Um mês de vergonhas, oportunismos e negociatas

trocapart

Começou ontem a “janela partidária”, mais um casuísmo destes que os parlamentares costumam inventar, em causa própria, para burlar as regras da fidelidade partidária e serem “donos” (e mercadores) do mandato que foi obtido através dos partidos, uma vez que apenas 7% dos deputados foram eleitos com menos votos que o quociente eleitoral e, portanto, pelas legendas às quais se filiaram.

Não é preciso dizer a ninguém quais serão as bússolas das mudanças de partido que começarão a ocorrer: o medo da rejeição eleitoral, sobretudo no MDB, que carrega o fantasma de Michel Temer; a atração por ser “o deputado do Bolsonaro” – oportunidade aberta a qualquer um para um candidato que vai se filiar a um partido sem parlamentares – e, finalmente, a compra e venda de favores do governo.

Tudo isso será muito agravado pelo cenário de terra arrasada que o Judiciário fez sobre a representação política no Brasil, do contrário teríamos um núcleo polarizado pela candidatura Lula e outro por aquele que se fizesse o papel de candidato tucano, fosse quem fosse. O Governo Temer e Jair Bolsonaro morreriam à míngua, um como “pato manco”, no governo mas sem poder, e outro como “cão feroz”, prisioneiro do cercadinho do ódio.

Agora, não.

Alguns acham que o espaço está aberto para quem seria, de outra forma, apenas coadjuvante.

Contava-se com um minguar de Jair Bolsonaro após a condenação de Lula e, ainda mais, após a “agenda da intervenção” lançada por Michel Temer. Aparentemente, isso não ocorreu e o candidato do ódio permanece sólido na beira dos 20% de intenção de voto. Como observou, em declarações recentes, Ciro Gomes, Bolsonaro “tampona” o crescimento de Geraldo Alckmin, onde o governador paulista seria o candidato natural do eleitor de direita.

A ver se, sem recursos de campanha e tempo de televisão, conseguirá se manter nesta posição, que lhe dá a condição de mais forte concorrente a ir ao segundo turno e a de mais facilmente derrotável candidato na segunda volta eleitoral.

Do outro lado, é inegável o crescimento de Ciro Gomes nas pesquisas quando ausente o nome de Lula, que só não é maior porque – num movimento coerente com seu comportamento polêmico mas de incompreensível estreiteza diante das evidências eleitorais – o ex-ministro de Lula e Dilma faz questão de fornecer farto combustível para queimar suas pontes com o eleitorado mais fiel ao líder petista.

Talvez esteja querendo “pagar barato” pelo que acha que será o apoio inevitável para os 20 ou 30% do eleitorado, no mínimo, que se disponham a seguir a orientação eleitoral do ex-presidente, se este vier a ser, como desejam as elites, impedido de concorrer.

A meu ver, erro grosseiro, porque Ciro não tem forças próprias capazes de lhe dar supremacia sobre um “indicado” de Lula e ver inverter-se a situação de “apoio obrigatório” no segundo turno

Geraldo Alckmin, a quem apontam – o próprio Lula tem este diagnóstico – como favorito a ocupar o campo eleitoral da direita depende em boa parte dos resultados alheios: o esvaziamento eleitoral de Bolsonaro e a impossibilidade de o grupo de Temer ter candidato próprio. Há outros fatores pesando sobre ele, aos quais não tem encontrado caminho para reagir, em especial o desastre provocado pelas ambições de João Doria no eleitorado paulista (ou ao menos paulistano), o que não é ainda possível medir com exatidão.

O resto serão “manchas” eleitorais: Marina, Maia, Álvaro Dias, eventualmente Henrique Meirelles e mais uma miríade de micro candidatos sem expressão.

Será sobre este pano de fundo, com o eventual surgimento de mais um ou outro aventureiro, que este mês de negócios parlamentares se passará.

Como lixo nas marés, o parlamento brasileiro vai se depositar para onde o levarem as águas eleitorais.

Esse é o cenário que a “moralidade” construiu para o processo político brasileiro e que teremos de enfrentar com lucidez e paciência.

E de olho, todo o tempo, nas nuvens negras do autoritarismo que, faz tempo, tampam os céus do Brasil

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

29 respostas

  1. PT, “esta sacanagem de esperar para ver o que vai dar” será cobrada pela [verdadeira] história do Brasil!
    PT, saiba, o PT se ‘phoderá’ também!
    Com o resto do Brasil e tudo dentro!

    NOTA: em relação ao artigo apresentando abaixo, discordo, apenas, se o exílio seria a melhor saída para o presidente Lula!
    A princípio, creio que não!
    No entanto, valer a pena refletir acerca das mensagens contidas no *artigo que segue [excertos] abaixo
    *Corra Lula, corra!, por Cristiano Scarpelli

    Ah, é também verdade: a direita, apesar de xucra, tem pleno discernimento de que ‘nois’ somos um “rebanho” de covardes!
    Coitado!
    Do eterno e honrado presidente Lula!

    ********************************************************

    (…)
    Aliás, acredito que o STF irá referendar a decisão do Moro e mais algumas entre as nove seguintes que virão…O Lula entrando na prisão, provavelmente só sairá morto!
    Acredito que para nenhuma dessas questões existam respostas certas. A sua intenção de voto pode tanto subir, como cair. Em relação à última condenação parece que houve leve queda ou estabilidade…Mas infelizmente, acho que no curto prazo não haverá nenhum tipo de comoção, nem o MST, nem o MTST vão conseguir parar o país, os protestos serão pequenos e escassos. Acredito ainda que a transferência de votos será limitada, porém com potencial de levar alguém ao segundo turno.
    Só que nem mesmo isso pode acontecer. Pois como transferir votos com alguém preso? Vão ler cartas do Lula no horário político?
    (…)
    Acredito que para todas essas hipóteses, o cenário será o pior possível, com um Lula incomunicável, sem poder fazer campanha, sem poder indicar seu sucessor. E em último caso, se uma improvável comoção começasse a surgir, pode acontecer de o Lula vir a morrer por “morte natural”, o que dentro de uma cadeia é muito mais fácil.
    (…)
    Assim, para evitar novos erros acredito que se ainda for possível, o nosso Lula deveria correr, correr para sair do país.
    Sim, o exílio!! Exílio político para um perseguido da Justiça! Exílio para continuar vivo! Exílio para continuar podendo gravar vídeos e enviando mensagens pela internet ao nosso povo! Exílio para denunciar o golpe na mídia internacional! Exílio para submeter seu caso à corte da ONU! Exílio para se encontrar com líderes internacionais! Exílio para poder indicar seu candidato e fazer campanha no primeiro e segundo turno! Exílio para continuar podendo articular com as lideranças!
    (…)
    Corra Lula, corra!

    FONTE: blogscarpelli.blogspot.com.br/2018/03/corra-lula-corra.html

    1. ATENÇÃO PARCELA DO BEM DA NAÇÃO BRASILEIRA

      ***

      (…)
      A verdade é que na disputa política, os vivos causam mais medo que os mortos e é exatamente por isso que líderes são assassinados. Quando Pinochet deu o golpe de estado e se cogitava a fuga de Salvador Allende, pode-se hoje ouvir claramente as ordens do ditador para derrubar o avião caso Allende partisse para o exílio… O medo dos vivos é tão grande que a Ditadura chilena não se constrangeu em assassinar Orlando Letelier em plena capital dos EUA…A operação Condor nos ensina isso!
      Por isso, acredito que um Lula vivo e podendo exercer aquilo que é sua virtude e vocação, a comunicação com as massas, é nosso maior trunfo frente aos golpistas. Um Lula preso é um Lula morto, para deleite dos golpistas. Assim, acredito que o mais inteligente a se fazer agora seria:
      Corra Lula, corra!

      Por Cristiano Scarpelli
      em
      ‘Corra Lula, corra!’
      09/03/18

      FONTE: https://blogscarpelli.blogspot.com.br/2018/03/corra-lula-corra.html

      1. Na ‘fotografia anunciada’ abaixo
        [Depois de ter ficado mudo para a interlocução com as massas, ‘o [tíbio] PT da Governança’ ficou também cego!”]
        O presidente Lula imediatamente após “ter cometido suicídio” no interior de uma masmorra da ‘Guantánamo da Província Agrícola do Paraná’ do ‘mor(T)o’, do “DD playboy de porta de igreja”, do gebran ‘cumpadi’ do ‘mor(T)o’, do Félix Fischer, do [edson] ‘sFACHINhador’ et caterva imunda e sanguinária!
        http://3.bp.blogspot.com/-Tug5m_Qnov4/U-qZ_AO0DHI/AAAAAAAAHwg/9UBmqcYiPSQ/s1600/3515_466538963418679_753977919_n.jpg

    2. Lula esta acima e muito além dessa crítica rasteira sobre fuga como solução para o lawfare. Fora do Brasil sua voz e sua aura desaparecerá porque o povo se sentira traído. O Lula enfrenta seu processo com tranquilidade por ser inocente e ter consciência e razões robustas para ir até o fim. Enfrentará os golpistas lá onde estes se revelam simples ratos pestilentos.
      Lula já virou mito, se transformou em idéias que perpassam a vida de milhões de Lulas. Ele é referência única incontestável e imbatível . Sua força está no Brasil.
      Tem mesmo gente demais escrevendo asneiras. Não acredite Messias, escute Lula com atenção para então entender do que o grande Lula é feito.

      1. Atineli, no meu comentário acima eu assinalei:
        “NOTA: em relação ao artigo apresentando abaixo, discordo, apenas, se o exílio seria a melhor saída para o presidente Lula!
        A princípio, creio que não!”

        Em seguida, exortei:
        “No entanto, valer a pena refletir acerca das mensagens contidas no *artigo que segue [excertos] abaixo
        *Corra Lula, corra!, por Cristiano Scarpelli”

        E concordo com o autor do texto:
        muito provavelmente será pífia a reação popular à prisão do honrado, inocente e eterno presidente Lula!
        Portanto, criticamente, não devemos desprezar as reflexões do Cristiano Scarpelli

        Respeitosas saudações,

        1. Ola Messias, respeito teu posicionamento, é claro. Pois, ainda que seja pífia a reação popular, a culpa recairá sobre a fragmentação e falta de visão da esquerda como um todo. Lula é o único caminho e a população precisa ser convocada e organizada para não morrer gratuitamente nas mãos dos milicos. Portanto críticas alarmistas mal embasadas ñ contribuem. Manuelas, Ciros e Boulos deveriam estar nas ruas em prol do Lula. Em vez disso….. Pasmem….

    1. A nazigolpista PORCA-tarefa (re)começa a caça aos blogues progressistas!
      O império ataca cada vez mais!
      E segue o ‘script’ do estado de exceção, Projac Produções!

      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

      Exclusivo: Investigação revela como blog defendia Dilma com rede de fakes em 2010

      Juliana Gragnani – Da BBC Brasil em Londres 09/03/201809h08

      (…)

      FONTE [IMUNDA!]: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2018/03/09/exclusivo-investigacao-revela-como-blog-defendia-dilma-com-rede-de-fakes-em-2010.htm?cmpid=copiaecola

  2. … E essa:
    “Nós elegeremos o próximo presidente, e em 2019 o Brasil terá um governo legitimado para aprovar a Reforma da Previdência!”
    Por [infame] DEMoTucano ACMalvadeza Neto, atual ‘prefeitim marqueteiro” de Salvador!
    “Nós”, leia-se: o ACMalvadeza Neto se refere, segundo ele, ao futuro ‘presiMENTE’ do ‘braZ$&l’, *’Botafogo’ [Rodrigo Maia]!
    *também conhecido pelo famigerado epíteto ‘Bochecha’!
    ACMalvadeza Neto conhecido pelas nefastas &$ famigeradas alcunhas ‘Grampinho’ e ‘Golpinho’!
    *e também correligionário da dinheirama do bunker de R$ 51 MILHÕES no apartamento do “Carainho Boca de Jacaré do mimiSHELL”!

    1. Mais notas sobre ‘Um mês de vergonhas, oportunismos e negociatas’

      *O discurso proferido pelo presidenciável ‘Cirão O Oportunista’ (PDT que apoiou o golpe vagabundíssimo de 2016) foi movido pelo odor do cadáver insepulto do eterno presidente Lula!
      Teve direito até a chiliques da claque do Carlos Luppi:
      “Brasil urgente, Ciro presidente!
      Brasil urgente, Ciro presidente!”
      Bis ‘n’ vezes!

      RESCALDO: são ou não são um “rebanho” de sanguinários?

      *em evento do lançamento da candidatura Ciro Gomes – e com direito a transmissão ao vivo pelo site ‘Conversa Afiada’

      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

      Ah, num eventual governo ‘Cirão O Oportunista’, quantos “petistas” assumirão ministérios?
      Ô!
      “Vida que segue”, dirão!

      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

      … Quem sabe até o “PT” (aspas monstruosas, por favor!) tenha a vice-presidência no governo do PDT, que apoiou o golpe vagabundíssimo de 2016!
      E o honrado e eterno presidente Lula “vendo tudo lá da janela da prisão”!
      E só matutando!

      1. ciro, nunca! Porque não representa povo. Porque é oportunista. Porque faz política de cima para baixo (ele pensa que “baixo” é o povo e que “cima” são as elites acadêmicas que o têm sustentado. Enfim, o cirim dos oportunistas.

  3. Falando como lixo nas marés, o bolsomito, vai para o nono partido nanico quem sabe até o fim do ano ele não chegue ao vigésimo.

  4. Mais notas sobre ‘Um mês de vergonhas, oportunismos e negociatas’ II

    Lewandowski não leva prisão em 2ª instância ao plenário e coloca pressão sobre Cármen Lúcia

    09/03/2018

    Decisão do ministro STF Ricardo Lewandoswski deve adiar a decisão final sobre qual procedimento deve ser adotado para casos de prisão após o julgamento em segundo instancia como no caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; expectativa era que Lewandowski levasse à mesa dois casos de habeas corpus envolvendo réus comuns que tratam do mesmo tema; Lewandowski também avalia que a presidente do STF, ministra Càrmen Lúcia, deve primeiramente pautar o julgamento das duas ações
    genéricas para que somente então uma tese sore o assunto seja firmada e empregada em um caso específico

    FONTE: https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/346000/Lewandowski-n%C3%A3o-leva-pris%C3%A3o-em-2%C2%AA-inst%C3%A2ncia-ao-plen%C3%A1rio-e-coloca-press%C3%A3o-sobre-C%C3%A1rmen-L%C3%BAcia.htm

    1. Cópia de comentário encaminhado originalmente ao site Brasil 247

      Redação do Brasil 247, perdão!
      A manchete correta deveria ser:

      ‘Lewandowski não leva prisão em segunda instância ao plenário da corte (hã, corte!) “suprema” e com esta “jogada marota” TIRA PRESSÃO sobre Cármen (IN)Lúcida, “a [insidiosa] suprema tibieza” do STFede!

      Respeitosamente,

      Matuto velho à beira de um infarto fulminante!

    2. Será que este povo não entende que a mortícia fará tudo para não pautar este julgamento. Ela é chantageada pela globo e só fará o que a globo mandar, e a globo MANDOU prender o Lula.
      Em tempo: O Lula já está pendendo de 9 x 0. Gols do Moro, três do TRF4 e cinco do STJ. Se o STF julgar a segunda instância a goleada será de 20 x 0. 11 gols do STF.
      Lula será preso para desonra merecida do brasil frente ao mundo.

  5. Esse cenário é antigo. Nada de novo, apenas o desmascaramento da posição política do judiciário.

  6. Quando o PT estava no poder, não se incomodava com uma queima de estoque de pequenas legendas partidárias. Não se fazia de rogado.

  7. Acredito que Lula sendo impedido o melhor para a esquerda será a eleição do Bossonaro. A esquerda vacilante, os bombeiros que se esconde no parlamento, os partidos que se resumem a pedir votos minguados e a trair companheiros como José Dirceu, Genuíno, Delúbio, Vaccari e agora Lula vão ser ensinados pela dialética da história. Frear a luta de classes que existe não é possível e em todo o mundo isto está se agravando e os movimentos sociais serão a vanguarda que vão enterrar estes partidos que não são de esquerda e que ainda tinha em Lula um líder, um aglutinador e pacificador. A direita quer acabar com os direitos dos trabalhadores, quer a escravização dos negros e pobres e Bossonaro é uma resposta a este desejo implícito por tantas legendas inclusive do PDT de Ciro Gomes ex-tucano e oportunista. Meu voto está decidido, Lula/Stedili ou Bossonaro. Vamos a luta, como Lula, nos meus 70 anos não há nada a perder. Ao ataque……

  8. Ciro Gomes oportunista do PDT golpista não ganha nem para presidente do Ceará……Blogs que se dizem progressistas vão quebrar a cara com sua pauta para planos B de Lula. A esquerda oportunista também, falo do PC do B e do Psol. PSOL tá se borrando de medo de que a candidatura boulos possa emplacar e não ter controle sobre ele. Ninguém das forças progressista cogita uma chapa Lula com Stedeli de Vice e com a força poderosa do povo pobre e dos movimentos sociais e isto porque como esquerda vacilante tremem com os nomes como Stedeli e até Boulos. Sou da base popular, sou um eleitor que escolhe seu candidato sem ser influenciado pelo pig ou pelos blogs “progressistas e Minha chapa é esta Lula sem plano B com seu vice sendo João Pedro Stedeli. Impedido Lula Stedeli assume e a questão está resolvida. A esquerda não tem, para mim, uma chapa melhor e com chances reais de vitória e para derrotar o golpe do parlamento e do judiciário. Em não sendo assim vamos para o acirramento e elegemos Bossonaro e fazemos como diz o saudoso Poeta: “Raspar as cores para o mofo aparecer”. Chega de camuflagem da esquerda.

  9. Tenho uma certeza: não voto Ciro, de jeito algum. Oportunista, dentro de um partido, também oportunista, que não lembra nem a sombra de Brizola, com quem tenta, a ferro e fogo se identificar. Um PDT que votou a favor do golpe, por 1/3 de de seus deputados, depois deu votos favoráveis à PEC do Teto, à retirada de direitos dos trabalhadores, à terceirização. Ciro, um oportunista que deixou de cumprir integralmente seus mandatos de prefeito de Fortaleza e de governador do Ceará, sempre no oportunismo de alçar vôos maiores… Voto Lula e, a depender de quem, voto em quem ele indicar. Haverá de ser um do PT. Ou Boulos. Ou Manuela. Ciro? Nem pensar. Mesmo que seja essa a indicação de Lula.

  10. O mais engraçado nisso tudo é que, antes dessa perseguição descabida a Lula, lá no final de 2016 eu pensava em votar em Ciro ainda que Lula fosse candidato. Achava que Lula já tinha sido presidente duas vezes, já tava de bom tamanho. Mas depois de iniciada essa perseguição fascista achei que Lula merece meu voto apenas e tão somente porque os seus perseguidores merecem ir pro inferno. Como parece que a esquerda (antes eu grafava direita com d e esquerda com E, mas de uns tempos pra cá igualei as duas porque a esquerda brasileira tá tão merda quanto a direita) vai deixar que imolem Lula como imolaram Dilma sem fazer nada, então NÃO HÁ, NINGUÉM NEM À DIREITA, NEM À ESQUERDA que mereça o meu voto, muito menos Ciro que atira pra todo lado e não acerta em ninguém. MEU VOTO SERÁ NULO em todas as instâncias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *