Estreia hoje nos cinemas (ao final, a relação) o longa metragem Legalidade, do cineasta gaúcho Zeca Brito, que narra, mesclado com um enredo amoroso ficcional, a atuação de Leonel Brizola durante a tentativa de golpe militar que se seguiu à renúncia de Janio Quadros à Presidência da República, sete meses apenas após a sua posse, em janeiro de 1961.
Não assisti, mas são boas as referências que recebi e muito elogiado (e premiado) o desempenho do ator Leonardo Machado, que interpreta Brizola, infelizmente morto no ano passado. Aliás, como você verá abaixo, com uma notável semelhança física.
Reproduzo o trailler oficial do filme e, a seguir, o vídeo que fiz, 18 anos atrás, com imagens e sons da época dos acontecimentos, onde busco situar o episódio dentro do quadro da Guerra Fria, que foi, afinal, o pano de fundo daquela quase tragédia, que se adiaria em três anos e meio, até o 1° de abril de 1963.
Acho que ajudará a compreender a grandeza daquele momento.
Após os vídeos, a relação dos cinemas onde estreia o Legalidade.
Nos cinemas:
BAHIA
- SALVADOR
- Sala de Arte Cinema do Museu – 20h40
DISTRITO FEDERAL
- BRASÍLIA:
- Espaço Itaú Casa Park – 21h30
- Cine Cultura Liberty Mall – 16h10, 20h40 – *Debate dia 17/9, 19h
GOIÁS
- GOIÂNIA
- Lumière Banana Shopping – 21h10
MINAS GERAIS
- BELO HORIZONTE
- Cineart Shopping Paragem – 15h, 20h30
PARÁ
- ANANINDEUA
- Cinesystem Ananindeua
PARANÁ
- CURITIBA
- Espaço Itaú Shopping Crystal – 18h30
- Cine Passeio – 17h
- Cineplex Batel – 14h, 20h10
- LONDRINA
- Lumière Royal Plaza Shopping – 18h30
- PONTA GROSSA
- Lumière Shopping Total – 16h
PIAUÍ
- TERESINA
- Cinemas Teresina – 19h
SÃO PAULO
- São Paulo
- Espaço Itaú Frei Caneca – 15h , 21h40
- Cinesystem Morumbi Town – 19h
TOCANTINS
- PALMAS
- Lumière Palmas Shopping – 21h10
RIO DE JANEIRO
- Rio de Janeiro
- Espaço Itaú Botafogo – 21h50
- Estação NET Botafogo – 21h20
- Cinesystem Americas Shopping
- CineStar Laura Alvim – 16h20, 20h50
- NITERÓI
- Reserva Cultural – 16h
RIO GRANDE DO SUL
- BAGÉ • Cine 7 – somente 14 e 15/9 – 21h
- BENTO GONÇALVES • Movie Arte Cinemas
- CAMPO BOM • CEI Campo Bom – 20h30 exceto seg e ter
- CAXIAS DO SUL • Cine Ordovás – somente qua – 19h30
- CRUZ ALTA • Cult Cinemas – Qui, sex, seg e qua – 19h10 / sáb e dom – 20h30
- IJUÍ • Cult Cinemas – Qui, sex, seg e qua, 22h10
- PALMEIRA DAS MISSÕES •Cine Globo – sáb e dom, 16h30 / seg – 18h45
- PORTO ALEGRE:
- Espaço Itaú Bourbon Shopping – 14h40, 21h40
- Cinemateca Paulo Amorim – 14h15, 19h
- Guion Center – 14h15, 20h20
- GNC Moinhos Shopping – 13h30, 18h45
- RIO GRANDE • Cine Dunas – 18h30
- SANTA ROSA • Cine Globo – sáb e dom, 16h30 / seg – 18h45
- SANTO ÂNGELO • Cine Cisne – sáb e dom, 21h
- SÃO LEOPOLDO • Cinesystem Bourbon Shopping – 18h30
- TRÊS PASSOS • Cine Globo – sáb e dom, 16h30 / seg – 18h45
14 respostas
O filme do Brito ajuda a clarear nossa mente opacada pela historiografia oficial, principalmente a quem conheceu o velho Brizola no Rio de Janeiro mas não foi contemporâneo da resistência no sul.
Vamos assistir ao legalidade e aprofundar.
Brizola, herói do povo brasileiro. Quanta falta faz numa época em que um farsante de bico grande escondido, tenta se apossar da sua herança política e de coragem, e que, em plena batalha contra o fascismo, abandona o país e – traidor covarde e vagabundo – vai flanar em Paris.
Convem não esquecer,que após ,Leonel,tirante o Olívio Dutra e o Tarço,os GAUCHOS SE ENTREGARAM PARA A CANALHA.Ate nem sei,como eles votaram nos dois.Eu assisti de perto,as barricadas na praça da matriz.Lembrar também,do ALCEU DE DEUS COLLARES.
Gente, o documentário sobre Brizola me fez chorar. Que saudade de Brizola, que desejo gigante de ver o povo altivo de novo!!
Precisamos armar esse povo
Que maravilha!! Fiquei emocionado com o seu filme. Ainda me lembro, em casa, interior de SP, nos meus 11 anos, ouvindo a cadeia da legalidade, com o brilho de Brizola. Mais tarde e mais adulto fui me inteirando dessa tentativa de golpe e da impressionante resistência gaúcha o que pra sempre me fez ser um grande admirador de Brizola.
Caramba, eu sempre ouvi histórias dessa época heroica do Brizola. Vou assistir várias vezes!
Prezado Brito, não conhecia este seu documentário, excelente, emocionante. Com 18 anos de atraso, parabéns e obrigado.
Vou fazer o possível para ver o filme. Chorei de emoção com o vídeo que o senhor fez. Tenho apenas 22 anos e quando o Governador faleceu eu era apenas uma criança morando no interior do interior do RS. Sempre ouvi meus pais falarem do Governador e de tudo de bom que ele tinha feito e de sua coragem. Vendo o vídeo fico sem entender como meu estado pode estar hoje em dia cheio de apoiadores do Bolsonaro. Ao mesmo tempo sinto muito orgulho de ser gaúcho e da história do meu estado. Ainda mais que estamos em setembro em plena semana farroupilha. Nasci em São Borja (até porque na cidade onde meus pais moravam e eu passei minha infância não tinha e não tem até agora hospital) e morei dos 14 aos 17 em São Borja, onde está sepultado o Governador e também o Jango e o Getúlio. Infelizmente o RS que conheço não é esse do Brizola mas sim o dos apoiadores de Bolsonaro. Tá difícil viver em um estado sem dinheiro pra nada e que respira ódio em cada esquina. Ao mesmo tempo vivi o Brasil de Lula e Dilma, cheio de esperanças, e tenho fé em dias melhores. O dia da eleição aqui em minha cidade foi terrível. Ver a comemoração de pessoas que se acham superior, que odeiam pobres, negros e gays. Pessoas que não têm a menor vergonha de colocarem pra fora seus preconceitos, incentivadas pelo atual presidente.Mas a verdade sempre aparece. Como diz o ditado a justiça tarda, e como tarda, mas não falha. Leio todo dia suas publicações e adoro muito. Que Deus o abençoe.
https://www.jornalfolhadosul.com.br/noticia/filme-legalidade-estara-neste-fim-de-semana-em-bage
Zeca Brito é seu filho?
Não lembro bem o dia, mas era no outono ou inverno de 1979.
Eu tinha 21 anos de idade e trabalhava nas Faculdades Unidas de Bagé.
Na época, já agoniado com a ditadura, era um dos tantos poetas que proliferam naqueles tempos, escrevendo poesias com críticas cifradas à ditadura, a la Chico Buarque.
Eu não admitia viver o resto de minha vida sob uma ditadura militar. Tinha planos de revolta e guerrilha, os quais compartilhava com um grande amigo e colega de trabalho na época.
Um colega de trabalho, bem mais velho, me convidou para uma reunião para estruturar o PTB Jovem em Bagé.
A reunião se revestia em um ato de relativa subversão na época.
Ainda mais por ser na casa de um advogado famoso na cidade e no RS. Não propriamente por ser advogado, mas por ter abatido 2 desafetos em pleno centro da cidade à luz do dia, em frente a dezenas de testemunhas no ano de 1971, creio.
Um destes desafetos era um coronel do exército, que havia escrito uma crônica ofensiva ao advogado, na época, no MDB.
O nome do advogado era Mathias Nagelstein, e pelo que sei, faleceu em 2018.
Foi ele quem abriu o portão lateral de sua casa, naquela noite fria.
Lá dentro, figuras conhecidas do trabalhismo local.
Havia uma atmosfera pesada. Falava-se baixo, e a cada um que batia no portão, a conversa tensa cessava imediatamente até saber quem era.
Logo depois, consegui um emprego em uma estatal e o trabalho me fez esquecer um pouco da política, até eu entrar na luta sindical no final dos anos 80.
Foi a vez que passei mais perto de Brizola, um homem o qual compartilho com vc, Fernando, muita admiração.
Ainda menino, viajando por estradas remotas entre Bagé e Uruguai, pude ver muitas escolinhas do Brizola perdidas em meio a imensidão dos campos.
Brizola é, de fato, um herói legítimo e genuíno do Brasil.
com esse não encresparam,talvez pq os mais novos não saibam quem foi o brizola, mas com o Marighella do Moura a ANCINE conseguiu melar a estréia. Fora os demais casos q todos conhecem. As salas de exibição no Brasil são concentradas em poucas mãos e esses proprietários óbvio tem medo de represálias
Prezado jornalista Fernando, aquele comentário comparando o gaúcho Leonel com os atuais governadores, o qual sumiu misteriosamente daqui, apareceu no 247, comentário ao post crítico do deputado gaúcho Pimenta sobre o açodamento do gov. da Bahia, e também no GGN, na seção Recado do Nassif, onde estão até agora, parece que sem censura. Boa sorte no seu trabalho.