Um voto pela Dona Valdevina. Dois: o meu também

taipa

Peço desculpas por compartilhar algo que não me foi enviado, mas postado no Facebook de um jovem, hoje paulistano, para seus amigos.

Olha, eu cresci num bairro quase rural, e nele havia um açougue feio, sujo, mas era o que tinha (ficava do lado da loja de materiais de construção Telo) e lá, muitas vezes via gente humilde pedindo osso pra por na sopa.

Na sequência vinha gente rica e pedia o mesmo osso, só que pro seu cachorro.

Nesse estabelecimento havia aquele sem número de placas jocosas tipo “fiado só amanhã ” e uma que (estamos falando de 1997, 1998 – por aí) dizia “De Fernando em Fernando o Brasil vai afundando” referindo-se ao combo Collor/FHC .

Esse mundo existiu, não tão longe dos condomínios onde moravam as crianças que hoje acham que tem o que tem por um conceito abjeto de mérito.

Do lado da minha casa, grande, sólida, com teto e paredes de concreto, vivia a família da Dona Valdevina, numa casa de pau-a-pique, telhado de lona e na frente de uma vala negra e fedorenta.

Ela e a família dela não tiveram as mesmas oportunidades que eu, minha irmã e meus pais.

Medir é comparar, riqueza e pobreza com relação a quem?

Quem hoje desdenha de sua classificação de classe média deveria ter guardado na mente a imagem da dona Valdevina – 400km e mais de uma década depois, dedico meu voto a ela.

13.

O texto é do meu filho, perdoem o orgulho paterno.

A ele não dei carro, não dei apartamento, nem mesmo dei a atenção e o carinho que ele merecia, perdido em meio à luta política e e o duro trabalho para sobreviver.

Exatamente como ele faz hoje, adulto.

Aliás, ele é um dos responsável por ter nascido, cinco anos atrás, este Tijolaço, aguentando um chefe implacável e duro como o que fui para ele.

Mas que todo dia descobre que tem de aprender a amar e respeitar os jovens, que fica, com o tempo, sendo a única maneira de reter em nós a juventude.

Obrigado, cara, por você ser o que é, por sua própria conta.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

80 respostas

  1. 3. O meu também é pela Dona Valdevina. Daqui do extremo sul para ela. É o Brasil unido pelo Brasil. Dilma!

    1. Vicente Blz
      Sou de Rio Grande-RS e to fora a 20 anos, mas meu coração ainda é muito papareia. Fala de onde?

    2. 4 O meu também é para ela e as Severinas do meu Nordeste, como bem retratou João Cabral de Melo Neto, em Morte e Vida Severina. E parabéns pelo bacuri (Guri) que tens.

  2. 4. O Meu também é pela Dona Valdevina. Daqui de Cubatão[pólo petroquimico de SP]. É o Brasil unido pelo Brasil, Dilma vez por todas!

  3. Parabéns Fernando, pois esse é um dos maiores tesouros que podemos guardar para curtir ao final da vida: A missão cumprida ao EDUCAR e FORMAR nosso filhos com esse sentimento de IGUALDADE e HUMANIDADE em relação aos nosso irmãos.

  4. Se tivéssemos mais pessoas assim, a política seria bem diferente. Não haveria esse discurso de ódio (muitas vezes velado) e não mediríamos o sucesso com base no $. Uma coisa é ser instruído, outra é ser inteligente. Nosso país está cheio de instruídos que se esqueceram de sua humanidade, isso pra mim é um instruído burro. Parabéns Fernando vc criou um filho genuinamente inteligente.

  5. parabéns pelo filho honrado Fernando Brito.

    O meu voto e da minha família é com muito orgulho para todas as Valdevinas deste imenso país.

    13, com amor.

  6. E o meu voto aqui de Berlin Alemanha vai tambem para as donas Valdevinas, Marias, Josefas, Antonias, Aparecidas, e muitas outras batalhadoras deste Brasil afora.
    Viajei no dia 5 de outubro 300 km para votar no 13 e voltarei novamente no domingo para por na urna o meu täo orgulhoso voto para essa gente humilde, para as criancas e jovens das periferias, das áreas rurais, pelo trabalhador do campo, por toda essa gente que receberá o olhar atencioso da nossa presidente.

  7. Parabéns Fernando com a sua imagem no espelho não poderia ser diferente as crianças crescem com o nosso exemplo e o seu filho não poderia ser diferente de ti, e hoje colha a gloria de seus feitos com muita honra

    1. Ele é ele, José. Não impus a meus filhos nem o time de futebol para torcerem. Até tentei fazer ele torcer pelo Fluminense, mas dei azar: levei ao Maraca para ver Fluminense e Bragantino e o Bragantino ganhou! Ele é flamenguista roxo…rs

      1. “Vós sois os arcos dos quais,vossos filhos são arremessados,como flechas vivas,o arqueiro mira o alvo a senda do infinito e vos estica com toda força. Para que suas flechas se projetem rápidas e para longe,
        que vosso encurvamento na mão do arqueiro seja vossa alegria,pois assim como ele ama a flecha que voa,ama também o arqueiro que permanece estável”
        Vossos filhos…..Gibran.

  8. Hoje no debate da “rainha do PIG”, a Globo e Dilma e o PT tem que tomar muito cuidado e estarem extremamente atentos ao PIG golpista que a partir de agora está 100% de plantão fazendo de tudo que puderem por Aécio. Dilma e o PT não podem derrapar de modo algum nesses instantes finais, pois seria tudo que o PIG deseja. Dilma e o PT precisam lembrar sempre do ocorrido no 1º tuno, ou seja, a surpresa total que foi em relação aos votos e os erros e o fiasco todos das pesquisas…Acreditar somente em pesquisas portando é perigoso, pode ser uma tremenda armadilha… Para que, o PT possa assim, estar 100% atento a tudo e fiscalizando também todos processos eleitorais a fim de evitar um nova e desagradável surpresa. É importante Dilma importante Dilma e o PT não terem certeza de nada e fiscalizarem a “coisa toda” muito bem….Isso tudo a fim de evitar qualquer possível forma ou tipo de “golpismo” que possa ocorrer nessas eleições com Dilma de última hora.

  9. Árvore boa dá bons frutos,feliz da criatura que nasce assim. É a maior riqueza de um ser, ver os filhos(as) com essa magnitude perante a sociedade.
    Parabéns

  10. Fernando,
    FHC declarou hoje em Recife, entrevista a rádio JC mais ouvida em Pernambuco, duas coisas: que o PT, de fato, fez mais pelo nordeste do que ele; que nunca sofreu falta d’água em Sp. Será que está tripudiando com os paulista que passam por esse problema? Depois que tripudiou com nós nordestinos?

    Segue trechos da mesma:

    Em meio à polêmica da dificuldade de abastecimento de água em São Paulo, estado governado pelo PSDB, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou, na manhã desta quinta-feira (23), em entrevista à Rádio Jornal do Recife, que nunca sofreu com a falta de água em seu apartamento, na capital paulista. “Nesse momento tem. Como é prédio, sempre guarda água. Eu nunca sofri falta de água”, disse.

    Em São Paulo, moradores de algumas cidades e de bairros da capital têm se queixado da falta de abastecimento de água em alguns horários do dia, após a reeleição do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Os paulistas têm dificuldade de abastecimento devido a queda no nível de água do Sistema Cantareira, que abastece 8,8 milhões de pessoas.

    OUÇA A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA À RÁDIO JORNAL

    Em passagem por Petrolina, no Sertão de Pernambuco, na última terça-feira (21), a presidente Dilma Rousseff (PT) criticou o PSDB, partido do adversário Aécio Neves, pelo problema. “São Paulo, o estado mais rico do país, não se preparou para a seca. Já o governo federal se preparou e trouxe água para o Nordeste”, disse Dilma, às margens do Rio São Francisco, cuja água da Transposição começou a ser bombeada nessa semana, após falhas nos primeiros testes.

    Foto: reprodução da Internet
    Foto: reprodução da Internet

    NORDESTE – Questionado sobre o discurso petista de que abandonou o Nordeste, FHC negou que o PSDB tenha qualquer tipo de preconceito com a região. “O meu vice foi o Marco Maciel. Não tem como dizer que eu tenho preconceito contra o Nordeste”, disse o ex-presidente, que lembrou que seus avós nasceram em Viçosa, no interior de Alagoas. “Isso não tem nenhum sentido. É simplesmente eleitoreiro. E perigoso! Porque é lançar uma parte do Brasil contra o Brasil”, se queixou.

    Fernando Henrique disse não ter dúvida de que as gestões do PT no governo federal foram mais generosas com o Nordeste, mas disse que isso ocorreu apenas porque a conjuntura deixada pelo seu governo era melhor que a que ele recebeu.

    Ele também lembrou que foi na sua gestão que foram criados os primeiros programas sociais da região, como Seguro Contra a Seca e o Bolsa Escola, além da conclusão dos portos de Suape, em Pernambuco, e de Pecém, no Ceará.

    Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula/Arquivo
    Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula/Arquivo

    LULA E DILMA – Fernando Henrique também se queixou do tratamento que o ex-presidente Lula (PT) e que a presidente Dilma Rousseff têm dado ao seu governo, amplamente criticado neste segundo turno. Para ele, a desconstrução se tornou uma obsessão do ex-presidente Lula. “A tática do PT e do ex-presidente Lula é de demonizar os adversários”, afirmou.

    “Fico triste de ver como é que uma pessoa se transformou tanto e se transformou no arauto da tragédia”, afirmou, depois de lembrar que conhece o presidente desde a época em que ele era um líder sindical em São Bernardo, no interior de São Paulo. “Fico triste porque eu acho que a presidente Dilma tem mais integridade”, se queixou, sobre os ataques de Dilma de que a gestão do PSDB seria corrupta.

    Irônico, FHC também disse que Dilma merecia o Nobel de tanta incompetência na economia e disse haver uma “má-fé extraordinária” por parte da petista. Ele também lembrou de momentos em que Lula e outros petistas elogiaram o seu governo, após assumir, em 2003.

    Foto: Agência Brasil
    Foto: Agência Brasil

    PSDB – O ex-presidente assumiu, porém, que boa parte das críticas é resultado da incapacidade dos tucanos em defender o seu legado. “O clima era tão pesado de críticas que os candidatos do PSDB tinham medo de perder a eleição se defendessem o governo. Uma coisa errada”, reclamou.

    “O Aécio Neves teve uma posição corajosa e enfrentou. E o resultado é positivo porque ele está aí competitivo”, elogiou. FHC disse ainda que prefere ficar à margem dessa discussão e deixar que a história o julgue. O tucano disse que sequer recebe a aposentadoria presidencial a que tem direito.

  11. Por isso gosto tanto de entrar aqui neste Tijolaço e, toda vez que saio, saio mais cheio de cidadania e muito mais feliz por ter descoberto gente tão apaixonada pelo nosso Brasil.
    Por Dona Valdevina e por todos vocês,caros amigos, meu voto é feliz, meu voto é 13!!

  12. Pelo Seu José, pela Dona Quitéria. pela Dona Maria, Joaquina, Antônios e Antônias, Carlos, Carlas, Luisas, Luis e Lúcias, Amauris, Gabrielas, Raqueis e Lauras.Por minhas sobrinhas e sobrinhos, tios, tias, primas e primos, filhos futuros e os filhos destes. Meu voto é pelo futuro, pela esperança, pelo sonho de que iremos usufruir de dias melhores do que os que vivemos. Ah e mais um voto pela Dona Valdevina! Voto 13!

  13. Fernando, faz alguns anos li uma crônica de Rubem Alves. Falava de ninhos e pais. Rubem Alves dizia de seu desejo de ser ninho para seus filhos pequenos podendo assim protegê-los com seu corpo. Dizia da felicidade de um pai, quando o filho adormece em seu braço-ninho. Sinal de que está tudo bem. Mas, ainda segundo ele, a criança cresce e, como os pássaros, começa a ensaiar voos incertos. E o ninho, antes definido pelos braços do pai, se abre, fica maior. Seus limites passam a ser definidos pelos olhos do pai. Os pais passam a proteger com olhos-ninhos, que não perdem seus filhos de vista.

    Com o passar dos anos, o voo incerto se transforma no voo sem medo. Como escreveu Rubem Alves, adolescente não quer ninho… quer asas. E os pais percebem que seu ninho é então ponto de partida para o voo de seus filhos. E o que poderia ser tristeza, não o é, pois é ao mesmo tempo indicação de que outro ninho está para ser construído. Em certo momento do texto Rubem Alves escreveu: “Um homem que guarda memórias de ninho na sua alma tem de ser um homem bom. Uma criança que guarda memórias de um ninho em sua alma tem de ser calma!”

    Fernando, pode se orgulhar, sem pedir desculpas, do ninho que você preparou para o menino Bernardo (minha memória me diz que é Bernardo, será?). Tenho certeza de que o Bernardo homem guarda as melhores memórias de ninho em sua alma.

  14. O meu voto é da dona Valdevina, Maria, Paula, Angela, Tereza, Joana para todas vocês mulheres que lutaram para um Brasil melhor 13 neles.

  15. Ao ler o post não tive como não lacrimejar… Já comprei, quando guri, “puchero” para poder fazer sopa em lá em casa. Já morei em casa de madeira “emprestada” e de chão batido, que forrávamos com casca de arroz em períodos de chuva para encharcar nemos o piso.
    Enquanto piá, tudo bem, mesmo não tendo calçado para ir a escola num certo inverno (1991)… Não dá para, numa visão “adulta”, se conformar com esse status quo; minha indignação sempre fará do meu voto uma respota certa: 13!

  16. Emocionante e edificante texto. Em nome desse lindo contexto vivido por pai e filho, não vamos afrouxar em nada até as 17 horas do dia 26. Vamos continuar pedindo votos para Dilma. Vamos votar todos logo de manhã no 13. O Brasil precisa dessa consciencia para seguir em frente e continuar mudando.

  17. Caro Fernando…

    conte mais, pelo menos, estes votos por “Dona Valdivina”: o deste que escreve, de minha esposa (Aninha), dos meus 2 irmãos e 4 irmãs…

    Por Dona Valdivina, pelo povo nordestina, pelo Brasil: DILMA PRESIDENTE!

    Leonidas Mendes Filho
    (Parauapebas/PA)

  18. Ô Brito, saquei de cara que era do seu filho por causa do “hoje paulistano”. Não podia esperar outra coisa a não ser a expressão do DNA do pai.

    Lindo!

    Parabéns a ele pelo texto e a você pelo filho bem criado.

  19. Dona Valdevina, o meu voto é pela senhora , e por todos nordestinos que construiram a cidade de São Paulo, e tantas outras, cujos habitantes os ofendem tanto.
    PARABENS Fernando, para vc. e seu filho.

    Abraço e até avitória.

  20. Cara, um depoimento de nos encher os olhos!

    Porque foi assim que eu também aprendi a ver a vida!

    Parabéns!

  21. Prezado Fernando,
    Agradeço a você a prodição do filho produtor do texto que me comove e peço licença para também me sentir vaidosa pela sensível humanidade de seu filho.
    Obrigada, Menino Grande, que o coração aprendeu a olhar o outro. Obrigada por dar nome ao voto que eu coloco na urna por um Brasil onde todos possam viver melhor.

  22. Uma das coisas mais impactantes que já na televisão brasileira,
    foi o direito de resposta protelado até o último;más concedido à Leonel Brizola em horário nobre e lido no jornal Nacional por Cid Moreira contra seu chefe o Dr Roberto Marinho fundador das organizações globo.
    Prova que no Brasil só se dobra quem quer.
    A história de um homem público honrado atacado bem abaixo da linha cintura, um grande advogado que sabe de sua capacidade e acima de tudo conhecia o caráter de seu cliente e um blogueiro sujo que escreve e pensa o Brasil em sua dimensão exata e soberana acima de tudo.
    Hoje estamos lendo mais uma história de vida que passa de pai para filho. e Uma realidade que muitos fazem questão de esconder ou simplesmente deletar.
    A pobreza existe.Ela está sendo combatida valentemente por milhões de brasileiros como dona valdevina e os que não aceitam a covardia do sistema que pretendem reviver em desfavor de milhões de brasileiros.Sou PT.

  23. Fernando,
    Sou de Minas, mineiro, sou mateiro, conheço trilhas e serras. Não me admiro por coisa fácil. Você tem um cabedal de respeito. Seu filho é gente. Ele respeitou Dona Valdevina. Muito obrigado por viver e pelejar. Este País tem futuro.

  24. Meu voto é para as donas Valdevinas do nosso Brasil. Quando criança, adolescente e universitário tive um vizinho semelhante à Dona Valdevina. Seu Manoel e filhos moravam nos fundos de um depósito de material de construção no centro de Teresina. Não entendia por que eu morava bem e eles, não. Por dignidade para todos, desde 1989 voto no PT. Dilma mais uma vez!

  25. O meu é pelas Valdevinas aqui de minha região, o Vale do Jequitinhonha! Terra de rica cultura, de povo honesto e trabalhador. O mesmo vale em cujas costas Aécio quer colocar a “culpa” do baixo IDH de MG durante sua gestão. Daqui, gritamos de volta: a culpa é sua! Machão do Leblon: VOCÊ NÃO NOS REPRESENTA!

    Rumo à vitória com Dilma!!!

  26. Daqui do Oeste Paulista mais um voto por todas as Valdevinas, Severinas, Marias, Joanas, enfim por todas as mulheres e homens que muitas vezes sequer possuiram quando jovens uma cama para arrumar pela manhã !

    Por todos que nestes últimos doze anos deixaram de perambular de açougue em açougue atrás de ossos para sopas mirradas. Deixaram a humilhação de bater palmas de porta em porta atrás de um pão para dividir com seus filhos.

    Meu voto é pela revolução silenciosa e pacífica , ainda incompleta, mas que seguirá em frente com a força de nosso povo.

    Saudações Vermelhas Fernando e também ao teu guri, AVANTE E ATÉ A VITÓRIA !

  27. O meu tambem vai pra dona valdevina e para betinho fome zero e, dilma presidente e tarso genro governador 13.

  28. Aécio diz que vi melhorar o Prouni, o Bolsa Família, destinar 10% do orçamento pra saúde, DIMINUIR OS IMPOSTOS, aumentar o crescimento, diminuir a inflação!
    Como? Não explica!

  29. Fernando, parabéns pelo seu filho; e posso te dizer que o mesmo orgulho que tens, tenho eu também pelo meu filho, que assim como o seu, cresceu com uma visão progressista e social!

  30. Mais um voto! Eu me emocionei com esse pequeno texto. E me veio à memória o final dos anos 60 e começo de 70, quando, lá em Minas, eu e meu irmão menor dividíamos 01 bala de hortelã, porque, das minguadas moedas que meus pais tinham, quando iam à cidade, não sobravam nada pra comprar uns docinhos para as crianças. Morávamos na roça e o parco dinheirinho era pra comprar um sapatinho de plástico, uns metros de chita, um pacote de macarrão para o dia de domingo e querosene para as lamparinas, pois não tinha luz elétrica. Minha mãe trazia 1 bala de hortelã e cortava ao meio, para nós dois. Os filhos maiores tinham vindo pra São Paulo na esperança de trabalhar e juntar um dinheiro para nos tirar daquela pobreza nos grotões de Minas Gerais. Graças a Deus esse tempo já passou e hoje, toda a minha família, desde o nascimento do PT, não vota em outro partido. Estamos com Dilma, pelo bem do Brasil!

  31. Quando menino, trababalhava com meu pai numa granja onde se vendia entre frutas e vegetais, galinhas abatidas na hora. Tinha uma senhora que vinha pedir as tripas para dar aos cachorros dela. Eu nunca me importei com isso ate o dia que um homem que trabalhava catando ferro velho pediu as tripas para dar “carne” aos filhos. A senhora passou a falar mal de mim pra todo mundo. kkkkkkkkkk

  32. Parabéns pelo filhão (no aumentativo mesmo)!
    Eu, minha mulher e meus filhos, que vão viajar para votar, também votaremos por todas as Valdevinas desse imenso Brasil! Queremos ver só sorrisos em seus rostos daqui para a frente!

  33. Meu voto vai para os milhões de brasileiros que morreram antes de completar um ano de vida, para os que morreram analfabetos, para os que foram escravizados, torturados, assassinados. Meu voto vai para os mártires da independência, para os mártires da abolição da escravatura, para os guerreiros que suportaram calados as injustiças da AP470, preservando as conquistas de nossas últimas décadas. Meu sonho é ver no Brasil uma sociedade mais justa, mais escandinava. Meu maior desejo é um Tesouro Nacional Independente, autônomo, fora do alcance de agiotas internacionais, livre da emissão de títulos ou de qualquer meio que permita o roubo de nossa nação.

  34. Senhores este texto deve ser reproduzido imediatamente em outros blogs “sujos e maravilhosos”, as lagrimas desabaram.
    Sou filho de dois alagoanos e paulistano amo o povo nordestino por isso e muito mais voto 13 Dilma.

  35. Fernando, cheguei a copiar o texto de seu filho, pela admiração, e sei o quanto vc deve se orgulhar dele! Ah, eu também tenho orgunho de Meu filho Marcio dos Reis (Engenheiro Florestal, trabalha na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de são Paulo), que também tem a mesma visão de seu filho. Também penso que temos quande participação na educação de demos a eles, pois também pensamos igual a eles. Parabéns pra mim e pra vc. E também para nossos filhos que conseguem expor tão bem suas ideias e razão por querer Dilma de novo. Parabéns também a maioria do povo brasileiro que com certeza estarão juntos conosco na comemoração da vitória dia 26.Um grande abraço a vc e seu filho.

  36. Parabéns Fernando, pela sua garra, coragem, fé. Aqui na minha cidadezinha, Novo Horizonte – SC, a maioria dos votos serão também pela Dona Valdivina, por todas as donas Valdivinas do Brasil inteiro.É certeza que nós, o povo brasileiro não dobraremos a espinha diante dessa gente falsa e mesquinha que não tem o menor respeito pelos seus irmãos empobrecidos por 500 anos de escravidão/exploração/humilhação.
    Viva todas as Valdivinas do Brasil! Viva todo o altivo povo brasileiro!
    Viva o PT! Viva Lula! Viva Dilma! Viva o Brasil!
    É DILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLMA! É 13! É 13! É 13!!!!!!!!

  37. Comovente e justo. Dona Valdevina, graças a um jovem que não conheço e sem nem mesmo tê-la conhecido pessoalmente, uma parte do meu voto é pela senhora, e por tantas outras Valdevinas desse país.

  38. Viva as Donas Valdivinas desse brasilll!!!!! #Dilma13!!! Para o Brasil continuar mudando para melhor!!!

    1. Uma grande diferença: nós, eleitores de Dilma, iremos votar no dia 26 com o coração, com emoção, até com lágrimas nos olhos, eles, eleitores do outro, irão com ódio, com raiva, com rancor… sinto pena deles!

  39. Fernando bota aí mais dois votos pela Dona Valvidibha o meu e o da minha esposa. Minha filha ainda não vota más é esse ensinamento que quero deixar para ela, que a gente não pode votar pensando só na gente, somos de Classe “média alta” pelo menos em termos de renda (grande bobagem), temos que pensar também na nossa auxiliar de casa no filho dela, nos nossos parentes mais pobres. Cara eu faço uns investimentos na bolsa (investimento não especulação) e nunca fiquei tão feliz em ver ela caindo. Deixa cair, deixa cair.

  40. Fernando, parabéns pelo filho que tem. Pode ficar orgulhoso, merece. Se ele continuar nessa linha vais ter que arranjar espaço definido para ele e, no futuro, arranjar uma editora para publicar os textos dele. Ele vai longe.

  41. Então,fico emocionado,nasci no sertão Baiano,conheci muitas Valdevinas e muitos valdevinos,residi num casebre identico aa esse,mas hoje fico satisfeito,contente,gratificado quando lá retorno vejo que não existe mais tanta miséria,existe sim casas hunildes mais habitáveis com um minimo de conforto,tipo eletricidade,agua encanada,geladeira,televisão e todos comendo carne e frango da sadia o que nunca niguem se imaginava aa ums doze anos atrás.Aqui onde estou atualmente,Norte de Minas gerais é o voto de toda minha familia e posso afirmar 80% da população vai para DONA VALDEVINA. 13 13 13 13 13 13.

  42. Meu voto também é para todas as Valdivinas desse país. Tenho também muito orgulho de minha filha que não foi contaminada pela febre do egoísmo e que também vota 13, pelas Valdivinas que cruzam a sua vida.
    Parabéns a você e a seu filho, que continuem sempre sensíveis aos sofrimentos dos menos favorecidos.
    Esse depoimento também é muito bonito:
    http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/o-depoimento-de-um-tucano-que-bateu-asas-e-deixou-o-ninho.html

  43. E preciso amar as pessoas,como se não houvesse amanhã. esse texto me emocionou eu morei em uma casa assim,eu tinha oito anos chovia forte de madrugada,e cai um pedaço em mim. estou bem hoje,meu voto e da minha familia e pára todas as valdevina do Brasil dilma 13 de solidariedade.

  44. Confesso que me emocionei lendo o texto, o meu voto vai para Dona Rosa na baixada fluminense que há 20 anos é minha diarista e ta marrenta agora porque ganhou um apartamento no programa minha casa minha vida e tem que agendar o dia para vir até a minha casa. Criou 6 filhos sozinha na comunidade, sofreu e hoje ganhou dignidade com o apartamento que mora…..

  45. Parabéns ao Fernando essa pessoa, que faz jornalismo com muito esmero e responsabilidade, por tudo isso acrescenta mais um voto, pela Dona Valentina, + um pelos Nordestinos que nos últimos dias foram tão achincalhados por parte de jornalista que cospe preconceito, pela boca.

  46. Por esta mesma época Lula já era um mito no Nordeste. E ouvi na Praia do Futuro, em Fortaleza, um violeiro cantando sobre um mote referente a Lula:
    Prá não largar o poder
    Não há o que não se invente
    E de quatro em quatro anos
    Tem Fernando diferente.
    Tem Fernando que é galã
    Tem Fernando que é docente
    Enquanto tiver Fernandos
    Lula não é presidente.

  47. Aqui em MG muitos amigos que votaram na Marina agora são Dilma, pois sabem que Aécio não vale um tostão furado. Policiais Civis e Militares não votam nele nem a pau, muito menos os professores e funcionários de carreira da secretaria de saúde e meio ambiente !

  48. Parabéns pelo trabalho incansável, Fernando. Vocês, blogueiros sujos, são a demonstração de que com caráter e união também se faz o necessário. Lutaram como feras nesta campanha. Apesar de não contar com verbas enfrentaram a absoluta potência desta mídia corrupta e corruptora. Não houve um momento em que tivessem deixado a peteca cair. Como bem alerta você, nada de salto alto. Eleição se ganha na urna. Nesta urna onde disputamos, voto a voto, o voto para dona Valdevina. Para todas as donas Valdevinas que existem no Brasil. É este voto que os opositores não poderão jamais entender. Assim como jamais poderão entender a força do nosso abraço aos filhos e netos no dia 26. É Dilma. É 13.

  49. Em honra e memória do meu pai, PERCÍLIO FELISBERTO, sepultado hoje, 23, eleitor convicto de DILMA/LULA o meu mais certeiro voto, DILMA 13.

  50. É a maior riqueza que se pode dar a um filho é o senso de justiça. Parabéns, Fernando e filho. Beijo pra Dona Valdivina!

  51. EU FICO EMOCIONADO SO DE LEMBRAR QUE FILAS VINHA NA IGREJA ATRAS DE CESTA BASICA, PESSOAS SENDO EXPULSA DO CAMPO , CHEGANDO NUMA CIDADE SEM EMPREGO ; NA IGREJA CUIDAVA DA PASTORAL DO MENOR ; PSDB NUCA TEVE E NUNCA TERA MEU VOTO E 13 NELES 13 NELES SEM DÒ E FAZ 7 MESES QUE ESTOU NAS RUAS E NA REDES SOCIAS MOENDO ESSES TUCANOS SEM DÒ POR QUE ELES NO PODER SEM DÒ DO POVO .

  52. Fernando, queria ser nossa Presidenta Dilma no domingo, para poder agradecer pela vitória (Deus já depositou seu voto) em primeiríssimo lugar aos combatentes incansáveis conhecidos como “blogueiros sujos”, dentre os quais está vc com sua sensibilidade ímpar, sem os quais nós eleitores não estaríamos tão atentos, tão motivados e tão bem informados. OBRIGADA DE CORAÇÃO.

  53. Fernando, tenha sim orgulho. Eu não tenho filhos, mas quero muito que muitos tenham filhos igual ao seu. É no que acredito o objetivo de nossa Dilma “Guerreira” e grande mulher. Chegrá o dia em que não precisaremos ver mais coxinhas com tanto preconceito se achando melhor que os outros. somos todos iguais,apenas diferentes.

  54. Enquanto nós sabemos que é verdadeiramente a riqueza, conforme esta matéria, Veja que bandidos armam golpe midiático contra o governo do povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *