Transformar a política em guerra total só produz vencidos

O governo Bolsonaro, a rigor, é o corolário de um processo que se iniciou há seis anos, quando se começou a colocar a demagogia moralista no lugar da política.

Melhor dito, foi o corolário, porque já passamos para a fase em que o moralismo vai se tornando Inquisição e desejo de extermínio do que se considera pecador, herege, blasfemo.

Não é só nas hordas bolsonaristas que isso acontece, embora entre estes isso aconteça de uma forma furiosa, tão crescente que chega a ser preocupante.

Acontece, também, na ânsia de Rodrigo Maia de se cacifar politicamente como “representante do mercado”, conduzindo o Parlamento com um atropelo inaudito, nesta reta final, para a aprovação da reforma da Previdência.

No outro poder da República, o Judiciário, há um impensável nó em que se faça o que é seu óbvio dever, o de normalizar um processo judicial criminosamente pervertido, cuja única “justificativa” é a condenação ideológica e a condenação – essencialmente política – de um ex-presidente que, queira-se ou não, é a referência de um terço dos brasileiros.

Não é difícil ver que está aí boa parte da ruína brasileira.

Ainda que tivéssemos uma liderança política capaz de conduzir o país em alguma direção, seria impossível fazê-lo.

E o país não andar, paralisado por um clima de briga de rua, é aquela ruína a que me referi.

A condução da política e de toda a vida social pelo ódio, opção evidente deste governo, é a barreira mais forte que se coloca a qualquer pretensão de recuperação econômica.

Todos os caminhos que se apontam são os da destruição e demolir só é sábio quando se tem um projeto de construção.

Não há projeto para o país, não há projeto senão o de esperar que tudo possa acontecer sozinho.

Somos uma terra arrasada, a qual se espera que se mais queimarmos e queimarmos, torne-se fértil.

Só para o mato do abandono.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

  1. Não me parece que é isto que está acontecendo. Parece que o lado de lá está ganhando de lavada. O desmonte está sendo consumado, a banca ganhando legal na bolsa, os inimigos do lado de cá mortos, presos ou imóveis e o povão gado meio infeliz, mas vai sendo cozinhado em fogo brando.

  2. E O SUPER-NARCISO MORO ENCONTROU A CRIPTONITA!
    AGORA, SERGINHO PRECISA DE TEMPO PARA REERNEGIZAR “O CORPINHO”!
    E, FACHIM, ENTRE OUTROS, SÓ AGORA DESCOBRIU QUE FOI “USADO” PELOS GAROTOS PRODIGIOSOS DA LAVA JATO!
    NA VERDADE, MUITOS FORAM OS OTÁRIOS ÚTEIS!

  3. Caro Fernando
    Discordo.Há projeto sim. E nele o povo não entra, a não ser como doador e produtor de riquezas,sem direitos humanos sociais.
    Os movimentos sociais, partidos de esquerdas ou progressistas são inimigos a serem tratados com o mesmo desprezo e ódio que os nazistas tratavam os judeus.
    Não há crise, é o projeto criminoso economia e social em andamento.
    É uma guerra de classes sociais, se tornando cada vez mais visível.

    1. Não existe projeto para [o desenvolvimento do] país. O projeto é reduzir o Brasil a um gigantesco Plantation neocolonial e, o povo, a “carvão pra queimar”.

  4. A história mostra de forma exemplar que terra arrasada pode sim mudar tudo e para melhor. Quando Napoleão invadiu a Rússia e, quase um século e meio depois, Hitler também o fez (ignorante da história), os russos, inferiores em forças, abandonaram suas terras carregando os animais, destruindo a lavoura, casas, envenenando os poços e não deixando nada que pudesse ser aproveitado pelos soldados franceses e nazistas. O inverno destruiu os exércitos invasores porque, mesmo em 1940, não tinha como ser suprido das coisas mais básicas como comida e abrigo. Os russos retomaram suas terras e o país é hoje desenvolvido e respeitado. Hoje, no Brasil, pode-se atacar impiedosamente o segmento mais fraco dos poderes: o legislativo e o executivo que são compostos por políticos e partidos medíocres, abaixo da linha do ridículo, corruptos e incompetentes, ávidos apenas por se locupletarem (e não me venham com exceções). Manifestações apoiadas por organizações da sociedade civil, blogs “sujos” com este, juventude com sua energia e criatividade, o humor cáustico dos brasileiros, enfim, ações políticas na mais básica de sua concepção. O que os outros poderes, mídia velha e judiciário podem fazer sem legislativo e executivo? O que as ffaa podem fazer no mundo atual, governar o país como fizeram na ditadura militar?

  5. Assim como não haverá vencedores na guerra termonuclear cuja sombra se projeta sobre nós. Conflagração prevista por Einstein, só poderia ser esse o desfecho, a totalização do sonho racionalista cuja ideologia degenerou em capitalismo…

  6. errado ..Há projeto, você é que não sabe, ou esta MUITO desatento ao que esta acontecendo.

    Como em todo governo (exceto DILMA) corre-se nos primeiros momentos pra se conseguir as melhores conquistas a custas dos maiores desgastes.

    Temer, com STF e tudo, precarizou leis trabalhistas e direitos sindicais. LULA, logo de cara encarou embates que resultaram na criação do PSOL ..outros, tiveram lá seus desafios tb.

    BOZO, sem saber sabendo, esta a rodo e a mercê dos militares e de forças reacionárias tocando a previdência enquanto desfruta seus dias de glória miliciana e bárbara.

    Já já, passado isso, as vendas de estatais e o desmonte retomam, tentando fazer do Estado um ente mínimo, e do povo, um aglomerado sem ambição, nem líderes que os possam conduzir.

    Com sorte liberais libertinos conseguem um sopro creditício que poderá surtir algum efeito lá pra fins de 2020.

    em tempo – jura que vc não consegue deixar liberado os comentários pra nos proporcionar um melhor debate DEMOCRÁTICO ? Pensei que censura era coisa do passado ..triste ver os que se dizem vitimados, usarem de mesma pratica, força e meios dos que, dizem, não concordar, tá ok ?

  7. Muito triste, muita lucidez e poesia do amado jornalista Fernando Brito. Tenho me “segurado” em suas análises. Ainda tenho esperança. “,,,de esperança em esperança”* de Dom Paulo Arns, tento fazer minha máxima.

  8. É apenas um processo de colonização de forma moderna, feito com o uso do controle da informação mascarado em uma falsa liberdade de imprensa. Só é possível quando um povo sem liderança é subjugado com uso de sua instituições em mãos gananciosas tanto no poder civil quanto militar. Homens fracos que olham apenas para seus interesses pessoais. São facilmente manipilados, ou melhir definindo, comprados. Claro que a história os punirão e aí eles contam com anestia que já desfrutaram, mas digo, anestia é punição para os justos, deverão pagar o preço na hora certa. Que o republicanismo seja inteligente e não covarde.

  9. Tentar analisar o que estamos vivendo do ponto de vista da teoría polítca é uma perda de tempo .Não estamos frente a um projeto político definido ou ao menos que possa ser entendido ,é um claro,concreto e simples projeto de delinquentes.
    O saqueo,a entrega,a ilegalidade (se necessária),o absoluto desrepeito pelo contraditório ,o fascismo explícito,explícito mesmo! nas ações dos delinquentes ,não deixa dúvidas ,é ROUBO, SIMPLESMENTE O ROUBO DO BRASIL.
    Mas, isto é só consequência,esta quadrilha de delinquentes que hoje arrasa com o Brasil tem como causa ,a EVIDENTE IMBECILIDADE DA MASSA.
    Levada pelas orelhas pelos poderosos ,apoia projetos que só lhe provocam prejuízo,miséria e morte .
    Dias atrás perguntava o que fazer com eles ,são maioría,basta dar uma olhada em roda de nós e pior eles se reproduzem !!!!
    Bolsonaros,Maias,moros,etc não caíram do céu,foram gerados pela absoluta MISÉRIA INTELECTUAL DA MASSA.
    A massa brasileira paga,e ainda pagará muito mais, pelo seu desprezo por uma dádiva da natureza,a sua capacidade cognitiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *