A fuga do capital que viria nos “salvar”

O Globo, hoje, em reportagem que ouve dirigentes de fundos de investimentos, mostra que o Brasil – aquele país que com a derrubada do governo e reformas antissociais receberia “uma enxurrada de dólares” – desapareceu das telas de opções para investir.

Literalmente, porque nem mesmo aparece mais nos rankings de destino dos – agora bem mais magros, no geral – capitais internacionais, como mostra o gráfico que reproduzo do jornal.

Os motivos? Bem, a explicação é do diretor da consultoria internacional que elabora o ranking, há vários anos:

No ranking da Kearney, o Brasil caiu para sexto lugar em 2015, 16º em 2017 e foi para a lanterna no ano seguinte, até deixar a lista em 2019. Segundo Mark Essle, sócio da Kearney, crescimento baixo inibe investimento:
— A multinacional está cansada do Brasil. Nos últimos cinco anos, pelo menos, não tem retorno. O CEO todo ano tem de explicar à matriz por que não está ganhando dinheiro. Por isso, a queda. É o cansaço da falta de crescimento.

Não tem crescimento sem demanda, não tem demanda sem rendo, emprego e, por consequência, consumo.

Mas isso não é tudo: também não há confiança em um governante que prega a baderna institucional e gera apreensão todo o tempo:

“Um investidor de Cingapura resumiu assim a situação: ‘O Brasil é uma mina de ouro, sabemos que há ouro lá, de boa qualidade. Temos interesse, capacidade técnica e recursos para explorar este ouro. Mas não fazemos isso pois tememos que a mina desabe sobre a nossa cabeça”, diz Paulo Resende, da conservadora Fundação Dom Cabral.

E a reportagem mostra mais um dado que desmente a capacidade de que o cada vez menor volume de capital investido no Brasil. Ele, na maior parte, “foi direcionado para comprar empresas, não construir fábricas”. Portanto, zero impacto no emprego, na produção e no consumo.

E a crise mundial, drenando os recursos para os títulos do governo norte-americano só vai piorar o que já está ruim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

26 respostas

  1. Gostaria de parabenizar a todos, os batedores-de-panela, a Rede Esgoto de Televisão e seus comparsas da mídia bandida, os 367 canalhas da votação do impeachment(Bostanaro incluso), o STF covarde, criminoso e político, os “tudo-menos-PT”, os 57 milhões de imbecis que votaram no Cachorro Louco, pelos extraordinários resultados obtidos até agora na destruição de um país que sonhou em ser grande, independente e justo. Parabéns! A destruição vai continuar, até não sobrar nada. Nada.

    1. O golpe da globo, empresários golpistas, stf, generais de palácio, destruiu o país, que no mínimo terá que ser reconstruído.

    2. infelizmente seu comentário faz uma análise correta e lúcida sobre a situação do Brasil. chegamos até aqui – e o fundo do poço está longe – graças à imprensa venal a serviço dos interesses do 1% e do imperialismo, a esse STF de canalhas, aos 57 milhões de imbecis cheio de ódio – tudo como você expôs. parabéns pela lucidez, ai de nós, pobre povo brasileiro, nosso país espoliado e destruído pelos canalhas que você enumerou. penso no futuro de nossos filhos e netos.

    3. Não podemos esquecer de agradecer o Sergio Moro e sua gangue , e os idiotas que acreditaram que juiz corrupto combateria a corrupção.

  2. No próximo dia 18 há um ato público nacional marcado. É preciso comparecer, é preciso chamar os amigos e vizinhos. Temos que derrotar Bolsonaro nas ruas.

    1. Esse ato público do dia 18 será a mais importante iniciativa da classe trabalhadora desde a farsa eleitoral de 2018. Espero que as entidades sindicais priorizem a comunicação, ao menos desta vez. Mais importante do que carro de som e faixas é a divulgação massiva nas redes sociais, que deve se projetar para além das bolhas da esquerda.
      O pessoal tem que acordar para o fato de que comunicação nas redes é trabalho para PROFISSIONAIS.

      1. Verdade, Mary Rose! É hora de a esquerda e as entidades sindicais e populares AGIREM, e priorizarem a comunicação.

    2. 8nfelizmente preferiram Biden entao vamos torcer pelo imponderavel (biden sofrendo avc p ex)
      Isso influencia nosso futuro. Trump vence Biden facil

      1. Flavio, foi uma rasteira pilantra que a direção do Partido Democrata passou no Bernie Sanders. Um dia antes da “super-terça” os pré-candidatos de direita reuninciaram para fortalecer Biden.

    3. 8nfelizmente preferiram Biden entao vamos torcer pelo imponderavel (biden sofrendo avc p ex)
      Isso influencia nosso futuro. Trump vence Biden facil

  3. É tudo culpa do PT, obviamente. Irão todos de “corona” ao fundo do poço. Vão roer o mesmo osso que os miseráveis e desdentados roem hoje.

  4. É tudo culpa do PT, obviamente. Irão todos de “corona” ao fundo do poço. Vão roer o mesmo osso que os miseráveis e desdentados roem hoje.

  5. E o que todos chamam de NORTE AMERICANO ,quando na verdade, é ESTADO UNIDENSE,pois exclue o CANADA E O MÉXICO,por PURO PUXA SAQUISMO dos eternos BABA OVO DE GRINGOS,está com 87 milhões de desepregados,que os INFORMANTES DELES,não mencionam,e os puxa sacos daqui e de outros lugares não divulgam,pra não desqualificar a MENTIRA HISTÓRICA que são,OS EE.UU..Pra se ter uma ideia,UM CIDADÃO,que se diz COMUNISTA,disputa,pela primeira vez na história da CANALHA DO NORTE,o posto de PRESIDENTE DAQUELE BERÇO DE CANALHAS.Imagine-se,o que se passa por lá.Cuja única tarefa,nos dias atuais, é FAZER GUERRA,contra o IRAQUE.Que por sinal,não existe mais,pois eles o destruíram.Imagine-se então,a preocupação dos PUXA SACOS DA CANALHA,que não encontram mais argumentos,para afirmar que lé,é O PARAISO DA HUMANIDADE.E a AGIOTAGEM INTERNACIONAL,como não tem mais como ROUBAR outros países e outra economias,estão tentanto AGIOTAR,como ultimo recurso,os tesouros falidos,no mundo inteiro.Como se percebe,A PROPAGANDA é a ALMA DOS NEGÓCIOS.Mas tal alma,entrou no INFERNO,e os PUXA SACOS DE RICOS,não propalam.E os NÉSCIOS creem!

  6. Este cenário não está sendo nenhuma novidade, simplesmente é a catástrofe prevista se realizando, e particularmente eu estou na torcida ,e na certeza,que essa catástrofe está ainda no seu começo e assim espero que os brasileiros ponham a cabeça para funcionar e vejam aonde decidiram errado, e que fazer política com ódio só nos leva ao pior.

  7. O governo de militares, chefiado por um militar terrorista e ligado às milícias, está atendendo aos interesses da elite financeira. E até onde eu sei, sistema financeiro não produz um prego, nem um pé de couve. Os rentistas são parasitas sociais. Parabéns aos militares pelo excelente desempenho, pois seu “senhor” está feliz e obeso.

  8. FODAM-SE todas as “grandes mídias oficiais”.
    TODOS elas contribuíram fundamentalmente para esse estado de coisas pelas quais estamos passando.
    FODAM-SE !

    1. A esquerda e mais do q nunca refem desses pilantras pq se desviar se o minimo q seja em verbas publicitarias sera tachado de revanchismo

    2. A esquerda e mais do q nunca refem desses pilantras pq se desviar se o minimo q seja em verbas publicitarias sera tachado de revanchismo

    3. Você não acha que é só a mídia que é culpada pelo descalabro existente né!!! Tem o Congresso, Senado, Stfezinho, e o Executivo). Esta turma (Senado, Congresso, STFezinho e Executivo) Deveriam ser colocados num saco e junto algumas pedras para que não voltem a boiar e joga-los no alto mar para afundar de vez num lugar bem fundo.e nunca mais voltarem.

  9. Será que não seria a hora de apoiarmos o fechamento do Congresso Senado e botar o Bozó numa quarentena de pelo menos um ano. Já que a moda do Guedes é cortar e cortar despesas , se fizerem o que o povão tá pensando (Fechamento destes citados) o País economizaria uma fortuna) Afinal a opinião geral é: De que nos serve um Congresso e um senado que tem um bando de acovardados e um Supremo comandado por um tofinho monte de m…? E um governo que deve ser interditado, não por causa do Coronavírus, mas sim pela insanidade mental.

  10. No dia 15 vai haver a procissão dos idiotas e dos fdp. Eles nao sabem o que vão reclamar. Vão pedir o fechamento do congresso e do STF, não porque esses poderes estão corrompidos,
    mas porque esses poderes não se submetem ao miliciano. Tem muitos congressistas participando dessa procissão, o que é um absurdo, já que a manada vai pedir o fechamento exatamente do local e onde eles recebem a mamata e ninguém cobra deles qualquer compromisso. Ora, porque eles não pedem a saída dos ccongressista corruptos? Se fechar, eles vão perder a mamata. Esses idiotas não sabem, ou fingem não saber, que numa democracia os poderes são independentes. Na cabeça deles, com seus dois neurônios, o milíciano deveria ter poder absoluto como um sultão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *