Um tempo estranhamente igual

jk

O tempo é outro, o personagem é outro, mas as razões, as intenções e os métodos são espantosamente iguais. Tanto que o professor Paulo César de Araújo, em artigo publicado na Folha, sequer precisa citar um nome para que associação seja imediata. Basta que você leia, suas lembranças recentes irão trocando, com imensa facilidade, os nomes e as situações.

Nos anos 1960, um ex-presidente era
investigado por causa de apartamento

Paulo César de Araújo, na Folha

Naquela manhã de domingo, o ex-presidente tomou seu café saboreando também a primeira página do jornal com pesquisa do Ibope que o colocava na liderança à Presidência da República, com 43,7% das intenções de voto.

Meses depois, a candidatura dele seria homologada, por unanimidade, por seu partido, num evento com a presença de vários artistas.

Parecia mesmo apenas uma questão de tempo para Juscelino Kubitschek voltar a governar o Brasil.

“JK venceria se eleição fosse hoje”, dizia o “Correio da Manhã” com os números da pesquisa, em setembro de 1963.

Mas aí veio o golpe civil-militar, em março do ano seguinte, e a candidatura dele ficou seriamente ameaçada. Iria se iniciar a caçada ao ex-presidente, que na época, aos 62 anos, era senador da República.

O golpe foi realizado sob o pretexto de combater a corrupção e livrar o país dos comunistas. Num primeiro momento, os militares procuravam guardar algum sinal de legitimidade, prevalecendo aquilo que Elio Gaspari chamou de “ditadura envergonhada”.

Eleito pelo Congresso Nacional –inclusive com o voto de JK–, o primeiro general-presidente, Castelo Branco, disse que manteria as eleições presidenciais de outubro de 1965 e daria posse ao eleito. O seu governo seria de transição, prometendo fazer uma espécie de limpeza geral no país, especialmente da corrupção.

PRESIDENTE E JUIZ

“Até o problema do comunismo perde expressão diante da corrupção administrativa nos últimos anos”, afirmava o marechal Taurino de Resende, presidente da Comissão Geral de Investigação (CGI).

A este órgão cabia investigar, reunir documentos e indicar quem deveria ser cassado por corrupção ou subversão. A lista era levada ao Conselho de Segurança Nacional que podia acatar ou não a denúncia, mas o julgamento final era do presidente (e neste caso, juiz), Castelo Branco – que defendia, em discurso, não apenas punição aos malfeitores, mas também “reformas de profundidade na estrutura orgânica da administração pública” para curar “a enfermidade da corrupção no país”.

Como Getúlio Vargas já havia morrido e lideranças como João Goulart e Leonel Brizola estavam no exilio, os golpistas se voltaram contra Juscelino Kubistchek, o erigindo a símbolo do que não podia mais prosperar na política nacional.

Diziam que sempre se roubou no Brasil, porém, num nível imensamente maior a partir do governo JK –que seria culpado também pela inflação e a recessão econômica.

Com sua fúria punitiva o governo militar iniciou então uma devassa na vida do ex-presidente. Foram vasculhadas empresas e bancos nacionais, americanos e suíços na tentativa de localizar investimentos em nome dele ou de familiares.

“Não tenho um centavo em banco estrangeiro. Deveria ter para qualquer eventualidade. Mas não tenho nada, rigorosamente nada”, se defendia.

Foi também investigado quanto o ex-presidente havia recebido por viagens de conferências no exterior, na suposição de que ele não teria pago o imposto de renda.

Documentos sobre supostos atos de corrupção em seu governo eram liberados para a imprensa pela Secretaria do Conselho de Segurança Nacional. “Não havia dia em que não se verificasse algum tipo de imputação contra sua honra para justificar a punição iminente”, afirma seu biógrafo Claudio Bojunga.

TRÍPLEX EM IPANEMA

A denúncia que se tonaria mais rumorosa envolveu um novíssimo prédio de cinco andares, na avenida Vieira Souto, em Ipanema, onde JK foi morar, pouco depois de deixar a Presidência. Ele residia no segundo andar e, oficialmente, pagava aluguel ao seu amigo (e ex-ministro da Fazenda) Sebastião Paes de Almeida.

Mas, segundo a denúncia, o amigo, embora milionário, era um “laranja” do ex-presidente, usado para encobrir o real proprietário do edifício construído com dinheiro doado por empreiteiros de grandes obras no governo JK.

No processo afirmava-se que a localização, o projeto arquitetônico, a decoração do prédio, tudo teria sido feito ao gosto de Juscelino Kubistchek e de sua esposa Sarah.

Testemunhas teriam visto o ex-presidente visitando as obras; outros afirmavam que dona Sarah era quem determinava alterações nos pavimentos. Dizia-se ainda que inicialmente eles iriam morar num tríplex nos andares superior mas “quando começaram rumores sobre a propriedade do edifício, o ex-presidente abandonou a ideia do tríplex e resolveu habitar apenas no 2º pavimento”.

Outro indício estaria no nome do edifício – “Ciamar” -, interpretado como anagrama de Márcia, filha de Juscelino Kubitschek.

Esta denúncia não prosperaria na Justiça comum, sendo arquivada por falta de provas, em maio de 1968. Mas até lá, muita tinta foi gasta em reportagens sobre “o edifício de Kubitschek” –chancelando nas manchetes o que o ex-presidente negava.

E tudo isto servia de combustível para quem desejava tirá-lo da disputa à presidência em 1965, e para a qual ele abraçara o discurso das reformas sociais. “Reformas com paz e desenvolvimento”, seria o mote da campanha de JK.

NA IMPRENSA

“A Revolução estará sendo traída enquanto o rei da corrupção permanecer impune”, cobrava o deputado e repórter Amaral Neto, enfatizando “que há muito tempo esse moço já deveria estar na cadeia”.

Por sua vez, “O Estado de S. Paulo” dizia que “pelos crimes cometidos contra o erário público” durante o governo de JK com a “deslavada conivência dele” era “perfeitamente justa e merecida” a sua cassação. E o “Jornal do Commercio” sentenciava que “o sr. Kubitschek é incompatível com a nova era que se iniciou”.

Após investigações da CGI, em maio de 1964 o Conselho de Segurança Nacional opinou pela cassação de JK por corrupção e alianças com comunistas. Caberia agora, portanto, ao presidente (e juiz) Castelo Branco condená-lo ou absolvê-lo.

A partir daí o drama de Juscelino Kubitschek empolgou o país, gerando suspense no mercado e em todos os círculos políticos.

O seu partido, o PSD, sofria junto porque não tinha um plano B sem JK –que fez no Senado um discurso de repercussão, afirmando que estava sendo perseguido, não pelos seus defeitos, mas por jamais “compactuar com qualquer atentado à liberdade e agir sempre com dignidade administrativa”.

Em meio à expectativa da condenação surgiram boatos de que o ex-presidente poderia ter também sua prisão preventiva decretada –algo que o próprio Palácio do Planalto tratou de desmentir.

Porém, o suspense continuava; afinal, tratava-se do destino da maior liderança política do país após Getúlio Vargas e o líder das pesquisas eleitorais. Àquela altura, o telefone do ex-presidente já estava grampeado pelo recém-criado SNI e Castelo Branco ouviu uma das conversas em que JK se referia a ele como “filho da puta”.

DEFENSORES

Apesar do clima policialesco e repressivo, vozes saiam em defesa do ex-presidente.

“Por que, sr. general, cassar o mandato de Juscelino Kubistchek?”, indagava o jurista Sobral Pinto, e ele próprio respondia que “na impossibilidade de vencer o ex-presidente nas urnas, seus adversários querem arrancar-lhe o direito da cidadania, único expediente capaz de afastá-lo da luta eleitoral”.

Dias antes, Danton Jobim também escreveu artigo direcionado ao presidente Castelo Branco, convidando o “supremo juiz” à reflexão.

“O país não vai lembrar-se amanhã dos coronéis que instruíram o inquérito ou dos políticos odientos que instigam essa caçada humana, no qual um dos maiores brasileiros do nosso tempo é perseguido como criminoso vulgar. Mas o nome de Vossa Excelência ficará indissoluvelmente ligado à cassação do mandato de Juscelino Kubitschek”.

No último dia de maio, lia-se na coluna de Carlos Castelo Branco que a candidatura de JK se sustentava “apegada apenas a um fio de esperança”.

Uma semana depois não restaria mais nada.

Às 19h27, de segunda-feira, dia 8 de junho, o programa A voz do Brasil irradiou o decreto do marechal Castelo Branco, que cassava o mandato de JK e suspendia seus direitos políticos por dez anos.

Para alegria dos adversários, o grande favorito às eleições presidenciais de 1965 estava banido da disputa.

Carlos Lacerda –que naquela pesquisa do Ibope figurava em segundo lugar–, elogiou a decisão contra JK. Disse que foi “um ato de coragem política, de visão, embora preferisse batê-lo nas urnas”.

Seu colega udenista Edson Guimarães também afirmou que a decisão de Castelo Branco “veio na hora exata” para mostrar “que a Revolução não foi feita para manter privilégios, mas realmente para mudar o cenário da política nacional”.

A ditadura era envergonhada mas não se avexou de banir o ex-presidente com justificativas frágeis –fato destacado no editorial do “Diário Carioca”: “Sem provas de espécie alguma, absolutamente sem provas, baseando-se apenas em indícios e suposições, cortou-se sumariamente o curso de uma vida púbica dedicada desde os seus primórdios aos interesses da nação, negando-se com isso ao povo o direito de votar num de seus líderes mais representativos, dono de um passado de realizações tão importantes quando internacionalmente consagradas”.

Concluía o editorial dizendo que se JK “hoje não é mais candidato à Presidência da República, é muito mais que isto: é o símbolo vivo e fremente da vontade de um povo”.

O “Correio da Manhã” também criticou a cassação “sem provas convincentes”. No mesmo jornal, Carlos Heitor Cony desabafou: “Afinal, foi consumada a grande estupidez”, prevendo que com aquele ato o presidente Castelo Branco “selou seu destino perante a nação e perante a história: é um homem mesquinho”.

O “Correio da Manhã” e o “Diário Carioca” foram exceções entre os principais jornais do país, porque a grande imprensa, em sua quase totalidade, apoiou a cassação de Juscelino Kubitschek.

A Folha de S.Paulo, “O Estado de S. Paulo”, “O Dia”, a “Tribuna da Imprensa”, o “Jornal do Commercio”, o “Jornal do Brasil” e, principalmente, “O Globo”, com um editorial intitulado “Uma lição para o futuro”, afirmando que “as medidas excepcionais e enérgicas que estão sento tomadas pelo governo, visando à punição dos responsáveis pela corrupção” teria “o mérito maior de mostrar a todo o mundo que desta vez se realizou algo para valer”.

A Folha de S.Paulo também justificou que ao ex-presidente foi concedido “o direito de defender-se amplamente e com a máxima ressonância”.

A condenação de JK foi destaque na mídia internacional –mas lá numa visão favorável ao criador de Brasília.

O jornal “Le Monde”, o “New York Post”, a “Time” e a “Newsweek”, por exemplo, criticaram a decisão do marechal Castelo Branco.

E o matutino El Espectador, de Bogotá, refletiu que “antes que uma garantia de paz política e social no Brasil” aquele ato seria “destinado a causar mais sérios e talvez irreparáveis traumatismos no presente e no futuro do pais”.

Juscelino Kubistchek recebeu a notícia da cassação cercado de amigos e familiares em seu apartamento, na Vieira Souto.

Dona Sarah mostrava-se muito abatida e revelou ter tomado tranquilizantes. “Isso tudo foi uma barbaridade”, desabafou.

Lá fora, uma multidão se aglomerava nas imediações do Edifício Ciamar (hoje, JK) e o tráfego ficou congestionado nas duas pistas da avenida.

Algumas senhoras choravam pelo ex-presidente, enquanto um grupo de golpistas e lacerdistas gritava “ladrão! ladrão!”. Houve então um início de briga, foram acionadas tropas da Policia Militar e algumas pessoas ficaram levemente feridas.

O tumulto só terminou quando os manifestantes anti-JK bateram em retirada pela praia de Ipanema. Por volta das 22 horas, Juscelino Kubitschek apareceu à janela abraçado com sua esposa, ocasião em que os populares deram vivas à democracia e cantaram o Hino Nacional e o Peixe Vivo.

Pouco depois, com a voz embargada o ex-presidente ditou um manifesto em que afirmava: “Sei que os meus inimigos me temem porque temem a manifestação do povo, e assim, com esse ato brutal, me afastam do caminho das urnas, única manifestação válida num regime verdadeiramente democrático”.

Disse também que embora “silenciado pela tirania, restarão documentos irrefragáveis, restará a reparação que a história oferece, dignificando os que forem sacrificados pela má fé, pela incompreensão, pelo ódio”.

E ele então concluía com um vaticínio certeiro e profético. “Este ato não marcará o fim do arbítrio. O vendaval de insânias arrastará na sua violenta arrancada mesmo os meus mais rancorosos desafetos. Um por um, eles sentirão os efeitos da tirania que ajudaram a instalar no poder.”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

62 respostas

  1. Melhor que ver o passado é olhar para o futuro. A gente sempre disse que um dos maiores herdeiros do espólio lulista seria o Bolsonaro, o sujeito que melhor pode ocupar o posto de “popular” junto ao povão. E vejam o que saiu em outro blog:

    Jair Bolsonaro conquistou o reduto lulista de Teimosa, em Recife. O presidente do conselho de moradores da favela disse para o Valor: “Acho que o Bolsonaro é o Lula de ontem, falando a língua do povo, o que o povo quer ouvir”. Uma líder comunitária, que votou em Lula duas vezes, explicou por que desistiu do condenado: “Os filhos dele não tinham nada e agora são ricos.” Quanto a Jair Bolsonaro, ela disse: “É um absurdo presos recebendo salário e comprando XBox. Eu aqui fora não consigo comprar para o meu filho. É preciso uma reforma urgente do Judiciário”. Favelado rejeita bandido.

      1. Procure elevar o nível de seus comentários. Se não tem nada a dizer ou a informar, seja pelo menos irônico ou coisa assim. Mostre que você tem um mínimo de inteligência.

        1. Arnestinha Pederasta

          Cara você é uma PALHAÇA.
          Você se acha engraçada?
          Você é suas comparsas pensam que são engraçadinhas.
          Suas piadinhas são pueris.
          Sua mãe tá boa?
          Sua mulherzinha?
          Putinha.
          Cadelinha no cio.
          Vagabunda.

          1. Concordo…porcos fascistas devem ser execrados….se possível em.praça pública.

          2. Carlita minha cabritinha de estimação, não se ofende ninguém papai do céu briga tá bom.

      2. Recordar é viver, e um fruto não cai longe do pé, o que temos hoje são os mesmos vermes herdeiros de Carlo Lacerda a horda que levou a revolução hedionda de 64 que nos 20 anos em que se manteve tornou o Brasil mais pobre, mais desigual e promoveu a mais ampla corrupção as custas da perseguição e morte de milhares de brasileiros, pois hoje temos a reedição daqueles tempos por meio dos seus filhos e netos dos escravocrata que querem lançar essa nação na mesma sanha assassina daqueles tempos onde os mentores são sempre os mesmos a Mídia-capital-Judiciário e golpistas , todos exploradores desse país onde sua população é o que menos importa. O grande erro da nossa democracia foi a anistia imposta pelos golpistas no parlamento.

    1. Arnesta Invertido

      Você é uma moleca tentando ser palhaça.
      Sua candidata, a Bolsonara , já se fodeu há muito tempo !
      Não chega nem ao segundo turno.
      E você defecando MERDAS aqui no Bolg.
      Você é uma vagabunda descarada.
      Uma cadela vadia.
      Antes que eu me esqueça, sua mãe tá boa ?
      Sua mulherzinha ?
      Já papei muito a sua mãe .
      Vadia !
      Xibunguinha !

    2. Arnestinha Invertido

      Você é uma vagabunda tentando ser engraçadinha.
      Sua candidata,a Bolsonara, já se fodeu há bastante tempo. Não chega nem ao segundo turno. E você escrevendo MERDAS aqui no blog
      Antes que eu me esqueça: sua mãe continua gostosa. Fale com ela que estou MORRENDO de saudades.
      Libélula prateada !
      Xibunguinha !

    3. Quem esquece o passado está fadado a repeti-lo. Essa é uma verdade incontestável. Essa sua diarreia mental diária no blog já mostra que isso é verdade, mas hoje você admite com todas as palavras que é assim mesmo que pensa. Hoje, você é um coxinha paneleiro vestido com camisa da CBF. Fosse em 64, seria uma das dondocas da Marcha da Família com Deus pela Liberdade.

      De lá, pariu-se o AI-5, aquela paágina dourada do nosso passado. Do AI-5 veio a perseguição política e assassinato promovidos pelo Estado, em escala que não se via desde o Estado Novo.

      Hoje, temos o Bolsonaro. A encarnação de todo o atraso e brutalidade de uma visão simplista, reducionista, do papel das Forças Armadas. E essa visão ganha prevalência porque os golpistas jogaram o país numa grande aventura, só porque queriam se livrar do povo de maneira definitiva. E você está comemorando ainda?

      Pois é. Estamos nesta situação, em grande parte, porque idiotas como você acham que “melhor que ver o passado é olhar para o futuro”. E que futuro vocês construíram, heim? Devem estar orgulhosos.
      PS: Este último comentário foi sarcástico. Explicitado para seu benefício, já que seu intelecto seria limitado demais para perceber caso eu não explicitasse.

    4. Ei Ernesto, quer dizer então que o “melhor olhar para o futuro” ? A partir de qual referência ? Do nada ? Sem referência alguma ? Deu na cabeça e olha pro futuro ? Ernesto, você está deixando o vácuo preencher a sua mente. Sem história, não há futuro, Ernesto. Ernesto, o gozador perverso.

    5. Da vaca saem o leite e o estrume.
      Com o seu nivel de discernimento, você certamente comeria o estrume e usaria o leite como adubo.
      Mas fazer o que? É de direita, pobre se direita, e, como tal é burro. Para piorar, adorador de nazista.
      Enfim, Asnéstico, vai comer sua ração diaria de estrume para reforçar a sua natureza de vaca louca!

  2. SÓ OS POVOS ESTÚPIDOS E IGNORANTES VIRAM AS COSTAS PARA OS ENSINAMENTOS DA HISTÓRIA E TROPEÇAM NA MESMA PEDRA ,UMA E OUTRA VEZ.
    É O QUE SOMOS,UMA MASSA DEFORME SEM IDENTIDADE.
    ASSIM NO FUTURO,TEREMOS NOVAMENTE ESTES ATOS IMORAIS SE REPETINDO.
    PARA MUITOS QUE PASSAMOS PELA AMARGA EXPERIÊNCIA DO FASCISMO NO PODER,SÓ NOS RESTOU A ADVERTÊNCIA ,MAS O QUE FAZER COM UM POVO CONTROLADO PELA MÍDIA E POR ELA ,ESCRAVOS DOS INTERESSES DAS ELITES.???
    NÃO ADIANTOU ACESSO A EDUCAÇÃO,ISSO É SÓ A METADE DO CAMINHO.EXEMPLOS SOBRAM DE ASNOS COM CANUDO UNIVERSITÁRIO.

    O CICLO SE COMPLETARÁ COM O RETORNO DOS PROGRESSISTAS, FACE A IMORALIDADE E INCAPACIDADE DOS FASCISTAS PARA ADMINISTRAR UM PAÍS.
    HAVERÁ UM TEMPO DE PROGRESSO,E OS MESMOS QUE FOREM BENEFICIADOS SERÃO AS ARMAS DO PRÓXIMO GOLPE FASCISTA.

    QUESTIONAMENTO É A PALAVRA MÁGICA QUE NOS LEVARÁ A EVOLUÇÃO COMO POVO, ATÉ LÁ ,POUCO SE AVANÇARÁ

    1. Alícia Kawarinha Lulinha Qualquer Porra

      Cara você é uma PALHAÇA.
      Você se acha engraçada?
      Você é suas comparsas pensam que são engraçadinhas.
      Suas piadinhas são pueris.
      Sua mãe tá boa?
      Sua mulherzinha?
      Putinha.
      Cadelinha no cio.
      Vagabunda.

    1. Alícia Kawarinha Lulinha Qualquer Porra

      Cara você é uma PALHAÇA.
      Você se acha engraçada?
      Você e suas comparsas pensam que são engraçadinhas.
      Suas piadinhas são pueris.
      Sua mãe tá boa?
      Sua mulherzinha?
      Putinha.
      Cadelinha no cio.
      Vagabunda.

      1. Ele passou a noite em claro. Foi um entra e sai danado de homem na casa dele pra comemorar a condenação de Lula na cama da mãe dele.

    2. Vc é burrinho hein??? O Al Capone foi pego por sonegação! Aonde o Lula sonegou seu lixo paquidérmico!?

      1. Quem sonega são os banqueiros protegidos por aquele juiz que mandou reter o passaporte.

  3. Pois é o que tenho dito: esse país não tem jeito. O Fernando Brito é demais, mas esse site e o DCM vendem a ilusão de que temos esperança. Agradeço e espero que muitos jovens se iludam com essa vã esperança, mas eu já perdi toda. Briguei com muita gente pra dizer que o Brasil ia dar certo. Entretanto, depois do impeachment, entendi que isso jamais será possível.

    1. Arnestinha Invertido

      Você é uma vagabunda tentando ser engraçadinha.
      Sua candidata,a Bolsonara, já se fodeu há bastante tempo. Não chega nem ao segundo turno. E você escrevendo MERDAS aqui no blog
      Antes que eu me esqueça: sua mãe continua gostosa. Fale com ela que estou MORRENDO de saudades.
      Libélula prateada !

      1. Leia o comentário do cidadão, e principalmente, veja o nome dele antes de sair xingando quem você sequer conhece.

        Está igualzinho os trolls que você tanto despreza: Floodando qualquer merda, em qualquer um.

        Deveria reservar sua língua para aqueles que inundam esse blog de lixo reacionário. E não para quem comenta de forma lúcida e progressista.

  4. Um pouco mais sobre a ridícula cena da “filósofa” que só aguenta debater com quem pensa como ela. Ela reclamou ao apresentador, o Juremir Machado, que escreveu um artigo que está no site Correio do Povo de Porto Alegre. Transcrevo trecho abaixo e ressalto que o Juremir pode ser chamado de tudo menos de direitista (geralmente ele fica naquela do não sou petista mas…)

    “Por que não se pode debater com Kim Kataguiri? Por que ele é jovem demais? Por que o MBL é considerado fascista? Por que mesmo o MBL é fascista? Por que quer Estado mínimo? Por que Kataguiri teria sido treinado nos Estados Unidos? Por que acha que Lula é corrupto? Por que pensa como parte considerável da população brasileira? Por que apoiou Doria? Por que apoiou o impeachment de Dilma? Por que não bate panelas contra Temer? Por que é debochado, arrogante, agressivo? Por que intimida as pessoas (já sofri muita tentativa de intimidação da esquerda)? Por que o MBL filma as pessoas às escondidas para expô-las e isso é realmente grave? No meu programa já foram Cesare Batistti e Jair Bolsonaro. Nesta semana, João Pedro Stedile e Guilherme Boulos. Por que Boulos pode e Kataguiri não? (…) Nos comentários que li transpareceu uma velha tentação atribuída à esquerda, mas comum na direita que me patrulha diariamente, de controlar a mídia, dizer quem tem legitimidade para falar. Todos aqueles que pensam como Kataguiri devem ser banidos da mídia?Por que não debater e desmontar seus argumentos? Achei que ele debateu muito bem com Requião. Não concordo com uma só ideia de Kataguiri. Discordo de 50% do que defende Requião. A meu ver, Kataguiri deu um baile em Requião na forma. Argumentou com calma, com frieza e com organização”.

    1. Arnestinha Invertido

      Você é uma vagabunda tentando ser engraçadinha.
      Sua candidata,a Bolsonara, já se fodeu há bastante tempo. Não chega nem ao segundo turno. E você escrevendo MERDAS aqui no blog
      Antes que eu me esqueça: sua mãe continua gostosa. Fale com ela que estou MORRENDO de saudades.
      Libélula prateada !
      Xibunguinha !

      1. Às 10:00 você deixa de ser a Alecrim para voltar a ser o Sérgio, é isso?
        Não sabia que a regra da Cinderela se aplicava às transformistas.

        1. Brasil fecha 20,8 mil postos formais de emprego em 2017. Esse foi o terceiro ano consecutivo na perda de empregos com carteira assinada, segundo dados do Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho.
          A serpente vai picar o proprio rabo. Enquanto os palermas lula, ernestocapiau, varanukhu e os seu semelhates estao festejando, é esta a realidade ai acima e para pior, que o Brasil vai ter com estes tipos no poder nos anos vindouros. Aproveitem.
          Eu e a maioria dos sensatos aqui estao resolvidos profissionalmente, palermas. Nao necessito de nenhum beneficio social e a vida segue normalmente. Um beijo na b u n d a .

        2. Arnestinha Invertido

          Você é uma vagabunda tentando ser engraçadinha.
          Sua candidata,a Bolsonara, já se fodeu há bastante tempo. Não chega nem ao segundo turno. E você escrevendo MERDAS aqui no blog
          Antes que eu me esqueça: sua mãe continua gostosa. Fale com ela que estou MORRENDO de saudades.
          Libélula prateada !

        3. Arnestinha Invertido

          Você é uma vagabunda tentando ser engraçadinha.
          Sua candidata,a Bolsonara, já se fodeu há bastante tempo. Não chega nem ao segundo turno. E você escrevendo MERDAS aqui no blog
          Antes que eu me esqueça: sua mãe continua gostosa. Fale com ela que estou MORRENDO de saudades.
          Libélula prateada !
          Xibunguinha !

        4. MOCINHA,VI A CENA SACANA QUE ESSE TAL JUREMIR PREPAROU PRA MARCIA TIBURI.
          UM ESCROTO TENTANDO LEGITIMAR OS FASCISTAS ,COM FASCISTA NÃO SE DEBATE ,SE BATE.
          É ASSIM QUE SEMPRE FUNCIONOU ,E ASSIM QUE CONTINUARÁ FUNCIONANDO COM QUEM PRIORIZA SUA POLÍTICA PELA MINHA ELIMINAÇÃO COMO INDIVÍDUO.
          ANTES ELES DE QUE EU.
          JÁ SENTOU NA TORA? TÁ PRECISANDO,TÁ MUITO NERVOSINHA.

    2. Arnestinha Invertido

      Você é uma vagabunda tentando ser engraçadinha.
      Sua candidata,a Bolsonara, já se fodeu há bastante tempo. Não chega nem ao segundo turno. E você escrevendo MERDAS aqui no blog
      Antes que eu me esqueça: sua mãe continua gostosa. Fale com ela que estou MORRENDO de saudades.
      Libélula prateada !
      Xibunguinha !

    3. Outra vez o bobão apresentou seu atestado de burrice. Lambe saco de ricaço, capanguinha descartável…

    4. Mocinha gaúcha,esse tal de juremir poderia levar o Fernandinho ou o marcola, para contar porque e como eles mandam matar seus inimigos ,ISSO É LIBERDADE DE EXPRESSÃO!!!! o Ustra já morreu (o inferno está de festa) assim,não fosse esse falso conceito de liberdade expressão o levaria a expor com toda liberdade torturas e assassinatos de opositores do império,não é interessante ?? porque eu ,cidadão brasileiro trabalhador e que pago meus impostos ,não posso dizer o que faria com a turma dos togados porque seria acusado de apologia ao crime?? isso não é liberdade expressão???? argumentos e provas temos muitas e aí???
      Vc não passa de um imbecil ,um verme que se arrasta tentando conseguir (ao concordar com as “ideias” da elite) lidar com o nojo de si mesmo ,por ser POBRE.
      POR FIM ,VÁ SENTAR NUMA TORA GAUCHINHA !!!!

    1. Pensei o mesmo: na maldição da repetição dos erros humanos. Basta pensar na Europa com o nazismo florescendo na Alemanha, França, Inglaterra, etc., e o Trump abrindo as portas do nazifascismo para o inferno. Brazil, efeito colateral, oligarquia escravocrata e viralata coloca o pais mais uma vez na posição de quintal do Tio Sam.

  5. Por Fernando Horta, em seu Facebook – Ainda tem gente acreditando em “recurso”.

    “Na boa, deu.

    Os caras dizem que cachorro é gato e quando o desgraçado late falam em “miado de fato”, e um monte de sobrenome pomposo com salário ilegal e imoral bate palma e acha “irretocável”. E isto que ainda não foram mobilizadas as “ignorâncias de destruição em massa” no STJ e STF.

    Quando entrar Fux, Carminha e o jagunço do psdb vão queimar em praça pública Lula, Gleisi, Haddad e quem mais tiver ali.
    Parem de se iludir.

    O único recurso hoje é greve, ocupação, quebradeira e molotov.

    Cada vidraça quebrada é uma criança pobre que ganha o direito de comer para viver. Cada PM correndo encagaçado é uma chance para a democracia.

    Aliás, demoramos muito acreditando neste conto de fadas das “instituições”. Nós historiadores temos uma posição diferente dos juristas. E que me perdoem meus amigos juristas mas vocês perderam esta”.

  6. Caro Fernando, mais uma vez obrigada pelo seu jornalismo.
    Incrível como pessoas de ódio e corruptas, percebe-se pelo linguajar vulgar e tosco de quem é absolutamente Ignorante, invadem o blog Tijolaço. Para quê a pertubação VULGAR e BURRA? É muito chato a repetição, a repetição de tanta Imbecilidade indecente. Não tem como impedir esses perigosos fascistas de sujarem o nosso território, o Tijolaço, consagrado pelo grande Leonel Brizola?

  7. Caro FB
    Não passou da hora de cortar esses pervertidos Ernestos, Carlos e cia que vivem no cio contra o Lula??????
    Nesse ritmo, comentar aqui será complicado. Irá acontecer que nem no PHA, que cortou todos comentários.
    Separe o joio dos trigos.
    Fascistas aqui não.
    Saudações

    1. Você tem dificuldade de interpretação de texto? Me colocar no mesmo balaio dos boçais anti Lula é dose pra leão. E, sim, eu os ofendo mesmo, porque eles não merecem que a gente perca tempo com argumentação. Ao insistir em continuar escrevendo asneiras, eles apenas revelam a falta de amor próprio que possuem.

    2. Eu tenho evitado comentar, pois encontro dificuldades. Mesmo sendo um dos primeiros, caio lá onde o vento faz a curva, dando espaço para uma gente raivosa!

      Há algo errado!

  8. Por que estamos vivendo esta situação? Porque os criminosos que fizeram estas coisas no passado não foram punidos e afastados da vida pública quando aconteceu a redemocratização farsesca em 1985. Depois, durante a constituinte que gerou esta constituição cheia de armadilhas, os próprios delinquentes colocaram brechas para poder retomar o poder completamente no futuro, através das leis e normas que criaram para funcionamento do judiciário. O próprio autor da lei relativo ao ministério público declarou: “Eu criei um monstro”. O resultado aí está. Que isto sirva de lição. Revolucionários não mandam pessoas para o paredão por vingança em relação ao passado, mas por precaução em relação ao futuro.

  9. Brasil fecha 20,8 mil postos formais de emprego em 2017. Esse foi o terceiro ano consecutivo na perda de empregos com carteira assinada, segundo dados do Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho.
    A serpente vai picar o proprio rabo. Enquanto os palermas lula, ernestocapiau, varanukhu e os seu semelhates estao festejando, é esta a realidade ai acima e para pior, que o Brasil vai ter com estes tipos no poder nos anos vindouros. Aproveitem.
    Eu e a maioria dos sensatos aqui estao resolvidos profissionalmente, palermas. Nao necessito de nenhum beneficio social e a vida segue normalmente. Um beijo na b u n d a .

  10. Uma situação completamente diferente para comparar. Não teve processo judicial. A cassação foi política, feita por políticos e generais, que inclusive deram o golpe do golpe em 68, acabando com as eleições diretas. O PT perdeu a mão nesse processo de defesa do lula. Ninguém mais acredita nesse papinho, tirando uma meia dúzia de radicais. Enquanto isso as bases eleitorais do PT se deslocam para o extremo oposto, na figura do Bolsonaro e suas “fake news”.
    Nunca nos tempos do JK os maiores empreiteiros do brasil foram presos por corrupção. Uma coisa são denúncias em jornal, que todos os presidentes tiveram, incluíndo FHC ou Sarney. Outra coisa é um processo judicial da magnitude da Lava Jato. Reduzir a discussão a uma luta política faz do PT um inimigo do estado democrático. O maior inimigo. Se Lula é inocente, mostre que as provas colocadas sobre sua participação na reforma de seu apartamento (porque ERA de LULA, ele DECLAROU a porcaria do apartamento no Imposto de Renda!!) são falsas.

    1. Aqui não levantará falso , aquilo que consta da declaração do IRPF é uma cota, não o imóvel…….aliás, como todo cidadão honesto deveria fazer, fora feito pelo LULA.

      Vê lá o que ocorreu ao Léo Pinheiro, observa se foi cumprida a Lei que tanto busca defender. Junta teus trocos dados pelo mbl e foge enquanto é tempo, pois o caldeirão vai ferver, degolaremos vocês….

  11. Permita discordar. Não tem nada de estranho em tudo isso. Você acha que os EUA iriam permitir que a China dominasse o comercio da América Latina, através da construção de um porto no equador com acesso rodoviário cortando o Brasil? O canal do Panamá ficaria como? A estratégia deles é retomar o controle da região que foi esquecida durante os conflitos no Oriente Médio. Está tudo dominado. Os ministros do supremo sabem muito bem o que aconteceu com o Teori.

    1. Mas deter a China é impossível, eles já chegaram, pegaram um grande naco do pré-sal e vão abocanhar boa parte do sistema de geração de energia elétrica se for adiante esta sandice do Temer e dos golpistas.

      A situação da Eletrobrás é tão gritante que até Aleluia – DEM/BA , um golpista anti-povo, insurgiu-se contra o projeto, afirmando que do “jeito que está não se aprova”.

      Mas o PT e seus miquinhos amestrados do blog acreditam nas instituições, acreditam que haverá eleições e Lula estará na urna, acreditam em recursos judiciais, acreditam que marchas de MST irá barrar o GOLPE. São tão burros que quando se escreve tais verdades aqui, pensam que estamos a serviço da direita, tentando desmobilizar. risível, mas é verdade.

      Temos que partir pro tudo ou nada, GREVE, OCUPAR, DEPREDAR, INVADIR, QUEIMAR, DESTRUIR …..BOMBAS, PÁS, ENXADAS, FOICES E…..

      Sem VIOLÊNCIA seremos devorados com toda pompa pelas togas e seus braços armados. Precisa desenhar ???

      Um juiz incompetente barra um cidadão do mundo de viajar para cumpri agenda internacional e estão esperando o que ?? Jesus Cristo voltar ???

        1. O MAL AMADO E FEIOSO repetindo seu saco de merda sobre os petistas. Suas “propostas” fumosas e burraloides de sempre. O cara se acha rá rá rá rá vai quebrar tudo junto com sua turma da boca de fumo ? Tamos vendo só o COVARDAO gritar.
          Fugiu da escola e não consegue transcrever direito o que copia dos outros. Limitado demais, cognição ZERADA no berço rá rá rá rá rá

          1. TODOS ÁS RUAS !!!!

            Já é Carnaval no Brasil !!

            skindô, skindô !!

            ziriguidum !!

            reco reco !!

            Evoé, camarada Iskra !!

          2. Capiau Venha Chupar Meu Pau

            Cara você é uma PALHAÇA.
            Você se acha engraçada?
            Você e suas comparsas pensam que são engraçadinhas.
            Suas piadinhas são pueris.
            Sua mãe tá boa?
            Sua mulherzinha?
            Vão dar muito cu esse final de semana? A chuparina vai ser você?
            Putinha.
            Cadelinha no cio.
            Vagabunda.

          3. Capiau Venha Chupar Meu Pau

            Cara você é uma PALHAÇA.
            Você se acha engraçada?
            Você é suas comparsas pensam que são engraçadinhas.
            Suas piadinhas são pueris.
            Sua mãe tá boa?
            Sua mulherzinha?
            Putinha.
            Cadelinha no cio.

          4. qual o problema com o cara ? vc ainda não fez a análise do golpe e não entendeu ainda os erros cometidos pelos pts ?
            o primeiro passo para corrigir um erro é reconhece-lo.Alias.o que o cara fala é a única saída que resta aos brasileiros,mas o erro que comete o Iskra ,é achar que com essa massa que povoa o Brasil ,a reação acontecerá,ledo engano.

  12. Não dá para perder a piada: alguém tem um Opala pra emprestar pro Lula dar uma volta na Dutra????? Kkkkkk!

  13. Muito antes deste texto esclarecedor, já estavamos associando LULA à JK, Jango, GV. As semelhanças são assombrosas. Se LULA for candidato e será eleito, vão tentar matá-lo. para quebrar o ciclo, a maldição, precisa se cercar de cuidados e sair vivo. As referencias acima foram assassinadas (e GV cometeu suicídio). Ainda vão tentar mat-a-lo no time certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *