Veríssimo e o “hipócrita”.

bolero

Na mosca, a coluna de Luís Fernando Veríssimo de hoje:

O ministro Celso de Mello tem razão. O ministério dado pelo Temer ao Moreira Franco em nada se parece com o cargo que a Dilma queria dar ao Lula. A principal diferença é que o Temer inventou um ministério exclusivamente para acolher o amigo. Alvejou duas coisas com um decreto só: a ética e a austeridade propagada pelo seu governo. O codinome do Moreira Franco na Polícia Federal é “Angorá”, e Temer o tratou com o carinho que só um bicho de muita estimação merece. O que não deixou de ser bonito. como qualquer manifestação de amizade.

Na sua sentença, o ministro Celso de Mello disse que o foro privilegiado presenteado ao Moreira Franco não impede que ele sofra processos. Esqueceu-se de mancionar que o foro privilegiado beneficia os investigados com a protelação dos processos, o que, na maioria dos casos julgados pelo Supremo, resulta em prescrição ou repasses a instâncias inferiores, ou o desaparecimento. Matéria publicada no GLOBO sobre o assunto, há dias, mostra que a condenação de julgados com foro especial ocorre em apenas 0,74% dos casos. Menos de um por cento! Não se acuse o respeitável ministro Celso de Mello de hipocrisia. Hipócrita é o sistema que permitiu que se chegasse a essa deformação.

Minha anedota favorita: há anos fez muito sucesso um bolero chamado “Hipócrita”. Um bêbado entra numa boate onde se apresenta um cantor. A plateia pede insistentemente que o cantor cante o bolero da moda, gritando “Hipócrita!”, “Hipócrita!”. “Hipócrita!”. O bêbado bêbado salta da sua cadeira e também começa a gritar “Filho da mãe!”, “Cretino!”. Está bem, a anedota não é tão boa assim. Eu só queria dizer que quando se começa a chamar até um sistema judiciário de hipócrita, outros epítetos virão. Vivemos hoje, no Brasil, à beira de um cinismo terminal, que aumenta cada vez que um Jucá, um Padilha, um Eunício Oliveira, um Rodrigo Maia um etc. abre a boca. A desmoralização da classe política no Brasil levará algumas gerações para ser sanada, no futuro.

Mas talvez nosso futuro não seja o desejado. Jair Bolsonaro vem aí. Ele foi o segundo colocado, depois do Lula, numa pesquisa recente sobre intenção de voto em 2018. Bolsonaro presidente? Impensável, claro. Como a eleição de Trump nos Estados Unidos. Que você viva em tempos interessantes é o que os chineses desejam ao pior inimigo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

9 respostas

  1. Bolsonazi, se eleito, será apenas um tigre de papel para os que sempre lucram com a perda de tempo do país e uma decepção para os coxinhas, com sua vocação para otários. Mais 4 anos pelo ralo, enfim.

  2. Bandidos querem atuar nas sombras, liberdade para roubar o cidadão, para roubar o país.
    As delações já foram homologadas, Já foi escolhido o relator. Tanto situação como oposição querem o fim dos sigilos porque as defesas estão cegas. O Brasil quer transparência, quer o fim dos sigilos.
    O fim dos foros privilegiados que só alimenta a ladroagem na câmara e no senado. Esse foro não é nada republicano e virou salvação de bandidos. Sobrecarrega o STF e esses bandidos passam a vida toda sem serem condenados.
    O fim das celas especiais para a elite de bandidos. Fim de cadeia especial para bandidos com formação de 3º grau. A prisão especial por escolaridade desses bandidos contraria a constituição brasileira, fere a isonomia, cria privilégios e reafirma distinção de classes perante as leis.

  3. Por essa de Melo e por outras dos demais do tribunal não se deve fazer óbice ao novo indicado Alexandre de Moraes ele apenas vai compor o que já era maioria , e essa maioria já cumpriu e continuara cumprindo seu papel de defensores e blindadores dos golpistas , agora eles se recusaram individualmente a serem revisores da lava jato e por isso o novo parceiro que devia se declarar impedido de ser revisor , mesmo que o regimento interno do tribunal lhe dê esta herança .Assumira este papel . Na realidade todos são angorás de capa preta.

  4. L. F. Veríssimo é conhecido como jigolô das palavras, pela facilidade que tem em escrever. Mas quem vai para a ABL é o Merdal. Pobre povo brasileiro.

  5. Tenho apontado que não tem preço ver os coxinhas em procissão ao calvário da verdade.
    Estamos cada dia mais alto, mais fortes e mais rápidos.

  6. Essa decisao de Celso de Mello e bem a cara dele, Saulo Ramos estava certo, quando o classificou com palavras merecidas, que todos conhecem, cada decisao e sempre cheio de retorica, mas o final e sempre a demostracao do juiz politico mediatico, meu Deus o homem nao aprendeu nada!O Celso de Mello merece o Alexandre Moraes o plagiador etc.etc.etc.! Outro que merece o Moraes e Gilmar Mendes

  7. Se Lula tiver um infarte, o que será de nós?

    Favas contadas o cacete: parafraseando Guevara, “precisamos produzir dois, três, muitos nomes de lideranças”…

  8. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il (e de los hermanos) e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) d@s canalhas direitistas…

    Veríssimo é veríssimo ( e Veríssimo ! ! ! ! ) . . .

    O tempora! o mores!

    [ Significado da expressão latina de “o tempora! o mores!” : Ó tempos! Ó costumes! Exclamação de Cícero, contra a depravação de seus contemporâneos ] . . .

    Mas o que quero mesmo é comemorar a vitória progressista no Equador :

    cynara menezes ?@cynaramenezes 5 hHá 5 horas

    lenin boltaire (voltaire) moreno, que nome. rafael correa faz seu sucessor no equador
    3 respostas 13 retweets 55 curtiram

    cynara menezes ?@cynaramenezes 5 hHá 5 horas

    o novo presidente do equador será @Lenin, não é o máximo? esquerda, claro

    . . .

    Exatamente há 100 anos da Revolução Russa, Lenin (Moreno) é eleito o novo presidente do Equador … !!!!

    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  9. So uma coisa me intriga aqui no Brasil:
    No governo Collor inventaram o selo pedágio, faturaram milhões depois a ideia evaporou se, e a grana também.
    No Governo FHC inventaram o kit primeiros socorros, a ideia evaporou se, e alguns ficaram ricos.
    No governo Lula e Dilma a tomada de três pinos, que não serve para nada.
    É muita putaria pra uma zona só.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *