Aécio quer Joaquim Barbosa como ministro da Justiça

barbosa

Não existe nada mais triste do que ver juiz se metendo em política. Ou talvez haja: um político querendo manipular a justiça com fins eleitorais.

Um leitor me enviou, há pouco, matéria de novembro de 2013 que passou despercebida. É ainda muito atual, e explica um bocado como funcionará o xadrez eleitoral deste ano.

O mensalão tem sido, desde 2006, a principal carta na manga da direita para voltar ao poder. Mas não se mostrou suficiente. Com a prisão espetaculosa dos réus e a glorificação midiática de Joaquim Barbosa, é provável que se tente novamente usar o assunto para derrotar o PT.

Só que desta vez, a coisa pode ser muito mais descarada. Joaquim Barbosa, o verdugo dos petistas, o condutor de um julgamento considerado viciado e político por importantes juristas brasileiros, pode vir a ser candidato a presidente da república. Ou pode ser vice na chapa de Aécio Neves, do PSDB.

Mas podemos ver uma situação ainda mais bizarra.

Joaquim Barbosa pode continuar no cargo de presidente do STF, até o final de 2014, onde fará de tudo que puder em favor de Aécio Neves, cacifando-se para se tornar, num eventual governo tucano, um ministro de Estado.

Os tucanos falam em lhe dar o ministério da Justiça.

Seria o golpe perfeito. E um pesadelo para democracia.

*

Aécio Neves sonha com ministro Joaquim Barbosa em eventual governo tucano

Por Wilson Lima – iG Brasília | 18/11/2013 06:00

Presidente do STF é amigo pessoal do senador e provável candidato à Presidência. Tucanos veem com bons olhos eventual indicação de Barbosa para ministro ou até vice

A afinidade entre o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e o senador Aécio Neves (PMDB-MG) pode resultar em uma relação bem maior do que uma simples amizade entre os dois. Conforme interlocutores de ambos, Aécio sonha em “contar com a colaboração de Barbosa” quer seja como ministro em eventual governo tucano ou mesmo candidato a vice-presidente na disputa do PSDB ao comando do Planalto.

Fontes do Supremo próximas ao presidente da Corte confirmam que existe uma tentativa de aproximação política entre Aécio e Barbosa. O tucanato, oficialmente, nega qualquer tentativa de aproximação ou namoro entre os dois para levar o nome de Barbosa a uma candidatura a vice de Aécio. Mas nos últimos dois meses, conforme os próprios tucanos, os encontros entre Aécio e Barbosa têm sido cada vez mais frequentes em jantares e eventos sociais em Brasília.

Do outro lado, algumas fontes tucanas admitem em caráter reservado que um dos poucos nomes já vislumbrados em um eventual governo tucano é o de Barbosa, como um possível ministro da Justiça. Questionada sobre a aproximação entre Barbosa e Aécio para a disputa em 2014, uma fonte do PSDB ligada à campanha presidencial desconversou afirmando que não era “hora de falar de política”. “É hora de deixar o presidente Joaquim trabalhar com tranquilidade. Mas ele sem dúvida é um nome certo no nosso projeto de governo”, confessou.

Segundo fontes ligadas ao PSDB, uma tentativa de trazer Barbosa para o ninho tucano responderia a dois grandes objetivos do partido. O primeiro é reforçar o discurso tucano pró-moralidade sem necessariamente bater de frente nas polêmicas sobre o julgamento do mensalão do PT. Com o presidente do STF ao lado de Aécio, o PSDB teria condições de passar uma mensagem popular de que pretende limpar de vez a corrupção no País.

Interlocutores do STF admitem que a decisão de Barbosa de expedir os mandados de prisão dos réus do mensalão em pleno feriado de Proclamação da República reforçaria essa imagem.

O segundo objetivo é de ordem prática: surfar na alta popularidade de Barbosa para alavancar a candidatura de Aécio, algo semelhante ao que aconteceu com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), quando ele conseguiu atrair a ex-senadora Marina Silva, para o seu projeto de candidatura presidencial.

O primeiro passo para a aproximação política entre Aécio e Barbosa ocorreu em abril, quando o presidente do STF, mineiro de Paracatu, foi homenageado com a Medalha da Inconfidência, concedida em evento em Ouro Preto, pelo governo de Minas Gerais, que é comandado pelo tucano Antonio Anastasia. Apesar de a homenagem ser distribuída pelo Executivo mineiro, quem comandou a honraria foi Aécio. Na época, o senador tucano negou qualquer conotação política do evento.

Em outubro, Barbosa admitiu pela primeira vez a possibilidade de ser lançado à Presidência da República, mas disse que isso só aconteceria após ele deixar o Supremo. Hoje, o ministro tem 59 anos e já manifestou sua vontade de não ficar na Corte até os 70 anos, data de sua aposentadoria compulsória.

Como juiz, Barbosa tem até abril para se desincompatibilizar do Supremo e disputar as eleições de 2014.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

14 respostas

  1. Conversa fiada, a FICHA do Aécio Neves é mais suja que pau de galinheiro, vai de sexo, drogas, cachaça e rock á suspeita de crime, no caso da modelo Cristina, sem contar corrupção, desvios e o escambau. Imagina os destinos de 210 milhões de Brasileiros nas mãos desse Playboy. A Presidência não é um realit show e o Brasil não é uma experiência. O Aécio neves não consegue passar por uma blits da Lei Seca, vai passar pelo teste das urnas, nem que ele fosse o mandrake. O Povo não é bobo, a internet vem mostrando quem é esse netinho, que não tem nada a ver com o Avo. O nome ele herdou, mas o carater, a dignidade e a retidão ele que se apropriar indevidamente. É muita bagagem para esse bebum, achar que o povo lhe daria confiança, nem para sindico de condominio. BAFÔMETRO NELE MEU POVO. É DILMA DE NOVO.

    1. Se for falar em cachaça, o Lula não escapa. Por exemplo, na Africa do Sul ele discursou como presidente e estava BÊBADO. Drogas, haja vista muitos integrantes do PT que fumam maconha e defendem a liberação das drogas. O Brasil não planta coca, a vigilância das fronteiras é responsabilidade do Governo Federal (PT) e o crack e armas estão dizimando populações inteiras de jovens em todas as regiões metropolitanas. Antes de publicar besteira, analise. MAV.

  2. Cada vez mais pessoas percebem o que foi o julgamento do “mensalão”. Seria bom que os dois da foto saíssem juntos em oposição a Dilma, pois, levariam uma surra monumental para o bem do Brasil.

    1. Quero mais é o Brabosão como vice do Aécio, com aquele destempero todo na campanha eleitoral, vai jogar o PSDB lá pros 1% nas pesquisas.

  3. Alvissaras! Ótima notícia. Maravilhoso! Barbosão vice de Aécio. Barbosão fora do STF. Mas será que antes ele irá colocar na pauta o julgamento do mensalão do PSDB? Será que a máscara do Barbosão cai antes do Carnaval?
    O tempo é o Senhor da razão.

  4. Mas antes ele vai dar uma voltinha por maiami… Paraíso dos dôto daqui.
    Êita gente lambe-rabo.

  5. Claus Roxin MUITOS ACHAM QUE A TEORIA E DELE NA REALIDADE E UMA TEORIA DESENVOLVIDA PELA ALEMANHA NAZISTA EM 33, A APLICACAO DA TEORIA DA FORMA UTILIZADA PELO SUPREMO DEMONSTRA A CONDUTA EXATAMENTE DO NAZISMO, ALIAS NAO E DE SE ADMIRAR POIS JOAQUIM TEM FORMACAO NA ALEMANHA. TENHO DITO

  6. SEI NÃO ACHO QUE JOAQUIM NÃO ENTRAR NESSA FURADA.AÉCIO NEVES NÃO ESTÁ COM ESSA BOLA TODA, NÃO VAI EMPLACAR SUA CANDIDATURA PORQUE OS DEFEITOS DE SUA ADMINISTRAÇÃO EM MINAS ESTÃO COMEÇANDO A SURGIREM E COM SENADOR NÃO APRESENTOU NADA DE DESTAQUE PARA SERVIR COMO GANCHO DE SALVAÇÃO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *