Um macuxi não foge à luta

telmario

Quem acompanha este blog sabe que não costumo fazer elogios a políticos em geral.

Mas abro uma exceção por quero registrar uma das alegrias que tive nestas eleições: a eleição de Telmário Mota, do PDT,  ao Senado, por Roraima.

Tentei, o quanto pude, quando estava no PDT, obter apoio a sua candidatura a prefeito de Boavista, sem sucesso, porque ninguém “importante” dava bola aquele cara simples, meio índio, meio caboclo, que não tinha nem como circular em “badalações” políticas nos grandes centros.

Mas Telmário não precisou de milhões.

Numa campanha humilde e corajosa como ele, venceu a oligarquia dos Jucá, que haviam se adonado do estado.

E venceu também a ditadura das pesquisas que só lhe davam pouco mais da metade dos votos que efetivamente teve: mais de 41%

Telmário não fica em cima do muro nem com este “mimimi” de “liberar” o voto, como se o voto já não fosse livre pelo eleitor.

Assumiu com toda a força a campanha de Dilma no Norte do país.

Como a maioria do Brasil não o conhece, posto aqui um programa eleitoral onde ele se apresenta.

E eu sei que aquela máquina de moer gente lá de Brasília não vai moer o Telmário de sempre.

Parabéns, Telmário.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

22 respostas

  1. ESSE SIM, É UM HOMEM DIGNO E HONESTO! A GENTE VÊ PELO JEITO DE SER, PELA PALAVRA SINCERA, PELO OLHAR SEM FALSIDADES! RORAIMA ESTÁ DE PARABÉNS E TODOS OS QUE VOTARAM EM TELMÁRIO!

    1. Obrigado…diz tudo. A melhor onda é quando o mar está bravio…longe das calmarias traiçoeiras que abrigam tubarões de terno e gravata. Dilma é forte e está acostumada desde menina a surfar ondas perigosas…e com perseverança e coragem sempre vence…esta será mais uma das marolinhas que ela vai passar.

  2. É tão gratificante a gente ver e ouvir uma pessoa tão fantástica e humanista como o senador Telmário.

    Isso sim é fé e esperança!!!

    Em frente Telmário!!!

    O Brasil precisa e muito, de HUMANISTAS como você!!!

  3. Excelente artigo Fernando.

    Pessoal aproveitem e divulguem essa notícia nas redes segundo o Stanley Burburinho – @stanleyburburin -, no Escrivinhador.

    “Armínio Fraga, que seria o ministro da Fazenda de Aécio, possui cidadania norte-americana”

    1. É verdade, o tal cara, o tal sociólogo (se disser o nome tenho que correr para o banheiro e vomitar) mudou a legislação brasileira pra quinta coluna poder ocupar ministério.

  4. Ele fala com o coração, a gente sente que a fala é pura, pois vem de dentro da alma. Que DEUS ilumine seu caminho e do nosso povo Roraimense.

  5. Que bom ouvir uma notícia boa do ex-PDT de Lupi. Nosso PDT do Leonel ainda vive dentro do monstro. Abraço no caro Brizola Neto que pegou a primeira suplência de deputado federal, apesar da perseguição interna.

  6. Parabéns ao bravo povo de Roraima. Nós, paraenses que elegemos o guerreiro Paulo Rocha também para o Senado já respiramos aliviados ao saber que ele não estará sozinho naquele mar de empresários e direitistas, terá o gigante Telmário lado a lado de outros poucos eleitos que efetivamente trabalharão pensando no povo sofrido do Norte.

  7. Louvando quem bem merece…

    É Dilma de novo com a força do povo. Diiiiiiiiiiiiilmaaaaaaaaaaaaa ! ! ! !

    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  8. Louvando a quem bem merece…

    Parabéns, senhor Telmário, um legítimo representante do povo, principalmente de Roraima mas também de todo o povo simples autenticamente brasileiro.

    É Dilma de novo com a força do povo. Diiiiiiiiiiiiilmaaaaaaaaaaaaa ! ! ! !

    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  9. A receita do Ministro da Fazenda de Aécio: menos crédito, menos salário e menos emprego

    Armínio Fraga é o homem dos olhos de Aécio Neves. O conselheiro econômico do presidenciável tucano esteve à frente do Banco Central de março de 1999 a dezembro de 2002 e, se Aécio for eleito, será o Ministro da Fazenda do governo tucano. Armínio não se cansa de falar do “fim da herança bendita” deixada pelo ex-presidente FHC. Mas será que o que agrada a Armínio Fraga é bom para o Brasil?

    Armínio entregou resultados econômicos muito ruins ao fim de sua gestão no Bacen. Adepto de políticas de cunho neoliberal, ao fim de 2002, a alta da taxa de juros batia os inacreditáveis 25% a.a. (chegou a 45% a.a. em 1999). Vale notar que as críticas de setores da mídia às taxas de juros do governo Dilma, supostamente altas, não levam em conta a comparação com o governo de seu antecessor tucanos. A taxa de juros do governo Dilma é de 11% a.a., com uma média de 9,8% a.a. durante os 4 anos de governo. No período FHC, a média anual foi o dobro (22,7% a.a.).

    E não era só a taxa de juros que ia mal. No final do governo FHC, com Armínio Fraga, as reservas internacionais (ativos que o país possui no exterior) eram de 37,8 bilhões de dólares. Para se fazer o comparativo, ao fim do primeiro mandato de Dilma, nossas reservas internacionais somam 376, 6 bilhões de dólares, quase 10 vezes mais.

    Num cenário adverso, como o da última crise mundial, Dilma conseguiu superar a crise gerando emprego e renda, justamente porque tinha grandes reservas internacionais. Já que não tínhamos escassez de dólares, não foi necessário elevar os juros que, pelo contrário, foram reduzidos para estimular a economia.

    E pra quem espalha por aí que a inflação está alta, a inflação ficou acima da banda da meta em dois dos 4 anos da gestão de Armínio no BC . Em 2001, bateu na casa nos 7,7% e em 2002 fechou com 12,5%. Dilma chega ao final do primeiro mandato com a inflação a 6,5%, metade de FHC e dentro da meta.

    Vale lembrar que durante o que, segundo os tucanos, viria a ser “a herança bendita de FHC”, o Brasil teve que recorrer ao Fundo Monetário Internacional (FMI) por 3 vezes (duas delas durante a gestão de Armínio à frente do Banco Central). Em 1998, o Brasil fez um empréstimo de 41,5 bilhões de dólares; em 2001, foram 15, 650 bilhões e em 2002, foram mais 10 bilhões. Do outro lado, os governos do PT não apenas zeraram a dívida brasileira com o FMI, mas também fizeram do Brasil credor de empréstimos para o FMI, havendo emprestado mais de U$ 10 bilhões. Dilma, inclusive,participou da criação do Banco dos Brics, uma alternativa ao FMI.

    As propostas de Fraga (e, consequentemente de Aécio) para a economia brasileira são o espelho dos anos neoliberais vividos pelo nosso país durante os governos de FHC. Em artigo publicado n’O Globo em dezembro de 2012 , Armínio Fraga afirma que, no segundo governo Lula, não houve avanços por causa da lei do pré-sal, das regras de conteúdo nacional, da política de subsídios de bancos públicos, da elevação das tarifas de importação e da redução do IPI de bens duráveis. Isso é pura receita neoliberal. Eles rejeitam os avanços, principalmente em áreas sociais, alcançados com os lucros resultantes da exploração do pré-sal; a produção no Brasil daquilo que pode ser produzido aqui; e a redução de impostoe e ampliação do crédito para que os brasileiros possam comprar geladeira, fogão, máquina de lavar, carros e etc. Lembrando que a redução do IPI não fomenta só o consumo, como também faz girar a economia e impulsiona a produção.

    Armínio, no mesmo artigo, chega ao cúmulo do absurdo ao declarar que “a proposta de criar um macroambiente propício ao investimento foi substituída (por Lula) pela estratégia de criar mecanismos para incentivar a demanda, especialmente o consumo e o emprego”. De acordo com o economista, “as primeiras propostas favorecem a concorrência e igualdade de tratamento entre grandes e pequenas empresas e produtores nacionais e estrangeiros e as segundas buscam responder aos pleitos de setores empresariais e trabalhistas”.

    Fica bem claro pelas declarações de Armínio Fraga, o homem dos olhos de Aécio Neves para a economia, que as estratégias tucanas de “recuperação da economia brasileira” não passam nem perto de pensar no bem estar dos brasileiros. Eles seguem a lógica do mercado financeiro e trabalham pelo e para o mercado financeiro. Para eles, colocar o povo em primeiro lugar é absurdo. E isso fica bem evidente em uma declaração de Armínio para o mesmo jornal O Globo “Para fazer bondade, é preciso arrumar a casa” . O problema, no caso deles, é que a arrumação da casa nunca termina.

  10. Tellmario, parabéns! Estou orgulhoso de ter em nosso pais um senador com o seu perfil. Força que a luta por um Brasil justo e igual precisa de corações valentes com o seu!

  11. Joaquim Nabuco em 1914 para defender em demanda com a Inglaterra a posse daquela mesma área que hoje é a reserva Raposa Serra do Sol, na famosa Questão do Pirara, argumentou que os índios da região eram brasileiros, já há duzentos anos então. Mesmo assim, na arbitragem feita pelo Rei da Itália, o Brasil perdeu metade da área demandada para os ingleses. Restou saber se os macuxís eram ou eram mesmo brasileiros, já que metade deles hoje fala inglês e vive na Guiana. Este senador macuxi é a prova viva de que Nabuco tinha razão. Não só são brasileiros, como são politizados também. Parabéns ao novo senador e vamos lutar por Dilma e pelo bom futuro do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *