Um tempo de mediocridade

cirocentro

Talvez o pior reflexo da ditadura judicial e midiática que passamos a viver, de alguns anos para cá – e exponenciada, desde a “Era Lava Jato” –  seja a estupidez que tomou conta da vida nacional.

Por onde quer que se olhe, é mediocriadade  – no máximo – o que se vê.

Os candidatos a presidente disputam para ver quem tem o discurso mais agressivo e até um mosca-morta como Geraldo Alckmin se aventura no discurso de distribuição de armas aos fazendeiros do interior. Será que vai colocar “detector de armamentos” nos muitos pedágios das rodovias paulistas, para assegurar-se de que estas armas não serão usadas em Guaianazes ou Parelheiros?

Os jornalistas ditos “formadores de opinião” passaram a comportar-se como pregadores religiosos de uma fé mercadista que, francamente, os coloca à beira da imbecilidade.

Um deles, hoje, chega a escrever que  a “política econômica [é](correta em sua essência, mas ineficaz no curto prazo)”, como se o problema da dependência fosse apenas operacional, não algo essencial.

Nenhum deles atenta para o fato de que o país não apenas está majoritariamente perplexo e que só há, até agora, dois pólos que catalisam vontades: Lula e Bolsonaro. Agem como se, a esta altura, pudesse ainda surgir outro “outsider”, como se tentou com Luciano Huck e, depois, com Joaquim Barbosa.

Aceitam, como verdade e modelo, uma figura medíocre, que  usou ladravazes como degraus para escalar a notiriedade, apoiando-se nas pedras podres que sempre, desde séculos, marcaram esta Nação, onde a elite sempre se apoiou – e não deixou de fazê-lo – no saque e nos privilégios.

O sistema de dominação cultural que nos é imposto encontra, espertamente, uma distorção à qual certa parte da esquerda, no passado e mais ainda no presente, empresta tola legitimidade: o novo.

O novo, é claro, sempre existe e existe a cada dia, porque não somos uma cópia do ontem.

E não existe nunca, porque somos sempre a continuidade do ontem.

Não há novo no Brasil que retrocede.

A ofensiva de moralidade que nela se encapa para destruir-nos é, ne sua essência, o mesmo udenismo entreguista que nos arrebatou a chance de sermos uma Coreia, país que estava muito atrás de nós nos anos 50.

Mas, deus nos proteja, nem é ele que está à frente deste processo, mas um regresso à República Velha, onde a “questão social é um caso de polícia”.

Ou, até, miseravelmente, um “caso de Exército”.

Já disse diversas vezes e o reafirmo: a esquerda não pode aceitar que a disputa eleitoral seja definida por uma salada de moralismos, sectarismos ou rompantes.

Existe um processo, facilmente visível, de demolição do Brasil, de seu Estado e, com ele, da capacidade de intervirmos coletivamente sobre nosso futuro.

A resistência a esta máquina monstruosa é nosso ponto de união, muito mais forte que qualquer dissenção que possamos ter.

E essa resistência tem um símbolo, que é Lula.

Ninguém governará democraticamente o Brasil sem ele.

Mas a maré de mediocridade que governa  a “mente midiática” que acha ter se apossado do país diz o contrário, que defender Lula é fatal para qualquer candidatura.

Não é, é o contrário. Não é fatal, mas é vital para qualquer candidatura progresista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

54 respostas

  1. Até a Quinta Coluna tá com vergonha de trabalhar pro Ciro, que só abre a boca quando tem besteira.

  2. A midia tem razão, defender o presidente aprovado por quase 90% da população ao fim do seu mandato e o atual líder disparado nas pesquisas é fatal! Vital é defender os interesses do mercado!! História para inglês, digo, coxinha ver!!

  3. Gratidão pelas palavras importantes e justas do Fernando Brito. Para todos aqueles q estejam prontos para a luta e a AÇÃO passo um vídeo importante sobre a organização do Movimento Ocupa Brasília no dia 9 de julho. Ou lutamos agora ou nos preparamos para 30 anos de ditadura da toga.
    https://youtu.be/HxdPQrx3m_c

  4. Texto excelente, Fernando! Parabéns pela esforço intelectual, algo raro nos dias de hoje.

    E aproveito para reforçar o nosso lema de defesa das causas populares: Lula presidente!!!

  5. A prisão de Lula ? resultado de um ataque imperialista dos EUA e mega petroleiras como a Shell contra o patrimonio nacional

    O povo vai ser relegado a fome e nem haverå luta organizada, pois as lideranças progressistas serão presas, quer dizer, já estão sendo presas.

    Tais prisões e a perseguição contra o PT não tem nada a ver com combate a corrupção…se fosse combate a corrupçao os tucanos teriam tido o mesmo tratamento dispensado a petistas ate mesmo pq tucanos, ao contrario de petistas, roubaram e muito e ha provas

    Repito: a persguiçao a Lula não tem nada a ver com combate a corrupcao e sim com luta pelo poder

    É a direita colonial assassina em ação…

    Sobre imperialismo

    http://www.spinimperil.blogspot.com

  6. Num adianta escrever, vc não publica.
    Me sinto aqueles antigos e selvagens trolls que aqui passavam.

  7. Pois senhor Britto,eu vejo prioridade,não em apostar nesse ou naquele,senão tentar vislumbrar,ELEIÇÕES.Que pouco resolvem,pois votos,são facilmente golpeáveis.Quanto à mediocridades,ela é inerente ao que chamam classe média,ou pra mim,a velha e desvalida pequena burguesia, aqui e noutros lugares.O PEQUENO-BURGUESISMO,moderno modo de analisar a sociedade,chega ao ponto de afirmar,que nos Estados Unidos da America do Norte,existe pleno emprego,absurdo que li,num blog que se acha de esquerda.Afirmo isso,para ilustrar MEDIOCRIDADE,pois lá como aqui,tudo o que se consegue ver,ouvir e falar,passa pelo crivo de uma IMPRENSA PEQUENO BURGUESA,que somente produz,o que lhes mandam fazer,seus senhores,os BURGUESES.Ah!Todo o PEQUENO BURGUES,aposta todas suas fichas,em ELEIÇÕES LIVRES E DEMOCRÁTICAS,mas eu nunca consegui ver nas SOCIEDADES DEMOCRÁTICAS,todo o povo comendo e morando,e vivendo e sendo minimamente felizes,a despeito desse engodo PEQUENO BURGUES,que lhes foi legado pelos ARISTOCRATAS GREGOS E ROMANOS. Como se fora o supra sumo da convivência social,e que os PEQUENOS BURGUESES se arvoram em afirmar ser o melhor modo de vida que existe.Experimente-se,para comprovar o que afirmo,tirar-se AS ARMAS DOS ESTADUNIDENSES,e vamos ver as belezas,dos DEMOCRATAS de todos os tempos.Para concluir,quero lhe afiançar,que GOLPISTAS NÃO GOSTAM DE VOTOS.Não gostam,porque eleições sistemáticas,terminam demonstrando ao POVÃO,que voto não lhes resolvem os problemas e começam a pensar noutras formas de assumir o PODER e suas vidas terem oportunidade de melhorarem.

  8. Engarçado que só o PT quem pode se aliar à pior corja que existe nesse Brasil chamada PMDB e pensam que estão com a bola toda para julgar alianças alheias. Meu voto é em Ciro e depois de ver essa campanha suja contra ele por parte de Petistas fanáticos, só me certifico mais que estou no caminho certo.

    1. Bom proveito. Ciro já passou por quase todos os partidos do Brasil. Qual é a ideologia dele? Para mim, ele não passa de um oportunista. Com 5% de intenções de voto se acha no direito de exigir apoio do PT? Dá um tempo!

      1. Luiz Carlos, se me permite completar, além de um oportunista inveterado e desesperado, é também um covarde medíocre quando não defende que a prisão de Lula é absolutamente política como todo brasileiro, que possua mais de 2 neurônios, está percebendo que é. CIRO, JAMAIS!

      2. Você deveria perguntar qual é a ideologia dos partidos em que ele esteve e se elas mudaram. Porque parece que a dele permanece a mesma desde muito tempo.

    2. E tem mais: os eleitores do PT (eu, inclusive) estavam dispostos a apoiar o Ciro. Mas a língua dele falou tanta bobagem que desistimos desse apoio. Entre tantas, menosprezou os eleitores ao dizer que “eu não sou puxadinho do PT”. Então que fique só com os votos do PDT.

    3. Todo caminho é certo. Depende apenas de para onde se vai.
      Ciro se tornou um rranco-atirador entrincheirado entre o óbvio e o oportunismo. E sempre poupado pela escória ultra conservadora e financista que aplicou um impeachment fraudulento e impôs ao País, via golpe de estado, o comando compartilhado de uma quadrilha político-financeira e uma seita judiciária manipuladora de processos e de sentenças.
      A quem interessa a “plácida” jornada de Ciro Gomes senão àqueles que vêem nele a oportunidade de infiltração na esquerda para legitimar no poder alternativas sócio-econômicas que a maioria da sociedade brasileira seguidamente refuta nas urnas?

    4. Nesta semana, ouvi uma coisa interessante do Rui Costa Pimenta. Veja sua frase: “…essa campanha suja contra ele por parte de Petistas fanáticos”. Os petistas, que lutam pelo Lula, que tem mais que seis vezes as intenções de votos do Ciro, são os fanáticos e e os ciristas, que brigam por alguém que está parado em meio por cento no máximo, são os equilibrados. Ponto de vista no mínimo curioso!

    5. Filho, essa estratégia passivo-agressiva (provocar até o limite e depois sair chorando, dizendo-se “ofendido”) já foi usada por Marina Silva em 2014.
      Spoiler: não deu certo.

    6. Quem atua como fanático é vc,é só analisar friamente as amostras do perfil ideológico do ciro,qual é ??(não tem).
      Ele afirmou que não deveria haver privilégios para Lula ,que deveria ser preso como qualquer um ,óbvio ,mas nenhuma menção a forma que o cidadão estava sendo condenado? por que? não queria se incomodar com quem? desprezou aos que agora ele paquera?é tão egocêntrico que não percebe que ele é dependente dos votos do pt,ou imagina-se carregado em ombros por todos os matizes ideológicos como o “pacificador” do Brasil
      Ele deverá descer do muro,não se pode ficar montado nele enquanto o Brasil desce ,ISSO FAZ DELE UM PERSONAGEM NADA CONFIÁVEL,NÃO É TEMPO DE MEIAS TINTAS.

      1. Ciro era de partidos que a princípio propunham ser de esquerda, o próprio PSDB apoiou Lula no 2o turno de 1989. Quando o partido saia ou alguém o traia lá dentro, ele saia…
        Mass, Ein, falando em candidato confiável, me fale sobre a Dilma e o arrocho fiscal que ela promoveu, após nos enganar dizendo que faria o contrario…
        falando em confiança, Levy te mandou um abraço.

    7. Você tem que manter isso, certo? Direitista envergonhado vota no Ciro. O sem vergonha vota mesmo é no Bolsonaro.

    8. É legal ver os blogs que se diziam de esquerda mostrarem a cara: são blogs petistas. E como tal, mostram a mesma política suja da mídia tradicional: alguém só serve enquanto serve seus interesses. Enquanto o Ciro não era candidato e só apoiador ele servia. Agora, depois de anos de serviço prestado, recebe ataques iguais ou piores aos de Aécio Neves, Bolsonaro. Até 1 semana atrás ele era tratado como esquerda pelo Brito. Até o ano passsdo como esquerda pelo DCM (que foi o primeiro a iniciar a fritura).
      O mais interessante eh ver que não há diferenças entre mtos que comentam aqui para os do Antagonista, tirando a ideologia. As atitudes são as mesmas: apontam o dedo e execram tudo que os outros fazem, mesmo que já tenham feito igual. Ora, atirar pra todo lado foi a tática do pt que permitiu a esquerda chegar ao poder. No entanto, esquecer a esquerda foi o que implodiu o governo da Dilma. De repente bate um senso de moralismo, mas incrivelmente esqueceram que 1 mês depois do impeachment, feito com apoio do PMDB, estava Lula no dividindo palco com eles.
      Falando em traidor, tem traição maior que a da Dilma? Traiu simplesmente 51 milhões de votos, fazendo o arrocho que dizia não faria, colocando um ultraliberal (o pior de todos) na Fazenda.

      Eu sempre tive ctz que a maioria dos blogs de “esquerda” recebiam bebesses do Pt. Acreditava que o Brito estava fora dessa, por ser brizolista e pq ele mesmo falava. Achava que ele estava na causa da esquerda, como mostrava resistir até duas semanas atrás. Bastou o Lindenbergh e a Gleisi visitarem o Lula E saírem com um discurso de q não era pra apoiar outro, e o Brito mudou o discurso. Agora tenho ctz: não existem blogs de esquerda, existem blogs petistas enganando parte da esquerda, como a mídia tradicional sempre fez com os tucanos e o público em geral. Brito eh só mais um serviçal. Brizola se revira no túmulo…

  9. Mais uma vez, vemos a necessária e imprescindível lucidez nesse belo artigo desse sempre atento e corajoso jornalista, Fernando Brito. Parabéns para ele, acima de tudo pela dignidade e bravura moral de seus escritos.

  10. O CIRO GOMES é o mais COMPETENTE e CAPACITADO, ninguém pode negar. Qual a preocupação que muitos tem? De duas alternativas, uma pode ser a correta: Ou estão preocupados de perderem os lucros com o sistema financeiro; Ou talvez ficam com uma ciumeira sem precedência ou mágoa dele ter exposto as suas verdades do que aconteceu com os Governos de Lula e Dilma (muitos avanços tivemos no lado social, mas infelizmente tivemos todas as manobras e incentivos de falcatruas feitas pelas seus coligados, entregaram diversos poderes para as corjas fazer o que bem entenderem, Dilma, de forma acovardada, traiu os seus eleitores em colocar no Ministério da Fazenda uma pessoa que serve aos exploradores das minorias. Maior parte destes projetos no Congresso Nacional foram enviados por Joaquim Levi. A CEGUEIRA de muitos pode levar o Brasil ao fundo do poço cada vez mais. Se o PT não tem capacidade de indicar um Candidato a Presidente da República, pois não basta intenção de voto e sim a liberação do TSE à candidatura de LULA, melhor ficar calado em relação a Ciro Gomes e passar a combater o outros lado. A DIREITA ESCRAVISTA é que deixa pavor em sua forma de governar. Então, deixem o PDT e os outros Partidos de Esquerda lutarem por futuro melhor para o Povo Brasileiro. Para a maioria dos eleitores não existem candidatos de estimação, o que interessa é escolher quem pode administrar o País para o Bem Comum de Todos. No momento, só existem um Candidato com habilidade e que preocupa aos maiorais do Sistema Capitalista e Financeiro. Todos sabem o seu nome. Então, falem mal ou falem bem… CIRO GOMES deixa tanto a Esquerda Radical (pois irá governar com o Sistema Capital e Trabalho). Como também a DIREITA ESCRAVISTA (pois a forma de seu governo que pretende executar é uma Social Democracia de VERDADE).

  11. O texto não se direciona ao Ciro, mas a charge sim. Talvez o subtexto tenha alguma crítica ao Ciro que eu não consiga identificar. Espero que o Brito, a quem estimo, não tenha aderido à campanha anti Ciro. De qualquer forma, posso ter entendido errado, mas fico com a impressão que a mensagem da postagem tenha sido: eleição sem Lula não vale, logo, como não haverá Lula na eleição, esta, em última análise, será um mero simulacro de sufrágio e tanto faz quem venha a vencê-la. Espero ter compreendido errado, pois pra mim, que ainda tenho emprego e filhos a sustentar, faz muita diferença.

  12. Perfeito ! Infelizmente a lucidez das palavras deste artigo são raridade neste país ignorante, alienado, imbecilizado.

    1. Fernando Brito, que já era bom, está se superando na análise política! Depois que instalou o Disqus e se livrou dos trolls, recuperou o Tijolaço como nossa leitura diária e obrigatória.

  13. Concordo que ninguém ganha de Lula. Mas, se seus inimigos inviabilizarem a candidatura? A esquerda deve estar prevenida para que o país não se esfacele de vez sob o governo da direita. Não é hora de questiúnculas filosóficas. Na segunda guerra mundial a União Soviética lutou ao lado da Europa e Estados Unidos contra um pior inimigo. Que sirva de lição.

  14. Brito, Você é um visinário.

    Talvez um raro brasileiro e JORNALISTA LÚCIDO.

    É angustiante verificar o grupo humanista e progressista não alcançar a lucidez do que você vem escrevendo ha dias!

  15. O que foi Brito? Vai me moderar? Eu que sempre estive aqui comentando de bom grado e lhe elogiando no blog? Só pq dessa vez falei algo que não apoia o que você fala? Virou o DCM?

  16. O próximo outsider será o Tite.
    O Itaúúúúúúú´já começou a campanha.
    Lembre-se que a selecinha da cbf é na verdade propriedade da globo.
    Globo e Itaúúúúú, dois golpistas de 2016.

    O prazo para inscrever candidatos é agosto, depois da copa.
    Vamos torcer para outro 7×1.

  17. Finalmente alguém aponta que o objetivo profundo, que escape talvez até a alguns atores do próprio golpe, mais que tudo, é demolir o Brasil. E nesse quesito pouco importa se é direita ou esquerda…

    O PT é a única linha de defesa, pq é o catalizador que pode gerar sinergia entre esquerda, movimentos populares e povo, bem como Lula é o único líder com força política e apoio popular organizado para não se dobrar. É assim que “eles” veem, porque assim é. Não a toa, esses são os dois alvos sofrendo ataque.

  18. Caros companheiros, tenho uma dúvida aqui…. o discurso nosso de cada dia é: O judiciário faz parte do golpe. Se isso é verdade, e com certeza todos nós concordamos que é. Então, como esperar que o mesmo judiciário permita que LULA sáia candidado??? Faremos uma revolução popular?? contaremos com a ajuda internacional?? Mais uma pergunta.. Deu certo com o não vai ter golpe, Lula não vai ser preso??? abraços..

  19. A única forma que eu acredito de ver o Lula Livre é o Ciro ganhar para presidente e dar o indulto para o Lula. Cia / Moro / TRF4 / STF / Bancos / Petroleiras internacionais / Globo … não fariam um esforço desse tamanho para deixar o Lula participar das eleições … tá na cara gente !

  20. Lula tem eleitores o PT não, e os deputados e senadores do partido sabem muito bem disso!a eleição de 2014 os assombra. por isso ‘lula presidente” e o lula ou nada!
    vai ser o nada! erros erros e mais erros!

  21. Mas o PHA e o Miguel não acreditam nisso. Querem Ciro, o salvador… Esses Blogueiros tão com merda na cabeça?

  22. Ciro é Temer , ou pior ainda é o novo FHC , não adianta esse discurso de recuperação da soberania , não tem moral nem aliados para isso na verdade vai entregar aos gringos o que resta do BRASIL , É LULA ou NADA.

  23. Sugestão:
    Para que se torne mais prático evitar a volta dos gatunos, entreguista e
    outros tantos apátridas, que tal os blogs nacionalistas, de vez em quando
    publicar a relação de patifes que o povo não deve votar?

  24. Essa mediocridade é do povo ou dos poderes legislativos, executivos e judiciário. Os poderes não chegaram até aqui para oferecerem uma proposta consensual de governo, logo isso não é ser medíocre é ter conciencia e foco no objetivo a ser alcançado e a qualquer preço. Eles estão tratorando tudo e todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *