A Anatel contra o grampo de Obama

Dois anos e meio atrás escrevi que ia lançar a candidatura de Mr. Bean para diretor-geral da Agência Nacional de Telecomunicações, porque ela “descobrira” que as telefônicas cobravam quanto queriam pelas conexões de internet e entregavam muito menos do que o contratado.

Agora, na estréia da seção  Jabuticaba News, neste novo blog, a Anatel furou a fila e entrou em primeiro lugar no nosso novo “Festival da Besteira que Assola o País”.

E acho que vamos ter de pedir reforço do Steve Martin, do Homer Simpson e do Inspetor Clouseau para ajudarem Mr. Bean.

Graças à Folha, ficamos informados que a Anatel – conhece a Anatel? – vai realizar uma fiscalização sobre as empresas de telecomunicações “para identificar possíveis fragilidades nos sistemas técnicos e procedimentos internos”, em razão das denúncias de espionagem americana sobre telefones e comunicações cibernéticas no mundo inteiro, reveladas pelo ex-agente Edward Snowden.

Ah, bom, estamos salvos do orelhão do Obama!

A Anatel, que não consegue fazer com que as teles cumpram com um serviço de mínima qualidade, que não as obriga a terem planos coerentes de interconexão – todo mundo, tirando os mais abonados – hoje anda com  dois ou três aparelhos, para falar barato ou grátis, dentro da mesma operadora – e vai agora identificar onde a  altíssima tecnologia da espionagem americana entrou de carona nos nossos telefones.

É isso aí, preparem-se para a luta do século: Anatel versus CIA.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

19 respostas

  1. Onde assino?

    Concordo integralmente, algo precisa ser feito, é preciso buscar apoio e dar uma resposta a altura. Uma reação coordenada com outras nações que sofrem com os desmandos dos EUA, só assim algo pode mudar. Atitudes isoladas não atingiram o efeito desejado.

  2. Como fazer isso? Quem é que vai apoiar os brasileiros, a Russia? a China? a India? a Africa do Sul? Nenhum deles, vai querer se meter nisso. Estamos sozinho, não existe solidariedade aí não. Existe interesses comerciais e queiramos ou não os Americanos ainda tem o mando de Campo.

  3. O Japão também está preocupado com a situação. Isso somente terá efeito se o Brasil levar consigo: Brics, Mercosul, França e Japão. O Reino Unido não conta, já que são capachos dos Yankees.

  4. Para os USA todos são inimigos a serem eliminados, cedo ou tarde. USA, hoje, é como Hitler sonhava para sua Alemanha.
    Devemos, caso se concretize a invasão da SÍRIA, criar uma petição internacional para cassação do premio nobel da paz recebido por babaca obama, o senhor da guerra.

  5. Concordo plenamente.

    O mundo não pode ficar refém da arrogância e prepotência dos EUA. Teria muita repercussão se todos os países dos BRICS entrassem em acordo e recorressem, todos juntos, a órgãos internacionais contra essas espionagens.

    Concominante a isso, o Brasil deve investir para melhorar sua segurança (inclusive adquirindo novamente o satélite vendido pelos tucanos).

  6. Fernando Brito me parece que o mundo está à mercê dos USA…
    Podem ser um poderio econômico, disso não duvidamos, ajudaram o mundo a mudar a tornar-se menos feudal, mas daí se arrogarem o direito de serem os guardiões do mundo, francamente! O que significa determinação de um povo? Será que eles são tão vulneráveis que precisam monitorar o que fazem governos não tão subordinados aos seus interesses?

  7. Caro Fernando Brito,
    O problema todo com certeza é o LEILÃO DO PETRÓLEO (CAMPO DE LIBRA) ESTÁ NA HORA DE SUSPENDER ESTE FAMIGERADO LEILÃO. Eles vão ficar a ver navios.

  8. Caro Fernando hoje é dia de lembrar do grande Brizola, o imperialismo desmascarado e a esquerda apática, aqui e ali boas manifestações, mas nada que mobilize a internet…as ruas, a se o Brizola aqui estivesse! Com certeza ia chamar o povo as ruas dia 7 em defesa da soberania nacional e contra imperialismo.
    Repito a esquerda ta perdida, desarticulada, apática.

  9. Os Estados Unidos é o câncer do planeta. São invasores, terroristas, uma verdadeira ameaça a todas as nações.

  10. Mas, realmente: onde estava a ABIN que não descobriu essa tramoia antes? Foi preciso que a presidenta fosse informada pelo… Fantástico?! É pra rir ou pra chorar? Se eu dependesse do Fantástico pra saber alguma coisa, estaria até agora inocente, pois não vejo esse lixo…

    1. Qual vc acha que é o orçamento da ABIN?
      Tenha certeza que nao chega a 10% do que seria necessário para fazer um trabalho decente.

  11. Seria o caso de rever o leilão do campo de Libra?
    Rever os valores, já que participantes americanos poderiam ter eventualmente benefício pelo acesso à informação confidencial e obter uma vantagem injusta em relação aos demais participantes?

  12. O Brasil nao tem o que reclamar. Igual a Argentina, que fica choramingando as Malvinas e nao gasta o necessário com suas forças armadas.
    Agora, quem tá revoltado, deveria pensar “Será que os generais do governo militar tinham razão em fazer o programa nuclear brasileiro, indústria bélica de ponta e desenvolvimento do próprio caça?”.
    Vcs acham realmente que o acidente com o VLS de Alcântara não teve nada a ver com interesses internacionais?
    Manda quem pode e obedece quem tem juîzo. Bem feito, “o Brasil não tem inimigos, é um país pacífico”.
    Primeiro deve-se respeitar a si mesmo, para ser respeitado pelos outros.
    Porém… DORMINDO eternamente em berço explêndido.

  13. Cuidado para não caírem no jogo da Globo, que não quer que Dilma se encontre com o Obama nos EUA em outubro. Esse encontro produzirá ótimas imagens que poderão servir na próxima campanha eleitoral e atingiria em cheio o público tucano, geralmente classe média tradicional e entreguista. A Dilma tem de ir a Washington sim e olhar nos olhos do Obama, para mostrar que não tem medo. E deixe os hibernardos e os zés daqui com medo.

  14. Existem varias medidas a serem tomadas.

    Em termos de tecnologia, em particular, o Governo deve acelerar o programa de migracao de sistemas para Softwares Livres.

    No passado muitos argumentos foram usados para impedir tal migracao:

    1) Vai custar caro
    2) Vamos ter que treinar os usuarios
    3) Vai haver resistencia
    4) Nao estamos acostumados

    etc.

    Pois bem.

    Nao se trata mais de custo ou comodidade, mas de seguranca nacional.

    Sob o aspecto economico o software proprietario nunca fez sentido mesmo. Agora, sob o aspecto da seguranca, precisamos parar de usar caixas-pretas e apostar na abertura e transparencia.

    E’ claro que esta e’ apenas uma das medidas importantes; mas e’ uma medida essencial, que nao pode mais ser adiada.

  15. “Sem arroubos retóricos, apenas à luz dos fatos: os Estados Unidos tornaram-se um país criminoso.” !!!!!!!!!!!!!!!
    Como assim? Só agora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *