O Banco Central anunciou hoje o volume de dólares à vista que está disposto a vender no mercado em setembro.
São R$ 11,6 bilhões, tirados de nossas reservas cambiais.
Que, como toda reserva, é para ser usada, mas o problema é que, na fogueira das cotações do dólar, atiçadas por eventos sobre os quais não temos nenhum controle – e a alta da moeda americana está se dando por razões externas, no calor da guerra comercial EUA x China, provavelmente será inócua.
O que não aconteceria se estivessem sendo usadas como funding de programas de aquecimento econômico que, mesmo a taxas baixíssimas, remunerariam melhor o capital que a taxa zero, quase, do BIS, onde estão depositadas as nossas reservas, já que eventuais perdas em dólar serão as mesmas em operações de venda e recompra de moeda norte-americana.
Mas continuamos insistindo na ideia de que o “mercado” sozinho resolverá a retomada da atividade econômica, o que não fará.
5 respostas
Guedes quer ajudar os amigos dele a enviarem dólares ao exterior por um precinho mais camarada porque sabe que a canoa vai afundar – e não apenas aqui. Dólar mais barato, mais dólares enviados para fora.
Esse papo de swap cambial é coisa de mercado futuro, e os amiguinhos dele querem o conforto e a certeza de um mercado à vista – daí a dilapidação das reservas.
Essa queima de dólares é para proteger e dar ainda mais lucros aos milionários rentistas.
Claro, deixando o Brasil com um prejuízo ainda maior.
Brito, o texto fala em 11 bilhões de reais, quando o correto é de 11 bilhões de dólares.
É! isso é muita grana! 11 Bilhões de Dólares são 45 bilhões de Reais (e com “B” de bola e não com “M” de mola… )
Queimando as florestas e as reservas internacionais!