A economia da “Mãe Diná”

O governo elevou hoje a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto para 2,4%, ante uma previsão anterior de 2, 32%.

Como se vê, tratam-se de videntes que enxergam com precisão de centésimos de pontos percentuais, que são décimos de milésimos.

Adivinhar, advinham sempre, como faziam os economistas dos bancos, em janeiro passado, prevendo que o PIB brasileiro aumentaria 2,57%. Ficará na metade disso, mas não tem problema, eles são sempre sábios.

O tom é sempre o do otimismo, mesmo quando admitem que o crescimento do último trimestre do ano deveu-se ao “voo de galinha” provocado pela liberação do FGTS, como faz a ex-secretária do Tesouro de Michel Temer, agora economista-chefe do banco Santander ao prever que o início do ano será de “ressaca” deste período, mas que o segundo semestre trará os 2% de aceleração da economia .

A economia real patina e só a especulação financeira está exuberante, com índices recorde na bolsa, que não impedem – ao contrário – que o dinheiro estrangeiro esteja saindo deste mercado e forma constante e expressiva.

Depois dos R$ 44 bilhões do segundo semestre de 2019, apenas nos seis primeiros dias úteis de 2020, saíram R$ 3,68 bi.

Uma nova queda da taxa Selic vai empurrar para o mercado de risco o que resta ainda de aplicações e renda fixa e poupança, que a ela se atrela. Esta, aliás, só teve saldo positivo no ano passado porque foi o destino dos parcos recursos recebidos com a liberação do FGTS e PIS/Pasep.

Mas todos seguem adivinhando uma retomada do crescimento da qual, retirados os falsos positivos que medidas pontuais provocam, não há sinal concreto.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

7 respostas

  1. Nenhuma dessas nuvens horrorosas que se aproximam impede o imbecil da corretora XP dizer publicamente que “o Brasil está na cabeceira da pista”.
    Tem gente mais calhorda, picareta e vagabunda?

  2. Um des “governo” focado na mentira, é isso que a área econômica comandada por Paulo Guedes realiza. A saída de dólares do Brasil bate todos os recordes, portanto, nada de crescimento, caso houvesse algum, seria puxado pelo próprio governo na área de infraestrutura e isso não ocorrerá.

  3. O crescimento de 2019 é mais uma FAKE NEWS desse governo. Jamais saberemos os números verdadeiros. Com a “metodologia” que eles usam, não tenho dúvidas de que possam prever com exatidão o de 2020.

  4. O triste é saber que as reservas deixadas por Lula e Dilma podem ser saqueadas para cobrirem rombos de uma administração incompetente e predatória deste Desgoverno da Morte…

  5. Agora teremos intervenção das Forças Armadas no INSS? Em lugar de fazerem concursos públicos para atendentes burocráticos, vão chamar militares da reserva para fazer o atendimento e assim tentar contornar o apagão da Previdência? E quando houver o apagão da saúde, milhares de militares vão também fazer o atendimento? E o atendimento no apagão da educação? E estes militares, vão ganhar dois salários, o da aposentadoria e o do atendente? Francamente, as academias militares deveriam fazer um Pronatec Master para preparar os militares reformados para desempenharem toda e qualquer profissão. .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.