Avião brasileiro abre à operação “aeroporto inútil” da ilha de Napoleão

santahelena

Santa Helena, que ficou mundialmente conhecida por ter sido o lugar em que os ingleses resolveram encarcerar Napoleão Bonaparte, de tão distante que era que seus adeptos nunca teriam a chance de resgatá-lo – a terra firme mais preto fica a mais de 2 mil quilômetros , voltou a ser notícia mundial dois séculos depois da morte do homem que mudou a face da Europa.

Ano passado, a BBC noticiou que o aeroporto internacional criado na ilha, ao custo de R$ 1,4 bilhão, era imprestável. Os ventos fortes e com mudanças súbitas de direção, na ilha que é composta quase que só de penhascos e vales apertados impediam o pouso seguro de aeronaves comerciais a jato de grande porte.

No máximo, operavam Avro RJ 100, com capacidade para 60 passageiros, o que encarecia demais a viagem, muito longa.

Agora, porém, isso mudou, com um aparelho de fabricação brasileira, o Embraer 190 da Airlink, uma companhia sul-africana, com o dobro da capacidade, repetindo, diversas vezes e em plena segurança, operações de pouso e decolagem sobre o penhasco que abriga a pista, em testes que se iniciaram no começo do ano.

Hoje está sendo feito o primeiro vôo comercial regular para a ilha, partindo de Johanesburgo, a 3,7 mil quilômetros de distância.

Uma vitória da aviação brasileira e dos que acham que este país pode mais do que copiar e produzir quinquilharias.

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

18 respostas

  1. Nada contra copiar. Copiar faz parte do aprendizado. Todas as nações avançadas
    aprenderam fazendo copias e engenharia reversa. Só no Brasil existe esta cultura de vira latas que copiar é errado. Cultura do atraso pró imperialismo.

  2. E agora que a Embraer mostrou que tem conhecimento e, possivelmente, direito intelectual sobre componentes da fabricação, podemos ter certeza que vai chover de estrangeiro berrando pro temer falir logo a empresa e entregar de graça.

  3. Viva o Brasil dos brasileiros que acreditam no Brasil!

    Viva os Engenheiros da Aeronautica Brasileira!

    VIVA A EMBRAER!

    Viva Santos Dumont!

    Viva o Brasil do Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva!

    Viva o Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva!
    Viva o Brasil,

    1. E o canalha traira golpusta quer vender as Golden Share das presas brasileiras para estrangeiros.
      As Golden Share, são a garantia da soberania brasileira sobre estas empresas.

  4. E o canalha traira golpusta quer vender as Golden Share das presas brasileiras para estrangeiros.
    As Golden Share, são a garantia da soberania brasileira sobre estas empresas.

  5. Já se iniciava a fabricacao de foguetes e aí o que aconteceu tudo mundo sabe 40 sim 40 cientistas Bradilis morreram e mesmo ante essa tremenda tragedia, sobrou conhecimento e ousadia ainda está presente o Almte. Otho
    Mais uma vez repito, quaundo uma Nação está destinada a sua grandeza de qualquer natureza nada e nenhuma atitude irá à remover esse sonho do seu Povo trabalhador.

  6. Para os maníacos da privatização, saibam que a Embraer foi criada pelo Estado brasileiro e sob esta condição jurídica atingiu o grau de excelência que fez o capital privado gringo se interessar por ela, após a privatização ela não fez mais do que era ante da privatização.

    1. Jair Pinheiro, bela resposta o problema é que os estúpidos não percebem que privatizar em áreas estratégicas não é bom para termos um país soberano tecnológica e economicamente falando!!!!!

  7. Os amantes da privatização deveriam responder, ( entre otras coisas)por que a maior petroleira da Noruega é estatal? ( hoje dona do poço mais produtivo do pre-sal,graças aos fdp golpistas que venderam de graça ),por que as campeãs de queixas no Procon por pelos péssimos serviços prestados são empresas privadas ? por que a empresa que provocou por seu desleixo o maior acidente ecológico do Brasil e um dos maiores do mundo É PRIVADA ??????(antes estatal).
    Privatista que se aproveita dessa política é bandido .
    QUEM PAGOU PARA CRIAR E FAZER GRANDES AS EMPRESAS PARA DEPOIS OS BANDIDOS AS VENDEREM DE GRAÇA E QUE APOIA ESTA POLÍTICA ,SÓ PODE SER UM PERFEITO IMBECIL.

  8. Estou até com lágrima nos olhos…e confesso que nem é a primeira vez que assisto este vídeo, mas sou meio bobo com emoções mesmo…maravilhoso!

  9. Fernando Brito. Dou enfoque diverso ao fato, uma visão geopolítico. A ilha de Santa Helena fica no meio do oceano atlântico entre o Brasil e o continente africano. Tem população de aproximadamente 5.000 pessoas. Por que o governo britânico gastou quase 1, 5 bi para fazer uma nova pista de pouso para “jatos comerciais” se estes têm cada vez mais autonomia? Uma nova pista de pouso que custou 1,5 bilhões para atender as necessidades de uma população de 5 mil pessoas? Não nos enganemos. Quiçá em breve, o aeroporto se transformará em uma base anglo-americana que controle o comércio no atlântico sul e ficará de olho no pré-sal.

    1. Claro que é um “subproduto”, Mas não entrei nisso, mas é um pouco distante ( quase 5 mil km) para grande efetividade militar quanto ao pré-sal. A Colômbia, onde já tem bases, e as Malvinas, sob controle inglês, têm a metade da distância

  10. A espanhola Abengoa quebrou e atrasou o pinhão de Belo Monte. Posso estar enganado, mas esta empresa era privada.

    Com a seca, a situação dos reservatórios está cada vez mais crítica, mas o PIG soneca essa informação o quanto pode.

  11. Ao Luiz Alberto Maia… Você está redondamente equivocado… Essas empresas que você citou foram, sim, parceiras pontuais no desenvolvimento dos campos do pré sal na bacia de Santos… Os métodos e desenvolvimentos tecnológicos foram desenvolvidos no CENPES, e motivo de mais um prêmio da OTC, o 3o que a Petrobras ganhou…
    Procure saber quantos prêmios tecnológicos as empresas que você citou foram reconhecidas e agraciadas por algum método, técnica ou produto utilizado no pré sal… Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *