Francamente desanimadores os dados divulgados agora há pouco pelo IBGE sobre o desempenho dos setores de comércio e de serviços.
O primeiro, com Black Friday e tudo, cresceu 0,6% sobre outubro (na categoria “varejo ampliado”, incluindo automóveis, houve até uma queda, de 0,5%), o que pouco passou da metade do crescimento de 1,1% esperado pelo mercado, segundo a Agência Reuters.
Nos serviços – que compõem perto de 70% do PIB – houve queda de 0,1% em novembro sobre o mês anterior.
Com o recuo de 1,2% na produção industrial, uma trinca de indicadores desanimadora.
O reflexo foi uma imediata elevação do valor do dólar, que neste momento passa de R$ 4,16.
Como insiste-se sempre aqui, há mais foguetório em torno de uma retomada econômica – o presidente chegou a dizer, no Natal, que “a economia deslanchou” – do que dados concretos para que se diga isso.
PS. O Globo “descobriu” o que você leu aqui: o capital estrangeiro sai às enxurradas da Bolsa neste início de ano. A quantia você já leu aqui: R$ 4,6 bilhões noss primeiros dez dias corridos de 2020.
15 respostas
A página nova do Blog está ficando muito boa, já consigo visualizar as imagens dos posts e as propagandas nas estão mais pulando no meu colo!
Está sobrando um espaço na lateral do lado direito. precisa rolar um width=’100%’, ou existe uma TD a mais.
Parabéns!
Esse espaço na direita é um menu “expandir” lá em cima.
Só mesmo jornalistas mercenários da grande mídia e retardados para ainda falarem em “retomada”.
De onde viria essa retomada?
Os idiotas antinacionalistas desse governo acharam que facilitando tudo para as empresas estrangeiras se instalarem aqui – para produzir para exportar – e terem lucros astronômicos à custa da escravização do trabalhador brasileiro e de vantagens tributárias iriam fazer do Brasil o paraíso neoliberal da plutocracia internacional.
Burros como são, não se deram conta de que ferraram tanto com o povo que qualquer investidor, vendo o futuro negro que se anuncia para mais de 80% da população brasileira, ao invés de colocar dinheiro aqui, estão preferindo tirar o que tinham posto antes. É líquido e certo que, a permanecer em vigor as medidas pós golpe de 2016, daqui a menos de uma década o Brasil superará a África, a Índia e qualquer outro país ou continente em termos de miséria, fome e doença. E ai a Revolução Francesa vai ser fichinha perto do que vai acontecer por aqui.
https://twitter.com/luisnassif/status/1216708911086145537
Enquanto os cabeças de bagre do empresariado se guiarem pelos cabeças de bagre dos institutos liberais, eles afundarão e o o país afundará com eles. Eles não sabem mais fazer uma simples conta de chegar, descartando as barroquices da fantasia neoliberal. Só o que poderá salvá-los será um curso intensivo da aritmética progressiva do Antonio Trajano.
Enquanto os dólares saem de enxurrada, os bagrinhos vão ficar com o mico.
Kkkkk. Esses bolsomínions que dominam o baixo clero das finanças são muito burros mesmo.
Só esperando para ver o “espetáculo” virar pó. =D
Mas vão arrumar um jeito do PIB ficar positivo.
Depressões espetaculares, só no IBGE da Dilma.
Parece até contabilidade da Enron.
Naquela época se dizia que o indicador tal melhorou mas pode piorar.
Você se refere à turma das conjunções adversativas (mas, porém, contudo, todavia, entretanto) da dupla Leitão/Sardenberg?
Eles agora estão ocupados com eufemismos.
Você se refere à turma das conjunções adversativas (mas, porém, contudo, todavia, entretanto) da dupla Leitão/Sardenberg?
Eles agora estão ocupados com eufemismos.
Na época de Dilma, as manchetes eram “Apesar da crise, setor TAL ou QUAL vende mais/cresce tantos %”.
Agora temos “Mesmo com a retomada, OUTBACK/(Outra empresa gringa qualquer) vai deixar o país”.
Consumo mínimo e investimento zero. Dentro do consumo mínimo vamos boicotar produtos e empresas dos EUA, Inglaterra, Holanda e Israel. Motorola, Dell, GM, Ford, Shell, Exxon mobel.
Como dizia um jogador do Inter:
“Fiz que ia mas não fui, e acabei não fondo”.
Ele era analfabeto, igualzinho ao Bolsonaro, mas pelo menos não era tarado,depravado,degenerado,anormal e zoófilo além de retardado como o Bozo.
A mídia parece o Dadá maravilha descrevendo um lance certo dia: “Cruzaram na área, eu fiz que ia e não ia, e acabei fondo.
Está bem nítido no pregão da B3…o mercado futuro abre às 9 hrs e normalmente os nacionais fazem o índice subir…. quando abre o Dow Jones em NY os estrangeiros fazem a bolsa desabar.