Ainda dá tempo, São Paulo. Só metade do “golpe da água” foi dado

niveis

Moradores de São Paulo (e também os de Minas e do Rio de Janeiro) precisam saber o que está acontecendo.

A corrida de Geraldo Alckmin para iludir a população com aquela história de “a água  está garantida até o final de 2015” que Alckmin usava até a véspera da eleição de primeiro turno está desmoronando.

Não haverá chuvas fortes ainda esta semana e o calor não dará muita trégua.

De 1° de outubro para cá foram gastos 22 bilhões de litros do que resta. E o que resta, hoje, são 43,7 bilhões de litros.

É só fazer a conta, coisa que não parece ser ao gosto dos “jornalões” de São Paulo.

A imprensa paulista continua tratando “discretamente” o assunto, mas o fato que os números mostram é que até o dia 5 a  Estação de Santa Inês, que trata a água que vem do Cantareira, recebe menos água: nos cinco primeiros dias de outubro, eram 21,64 mil litros de água por segundo; a média ontem já havia baixado para 20,55 mil litros por segundo.

Meu filho, que mora na Água Fria (eu brinco com ele, dizendo que o bairro vai mudar de nome  para apenas “Fria”) tinha a água cortada, dois ou três dias por semana, depois das 2o horas.

Agora passou a ser todos os dias, após as 18 horas.

Isso na Zona Norte, ao pé da Serra da Cantareira.

Na Zona Oeste da cidade é ainda pior, como a Folha registra.

Em lugar de vir cortando pouco há meses, Alckmin optou por fingir que nada acontecia e deixou a situação chegar “no talo” para garantir votos.

Agora, São Paulo tem água para um mês, se São Pedro der uma “mãozinha”, o que não vem acontecendo.

Resta saber se São Paulo, até o segundo turno, vai perceber o que o PSDB fez com ele.

Com o povão, é claro, porque a turma “diferenciada” fica na seca, mas é Aécio.

Aliás, Alckmin conta com isso, porque com Aécio na presidência, fica mais fácil “sangrar” o já seco Paraíba do Sul para enfrentar a virada 2015/2016.

Aí, além de São Paulo, vamos ter crise também no Vale do Paraíba e no Rio, também.

Depois não reclamem dos quebra-quebras, não é?

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

73 respostas

  1. Pelo que se percebe, haverá falta d´água generalizada daqui a pouco.

    Será que isso não aflige quem vive lá ?

  2. Se esses caras conseguirem eleger o playboy, o Sudeste vai pagar um preço que
    nem de longe imagina.
    E não vai ter PT para um projeto do tipo Água no Novo Semiárido (e aquí não tem São Chico para salvar a lavoura).

  3. A Presidenta Dilma tem que falar da água no debate,(hoje na Band)dizer que o Alckmin do PSDB. mentiu, enganou as pessoas de boa fé de São Paulo.
    fiquei sem água domingo o dia inteiro.

      1. Sergio, a situação da Cantareira, em São Paulo, mesmo se chover acima da média anual, levará de 4 a 5 anos para recuperar o nível médio de água! A utilização do chamado “volume morto”, que em tucanêz o PiG chama de “reserva técnica”, nos níveis em que estavam sendo sugados irresponsavelmente pela SABESP, para garantir a reeleição do Alckmin, trouxeram o abastecimento de água em São Paulo a uma situação extremamente crítica, que somente um “Dilúvio” poderia resolver!

        1. Wladmir,

          Obrigado pelas informações.. Eu não fazia ideia da gravidade da situação.

          Acredito que muita gente também não faça ideia do que se passa.

          De fato, isso deve ser mencionado sim no debate.

          Nem que seja para fazer essa população toda saber o que não passa na TV.

    1. Ela deve falar, mas com cuidado. Não podemos explorar a tragédia.
      Dilma deve perguntar ao aético como ele resolveria a questão do abastecimento. E por que nos governos tucanos sempre se chega ao limite da irresponsabilidade.

      tem que ter jeito porque o aético pode contra-atacar dizendo que Dilma tá explorando uma tragédia natural….

      1. Me desculpem mas isso é extremamente administrativo, o governo do estado foi alertado, que se não fizesse as mudanças hídricas no sistema cantareira haveria um colapso de abastecimento, Ele simplesmente ignorou. isso se chama irresponsabilidade administrativa.
        Quando o governo do Presidente Lula foi alertado que poderíamos ter um apagão elétrico por falta de investimento nas linhas de transmissão o que o governo fez investiu em infraestrutura em linhas de transmissão, então foi sim irresponsabilizabilidade do governo Alckmin e dO PSDB,descaso com o povo.

          1. A Presidenta tem de desmantelar esse boneco de papelão, mostrar quem realmente ele é,. e representa., pra aqueles que estão na duvida ou vão votar nele por falta de informação ou estão sendo enganados. falar de corrupção,quando ele governou minas

        1. Isso deve ser mencionado no debate, agora, já diz o ditado popular: “Cada povo tem o governo que merece”. Só lamento pelos pobres, pois eles pagam mais alto, gostaria que fosse ao contrário, mas já que não é, então que procurem aprender a lição que a vida dá. “O desengano da vista, é furar os olhos”. Para nunca mais acreditarem no PiG.

          1. Pergunta,vê se está faltando água nos jardins ou Morubi em higienopolis onde O Príncipe da Privataria mora.

    2. Ela precisa falar da água em SP porque pega exatamente numa região onde Aécio tem muitos votos: SP, Campinas e Piracicaba.

      Em Campinas falta água há três dias.

  4. Se o governo fosse do PT, a globo iria anunciar assim no Jornal Nacional: “A tragédia da água em SP………….

    1. Não sei se rio ou se choro… Que situação … Se São Paulo entrar em colapso é convulsão na certa.

  5. Não é novidade para muitos de nós, que o maior ERRO do PT foi a questão da COMUNICAÇÃO. E o pior, que isso continua ocorrendo também na propaganda eleitoral.
    Esse problema da FALTA D’ÁGUA em São Paulo era pra ter sido um dos mais explorados, para tentar desmascarar de vez essa tal “jestão” do PSDB.
    No entanto, dão muita enfase às realizações (muitas por sinal) mas se esqueceram que a mídia ficou 12 anos MARTELANDO na cabeça do povão que tudo de ruim é CULPA DO PT: Corrupção, Inflação, Transporte, Saúde e Educação deficientes, e por aí vai…
    Par provar isso, é só conversar com o pessoal mas humilde, que não se informa pela internet, para ver como eles estão totalmente contaminados pela mídia porca.
    Vamos ter que trabalhar muito para reverter essa situação e espero que, se ganharmos, dessa vez seja feita DE FATO uma mudança RADICAL na área de comunicação do governo do PT.
    Senão, em 2018 a coisa vai ser muito pior…

    1. Mas , pode ser que o PT esteja dando tempo ao tempo.

      Se realmente existe a possibilidade de um colapso antes do dia 26… melhor, porque o discurso contra fica só atribuído a São Pedro.

  6. Gilberto Gil está em evidência em São Paulo “Traga-me um copo dágua tenho sede E essa sede pode me matar Minha garganta pede um pouco dágua” por que não dá mais para esperar. Na hora do xixi, cocô como ficarão os cheirosos?

  7. O pior é que os Paulistas que conheço atribuem o problema da falta de água a Dilma e Haddad. Vai entender né?

    1. É que Sumpa é a capital do “Analfabeto Político” e Paraná é o suplente dessa capital. Que pena ! Gente instruída, com MBA, mestrado e doutorado, porém totalmente ignorante político. Não dá nem para se debater com esse povinho !

  8. É bom que que os marqueteiros, e ou, assessores da Presidenta, ouça algumas opiniões de internautas, nos quais põe rumo a algumas questões dos debates, tais como as de ser muito passiva, mostrar a realidade das corrupções não veiculadas na tv ou jornais, como as de São Paulo, Minas Gerais e outras.
    Por exemplo: As figuras envolvidas nos escândalos da Petrobrás faziam parte da trupe do FHC em 1998 e que foi atribuído ao governo do PT; o caso siemens, a falta d’água em São Paulo etc..etc..
    Não falta mais nada para a oposição fazer de mal ao governo. Agora a dura realidade tem que sair na TV. (BAND) neles!
    Obs: A propósito qual o interesse do FMI em se manifestar a favor do Aécio, nas eleições brasileira?

  9. Antigamente se dizia que os nordestinos,votavam no coronelismo,por terem sede.A coisa agora mudou e infelizmente os paulistas,votam no coronelismo,por terem sede.A sêde é má conselheira,mas os paulistas vão continuar votando,não somente por terem sêde,ms por sem-vergonhas que são.E inda acham que São Pedro,é PSDB.

    1. Peraí, Marco… não generalize. Tem muita gente boa aqui ainda. E esse número que o alcki recebeu não me convence, se temos tanta periferia aqui (eu tbm sou).

  10. Nossa elite é tão canalha que se o governo fosse do PT abririam TODAS as torneiras e chuveiros a fim de acabar a água mais rapidamente para não eleger o PT e – é claro – com o pobres, pois os canalhas tomariam banho de água mineral. Se propuseram ligar todos os aparelhos elétricos na abertura da Copa, a fim de gerar um apagão, tenho certeza de que gastariam toda a água. Disso eu não tenho a menor dúvida. Tomara que o povão de SP – maioria – veja isso e atribua ao PSDB a incompetência, o desprezo, o desrespeito e a desumanidade que este partido têm para com ele. Essa elite desgraçada está com os dias contatos.

    1. Só confirmando a canalhice, basta ver o que estão fazendo nas ciclovias, onde estão colocando tachinha para furar os pneus das bicicletas.

  11. Resido distante mais de 500 Km da Capital de SP, mas confesso que nos ultimos 9 meses, tenho dó dos(as) paulitanos(as) e moradores(as) da Grande SP.

    Não entendo como os eleitores votaram em massa nos tucanos de SP.

    DECIFRA-ME OU TE DEVORO!

  12. 13/10/2014 12h40 – Editado em 13/10/2014 12h40

    Bomba: Primo de Aécio indicou Paulo Roberto Costa para diretor da Petrobras

    Dornelles do PP, que indicou ex-diretor preso da Petrobrás, também indicou Aécio para Caixa.

    Imprimir

    82

    Fabiano Portilho

    O senador Francisco Oswaldo Neves Dornelles (PP-RJ) é primo de Aécio Neves (PSDB) e um dos principais líderes do PP, partido que o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, declarou em depoimento como sendo responsável por sua indicação e que acusou de receber propinas (o partido, pois o nome de parlamentares não foram citados nos depoimentos na Justiça Federal do Paraná).

    Dornelles foi presidente do PP de 2007 a 2013. Hoje é presidente de honra do partido.

    Em 1985 ele foi escolhido por Tancredo Neves para ser Ministro da Fazenda. Com a morte de Tancredo, o vice Sarney virou presidente, e Dornelles continuou no cargo no início do governo Sarney.

    Foi Dornelles que nomeou, junto com Sarney, o recém-formado Aécio Neves para Diretor da Caixa Econômica Federal aos 25 anos.

    Como o mundo das velhas oligarquias políticas é pequeno.

    ** “Paulo Roberto Costa foi funcionário de carreira da Petrobras desde 1978 e começou a assumir cargos de direção a partir de 1995, ainda no primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, tendo sido diretor da Gaspetro de 1997 a 2000. Em 2004, a diretoria de abastecimento da Petrobras. Nos oito anos seguintes, dele dependeu a aprovação de negócios como o aluguel de plataformas e navios, a manutenção de gasodutos e a construção de refinarias. Segundo divulgado por alguns veículos, Paulo Roberto Costa usou o cargo para consolidar um esquema de corrupção que juntou altos funcionários da estatal, grandes empreiteiros, membros do Senado e da Câmara, ministros de Estado, governadores, dirigentes de partidos aliados do Planalto e doleiros especializados em lavagem de

  13. Fernando:
    Na revista Brasil Energia GTD-Renováveis-Eficiência-Consumo, n°399, ano 32 ( editora Brasil Energia), na página 20, há uma reportagem onde se diz que o lucro líquido da CESP disparou 79% devido a Cia. não ter aderido ao plano de redução de tarifas do governo Federal, há ainda referências a mesma situação na CEMIG e na COPEL.
    Cabe algumas perguntas:
    Em uma situação de escassez do recurso água, tanto para consumo como para geração de energia elétrica, faz sentido alguém ganhar rios de dinheiro com isso?
    Principalmente organizações que estão sob controle de governos estaduais cuja população sofre diretamente com o problema?
    Os recursos auferidos por CESP, CEMIG e COPEL vão para sanar os danos à população ou engordar as contas dos acionistas ?

    1. Meu tucanistão querido
      maldade que me seduz
      de dia corta água
      de noite corta a luz!
      De dia corta água
      de noite corta a luz!
      De dia corta água
      de noite corta a luz!

  14. Os Paulistas estão mais preocupados com a reeleição do presidente Evo Morales da Bolívia e com os médicos cubanos. Aécio no primeiro turno pediu voto útil nele para derrotar o PT. Espero que o PT tenha esta gravação. Agora, com o maior cinismo do mundo, ele está atribuindo esta frase ao PT e se fazendo de vitima. Mas, sem água nas torneiras, como o paulista vai lavar os ouvidos e os olhos, para ouvir e ver melhor? E o que vai ser da massa cheirosa?

  15. A campanha de Dilma não tomará nenhuma providência quanto ao crime eleitoral cometido pelo tal institutozinho sensus?

  16. Alckmin e sua turma não se preocupam, porque caso falte água completamente eles podem ir pra Miami, deixando aqui seus eleitores, que pelo visto não se importam de ficar no seco.

    1. 1 -Rede de esgoto não funciona sem água, vira festa de ratazana.
      2 – Pelo nível de perdas na rede, esta deve estar toda porosa (furos), a rede de esgoto também.
      3- O lençol freático (água subterrânea) deve estar contaminado por vazamentos da rede de esgoto e se infiltra na rede e distribuição de água vazia, sem pressão.
      4- A pouca água que circular na rede vai estar contaminada pelo lençol freático, o mais leve são coliformes.
      5- É muito provável que São Paulo vá enfrentar uma crise de saúde pública.
      6- Mas não tem problema, o PSDB manteve o controle sobre o feudo.

  17. Falar que vai faltar água em São Paulo e chover no molhado. Ao que parece os paulista não acreditam nisso e os que acreditam acha que a responsabilidade e do Governo federal que está tentando prejudicar o estado por conta das eleições.

  18. Fernando,
    Essa história de estelionato eleitoral é algo usual no nosso País, senão vejamos:
    1989 A ex do Lula declarando que ele havia obrigado a fazer aborto
    1994 FHC assina cédula do Real quando não era mais Ministro da Fazenda
    1998 FHC e asseclas seguram a paridade do Dólar em 1/1 até que no ano
    seguinte o dolar vai pro espaço enriquecendo os mentores do plan
    2002 Lula ia detonar a economia
    2006 A maior roubalheira do hemisfério sul (AP 470)

    Vou parar porque estou com ansia de vômito

    1. Pedro, o dado novo de 2014 é o ódio que a mídia conseguiu inocular nas pessoas, principalmente no Sul e Sudeste, pelo PT. Se a Dilma for eleita, e acredito que será, isto deverá ser o maior desafio do próximo governo: trabalhar a informação.
      abraço

  19. A paulistada merece ! E pra que não soe “discriminatório” me incluo no “paulistada” embora jamais tenha votado nestes canalhas do PSDB/DEM/PPS e por aí vai…

    Como disse o Fernando, gente diferenciada fica se banho as morre por aético. Mas e o povão ? Sobretudo os milhões de descendentes de nordestinos, votam em quem ?

    E a imensa classe C, D e E paulista, vota em quem ? Pois se for no aético, merecem um vôo sem escalas para a classe Z, isso se não houver um trem, daqueles para transportar animais!

  20. Tucano sem tu é cano, tucano sem cano é tu. Se tirar o tu de tucano o tucano fica sem tu!

    E tu fica sem água no cano, KKKKkkkk

  21. Agora parece que a enrolação desandou de vez, pois começam a secar São Paulo até na mídia partido. Na UOL, além da manchete atual informar que “Falta de água afeta ao menos 380 mil famílias na grande São Paulo”, pipocam notícias sobre falta de água também em Campinas, cidade com apenas mais de um milhão de habitantes. Afinal quantos dias de água restam a 11 milhões de paulistanos?

  22. sou paulistano, 60 anos, nunca votei na IMUNDA DIREITA…., mas, tenho familiares burros politicos que votam no PSDB, muitos nao tem nivel superior, muitos tem um sub-emprego, mais votam no PSDB, só FREUD explica??? Mas, tambem desconfio que o PSDB tem alguem manipulando os votos dentro do TREs e do TSE, e sao varios HACKERS ou CRACKERS, há muitos anos, desconfiou, pois, tem muita gente e em especial, a PERIFERIA, ninguem engole os branquinhos de olhos azuis da IMUNDA DIREITA…., vai saber, mas, SAO PAULO merece ficar sem agua, pois, ninguem sai nas RUAS!!!!

  23. Acho perda de tempo querer avisar o paulistano sobre esse assunto, é coisa que se sente no dia a dia, na pele, ou melhor,na garganta, porém eles estão crentes que a culpa é do PT, e o PT tem culpa dobrado, por não se defender e não usar a tragédia eleitoralmente. Nos programas da tarde das TVs locais deixam claro que Alkminn é um herói em busca de água, e que Dilma faz de tudo para atrapalhar, programas e apresentadores que são idolatrados pela população que fica em casa à tarde, ou no boteco, ou trabalhando e assistindo.

  24. Hospital Mater Dei , segundo, CARONE, o dono do NOVOJORNAL que se encontra preso por falar a verdade sobre AECIO NEVES e a JUSTIÇA MINEIRA, sem acusaçao ou provas, prisao tipo DITADURA e ninguem tira o cara da cadeia, disse que o AEBRIO foi internado com overdose, em estado de coma, depois, de comer muita FARINHA ROYAL……., será que nao tem ninguem que filmou isto e nao foi comprado pela IMUNDA DIREITA.
    Será, que nao um jornalista investigativo ou cidadao do bem que tenha acesso a esta PEROLA!!! vamos, cidadao mineiro, vamos visitar o CARONE e levantar este RATO que o HOSPITAL esta ocultando??? onde tem fumaça, teve inicio de fogo!!!

    1. olha o perigo: em caso de vitória do Aetico – (toc-toc-toc) ele se empolga, bebe demais, faz uso de muito pó royal e bate as botas…………………resultado: o Brasil será governado pelo velho comunista comedor de criancinhas sr. Aloysio Nunes.

  25. Moro em Campinas desde 2005 e venho acompanhando esse problema aqui no Tijolaço e no Nassif desde o início do ano.
    Vários pensamentos já se passaram na minha cabeça.
    1) No início CURIOSIDADE para entender o risco de um possível desabastecimento;
    2) Em seguida PREOCUPAÇÃO na medida que não chovia e nada aparecia na mídia cobrando alguma providencia do governo estadual quanto a um racionamento preventivo;
    3) Vendo que nada acontecia, e o assunto continuava ”abafado”, cheguei a ter alguma ESPERANÇA de que pelo menos o povão enxergasse a irresponsabilidade do atual governador e não votasse mais no PSDB;
    4) Aí veio a DECEPÇÃO após o resultado do 1.o turno, constatando que essa elite daqui está mais preocupada com o ÓDIO AO PT, do que com a falta d’água que bate às portas.
    5) Passei pela REVOLTA, principalmente contra essa parceria irresponsável “Governo do PSDB x Mídia” que foi capaz de iludir até a camada mais humilde da população, que infelizmente mais vai sofrer com a crise que vem por aí.
    6) Agora eu estou vivendo a fase “QUE SE DANE”, esperando ver o CIRCO PEGAR FOGO, e esperando pra ver qual vai ser a desculpa do PALHAÇO!

  26. Uma cidade da importância de São Paulo passar por restrição de água, além do povo que tem na água um bem vital, existem as empresas que sem água é mesmo que o eixo central que move a máquina brasileira parar. É, no mínimo uma incompetência administrativa, um mico, um despreparo, um mau direcionamento dos recursos públicos.

  27. Sr. Fernando Brito, vamos deixar a questão do cantareira em segundo plano e vamos nos concentrar na administração Aécio em Minas Gerais.São Paulo é um caso perdido.

  28. Fernando:
    Para denunciar que na verdade o que ocorre é falta de investimento na atividade fim da empresa de saneamento de São Paulo ( melhor distribuir dividendos aos acionistas sócios do poder http://www.infomoney.com.br/sabesp/noticia/2382487/assim-como-resultados-distribuicao-dividendos-sabesp-anima-analistas)
    Em 2010 a situação era inversa, havia excesso de chuvas e o a Sabesp foi obrigada a liberar água do Sistema Cantareira, inundando Franco da Rocha (http://www.revistaforum.com.br/mariafro/2011/01/15/sabesp-erra-falta-com-a-verdade-como-fiscalizar-se-os-dados-oficiais-nao-conferem/ , http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1441310-5605,00-SABESP+ALERTA+PARA+NIVEL+MAXIMO+DE+REPRESAS+E+RISCO+DE+NOVAS+INUNDACOES.html), isto já denunciava que o “balde” era pequeno para receber tanta água, e pior, caso tivessem investido na expansão da capacidade do sistema, não teríamos as duas tragédias, inundação em 2010 e a escassez de agora.

  29. São Paulo e Paraná vivem o “efeito manada”.
    A única fonte de informação dos coxinhas ou é a Rede Globo, ou é o FACEBOOK.
    Em alguns casos, aquela revista preferida dos consultório médicos.
    Aquela que não vale o papel que é impressa e muito menos a m… que ela enrola.
    Não adianta tentar convencer o morador de São Paulo que a melhor opção é Dilma.
    Os caras não te ouvem, não querem saber.
    Se você tenta argumentar, falam mais alto e não te deixam falar e se eventualmente você consegue, desviam a atenção daquilo que você está falando.
    São como viciados que idolatram a droga que lhes mata e que eles não querem abandona-la.
    É pregar no deserto ou para uma manada de jumentos.

  30. E antes que me chamem de preconceituoso ou bairrista, eu nasci e moro aqui em São Paulo e sei do que estou falando…

  31. O flagrante descompromisso de Geraldo Alckmim, com a responsabilidade do cargo e com o destino de parte da população de SP, começa ficar bastante evidente, a partir de agora. O papel de ator, foi exercitado e desempenhado sem dó nem piedade. Porém, sai a maquilagem e entra em cena a cara limpa do vilão; do vilão que omitiu a gravidade da situação, que não informou, que extrapolou no abuso da autoridade e da auto confiança, a ponto de apostar no silêncio e desrespeitar todos os seus eleitores do 1º turno. Talvez, São Paulo tornar-se-á o vilão, do PSDB, no 2º turno. É abuso demais pra qualquer eleitor.

  32. Qual é a percepção que as pessoas tem acerca das responsabilidades do governo de São Paulo, não apenas na questão da água, como também de tudo aquilo que é da competência administrativa do Estado de São Paulo ? Administrar a estrutura governamental de um Estado, necessita uma visão focada no interesse público. Cabe ao Estado a tarefa de prover as melhores condições para a organização e o desenvolvimento social, econômico, cultural, territorial e as relações entre elas existente. Quando o governo atende os requisitos do interesse público, ele possibilita que o interesse privado se dê nas melhores condições dentro da sociedade. O interesse privado quer lucrar nem sempre se importando com as consequências. Ao governo cabe defender o interesse público, orientando as ações que garantam tanto o interesse privado quanto o público.
    Nessa questão da água, não se trata apenas do abastecimento que pode estar comprometido. Mas de uma série de políticas que deveriam ter sido aplicadas para garantir a preservação de um bem que é do interesse de todos os paulistas. A ninguém interessa ter problemas de fornecimento de água. Muitas medidas deviam ter sido tomadas para não permitir que se chegasse a essa situação. Políticas públicas servem para previsibilidade, para impedir e gerar soluções que antecipem a ocorrência dos problemas.
    Quando não cobramos a responsabilidade do governo estadual, não nos importamos com os rumos que estão sendo dados para o Estado de São Paulo e agimos como se isso não nos afetasse a todos. Hoje a preocupação é com a água; depois com o que será ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *