Amorim e a diplomacia de um gigante que insiste em ser miúdo

amorimuol

Um dos traços de quem pensa e deseja um Brasil pequeno é relegar à insignificância o papel que um país, gigante, o 5° mais extenso do mundo e uma de suas maiores economias, deve, todo o tempo, buscar no mundo.

Os idiotas costumam se fixar em mitos, como o de que isso representaria um tal “bolivarianismo”  e que, ao contrário, seríamos premiados por “bom comportamento” pelo capital internacional o quanto mais nos alinhássemos às suas políticas e ‘regras’ de mercado.

A entrevista do ex-ministro Celso Amorim, hoje, no UOL, é uma lição contra o pensamento miúdo que sempre dominou a relação do Brasil com o mundo, salvo durante breves períodos.

Tem muita gente que não está preocupada. Tem muita gente que quer só ganhar dinheiro. E se esse regime facilita investimentos e permite aquisições, como a da Embraer pela Boeing, eles estão pouco ligando. Agora, o que não tem, no no país como está hoje, é credibilidade. O Brasil não pode propor nada. Essa é uma opinião geral mesmo de quem não estava de acordo com a nossa política externa. É inegável que o Brasil tinha protagonismo. O Brasil criou a União Sul-americana de Nações (Unasul), modificou o padrão de negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC), o [George W.] Bush [ex-presidente dos EUA] ligava imediatamente para o Lula para propor a criação do G-20, criamos os Brics [comunidade formada pelo grupo de emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul]. Nada disso hoje em dia existe. Estamos totalmente sem liderança.

Amorim, ao contrário de chanceles com modos, digamos, quase equinos, ao se manifestarem, ressalta que a postura da diplomacia brasileira é a de ganhar espaço promovendo a concórdia, não o conflito, uma tradição que não é “ideológica”, que vem desde o comportamento do Governo Geisel no processo de descolonização da África:

Sempre procuramos atrair, mesmo quando não concordávamos com opiniões. Quando a Colômbia atuou no Equador atrás das Farc sem pedir licença, havia sugestões mais radicais, mas o Brasil não achou interessante isolar a Colômbia. Preferimos o diálogo. A voz internacional do Brasil hoje em dia é pouco mais que uma coisa esganiçada, não dá para ouvir.

A força que o Brasil ganhou, anos atrás, foi conquista por este caminho, não o do alinhamento automático, este sim a “ideologização” das relações internacionais. O inverso do “soft power” que nos fez ter protagonismo na década passada.

Um dos organizadores do manifesto “Eleição sem Lula é fraude”, que colheu até agora mais de 130 mil assinaturas, Celso Amorim diz que um país dirigido sem a legitimidade do voto popular mão é e não pode ser um protagonista no mundo:

(…)o Brasil vive um momento difícil. O ano vai ser decisivo, temos várias armadilhas jurídicas, há ameaças com a extrema-direita crescendo nas artes, na cultura, nas universidades, nessas conduções coercitivas, que tornam, digamos assim, o fascismo batendo à porta. E isso tem sido tratado com quase uma normalidade. Se o Lula ou alguém progressista vai ganhar ou não as eleições, eu não sei. De qualquer maneira, é importante que o povo tenha a oportunidade de escolher quem for de sua preferência.

A entrevista do ex-ministro está aqui, na íntegra. Leia, é um exercício de inteligência que anda raro em nosso país.

 
contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

33 respostas

  1. O Brasil perdeu essa chance de ser imperialista na América Latina quando deu, a juros de mãe, nosso dinheiro do BNDES às amigas nações bolivarianas. O nosso país foi anão diplomático quando teve seus interesses atados ao Foro de São Paulo.

    Em tempo, faltam 19 dias.

    1. Kawarinha

      Começou a coçar o CU, cadelinha no cio ? É só ver o nome do Lulão e começam seus pruridos anogenitais ?
      “Fernandinho me dê seu telefone pelo amor de Deus, Sérgio tá me fodendo!”
      Toma vergonha nessa cara de vagabunda !
      EU QUERO É SUA MÃE OU SUA MULHERZINHA!
      Dilma é uma jumenta ?
      Lula é ladrão ?
      NÃO PRECISO TER PRESSA. TENHO TODO TEMPO DO MUNDO.
      VAGABUNDINHA.
      Kkkkk
      Kkkk
      Kk
      K

      1. ARNESTINHA

        A Bonequinha Barbie não pode ver o nome do Lula, que vem lamber !
        Deu pruridos no CU, vagabunda ?
        Você tem tesão no Lulão, Barbie ?
        Pensei que era só sua mãe.
        Sua mulherzinha também?
        SUA MÃE E SUA MULHERZINHA TÃO BOAS ?
        Dilma é uma jumenta ?
        Lula é ladrão ?
        Vocês quando veem o nome do Lula começam a dar coceiras nos CUS e desatam a escrever mais MERDA.
        Lave a porra da sua boca pra falar da Dilma ou do Lula.
        VAGABUNDINHA.
        Cadelinha vadia!
        Kkkkk
        Kkkk
        Kkk
        Kk
        K

        1. ARNESTINHA

          Começaram o troca-troca novamente ? Cadê a a outra vagabunda ?
          A Bonequinha Barbie não pode ver o nome do Lula, que vem lamber !
          Deu pruridos no CU, vagabunda ?
          Você tem tesão no Lulão, Barbie ?
          Pensei que era só sua mãe.
          Sua mulherzinha também?
          SUA MÃE E SUA MULHERZINHA TÃO BOAS ?
          Dilma é uma jumenta ?
          Lula é ladrão ?
          Vocês quando veem o nome do Lula começam a dar coceiras nos CUS e desatam a escrever mais MERDA.
          Lave a porra da sua boca pra falar da Dilma ou do Lula.
          VAGABUNDINHA.
          Cadelinha vadia!
          Kkkkk
          Kkkk
          Kkk
          Kk
          K

          1. ARNESTINHA

            A Bonequinha Barbie não pode ver o nome do Lula, que vem lamber !
            Deu pruridos no CU, vagabunda ?
            Você tem tesão no Lulão, Barbie ?
            Pensei que era só sua mãe.
            Sua mulherzinha também?
            SUA MÃE E SUA MULHERZINHA TÃO BOAS ?
            Dilma é uma jumenta ?
            Lula é ladrão ?
            Vocês quando veem o nome do Lula começam a dar coceiras nos CUS e desatam a escrever mais MERDA.
            Lave a porra da sua boca pra falar da Dilma ou do Lula.
            VAGABUNDINHA.
            Cadelinha vadia!
            Kkkkk
            Kkkk

    2. O “mito” te dispensou de lamber o saco dele hoje? Pegou cedo no batente, hein? Mas, sinto te informar, qualquer garota ou garoto de programa razoáveis ganham mais do que você em um único dia de trabalho. Claro, muita gente também ganha menos que eles, mas há um detalhe: o tipo de serviço que eles fazem não é considerado traição ao país.

    3. Amorim é um dos gigantes assim como tantos outros homens ilustres entre milhares de intelectuais que amam esse país, é uma pena estar cercado por um mar de inutilidade e imbecis, alimentado por essa mídia corrupta e idiotizante que produzem retardados como podemos observar pelos comentários de alguns.

    4. O propósito é exatamente esse, macaco: Não ser imperialista, como achava que poderia ser o troglodita josé serra. Ledo engano, porqur de um lado, não seria imperialista por princípio. Mas desde o golpe também jamais será imperialista, a menos que na sua idiotia você considere ser o jagunço do Trump como ser imperialista

    5. Que bom que não tornou imperialista. Não temos o menor interesse em se tornar um país que fica invadindo e interferindo nos assuntos internos de outros países e derrubando seus regimes democráticos e instalando ditaduras conforme o sabor do interesse.

  2. Truque básico. Você não tem como contestar uma objeção que será levantada por qualquer pessoa com olhar crítico, então a cita logo no começo, meio de passagem, tentando mostrá-la como algo menor, a que só fanáticos ou coisa do gênero (“idiotas” foi a escolhida aqui) dão importância. A ridícula diplomacia petista foi sim bolivariana, subordinada à ditadura cubana e seus filhotes. O que é a Unasul, senão uma tentativa de fazer uma OEA dominada pelos amigos? E a referência às FARC como se ela não fosse comparsa do PT no Foro de SP? Isso entre muitas outras coisas e para não falar da patetice que foi a repentina visita do Lula e do Amorim ao Oriente Médio para levar a paz à região. Os caras viraram até personagens de programa humorístico.

    1. Sabe o que assusta esse pessoal, Ernesto? Sabemos o que a esquerda é verdadeiramente. E hoje temos voz pra desmistificar a esquerda, mostrar suas ditaduras, mostras quantas mortes produziu.
      Só se engana com a esquerda quem quer.

    2. ARNESTINHA

      A Bonequinha Barbie não pode ver o nome do Lula, que vem lamber !
      Deu pruridos no CU, vagabunda ?
      Você tem tesão no Lulão, Barbie ?
      Pensei que era só sua mãe.
      Sua mulherzinha também?
      SUA MÃE E SUA MULHERZINHA TÃO BOAS ?
      Dilma é uma jumenta ?
      Lula é ladrão ?
      Vocês quando veem o nome do Lula começam a dar coceiras nos CUS e desatam a escrever mais MERDA.
      Lave a porra da sua boca pra falar da Dilma ou do Lula.
      VAGABUNDINHA.
      Cadelinha vadia!
      Kkkkk
      Kkkk
      Kkk

    3. ARNESTINHA

      A Bonequinha Barbie não pode ver o nome do Lula, que vem lamber !
      Deu pruridos no CU, vagabunda ?
      Você tem tesão no Lulão, Barbie ?
      Pensei que era só sua mãe.
      Sua mulherzinha também?
      SUA MÃE E SUA MULHERZINHA TÃO BOAS ?
      Dilma é uma jumenta ?
      Lula é ladrão ?
      Vocês quando veem o nome do Lula começam a dar coceiras nos CUS e desatam a escrever mais MERDA.
      Lave a porra da sua boca pra falar da Dilma ou do Lula.
      VAGABUNDINHA.
      Cadelinha vadia!
      Kkkk

    4. A opinião de você vale menos que um saco de merda. Merda serve para adubar o solo, o que vocês tem na cabeça e escrevem nem pra isso serve.

  3. Grande Celso Amorim, uma pérola num país de porcos.

    Definitivamente esse blog foi dominado pelos trolls de estimação que parecem ter cadeira cativa. Eles dão o tom, eles definem o que deve ser comentado e como a disputa política deve se manter cada vez mais inócua, sem interesse além de baboseiras e preconceito. Não há diálogo, xingam e incitam à baixaria diária. Parece mais uma boca de fumo com admiradores de todos os tipos pois mesmo os que criticam na verdade ficam desesperados quando os trolls não se apresentam, logo os convocam para mais uma conversa bandalheira. Todos sabem que ninguém vai convencer fascistas de não serem fascistas. Uma perda de tempo que mostra como a sociedade brasileira perdeu o rumo do processo civilizatório. Pobre país.

      1. Você não xinga ninguém porque teu chefe não deixa. Você tem regras de conduta a seguir. Bem que você gostaria de nos xingar também.

        1. Acontece justamente o contrário: sou xingado, ameaçado… Só exponho minha opinião aqui, afinal, como diz o slogan do blog, “a política, SEM POLÊMICA, é a arma das elites”. Ou seja, ao comentar de forma dissonante, faço exatamente o que o blogueiro propõe.

          1. Claro que você é xingado, você merece. Você gosta de ser xingado porque isso tumultua o debate. Você não vale nada. “Sua” opinião é um amontoado de idiotices. Se são escritas sob encomenda, é ruim; se não são escritas sob encomenda significa que você não passa mesmo de midiota que foi doutrinado pela mídia lacaia aos interesses da banca, dos corruptos e dos EUA.

          2. Tá bom, Carlos, eu e o Alisson somos culpados de gente como você ou o Sergito não ter argumentos e partir para o xingamento. Se você não tem como me contestar faça de conta que eu não existo e deixe a sua opinião sobre o assunto. Aliás, você tem opinião?

          3. Também nunca xinguei, ofendi e usei palavras de baixo calão aqui, tirante a Sergita, que chamei de “bosta’ e depois me arrependi…

            Mantenho tudo no terreno das idéias, sem ofensas pessoais !

            O contraditório é mil vezes mais ofensivo aos mortadela do palavras de baixo calão !!

        2. Kawarinha

          Não quero papo, vagabunda! Comigo é só espeto !
          Começou a coçar o CU, cadelinha no cio ? É só ver o nome do Lulão e começam seus pruridos anogenitais ?
          “Fernandinho me dê seu telefone pelo amor de Deus, Sérgio tá me fodendo!”
          Toma vergonha nessa cara de vagabunda !
          EU QUERO É SUA MÃE OU SUA MULHERZINHA!
          Dilma é uma jumenta ?
          Lula é ladrão ?
          NÃO PRECISO TER PRESSA. TENHO TODO TEMPO DO MUNDO.
          VAGABUNDINHA.
          Kkkkk
          Kkkk
          Kk
          K
          K
          K

    1. Não quero papo, vagabunda! Comigo é só espeto !
      Começou a coçar o CU, cadelinha no cio ? É só ver o nome do Lulão e começam seus pruridos anogenitais ?
      “Fernandinho me dê seu telefone pelo amor de Deus, Sérgio tá me fodendo!”
      Toma vergonha nessa cara de vagabunda !
      EU QUERO É SUA MÃE OU SUA MULHERZINHA!
      Dilma é uma jumenta ?
      Lula é ladrão ?
      NÃO PRECISO TER PRESSA. TENHO TODO TEMPO DO MUNDO.
      VAGABUNDINHA.
      Kkkkk
      NÃO PEÇA ARREGO !
      ESTOU DE PLANTÃO.

  4. Kawarinha

    Começou a coçar o CU, cadelinha no cio ? É só ver o nome do Lulão e começam seus pruridos anogenitais ?
    “Fernandinho me dê seu telefone pelo amor de Deus, Sérgio tá me fodendo!”
    Toma vergonha nessa cara de vagabunda !
    EU QUERO É SUA MÃE OU SUA MULHERZINHA!
    Dilma é uma jumenta ?
    Lula é ladrão ?
    NÃO PRECISO TER PRESSA. TENHO TODO TEMPO DO MUNDO.
    VAGABUNDINHA.
    Kkkkk
    Kkkk

  5. Dales duro Sergio sem perder a ternura jamais ” é isso aí, em frente, não baixar a guarda não dar sossego eles estão entre as cordas, querem jogar a toalha estão desesperados, obrigado.

    1. Guerra de boca de fumo, nada mais. Só o blog ganha com as clicadas no Google, porque os leitores mesmo recebem vômitos diários num espaço supostamente exemplo de liberdade de expressão? Baixaria como arma de combate? Incentivo à lambança diária de sandices e abjeções virou bandeira de guerra inócua. Pra lá de patético.

  6. A quem interessar possa :
    Fodam-se aqueles que não gostam dos meus comentários.
    Não me interessa a opinião de vocês.
    Só me interessam, Arnestinha, Kawarinha , CAPIAUVENHACHUPARMEUPAU ou Qualquer Outra Merda Bolsonarista.
    O resto dos golpistas, cabeças cheias de merda e politicamente corretos não me interessam.
    O RESTO não vale a pena.
    FODAM-SE !

  7. Para quem já teve um Celso Amorim na frente do Ministério de Relações Exteriores e hoje ter que aceitar o Aloísio Nunes é sinal que descemos ladeira abaixo. O problema é que a elite do atraso não gosta do Brasil, o Brasil para eles só é um meio de ganhar dinheiro. Os otários dos paneleiros que pensam que são ricos só serviram de massa de manobra dessa classe escrota. O Brasil vai voltar a ser grande e vamos tomar tudo de volta desses brasileiros ingratos, traidores lesa-pátria que entregou o Brasil para ser espoliado pelos mercenários estrangeiros. Sr. Paulo Lemann e compassas não perdem por esperar! Constituinte popular já!

  8. Para mim o Brasil continua gigante. Não consigo ver estes “governantes” como governantes, senão como usurpadores isolados da população e que vivem em uma ilusão de espaço-tempo criada artificialmente pela mídia. Este espaço-tempo é uma bolha que todos vêm como algo completamente irreal. Esta tomada de poder por uma parte alienada da elite e por seus empregados da justiça, da política e da imprensa, é apenas um desvio histórico didático que vai enriquecer empiricamente a vida do país e ajudá-lo a perceber pela vivência o resultado trágico dos atalhos forçados à direita. Este descaminho traz e acumula todos os dias os fatos e os atores para serem julgados comparativamente pela experiência cotidiana dos brasileiros. Conversa mole de mídia é só conversa mole, e os fatos falam pela vida diária. Eles alardeiam sem qualquer dúvida que o grande objetivo agora é reencontrar o antigo caminho do progresso social e material, e desta vez seguir pela estrada com muito mais firmeza e com muito mais experiência.

  9. Celso Amorim,um verdadeiro Brasileiro. Chanceler com autoridade nos governos do saudoso Itamar Franco(o verdadeiro pai do Real e que merecia uma reeleição) e Lula(nos dois mandatos).

    Com ele,o Brasil teve uma política externa independente e soberana.

  10. A verdadeira direita morreu com Juscelino,Dr. Ulysses,Tancredo,Itamar,Franco Montoro e Mário Covas.

  11. Brasil liderança cultural, liderança nas artes ? kkkkkkkkkkkkkkkk Com Anitta cantando com a bunda (de bikini com fita isolante) ? Com Pabllo Vittar ? Com o FUNK carioca ? Com vagabundo pelado em museu convidando crianças a tocar em seus testículos e pênis ? Com a Kefera ? Com 60.000 homicídios por ano ? Que liderança, hein ? O Brasil culturalmente é uma das cloacas do mundo. Acorda, Amorim !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.