão se expor também, como o tchutchuka, por exemplo…….ou só a patuleia vai para o matadouro?

  6. Mandetta 23 milhões, Guedes 40 milhões, Reich 43 milhões, Vale 5 milhões, Petrobrás 600 mil,Marfrig,etc…! 70% da população vai ser testada e tem trouxa que acredita nesse governo;

  7. – UNIVERSIDADE FEDERAL da PARAÌBA anunciou q criou respirador a R$ 400,00 (praticamente ninguém deu bola)
    – USP aguarda a ANVISA pra liberar respirador a um custo de 500,00 a 1500,00 a unidade, c/tecnologia nacional.
    ENQUANTO isso governadores estão tendo que pagar entre 50 a 100 MIL, isso mesmo, pela unidade importada.
    Quem sabe essa tentativa do sinistro empresario não esteja focando a compra de exames INSERVÍVEIS (pela própria dificuldade de aplicação dos testes) pra, além de desviar a atenção da massa, colaborar c/a criação dum fundo partidário já pras eleições de 2022, afinal, aqui tb há de se perguntar: qto isso irá custar em tempos de CAPACIDADE PLENA ocupada nos fornecedores ?

  8. Está se referindo às ligações do “136” à população. Será esse o teste aplicado. Já recebi a ligação, perguntas básicas e incompletas, provocando negação a pandemia. PS: “Tijolaço”, poderiam ver meu histórico e liberar meus comentários. Os mesmos saírem 24 horas depois de escritos não ajudam no debate. Grato.

  9. Alguém sabe se o tal ministro, como outros do desgoverno Bozo, também acredita que a Terra é plana?
    Se acredita, dá pra entender o número de 46 milhões.
    É só mais um idiota, mas muito idiota.

  10. Está se referindo às ligações do “136” à população. Será esse o teste aplicado. Já recebi a ligação, perguntas básicas e incompletas, provocando negação a pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.