Temos, afinal, um governo composto por cientistas!
Jair Bolsonaro descobriu a cura do coronavírus com a cloroquina; o General da Saúde, Pazuello, colocou o Nordeste no Hemisfério Norte e, agora, o vice-presidente Hamilton Mourão inventou os satélites de “órbita translacional” que só passam sobre um local da Terra, como nos solstícios, uma vez por ano.
Na coluna de Lauro Jardim, em O Globo, ele diz:
— Só no ano que vem, quando vai passar o satélite de novo, vamos poder comprovar que nossos esforços para reduzir o desmatamento na Amazônia surtiram efeito. Até lá, é conversa de bêbado: eles dizendo uma coisas e nós argumentando outras.
General, desde quando um satélite leva um ano para orbitar a Terra?
Nem o Phileas Fogg, fleumático cavalheiro inglês de Júlio Verne em seu A Volta ao Mundo em 80 Dias foi tão vagaroso assim!
Mourão deveria dar um telefonema para o ministro-astronauta, Marcos Pontes, que realizou 155 órbitas em sua missão espacial de 9 dias, 21 horas e 17 minutos.
Existem vários tipos de órbita, desde a geoestacionária até a heliossíncrona, à qual o general devia estar tentando se referir, que é a o CBERS, o satélite sinobrasileiro, posto a operar desde o ano passado. Ele “varre” uma grande faixa do território brasileiro , em 15 órbitas diárias e repete o ciclo orbital – repetição de faixas – em apenas 26 dias.
Para ajudar o general, vai a explicação sobre como isso funciona, feita pelo próprio INPE:
Entre outros fatores, na determinação da configuração de um sistema de imageamento há um que diz respeito ao horário do dia em que deverá ser efetuado o imageamento. Em geral, os satélites de sensoriamento remoto possuem órbita chamada heliossíncrona, ou seja, sincronizada com o Sol. Isso quer dizer que a cada órbita o satélite cruza a linha do Equador no mesmo horário. Esta característica de órbita é importante pois assim todas as imagens são sempre obtidas aproximadamente no mesmo horário, e as variações entre imagens podem ser atribuídas às propriedades intrínsecas dos alvos, e não a influências de posicionamento angular do sol.
Mesmo antes disso o Prodes (que usa satélites Landsat, dos EUA, com taxa de revisita da ordem de 15 a 20 dias) já fazia este controle de desmatamento e foi, no governo Lula, completado pelo Deter que passava sobre a mesma área a cada 5 dias (quando era feito por satélite da Nasa) e está passando, com a parceria Brasil-China, para 3 dias, com capacidade de detecção de 3 hectares de desmatamento, oito vezes mais detalhado que o Prodes.
Aliás, esta rapidez é a razão de ser do Deter: permitir que o governo brasileiro aja rapidamente contra ações de desmate ilegal, enquanto ele está acontecendo.
Ninguém está dizendo que é fácil monitorar o desmatamento na Amazônia. Certamente é bem mais difícil que – como diz Eduardo Bolsonaro – mandar um cabo e um soldado de jipe fecharem o Supremo.
Mas essa de ter de esperar um ano “o satélite passar de novo” para saber se estão pondo a floresta abaixo é um vexame, general.
Em tempo: enquanto escrevia, sai a notícia de que a área sob alerta de desmatamento em junho na Amazônia foi de 1.034,4 km² de , recorde para o mês em toda a série iniciada em 2015. No acumulado do semestre, os alertas indicam devastação em 3.069,57 km² da Amazônia, 25% a mais que no 1° semestre de 2019, segundo o sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais . O aumento foi de 64% no acumulado dos últimos 11 meses e, ano passado todos lembram o quanto já tinha sido grande.
21 respostas
Será que o pau de cercar gado não estaria querendo dizer no ano que vem, quando a fumaça da próxima queimada se dissipar e pudermos enxergar alguma coisa…
Perdido no espaço coisa nenhuma. Este é o plano genocida deles: arrebentar a floresta e liquidar indígenas por 3 anos, desmatando e incendiando o máximo possível, e dar uma pausa no quarto ano para conseguir uma reeleição, para continuar a devastação. Com tais declarações infames, esse general gorila apenas dá ao governo do Genocida o respaldo do exército parasita e lesa-pátria – R$ 120 bilhões este ano, e querendo R$ 160 bilhões ano que vem, segundo outro gorila ,o sinistro da defesa.
E o gorila Mourão fala com autoridade, pois foi nomeado comandante (do conselho) da Amazônia exatamente para liderar a destruição, e, tão logo nomeado, a primeira coisa que fez foi submeter a domínio militar o IBAMA e outros órgãos CIVIS de defesa do meio ambiente e dos indígenas, e substituir todos os civis do conselho e entupi-lo de militares parasitas para faturar um extra bem polpudo acima dos soldos, sem fazer porra nenhuma de útil para o país, do mesmo jeito que, como praga de gafanhotos, já fizeram no sinistério da morte, com o outro gorila Pazuello…
Esse pessoal citado por você…TODOS ….só na guilhotina
É o projeto Barão do Rio Branco, elaborado pelos militares ainda na ditadura, sendo levado a efeito. Mourão, Salles e Damares estão nesta desde o início, inclusive tendo participado da viagem à região que culminou com a demissão do então poderoso Gustavo Bebianno, conforme podemos ler nesta ótima reportagem de Setembro de 2019, da repórter do Intercept Tatiana Dias:
https://theintercept.com/2019/09/19/plano-bolsonaro-paranoia-amazonia/?fbclid=IwAR0UWrTR8BRoqKJVvHE3W37bhUyyZTSWMKsquvT1C3kK5fQPSbsQaKkc5H0
Os sinais sempre estiveram por aí, nós é que fomos descuidados…
É um governo de saque e rachadinha ….
É estarrecedor saber que uma cavalgadura deste quilate possa se tornar general neste país!!!!!! O que pensar, então, dos que não conseguem passar da patente de capitão????
É melhor deixar como está; nada de impeachment. Nada é tão ruim que não possa piorar. Declarações desse tipo ocorrem também em outras áreas de conhecimento pelos ” cientistas” governamentais.Enquanto isso já se forma 37,5% do mandato e NADA, ABSOLUTAMENTE NADA.
O general precisa pensar melhor antes de emitir um conceito ou o que julga ser um fato consumado. O segredo de quem quer polemizar é justamente não se julgar infalível, e checar até mesmo aquilo que desde criancinha pensava que seria verdade.
No mundo da lua. Kkkkk kkk general? Kkkkk será que sabe o que é leste ou oeste? Kkkkkkk De braços dados com Gal. Villas Boas, kkkkkkkk
Se não fosse triste.
Precisamos resgatar as FFAA das mãos deste monte de cabeças de bagres. Some-se que as FFAA têm uma missão extremamente confusa, pois como vão “proteger” nossas fronteiras, se eles têm visão aristocrática e servem à potencia estrangeira? Isso serve para o judiciário, policias, mp, midia, etc
Quando não se domina determinado assunto ou tema, é melhor ficar de bico fechado.
E, para provar que todos os ministros estão altamente preparados para nos envergonhar, o ministro das comunicações vem e diz que a floresta equatorial amazônica é “mata atlântica”!
Mais um generaleco da terraplana…. é o tipo de gente que foi lustrar as botas do cowboy trumpista que mora lá na embaixada estadunidense.
Câmara aprova entrega de Alcântara aos EUA, com restrições ao Brasil no uso da base
https://www.brasildefato.com.br/2019/10/23/camara-aprova-entrega-de-alcantara-aos-eua-com-restricoes-ao-brasil-no-uso-da-base
https://www.youtube.com/watch?v=3V4UpHYEDyw
A precariedade intelectual dos generais de palácio, aqueles que têm na sala ao lado no palácio meliantes cometendo crimes com fakenews e nem sabem, né general heleno?, condena qualquer esperança para este pobre país.
Despreparados e desastrosos, se meteram na política movidos pelo ódio e deu o que deu.
Que incapacidade de qualquer coisa na área civil e política! Coitada da amazônia, gerenciada por mourão.
Que desgraça! Destruíram o país.
E o que dizer deste bocó que não sabe o que é Amazônia e o que é Mata Atlântica?
QUEM QUER DINHEIRO?????
https://www.bnews.com.br/noticias/principal/politica/274196,novo-ministro-das-comunicacoes-comete-gafe-e-diz-que-amazonia-e-87-mata-atlantica.html
Eita Desgoverno de Notáveis Imbecis!!!
Entre entrar na AMAN, e se tornar general, o que esses caras ficam fazendo que não estudam?
Ou acabamos com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil !
Tem que perguntar a esse apedeuta mal intencionado não “desde quando um satélite leva um ano para orbitar a Terra?” mas o que ele, o “clown” de vixeburrodente, andou bebendo…
1.034 dao quase 3 Belo Horizonte ou Salvador (q sao das menores
capitais) e quase uma Rio ou SP. Ou uns quase 10% de Brasilia que eh a
maiorzinha de todas..