A pesquisa PoderData que se divulgou hoje parece confirmar a hipótese que já se levantou aqui: um dos fatores que contribui para a estabilidade e, até, uma oscilação positiva, dentro da margem de erro, dos níveis de intenção de voto de Jair Bolsonaro é o declínio do ex-juiz Sérgio Moro como opção eleitoral.

Nesta edição, realizada entre 27 de fevereiro e 1° de março, Lula se mantém nos mesmos 40% da pesquisa anterior, feita quinze dias antes. Bolsonaro, oscila positivamente 1 ponto (de 31% para 32%).

Moro, por sua vez, tem uma queda significativa, além da margem de erro, baixando de 9% para 6%, ficando atrás de Ciro Gomes. O outro dado novo é a (re)inclusão do governador Eduardo Leite na disputa, ficando acima do apunhalado Doria, por um ponto.

Há nisso, principalmente, voto regional e, claro, o “voto em qualquer bom moço (ou boa-moça)” como ele, Alessandro Vieira, Rodrigo Pacheco ou Simone Tébet.

Exceto estes pequenos movimentos, é mais uma pesquisa a exibir um quadro de cristalização dos votos, onde os dois líderes tendem a continuar, como fazem, cerda de 70% dos eleitores divididos entre eles, sem deixar espaço para crescimento de outras candidaturas.

Depois, quando saírem os dados estratificados por renda e, daqui a pouco, publico os comentários que fiz sobre a pesquisa no programa Bom para Todos, da TVT.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *