Terror sem fim na Rocinha. Segue o baile da hipocrisia

rocinha

Acabo de assistir videos dos confrontos entre bandidos e policiais militares na Rocinha.

Logo, chegarão os militares do Exército, autorizados a intervir.

Segundo o governador Pezão, um reconhecido gênio estratégico, “Nós não vamos recuar. Pedimos reforço em baixo [da Rocinha] para dar tranquilidade e vamos avançar”.

Ou seja, o Exército vai ser a Polícia e a Polícia vai “avançar” como um exército.

Evidente que é necessário interromper o tiroteio, que está aterrorizando a gente simples e trabalhadora da comunidade. Mas isso não pode esconder o essencial.

A Rocinha está em conflito há dias e tem uma UPP há anos.

Não é possível que, com todo este tempo, não se tenha identificado pessoas e pontos perigosos nem se tenha elaborado planos para confrontos. Mais ainda se há pelo menos quatro dias sabia da invasão de grupos rivais.

Muito menos que o governador, feito um General Patton de “Caveirão” é que diga se se vai “avançar” ou “recuar”. Qualquer comandante de tropa sabe que recuar ou avançar é decisão tática que se toma avaliando a situação. Se tiver que avançar a qualquer preço, sabe que este será caro, em vítimas e danos colaterais.

Mas não deve haver nada, tudo vai se dissolver, pois o espetáculo, o essencial, já ocorreu, com as imagens de cenas de guerra.

Guerra que não se pode ganhar é burrice ou heroísmo, e essa heroísmo não é.

E burrice é só das pessoas que – com toda a razão, assustadas, apavoradas – acham que isso acontece do nada.

A cumplicidade  entre traficantes e polícia se formaram debaixo das vistas grossas das autoridades dos três poderes – além de dinheiro, traficante dá voto – e eles não sabem o que você pode saber simplesmente perguntando a quem vive nas comunidades pobres do Rio (e certamente, de outros lugares). Tem mesada, achaque, prende aqui-solta ali adiante, armadilhas para pegar comprador e tomar algum na saída da boca, etc…

Como disse ontem um experiente amigo, “drogas são parte do sistema: servem ao controle social (e vão servir cada vez mais) e quem manda reprimir é quem ganha com elas”.

De quebra, arranjam uns caras bem barra pesada para personificarem “o mal’.

Neste momento, oferecem ainda o “atrativo extra” de exibir, com espalhafato, o caos que construíram laboriosamente.

É por isso que o distinto amigo e a inteligente amiga nunca ouviu falar em “Operação Lava Pó”, nem em  Força Tarefa, nem delação premiada de traficante, nem em escutas telefônicas nos famosos “celulares de presídio”. Falam em limpeza na política, mas não se fala em limpeza na polícia.

Não vem ao caso.

E o Exército entra neste caldo de meio-“bucha”, meio marketing.

Só resta esperar que não morra gente, porque todos estão insuflados para “derrubar” a bala.

De qualquer forma, o Jornal Nacional de hoje está garantido.

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

26 respostas

  1. E o Bozonaro acha que a solução para esse tipo de coisa é permitir o armamento das pessoas com “revolvim” ou “pistóim”.

    Só vai mesmo é para desequilibrados emocionais matarem os outros em discussões de botequim sobre futebol.

  2. Fernando, coisa curiosa. Nas imagens dos últimos espetáculos na Rocinha, aparecem cenas de elementos (atores?) em lages atirando com fuzís. Nota-se, perfeitamente, fumaça nas bocas das armas.
    Que eu saiba, fumaça só ocorre em munição de festim.
    Eu, hein!

  3. “A Rocinha está em conflito há dias e tem uma UPP há anos. Não é possível que, com todo esse tempo, não tenha se identificado pessoas e pontos perigosos nem se tenha elaborado planos para confrontos” .

    Esta frase do Fernando Brito é importantíssima e deveria servir para sabatinar o alto comando da polícia do Rio e seus governantes. Imagino que uma UPP dessas não tem como finalidade apenas montar guarda em esquinas por onde se supõe que os traficantes habitualmente passam, deve servir como posto de inteligência para descobrir quem é quem nas favelas, prender ou pelo menos afugentar os líderes e não deixar espaço para o ingresso de novos bandidos ou para a expansão de qualquer quadrilha em formação, mantendo uma atuação preventiva constante. Não sei em que bases foi estabelecida, mas deveria funcionar em conjunto com polícia militar, civil, polícia federal, forças armadas (para serem informados de que país vem determinada droga e por onde passa até chegar aos distribuidores na Rocinha (ou em qualquer outra comunidade). Não acredito na burrice de responsáveis, se uma UPP existe só para inglês ver, é porque há interesse das autoridades nos negócios escusos engendrados nas grandes favelas.

  4. Chamem Stallone Moro.

    -Eu não concordei com a sua vinda para cá! Só quero que saiba disso!

    -A corrupção é a cura,e eu sou a doença(Irineu Moro).

    Como todos sabemos,quem quebrou o Rj foi a dobradinha Marinhos e Irineu Moro da empresa irmãos Kochs Texas Lava Jato Corporations.

  5. CADEIA É PARA O “NOVO” MULA DO MAFIOSO MT!
    Sim, o amigão do peito do *panladrão, o advogado Mariz!
    *panladrão porque o ‘presiMENTE’ MT rouba em todo o território nacional
    Entenda por que o amigão do bolso – perdão, ato falho – amigão do peito do MT “pediu para deixar a defesa do nazigolpista &$ megacorrupto decorativo”!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    FUNARO E JOESLEY ALINHARAM DEFESA EM ESCRITÓRIO DE EX-ADVOGADO DE TEMER

    Doleiro e delator Lucio Funaro, apontado como operador de propinas do PMDB, contou em seu depoimento à Procuradoria Geral da República (PGR) que participou de uma reunião com o empresário Joesley batista, um dos sócios da JBS, e o advogado Francisco de Assis, da holding J&F, no escritório do advogado Antônio Claudio Mariz de Oliveira para alinhar a linha de defesa dos acusados. Mariz, que era responsável por defender Michel Temer das acusações feitas pela PGR, deixou a defesa do peemedebista nesta sexta-feira (22); Joesley foi o responsável por gravar Temer sugerindo a compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e escancarar a corrupção advinda do golpe que depos a presidente Dilma no ano passado

    22/09/2017

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/318666/Funaro-e-Joesley-alinharam-defesa-em-escrit%C3%B3rio-de-ex-advogado-de-Temer.htm

  6. O que será que o Rock in Rio tem a ver com isto? Dinheiro farto do asfalto gera disputa nos morros? Os do asfalto não dão conta de abastecer…mas quem paga é o povo pobre do morro. E acham que general vai dar jeito? Se não for com a união de todos, podem esquecer.

  7. O meu lado “nesta alturas quanto pior melhor” está exultante. As coisas estão indo maravilhosamente más, no Brasil. A justificativa disto é que ninguém duvida da responsabilidade do golpe, do judiciário, das forças da lei e do partidos políticos e dos políticos palhaços que deram o golpe: sim, são eles os responsáveis por este caos. Deixa quebrar. É só lembrar de dizer muito claramente a quem se deve isto tudo, de Temer a Moro, do pmdb ao psdb, do stf à pgr… A responsabilidade tem que cair sobre a cabeça de todos estes bandidos golpistas. Mais cedo ou mais tarde eles terão que pagar por toda esta tragédia que impuseram ao país.

  8. E quem será que compõe a bancada do tráfico no Congresso? Vários ramos de negócio, inclusive as “pequenas igrejas grandes negócios”, têm lá seus representantes e a droga é um dos negócios mais lucrativos no mundo. É natural que tenha seus aliados na política. Seria um bom tema para uma reportagem investigativa. Talvez a raiz do mal possa ser descoberta.
    A violência nas áreas pobres das grandes cidades é potencializada pela ineficiência do aparelho policial, pela total ineficácia da Justiça, do sistema carcerário, enfim pela falta da ação estatal ( nesse caso principalmente pelo poder público estadual) nas áreas onde não há educação, moradia, saneamento, saúde, lazer, transporte público adequado e falta gente querendo viver como cidadão de dever e direito. Assim ali prosperam o poder do traficante e das organizações paramilitares que controlam tudo. Esse círculo vicioso somente acabará quando o básico for garantido a todos pelo poder público. O Rio talvez seja o pior exemplo mas não é o único.

  9. … “Me digam uma coisa”, quem vai convencer os criminosos do tráfico nos morros do Rio de Janeiro que o atual Poder constituído neste país em frangalhos tem a mínima [mínima!] moral e autoridade para combatê-los?

      1. … Os nazigolpistas &$ megacorruptps lesa-pátria, além de saquearem o estado do Rio de Janeiro, destruíram as indústrias da cadeia do petróleo e do setor naval!
        E agora estão querendo passar a ideia de que as desgraças reais são o palco do Projac!

        1. … Sem cortar na redução drástica nos gastos sociais que estes filhos da puta ‘futuricidas’ excomungados emprrenderam!
          “Canalhas, canalhas, canalhas!”

          1. Retificação

            … Sem contar na redução drástica nos gastos sociais…

  10. Essa tática de ocupação que estão fazendo nas comunidades do Rio foi a mesma empregada pelos americanos na guerra do Vietnã ( em Saigon a capital ( Vietnã) e o objetivo era combater as comunidades ( pensando que atingiriam ATÉ À ex-URSS) para vencerem a guerra. Qual foi o resultado???????? Quando Darci Ribeiro disse que lugar de criança ERA e É na escola com a criação dos CIEPs, o governo PÓS-Brizola ( o equicelentíssimo Angorá) paralisou e embargou a continuação dos CIEPs. Olha aí o resultado!!!

  11. … E enquanto as tragédias de guerra correm e pululam soltas, aumente-se a audiência do *PiMG!
    *PiMG (Partido da imprensa Mafiosa &$ Golpista)
    É a caixa registradora da vida infernal, estúpido!
    Plin Plin!

    1. Portanto, trata-se de questão que atravessa o tema da violência e põe em risco as garantias do Estado de Direito. Trecho da nota da OAB

      Faça-me rir na tragédia, OAB INFAME!
      Representantes da OAB falarem em Estado de Direito significa mais bofetadas nos mais de 54 milhões de honestos e honestas trabalhadores(as) brasileiros(as)!
      Portanto, digo eu:
      seus mequetrefes fascigolpistas da OAB, lavem a boca com bastante creolina, detergente, antisséptico de última geração e muita água sanitária para citarem a expressão ‘Estado de Direito e Direito’, seus irresponsáveis lesa-pátria e antipovo!

      1. Ajustes

        … seus mequetrefes fascigolpistas da OAB, lavem a boca com bastante creolina, detergente, antisséptico de última geração e muita água sanitária para citarem a expressão “Estado Democrático e de Direito”, seus descompreendidos irresponsáveis lesa-pátria e antipovo!…

        1. TERROR SEM FIM

          OAB escrota, entenda onde está uma das raízes de toda a bandidagem que está destruindo o Brasil!
          Sim, fincada na praia IMUNDA de vocês graduados em Direito!
          Direito!
          ‘$ei!’

          $$$$$$$$$$$$$$$$

          Gilmar vai relatar pedido de habeas corpus de irmãos Batista

          Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes foi sorteado para relatar pedido de liberdade dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da J&F; Mendes, que está em viagem oficial para acompanhar as eleições parlamentares na Alemanha, não tem prazo para decidir o caso; Irmãos Batista estão presos em São Paulo acusados de usarem informações privilegiadas para fraudar o sistema financeiro; eles teriam usado dados obtidos por meio de seus acordos de delação premiada para venderem e comprarem ações da JBS no mercado financeiro

          22/09/2017

          (…)

          FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/318703/Gilmar-vai-relatar-pedido-de-habeas-corpus-de-irm%C3%A3os-Batista.htm

  12. ENTENDA O QUE É TRÁFICO [DE INFLUÊNCIAS] E BANDIDAGEM VULGAR!

    Gilmar (“decrepitude moral”) e Janot (“bêbado”) foram à Europa no mesmo vôo, sentados um atrás do outro

    Gilmar e Janot foram ontem p/Europa no mesmo voo. Dias antes, Gilmar disse q Janot ñ tem caráter.Ex-PGR já disse q min tem decrepitude moral
    22 de setembro de 2017

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/gilmar-decrepitude-moral-e-janot-bebado-foram-europa-no-mesmo-voo-sentados-um-atras-do-outro/

    1. DESABAFA, MATUTO VELHO, ANTES QUE TU INFARTE!

      EM TEMPOS NAZIGOLPISTAS:

      “Viu, aí, OAB escrota, onde está uma das raízes de toda a bandidagem que está destruindo o Brasil!
      Sim, e fincada na praia IMUNDA de vocês graduados em Direito!
      Direito!
      ‘$ei!’

      $$$$$$$$$$$$$$$$

      EM TEMPO(?!):
      somente uma guerra civil para nos salvar e redimir!

      1. “Viu, aí, OAB escrota, onde está uma das raízes de toda a bandidagem que está destruindo o Brasil?

  13. Já perceberam que não adianta nada as policias militares fazer o “combate” contra o trafico pesado de drogas, se outros setores do estado, polícia federal – portos-aeroportos, inteligência-forças armadas – fronteiras e tráfego aéreo- avião sobe , avião desce e nada. Receita federal, lavagem de dinheiro. Todos tem que operar. E principalmente o povo e a mídia parar de suportar políticos e agentes do estado com envolvimento no comércio ilegal de drogas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *