A lei é para todos. Mas para Lula, depende…

Foi o Lula.

É evidente que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, adiou o julgamento das ações de  inconstitucionalidade que poderiam restringir a prisão antes de transitadas em julgado as sentenças condenatórias porque sabia que não haverá outro resultado possível senão o de se cancelar este casuismo jurídico construído especialmente para a Lava Jato. E que, portanto, Lula, poderia ser colocado em liberdade até o exame de seus recursos.

O STF – para variar, acovardado – tenta escapar da ofensiva difamatória que ele próprio cevou, ao criar a “jurisprudência do clamor” para orientar seus julgamentos.

Vai preferir que o STJ confirme ou atenue o regime prisional que é imposto ao ex-presidente, desviando o alvo e  restringindo o alcance do  furor encarceratório que a Lava Jato construiu contra ele.

A “sugestão” de Elio Gáspari, ontem, para que Lula fosse colocado em prisão domiciliar, pode ter relação com este projeto de ir “aparando” devagar o que todos já viram ser um expediente político: a reclusão de Lula em uma solitária.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

28 respostas

  1. Alguém tem alguma dúvida de que, se o Guaidó fosse preso, a ONU julgaria o caso em UMA SEMANA ?
    Pois é, o caso do Lula deve ser julgado em 2029.

    1. E ainda há quem ache ruim o Guaido(g dos EUA) ter tido seu mandato de deputado cassado… Maduro é um ditador muito bonzinho…

    2. Saiu ontem um post no DCM sobre o porquê da ONU não ter apreciado o caso de Lula em março como foi divulgado pelos blogueiros progressistas. Eu também estava achando estranho a ONU não ter divulgado nada sobre Lula em março. Ocorre que o governo brasileiro, sorrateiramente, e sem ninguém da ONU solicitar, enviou novos documentos para a ONU sobre o caso Lula. Isso obrigou a ONU mudar a sua programação para análise dos novos documentos. O post é esse: “Trama do governo Bolsonaro força ONU a adiar decisão sobre Lula” . https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/trama-do-governo-bolsonaro-forca-onu-a-adiar-decisao-sobre-lula/

      1. O que eu acho estranho, é que deveria haver um prazo para entrega de documentos. Senão isso fica sempre algo protelatório.

        1. Exato. E por aqui a desculpa de adiar para não “fulanizar” é contraditória por ser justamente o que o STF está fazendo.

        2. Pois é! E a sacanagem do governo Bolsonaro é que a entrega dos documentos não foi via eletrônica e, sim, via presencial, conforme diz o post, “o que obriga a entidade a digitalizar a documentação e atrasa o trâmite interno na burocracia”. Dessa forma a apreciação do caso Lula pode ocorrer só no segundo semestre de 2019 ou até mesmo ficar para 2020. É tudo o que o governo Bozzo e o judiciário daqui quer.

  2. A situação do Brasil é digna de comparação com aquelas cenas de filme onde alguém (que representa a nossa democracia) está sendo engolido pela areia movediça e só tem um galho para se salvar.
    Aqueles que poderiam ajudar no seu salvamento agora fazem questão de serrar o galho que poderia lhe resgatar.
    A podridão institucional é tamanha que, sem um levante popular de grandes dimensões, levaremos décadas para sanear o que essas quadrilhas fizeram ao país.
    Esse toffoli é só mais um soldadinho do stf a serviço das milícias, do pcc, dos milicos entreguistas, ou de outra gangue qualquer.
    O brazil não é mais um país, é um jogo de interesses.

    1. já ví esta frase num filme americano “O Homem da Máfia”.

      “Os EUA não é um país ,são negócios…”

  3. Resultado de tanto republicanismo do ex ministro da Justiça. O Brasil não é republicano no correto entendimento da palavra; aqui impera o casuísmo de proteção dos poderosos que há 500 anos exploram e espoliam o país. Enquanto puderem vão empurrar o caso de Lula, com STF com tudo como disse o ex senador. Vergonha atrás de vergonha.

  4. A jurisprudência do clamor não tem a menor base jurídica. Mas se fosse para ser levada em consideração, só poderia ser praticada por magistrados com audição perfeita em ambos os ouvidos. A maioria dos atuais ministros e juristas do governo ouvem bem com o ouvido direito, mas são deficientes auditivos quando se trata do esquerdo.

    1. A jurisprudência do clamor deveria, no mínimo, ouvir o clamor maior da sociedade. E se a sociedade fosse consultada, o clamor maior seria em favor de Lula. O que está havendo é só mais desfaçatez, do sta e da onu.

  5. A patranha continua contra Lula , tudo é feito de caso pensado e articulado entre os poderes atuais . Em comentário aqui nesse tijolaço disse : Toffoli só assumiu a presidência do STF se mantivesse Lula preso . Ele apenas está cumprindo o seu compromisso .

  6. O covarde e canalha Tóffoli está se transformando em outra tchuchuca, a tchuchuca do STF! Tóffoli é um tigrão que pretende destruir os direitos sociais e cláusulas pétreas que atinge o povo brasileiro em cheio, é uma verdadeira tchuchuca nas mãos dos poderosos que querem manter seus privilégios e mamatas.

  7. Uma dúvida: quando o Bestanaro vai indicar o seu primeiro ministro para o STF? O primeiro a sair é o Celso, que é um dos votos pela inconstitucionalidade da prisão em segunda instância? Capaz de enrolarem até esse dia, para terem placar favorável.

  8. Pois é…

    Fico pensando no artigo do Gaspari. Ele não é historiador, mas para convencer seus leitores (e por esses, a sociedade brasileira), parece utilizar uma “bola de cristal” que lhe permitiria “recordar” da história do futuro. E na história do futuro – quer ele –, “as questões jurídicas que envolvem a prisão do Lula” seriam apenas “nota de rodapé diante do seu encarceramento”, como se fossem algo não só menos importante, mas também distinto.

    Só que não. E na falta de bola de cristal, quem não quer se pego desprevenido diante de uma tempestade iminente, prefere olhar para o horizonte. E quem assim o faz, quando vê as nuvens cinzas diante de si, sabe que os juízes que assinaram a sentença, o encarceramento do Lula, a morte de dona Marisa Letícia, assim como jornalistas metidos a historiadores, barões da mídia, promotores, juízes, policiais federais, empresários, agentes do capital financeiro internacional… todos estão lá dentro da tempestade, pois fazem parte de um único e mesmíssimo processo. Eles são a tempestade que vemos no horizonte.

    Muitos deles, se tivessem caráter ou pelo menos sorte, não teriam seus nomes gravados na história. Mas agora terão – e estarão manchados! Dos jornalistas aos juízes, passando por aqueles que decidiram se calar quando poderiam ter feito algo, todos serão lembrados como partícipes de uma aliança golpista que na tentativa de destruir o Lula, destruíram o país.

    E com o Lula poderá ocorrer o oposto. Pois a narrativa que criaram para o ex-presidente, parece indicar o contrário do que eles pretendiam. Pois, graças a eles, o destino de Lula está quase se encaixando nas narrativas dos heróis freudianos: início nobre (nordestino e retirante que chegou à presidência), quedas e provações (condenado por juízes corruptos), e retorno à condição nobre. Que esse seja o final da “história” da Lava-Jato!

    1. Gostaria muito que você tivesse razão. Mas, a julgar pelo andar da carruagem, acho que o destino de Lula não é ser herói, é ser mártir. Pois será somente assim que sairá da solitária curitibana. Tristemente…

  9. Aqui em Brasília, é conversa de botiquim já que o Tóffoli está sendo chantageado por alguns de verde. Não tenho mais nenhuma dúvida disso, desde já um bom tempo.

    1. Ele era “assim, ó”, nas votações em que seguia caninamente o Gilmar.

      Mas a coisa mudou, quem tem rabo preso, tem medo.

      O mais incrível é que boa parte destes bostas, quem botou lá foi o PT.

  10. Todos admitem que é por causa do caso LULA.
    Há algum fato que comprove pela milésima vez que a justiça leva em conta o réu, ou como diz o marco aurélio que processo TEM CAPA? E agora estamos falando não de uma justiça primária, mas do stf.
    Quem desmerece o stf é o próprio stf.
    Faltam adjetivos…

  11. Esse Tofoli não vale o que defeca.
    É um pau mandado do milico que o “assessora”,ou seja um primata mandando num bosta.
    Continuo a me surpreender com alguns comentários sobre as ffaa que vejo por aqui ,a respeito da honra ,do vilipéndio a que estão submetidos e outras “cositas” do tipo “como eles ,os fardados permitem isso??”
    .

  12. Covardes, covardes!!! Nenhuma “chantagem” pessoal aos ministros do stf justifica a prisão de Lula. Esse sequestro político do ex presidente é desumano. Fora disso, cumpra-se a Constituição.

  13. O Toffoli eh uma piadinha de mau gosto. Um dia ele chama a ditadura militar de “movimento” e nomeia milco como assessor. No outro clama por democracia. No dia seguinte volta a fazer o joguinho da camarilha golpista. Isso pra mim tem cara de rabo preso.

  14. É uma imensa incredulidade a tamanha facilidade com que se comprou uma peça sem diálogo, roteiro e, nem, ao menos, originalidade. Lula está lá, evidentemente sem nenhuma prova, nenhuma condição jurídica, mas segue-se a vida.

    O PT, além de reafirmar, principalmente, toda vez que subestimam e que tentam diminuir essa luta, precisa construir lideranças de 20 a 30 anos. Os outros partidos, mesmo o desfigurado PTD, têm em seus quadros nomes de prospecção.

    É um começo, é o fim também, de uma trama tão mau arrumada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.