Toffoli, o tardio

Hoje, salvo engano nestes tempos de dias iguais, é quarta-feira.

E só agora o senhor José Antonio Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal, resolve reagir às agressões de Jair Bolsonaro ao STF, feitas no final da semana passada.

A demora, claro, revela a fragilidade da reação, porque é evidente que os dias passados tiram dela a altivez e a coragem.

Talvez tenha sido mesmo uma reação para seus pares verem, pois não é difícil imaginar que a abulia do presidente da Corte ante o destampatório presidencial tenha criado um clima interno de insatisfação que o obrigou a isso.

Teve de mandar um recado ao zurros de Bolsonaro sobre as decisões de Alexandre de Moraes ( o de que irresignação com as decisões do STF deve se fazer pelos recursos próprios) e às ameaças de golpe (a Constituição governa os que governam).

É provável que Toffoli fale hoje mais pelas fardas do que pelas togas, de tão próximo que se tornou dos esquemas militares do Planalto.

Perdeu, longe, o protagonismo para Alexandre de Moraes e Celso de Mello, que representam muito mais que ele a resistência da Corte aos avanços golpistas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

22 respostas

  1. Chega a ser hilário!
    “Perdeu, longe, o protagonismo para Alexandre de Moraes e Celso de Mello, que representam muito mais que ele a resistência da Corte aos avanços golpistas.”
    Acredito que um bom apelido para o Toffoli seja REFÉM. Quanto a representação de resistência aos avanços golpistas, eu não sei de onde o jornalista tirou!! Para mim, o Ministro Alexandre de Moraes já mostrou quem é, pelos serviços prestados ao Temer e ao PSDB de SP. É mais um que, percebendo que a água pode chegar na canela dos tucanos, posto que o marreco foi rifado, está cuidando de tentar mostrar aos bozo/militares, que irá encontrar alguma resistência. Injustiça só pode contra o PT. O Ministro Celso de Melo está de saída. Para ter alguma justificativa para dizerem que foi um democrata, quando fizerem a sua biografia, está resistindo. Mas ele sabe que não dará em nada a sua apuração. Mas para todo efeito, tentou seguir a Constituição. Enquanto isto segue Alexandre Frota como ícone do enfrentamento do avanço do totalitarismo.

  2. POR FAVOR Brito, tome atenção pra mais esta condenação de LULA DA SILVA.

    Em que pese a previsibilidade da sentença do TRF4 em não aceitar recursos da defesa, isso depois de ter agravado a sentença de 1a instância, penso que é essencial que se continue denunciando os vícios destes processos, sendo que o PRINCIPAL DELES é a dispensa, a INEXISTÊNCIA de ATO DE OFICIO contra o ex presidente, ato que o ligasse a qq desvio, principalmente na Petrobrás e Empreiteiras, ou à LAVA JATO de Curitiba.

    É uma prisão política que desafia o mais básico dos raciocínios: Afinal, como pode o CHEFE dos CHEFES (que foi assim que o definiram; como o MAIOR ladrão do BRASIL) como pode ele ter se pedido um apto, numa praia poluída, no BRASIL, sem garantia de recebimento, apto que NUNCA foi lhe passado no nome até 4 anos depois de terminado seu mandato ? ou como no sítio, cuja paga por BILHÕES desviados pelos corruptos, teria tido como contra parte pro ex presidente a construção duma edícula numa propriedade de 3os, acompanhada da correção dum vazamento num laguinho ? Faz sentido ? E por isso, somadas as penas, LULA da SILVA esta condenado a 30 anos de cadeia ??!!

    A CRIMINALIZAÇÃO da política continua, hoje os braços arbitrários e fascistas do Judiciário estão criminalizando qq gesto de cortesia e civilidade dado por apoiadores a líderes em final DE MANDATO ..e os GENERAIS, os DESEMBARGADORES, nunca receberam nenhum agrado ?

    Afinal, cadê o crime ? LULA carimbava a concorrência ? Ajudava a montar cartéis que, muito antes dele, sempre existiram entre os fornecedores da petroleira ? LULA rachou comissão paga a funcionários de carreira da Estatal ? Pior que até hj sequer conseguiram localizar uma conta, sem origem, AQUI OU ALHURES, que pudesse lançar qq duvida contra o líder.

    AGORA mesmo, a questão de dias vimos, o magistrado que ajudou a armar esta pantomima CONFESSOU em rede nacional que PEDIU pra si e pros seus uma compensação pra assumir o cargo de MINISTRO da JUSTIÇA, aqui sim, de forma clara, um delito que poderia levar qq brasileiro a 12 anos, e mesmo assim as Instituições envolvidas estão tentando abafar a ocorrência.

    Temo que à medida que estas contradições forem sendo tomadas como rotina, insistidas, que cada vez mais as novas gerações tenderão a tomar estes excessos como verdade, isso enquanto, já em final de vida, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, tenha que passar seus últimos dias preso e esquecido em Curitiba.

    1. Preso pode até ser. Esquecido jamais. Os processos judiciais ridículos e cheios de voluntarismo subdesenvolvido, já foram desmascarados internacionalmente. Uma nova prisão de Lula o engrandecerá ainda mais e tornará, à vista de todo o mundo, ainda mais repulsivos a seus algozes jurídicos.

    2. Romanelli,
      Esses casos são tão ridículos que nem vale a pena os comentar. Segundo o STF, o foro privilegiado é só para atos durante o mandato e em razão do cargo. A corrupção não precisa do ato de ofício, mas o crime é de funcionário público. Então Lula só pelo caput do artigo (receber vantagem indevida como funcionário público) deveria ser julgado pelo STF (O único cargo público que ele ocupou foi o de presidente da República).
      Só que não satisfeitos eles dizem que ele praticou o ato que deu ensejo a vantagem indevida. E por isso o aumento de um terço da pena.
      Enfim é foro privilegiado que as instâncias inferiores insistem em julgar.
      Abraços,
      Clever Mendes de Oliveira
      BH, 06/05/2020

  3. Não ouço uma palavra do Lewandowski.
    Sei que sempre foi, acertadamente, avesso à ribalta, mas em tempos de perigos como os que vivemos, tem-se que sair da moita para que não seja tomado por pusilânime.
    Ou pior, conivente.

    1. ORA… ORA… LEWANDOVOWSKI, AQUELE QUE “PRESIDIU E LEGITIMOU” O IMPICHIN FAJUTO DA DILMA ROUSSEF… SEM CRIME ALGUM?
      TICK, TACK! DESDE 2016 O ESTADO DEMOCRÁTICO E A ECONOMIA DESAGREGAM LENTAMENTE!
      O CAOS GOLPISTA ESTÁ CHEGANDO!

      1. Se a Dilma tivesse cedido e dado o aumento pros juízes, teria terminado o mandato. Não que eu goste de dar aumento pra quem já ganha muito dinheiro, claro, mas mantendo esses glutões alimentados, vc consegue se perpetuar. O Bozó só cai se o Judiciário não ganhar aumento.

  4. Bolsonaro já é o Rei do Centrão. Seus milicianos digitais vão ter que se acostumar a exaltar as excelentes qualidades políticas de gente como Roberto Jefferson, Valdemar Costa Neto e Gilberto Kassab. Seus manifestantes vão ter que engolir Paulinho da Força de camisa amarela a seu lado. Não foi uma coroação barata: A partir de amanhã os novos “aliados” começarão a gerir 53 bilhões em cargos de empresas estatais, bancos, autarquias, diretorias e conselhos. Certamente é Brasil acima de tudo.

  5. Como exigir de um sujeito covarde ,medroso que se sobreponha ao coturno no seu pescoço,do general que o “assessora????
    Nomeado ,em mais um “acerto” pelo pts,logo foi cooptado pelo Gilmar Mendes que qual marionete o conduzía em suas andanzas no stf.
    Até que chegou ao cetro maior e aí ,os donos do GOLPE,os entreguistas.conhecedores de secretos do medroso,passaram a conduzi-lo,em uma ação inédita e bizarra aos olhos de qualquer ser pensante aquí e no mundo.
    Tofoli legalizou a apología ao críme,permitindo que os genocidas possam exaltar o críme que cometeram contra o Brasil,a ditadura assassina.
    A partir de agora está todo liberado.Se é permitido elogiar,homenagear,uma ação de terrorismo de Estado,onde pessoas foram torturadas,assassinadas ,desaparecidas ,´já não existe limíte jurídico para a ofensa.
    De fato é um precedente jurídico que qualquer advogado de um apologista do nazismo por exemplo ,poderá utilizar,e não duvido que terá sucesso.

  6. Discutir o quê? Está tudo contaminado e corroído. Não há solução nem a médio prazo para o lixo que nosso país se tornou. Não sobrou nada.

  7. “Toffoli atende governo e libera texto do ministério da Defesa sobre golpe de 64”

    Sem mais para o momento, despeço-me.
    Atenciosamente.

  8. Bolsonaro já é o Rei do Centrão. Seus milicianos digitais vão ter que se acostumar a exaltar as excelentes qualidades políticas de gente como Roberto Jefferson, Valdemar Costa Neto e Gilberto Kassab. Seus manifestantes vão ter que engolir Paulinho da Força de camisa amarela a seu lado. Não foi uma coroação barata: A partir de amanhã os novos “aliados” começarão a gerir 53 bilhões em cargos de empresas estatais, bancos, autarquias, diretorias e conselhos. Certamente é Brasil acima de tudo.

  9. A palavra para explicar isso tudo seria patético! Não cabe aqui a nós apreciarmos o caráter das pessoas, agora pelo dano que causaram a democracia e a república dos indicados eu colocaria na ordem de mais nefastos: Barbosa, o substituo do assassinado Teori, Fachin, e aí vai tudo na mesma vala com algum destaque para Barroso. Agora, a lista passa de uma dezena com um seis para Lewa, o único que passou. O presidente aí seguia Gilmar nos tempos que ele Gilmar estava pior, quando Gilmar melhorou ele começou a ser assessorado e aí desandou de vez.

  10. Olhar para esta triste figura e pensar que isso é um “guardião da Constituição” dá vontade de rir. O Brasil se tornou mesmo uma piada pronta, com um desfile interminável de bobos da corte e palhaços sem graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.