A guerra se ganha ou perde na mente, antes da batalha

Fico aqui me lembrando de um bordão de propaganda de biscoito que dizia “São Luiz vende mais por que é mais fresquinho ou é mais fresquinho por que vende mais?”

É impressionante como algumas  pessoas lúcidas e esclarecidas, ainda assim, entram de inocentes no jogo da mídia.

Sábado, depois de multidões encherem as praças com o “EleNão”, estavam eufóricos.

Segunda à noite, com a pesquisa Ibope, passaram a deprimidos.

Não estou dizendo que não funcionou o medo, que não funcionaram as montagens via whattsapp e que não influíram os selvagens ataques do programa de Geraldo Alckmin sobre Haddad.

É claro que tiveram algum efeito.

Mas, repare, se é este alegado “antipetismo” que fez aumentarem os votos de Bolsonaro tão rapidamente quantos as pesquisas indicam, porque os demais candidatos não perderam para ele “votos úteis”?

Ciro não subiu nem desceu. Marina já nem tem o que perder. Alckmin também um e, por certo, este foi para o ex-capitão. O que já não se pode dizer do ponto perdido por Guilherme Boulos, certo? Assim, nada menos que todos os votos de indecisos (2% a menos), mais os que Alckmin pudesse ter perdido e ainda uns “trocados nas frações de ponto dos outros que outros tenham perdido.

Só que este é o tipo da profecia auto-realizável, porque injeta desânimo nos eleitores de Haddad, pelo menos naqueles que se deixam envolver por este “climão” que mídia e pesquisas criam.

E é por isso que se submetem a ridículos judiciais, para que não se ouça a voz experiente de Lula servindo de “muita calma nessa hora”.

O monstro tem muitas cabeças, escrevi outro dia aqui.

PS. O biscoito era Tostines e não São Luiz, corrigem-me leitores. Como eu não comia nenhum dos dois, mais “creme craquer”, porque também não falava inglês, troquei a marca.

 

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

46 respostas

  1. A vitória é certa, as pesquisa ibobe e folha foi para desanimar petista. o que vale é a VoX populi.

  2. O mundo inteiro dizendo ELENÃO e o BOZO sobe nas pesquisa. Pesquisa feita por tucanos perdidos.

  3. DO UOL AOS QUE INSISTEM EM DIZER QUE O VERME É DE ESQUERDA:
    “A possibilidade de uma chapa “Alcirina” – Alckmin, Ciro e Marina –, defendida por um manifesto virtual contrário à polarização PT x Bolsonaro, foi bem recebida nesta quarta-feira (3) pelo candidato do PDT à Presidência da República.

    1. Ciro não é de confiança. Mostra isso agora. Navio que tá afundando atraca em qualquer porto! Já era Ciro. A Marina virou Aécio e deu no que deu. Você, Ciro, vira capitão no segundo turno. Seu parco eleitor não vai bater continência pra você nem pro coiso.

    1. Cristiano, boa tarde. A internet virou mesmo um grande dedo duro. O cidadão hoje não pode dar uma vacilada. Abraço

  4. Isso aí , vamos trazer o Brasil de volta para o rumo do crescimento ,essa Vitoria é por Lula que tanto lutou e não esmoreceu mesmo preso! Avante ?13

  5. Pois é, o ibope e o datafolha que já deram vitória garantida pra um monte de gente que perdeu em primeiro turno, que quando todos os outros institutos já apontavam Haddad acima de 20%, ainda mantinha ele abaixo de 17%, pessoal considera como o mais certeiro agora. Não acho que seja mais a militância, e sim os novos na política e os infiltrados e provocadores que estejam insuflando todo esse medo. Até o BTG pactual que é ligado a Bolsonaro está dando distância de apenas 6%, indo pra 2 na margem de erro. As campanhas fazem seus trackings diários e sabem que não é pra ficar com medo assim, o único problema é que a população pode seguir o que a mídia diz. Mas como vi um comentário no GGN se não me engano, a especulação financeira desse ibope foi o que mais ganhou, com a subida da bolsa e queda do real, algo estilo o que os irmãos Batista fizeram quando da sua delação.

  6. Não sei como está a coisa na terra de vcs, mas aqui em SC É FODA! Além da manipulação ter dado resultado, ainda por cima os toupeiras de sempre enchendo o saco e tentando convencer-me de que sou boa pessoa e preciso me descolar desses ‘ladrões’, “comunistas do mal” (coloquei aspas pq isso foi dito pelo xarope do dono da havan…).
    É ruim, hein?

    1. É ruim. Eu comecei a me posicionar com firmeza em público só quando percebi que essa onda de constrangimento era tida por correta aqui num ambiente chocantemente conservadóide, lá por 2013. Ainda surpreendo muita gente que dá por certo que como eu sou uma “boa pessoa”, não poderia estar do lado “errado”. É ruim.

      1. Alguns anos atras estava em um buteco de classe media capixaba, quando um velhinho se intrometeu na conversa que eu tinha com um amigo e disse , entre outras que Lula era um comunista. Prontamente rebati em voz alta: Lula comunista? Absurdo! Comunista sou eu! Quem dera dera que ele fosse mesmo comunista! Foi um silencio sepulcral…. Nao sei se o bom velhinho passou daquela noite, mas eu passei, feliz da vida pelo oportunismo! kkkkkkkkkkk

  7. Fernando, todos os dias te admiro pela enorme capacidade de colocar sentimentos, ideias, e sua ampla experiencia nesses “papeis” virtuais. Vc é de longe o blogueiro mais direto, sincero e eficaz da blogosfera. Parabens.

    Nao altera em nada, mas o biscoito era tostines ????. Grande abraco.

  8. O Paulo Henrique Amorim é o ” profeta do apocalipse”. Vai quebrar a cara. Uma vez, quando comentava no blog dele, eu disse pra ele que ele era cobra falsa e o homem me censurou. Eu tinha razão não é PHA!

    1. PHA é cobra falsa oportunista, Miguel do Rosário é desonesto disfarçado de esquerda. Ambos estão em campanha para o Ciro há meses.

  9. Na mosca, Brito!
    Justamente o que querem é que caiamos numa espiral obsessiva pessimista que leve à profecia auto realizável.
    Expectativa modela comportamento. Economia comportamental já sabe disso há tempos. Desde John Nash.

  10. Concordo com o Brito! E acho que a estratégia de campanha de Haddad deve focar ainda mais em identificar-se com Lula e lembrar a população daqueles tempos bons. A ideia de partir para o confronto é tudo que a direita quer. Boçalnaro não resiste a um debate de ideias, então tudo que ele quer é ficar no bate-boca vendo quem vai falar mais alto.

  11. Com disse PHA quando trabalhava na Rede Globo ouvia: tirem um ponto desse candidato, bota dois pontos percentuais no outro…

  12. O que precisa viralisar é o ataque ao décimo terceiro salário e ao adicional de férias feito pelo vice do Bozo. Vão dizer que ele desautorizou o vice, mas, têm um detalhe, o general Mourão não aceitará ordens do capitão Bozo, portanto, a batalha começa pelo bolso, o ponto mais sensível de qualquer capitalista.

  13. O meu namoro com minha atual esposa começou com o filme “Supersize Me”, no qual um sujeito passou um tempo comendo só no McDonald’s e virou uma baleia. Saímos do cinema com uma vontade irresistível de comer no McDonald’s. Aqui em São Paulo, onde existem placas “não feche o cruzamento” está sempre entupido o trânsito, onde tem “não jogue lixo” está cheio de lixo, onde está “não pise na grama”, coitada, ela tem dificuldade pra existir e por aí vai. Tenho uma teoria, super nova, que o “não” atrai. ” Não vai ter golpe”. Teve. “Não vão ter coragem de condenar o Lula”. Foi condenado. “Não à prisão do Lula”. Prenderam. ” Eleição sem Lula é fraude”. Vai ser domingo. “Elenão” talvez tenha atraído revoltados ” contra essa porra toda”. Da mesma forma que Lula, no extremo oposto, quanto mais batem (na inVeja, no Erradão, na Rede Golpe), pode ser que mais cresça.

    1. Puxa, na mosca, eu não curti o nome do movimento por isso. O “não” é ótimo pra atrair! Fortalece a imagem daquilo que se quer desautorizar.

  14. Mas, cadê o Lewandowiske? Cadê a Mídia que passou o dia calada? Não falo só das TVs, falo da Redes Sociais! Porque ninguém comentou hoje a decisão do Lewandowiski? Será que era tudo armação. Será que ouve o tal “acordão” por debaixo dos panos???

  15. Podem mostrar os números que quiserem, mas o que vai valer será os votos apurados na urna. A não ser que consigam fraudar as eleições.
    Vamos de Haddad e Lula!

  16. MUITO OBRIGADO Brito.

    Estava mais do que na hora de alguém falar a verdade sobre isto.

    comparado a outros sites onde diziam “datafolha confirma pesquisa Ibope”, por favor, as duas pesquisas vem do mesmo grupo, Folha e Globo, como podemos tomar como certeza algo vindo dessa gente?

    a única pesquisa a ser levada em consideração eh a do VOX/247, e POR FAVOR, quem eh que decide em quem votar se baseando em pesquisa eleitoral? (ainda mais de quem veio).

    Com toda a manisfestacao do #ELENAO, como pode o COISO crescer na pesquisa seguinte?

    POR FAVOR.

    E outra, agora deu pro ciro (e seus minions) revindicarem que #RenunciaHaddad.
    O mesmo que disse que o PT eh ate pior que o Bolsonaro.

  17. em 2014 esses mesmos institutos de pesquisa davam vantagens a aecio neves ate a vitoria de dilma.ai sumiram agora voltam com o mesmo esquema.

  18. Somos o bem contra o mal, o amor contra o ódio, a democracia contra a ditadura, a inclusão contra a intolerância, o tudo contra o nada… só perderemos se não lutarmos!

  19. Todo dia, toda hora, “tem uma pedra no meio do caminho”. Às vezes, a gente se cansa. Mas, vamos lá! Só de pensar na injusta prisão do Lula, naquele lugar horrível, mantendo uma ideia, um sonho para o seu país… Esse é o nosso gás! Haddad / Manu / 13 !!

  20. É isso mesmo, o fascistas, sabem que estaremos no 2º turno, e lá, será outra eleição, queremos ver O Programa de Governo de Bolsonaro, como o povo brasileiro viu o Programa de Aécio Neves em 2014, o energúmeno não poderá ganhar na cama de um hospital, escondendo a cara debaixo dos lençóis. Não acreditamos que os nossos generais estarão tão confortáveis, ao falarem do militar que passou pelo Exército Nacional, expulso por indisciplina, vivendo de polpudo salário pago pela Nação Brasileira, e que hoje, já botou toda a família vivendo “de bico”, na política, sem apresentar nada de útil para o povo brasileiro. Temos a certeza, que HADDAD estará no 2º turno e aí sim, teremos só dois candidatos, cara a cara, debatendo e apresentando todos os esclarecimentos que o povo brasileiro merece, para a escolha do Presidente da República. NÃO TEM ARREGO ! AGORA É HADDAD/MANUELA/LULA “13”, COM A FORÇA DO POVO, PARA O BRASIL VOLTAR A SER FELIZ !

  21. É o meu site preferido porque o Fernando escreve com a alma e com o coração… de uma inteligência impar para fazer suas análises e colocar em palavras em uma linguagem direta e informativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.