André Forastieri: ‘Porque Fernando Haddad e Manuela D’Ávila vão ganhar’

Do jornalista, editor e crítico cinematográfico André Forastieri,  no Poder360:

Os especialistas em eleições não assistem TV aberta. Não frequentam terminal de ônibus. Não batem papo com o Claudião do posto e a Marcinha da padoca.

No começo do ano o discurso era “a economia vai melhorar e com isso um candidato reformista, que dê continuidade ao governo Temer, terá grande chance de emplacar”.

Incontáveis matérias com a palavra “retomada” no título. O mercado financeiro celebrava. Mas era só sair na rua, longe dos guetos dos ricaços, para ver o aumento das placas de “Aluga-se”.

Foi muita pesquisa, muita estatística, muita teoria. E pouco pé no chão, pouca sola de sapato gasta. Por isso os experts, inclusive alguns cardeais da imprensa, erram tanto.

A retomada não veio, a pauta de Temer foi rejeitada. O próprio FHC disse com todas as palavras: “Quem for o candidato do mercado vai perder”.

Em uma única coisa os experts acertaram, inicialmente: o eleitor em 2018 quer o novo.

Mas depois voltaram atrás. Quando Luciano Huck, Joaquim Barbosa e gente como Amôedo não decolaram, o consenso foi que a eleição ficaria entre os velhos, a polarização habitual, mais do mesmo.

Pois bem: em 2018, o novo são Haddad e Manuela. Porque parecem o novo.

Porque são desconhecidos da imensa maioria da população. Porque são jovens. Porque sorriem.

Eles são mais fofos, simpáticos, televisivos. Parecem par romântico da novela das nove! Ou apresentadores do Jornal Nacional. Têm aquela fotogenia, uma certa leveza, outro um tanto de seriedade.

E isso conta muito no Brasilzão verdadeiro, que assiste TV, ouve música sertaneja e evangélica. Lembrando que a maioria dos eleitores é jovem. E mulher.

Haddad e Manuela fazem Geraldo Alckmin e Ana Amélia parecerem os velhinhos vilões da novela. Ultrapassados, cinzentos, ranzinzas.

E Ciro e Marina? Coadjuvantes, jamais protagonistas.

E Bolsonaro? É o típico capanga falastrão da novela!

Para completar, Haddad e Manuela têm ao seu lado um vovô do bem. Injustiçado. Que já fez muito pelos pobres. E hoje promete retornar para trazer os bons tempos pro povo. Lima Duarte como o padim Lula!

A TV, a fé e o marketing nos ensinam que a esperança sempre vence. Que o bem está do lado dos belos. Que o novo é melhor que o velho. Propostas, promessas, isso é tudo detalhe.

A gente escolhe as coisas muito mais pelo coração do que pela razão. Uma imagem fala mais que mil palavras. A foto diz tudo. O casal 20 sorrindo, Lula abençoando. O Brasil Novo, feliz de novo!

E é por isso que Haddad e Manuela vão ganhar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

40 respostas

  1. Que assim seja!!! Que vençam todas as forças maléficas golpistas do Brasil e estrangeiras que estão fazendo tudo para nos tornar escravos!

  2. Que assim seja!!! Que vençam todas as forças maléficas golpistas do Brasil e estrangeiras que estão fazendo tudo para nos tornar escravos!

  3. Que assim seja!!! Que vençam todas as forças maléficas golpistas do Brasil e estrangeiras que estão fazendo tudo para nos tornar escravos!

  4. Se usarmos a linguagem da Umbanda, o MDB é o “cavalo” e o PSDB a “entidade”.

    Usando a linguagem da informática, o MDB é o “hardware”, o PSDB o “software”.

  5. Os leitores deste blog conhecem Fernando Rodrigues, aquele jornalista arrogante que se acha ‘a última bolacha do pacote’ e integra um tal “Consórcio internacional de jornalistas investigativos”, responsável por esse portal Poder360? Para quem não o conhece, sugiro acessar os links abaixo:

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-esperteza-de-fernando-rodrigues-para-esconder-a-informacao
    https://jornalggn.com.br/fora-pauta/o-icij-dos-panama-papers-e-suspeito
    https://jornalggn.com.br/noticia/rodrigues-invoca-etica-para-denunciar-artistas-e-nao-politicos
    https://jornalggn.com.br/noticia/fernando-rodrigues-o-alibi-para-sentar-em-cima-da-informacao
    https://jornalggn.com.br/tag/blogs/fernando-rodrigues

    Não ponho minha mão no fogo nem subescrevo tudo que publicam Luís Nassif e colaboradores dele no GGN, mas esse Fernando Rodrigues não é confiável; ele tem pose, mas não tem a ética que tenta vender aos incautos que o lêem e ouvem.

    Andre Forastieri, para publicar na página de Fernando Rodrigues, deve seguir a mesma cartilha deste. O texto in comento mostra exatamente o que observei no artigo anterior, publicado hoje neste Tijolaço. Fernando Haddad é o candidato do golpe infiltrado no PT. Haddad é um tucano de bico vermelho, é uma mistura de Emannuel Macron tupiniquim e Michel Temer. Não se deixem levar por esse engodo, por essa patranha, essa fraude que o PT jurídico-judicial, essa máfia que seqüestrou o outrora partido dos trabalhadores e que maquinou a prisão e a exclusão do Ex-Presidente Lula da disputa eleitoral, quer impor não só às bases e militâncias, mas a todo eleitorado lulista, formado pelas massas trabalhadoras, pobres e e excluídas.

    1. E o que ele fez como ministro da educaçao do Lulão, nao foi bem isso: foi democratizar o acesso a universidade.
      voto nele.

  6. Só esquecem de uma coisa: o povo come merda se a globo mandar. Ou vota na direita, o que é a mesma coisa. A realidade inventada pela mídia vale mais do que a “realidade real”. Por isso um bando de pobres tontos que tanto se beneficiaram das políticas dos governos petistas falam mal do PT. Inclusive alguns Claudiões e Marcinhas. Eu moro na periferia de SP, já vi isso e ainda vejo.

    1. Você está con a resposta: A MÍDIA IMPÕE. Aqui em Salvador apareceu um baiano que morou 19 anos em SP e está há um ano na Bahia. Dizendo que não sabe como o baiano gosta do PT que só tem ladrão. A mídia grudou essa pecha no PT, e por isso, paulistas da periferia, votam nos burgueses. Embora Haddad tenha perdido por causa das abstenções, aí não tem como de fato, generalizar a periferia.

      1. Quem é esse coxinha importado do tucanistão a quem vc se refere? Vamos dar uma sova e mandá-lo de volta a sumpalo????????????

  7. Eu espero q sim, do fundo de minha alma. E, quem sabe, encontrar os amigos do Tijolaço no dia da posse em Brasília. Vamos juntos para a luta!

  8. Oxalá tudo vai conspirar para bem, logo teremos o nosso Maior Presidente livre, leve e solto.

    #LulaLivre.

  9. Só falta combinar com os Russos, que neste caso são os U$A … , planejadores e gerentes deste Golpe “Soft” de 2016, via a nossa elite corrupta, americanizada e chantageada …
    A Esperança é a última que morre !!!
    PS.:
    Cuidado com as inauditáveis Urnas Eletrônicas, comandadas pelo T$E/CIA.

  10. Como diziam minhas tias, “eles formam um lindo casal”.
    Realmente, com frequência vejo comentários de quem nunca anda de ônibus ou vai a uma feira. Costumo dizer que nossa classe média não conhece um pobre, ou seja, conhecer no sentido de acompanhar sua vida, saber de seus sofrimentos e suas alegrias e compartilhar um pouco sua vida. Particularmente não tenho dúvidas de que venceremos, a menos que mudem as regras do jogo. Como nada no Brasil de hoje é impossível…

  11. Não vejo com este otimismo do autor do texto, em virtude da dificuldade que se dará em emplacar uma transferência de votos que depende agora, mais do que em 2010 ou 2014, da simbologia que tem a identidade popular enraizada com Lula.

    Que sinceramente, é algo tão único, que vejo com muita dificuldade em se emular para um sucessor, toda a sua personificação. E consequentemente, a emoção que isso acarreta (desde o passado na pobreza, até a forma e conteúdo da oratória).

    Mas, enfim, espero que consiga ir ao segundo turno, de preferência, ele o Ciro (claro que esse último caso é utópico, porque Bolsonaro está praticamente garantido).

  12. O maior erro foi seguir o conselho do “Papa do Marketing” e atender a urgência dos patrões, para que fizesse mudanças/maldades de uma só vez, sem as fazer de modo a medir reações na sociedade, ou até das de alto impacto para processos declinantes; a pressa de mostrar serviço, expuseram fraquezas e inconsistência das propostas, acabando por ser hoje reconhecido pela sociedade, nada mais e nada menos do que ações de uma quadrilha, destas que chegam, instalam dinamites, explodem o caixa e fogem.

  13. Fernando Haddad “desconhecido”?
    Como pode um ex-prefeito da maior cidade do Brasil e esta entre as maiores do planeta terra pode ser desconhecido?
    A matéria acabou de enterrar o Fernando Haddad politicamente ao dizer que ele é desconhecido prova que ele fez um péssimo governo na cidade de São Paulo e que nem os 12 milhões de paulistanos o conhece.
    Agora a Manuela,a gaúchinha uma patricinha que gosta de posar de “socialista” mas passa férias na Europa essa então é muita mais desconhecida.
    É a nossa esquerda fazendo o que ela mais sabe fazer,no que ela é expert,desconstruir a imagem de políticos que não alinham ideologicamente a esquerda quadrúpede e anencéfalo que temos.
    Ambos já perderam e vai levar junto Marina,Boulos,Coronel Ciro,Alkimin,Bolsonaro e cia.
    Vai dar Amoêdo na cabeça e privatizar tudo e colocar essa camanbada de comes e bebes para trabalhar.

    1. Considere que a grande SP tem 20 milhoes de habitantes e que Haddad seja bem conhecido…acaba ai!! O BR tem 205 milhoes de habitantes, logo Haddad é conhecido de apenas 10%. A massa que esta no Brasil profundo e que decide as eleiçoes vai com Lula ou quem ele indicar. As pesquisas ja apontam isso. Seu texto neme estava mal, mas virou comédia depois do Amoêdo.

      1. Essa dupla não ganha nem para síndico de condomínio,basta ver o resultado das eleições municipais,o Haddad levou uma surra nas urnas e os blogs de esquerda viviam postando que ele ia ganhar no primeiro tudo,coitados!

  14. Credo! Que análise mais rasteira. Trabalho no sus municipal BH , Bolsonaro está ganhando de balaiada, entre jovens de 20 anos e mulheres de 40 anos. Essa carinha de cheirosa de Haddad e Manuela, só nas novelas da Globo que pega e encanta. Ciro não é coadjuvante. Ciro Gomes é uma liderança importante nesse momento tão dramático.

  15. Esses “especialistas” também não sobem os morros. Por falar em morros, nem os pesquisadores ali comparecem por considerarem “população de brasileiros invisíveis”. Parece que são calculados e agregados às estatísticas por diferença. Dá até para entender esse comportamento, é que as cidades não mais consideram esses espaços como pertencentes ao município. Só está faltando o IBGE reconhecer, mapear e mandar publicar nos livros escolares.

  16. Eu ando e conversa com o povo humilde aqui em Pernambuco e ninguém quer votar nesse raddad ninguém o conhece, e ainda agora com a sacanagem que fizeram com a Marilia todos estão com raiva principalmente da direção do PT..estão sabotando o LULA !! sacanagem..Aqui haddad perde vão votar no bolsonaro

  17. Não quero nem saber dos detalhes, nem das propostas, meu voto é contra os canalhas golpistas. Diz aí Lula, e voto de olho fechado. Fora essa corja que assumiu o judiciário brasileiro, são tão canalhas que acredito estarem sendo chantagiado pela CIA. Incrível o comportamento desses juizes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.